Log In

Reviews

Review: Criminal Minds – Omnivore

Pin it

Criminal Minds - OmnivoreSérie: Criminal Minds
Episódios: Omnivore
Temporada:
Número dos Episódios: 83 (4×18)
Data de Exibição nos EUA: 19/3/2009
Data de Exibição no Brasil: 10/11/2009
Emissora no Brasil: AXN

Logo ao final deste episódio meu marido falou algo que talvez seja a melhor tradução desta temporada para Criminal Minds: os episódios estão mais negros e densos que os das temporadas anteriores. E nem sempre isso conta a favor do episódio. Em Omnivore, por exemplo, sentimos a velocidade ser acelerada exponencialmente ao longo de episódio, como se os roteiristas sentissem que não conseguiriam contar tudo que queriam naquele curto espaço de tempo.

Apesar deste pequeno erro, que nos incomoda um pouco quando avaliamos que um homem que matou muitas pessoas no passado passou anos sem ser incomodado e de repente é preso tão rapidamente quando volta a matar, o episódio agrada a quem gosta de segredos sobre a personalidade do desconhecido e para quem gosta de um belo trabalho em equipe – com direito até a piadinhas sobre a partida de Gideon.

Talvez outro defeito a ser comentado é o perfil de vítima que Morgan, comumente o que mais apanha, toma para si ao final do episódio: nada poderia combinar menos com sua personalidade. E aí eu também reclamo da pouca participação de Garcia, simplesmente porque um sempre me lembra do outro.

Criminal Minds - OmnivoreAgora, falando do vilão – eu sempre adoro um bom vilão, já perceberam? – temos que reconhecer que, mais uma vez, os roteiristas conseguiram criar uma ótima trama ao colocar uma das vítimas como o culpado pelas mortes. Até o momento em que Hotch tem o estalo sobre a personalidade do assassino eu estava pronta para mandar o tal jornalista e escrito direto para a cadeira elétrica.

O fato do assassino ser pego não significou sua prisão: mais um final aberto. Algo também pouco utilizado nas temporadas passadas. E, dessa vez, o assassino partiu com o distintivo de Derek e, como ele provou no passado, é um especialista em desaparecer sem deixar pistas. Algo que pode ser muito mais explorado no futuro.

Pena que, quando isso acontecer, eu provavelmente não lembrei muitos detalhes deste episódio.

Séries citadas:

10 Comments

  1. Claudemir Antonio Zamproni

    Episódio perfeito, com o roteiro preciso, sem buracos. Para mim, os defeitos citados foram virtudes: a velocidade da ação do presente em oposição à demora na elucidação do caso, desde o passado, a tanto tempo atrás; inércia e velocidade se contrapondo… E dentre todos os membros da equipe, Morgan é o que possui personalidade mais multifacetada; pode ver que, a cada episódio, a gente descobre alguma coisa nova sobre ele, mesmo que mínima… é sempre uma emoção ou uma particularidade que aflora. Não é o melhor, mas é um dos grandes episódios desta excelente temporada.

  2. Lu

    Eu gostei mais desse episódio que o anterior. Talvez esse merecesse uma duração maior, talvez? Achei o caso bem interessante e vc tem razão, Simone, essa temporada está muito mais sombria. E os assassinos, mais violentos.

    Eu fiquei um pouco surpresa com a reação do Morgan, mas se vc pensar no contexto – que ele quase foi morto de uma forma estúpida. Pra um sujeito como ele, que está acostumado a agir… deve ser no mínimo, frustrante. A sensação de impotência e também o medo. São emoções humanas. E mesmo um agente do FBI experiente não está imune a elas.

  3. Lena

    Tb interpretei a reação do Morgan como a Lu disse, pareceu mais frustração de quem está acostumado a agir. Gostei muito do episódio e do desfecho, só não achei bem explicado o porquê dele voltar a matar de repente, depois de tanto tempo.

  4. Daniele

    Eu achei ótimo o episódio mas desconfiei do cara assim q apareceu, será que é pela participação especial?rs
    E o C Tomas arrasou!!!! Que saudade dele nos filmes dos anos 80.

  5. claudia matos veloso

    eu gostei muito porque foi um dos poucos episodeos que mostro que hotch tambem tem coraçaõ pois ate choro quando se centiu culpado pelas mortes do honibus foi mais um ótimo episodio que compoe esta temporada

  6. pedro

    o que seria um ‘honibus’? O que a falta de estudo não causa…

  7. Fernando dos Santos

    Gostei do episódio apesar de achar um pouco forçado que a perícia na época não tenha descoberto que o sujeito na verdade atirou em si mesmo pra simular o ataque.

    Eu também achei legal o fato do maníaco ter fugido no final, coisa que raramente acontece na série.

  8. ruy da silva barbosa

    o seriado a cada episodio surpreende , muito realismo, e uma equipe fantastica, quem assistiu ao episodio de ontem sobre o incendiario, tambem muito boa o episodio, fico esperando td terca pra assistir ao episodio inedito, q e reprisado no domingo.

  9. Lena

    Bem lembrado Claudia, um episódio em que o Hotch (finalmente) se emociona é pra virar clássico!

  10. ludmila

    gosto muito da serie, quando tenho que trabalhar nesses dias fico brava pq preciso dar um jeito de ver o episódio depois, a temp 4 está muito boa , às vezes acho o texto-dialogos um pouco conservadores,as conversas entre eles,etc..mas aí é legal pq fica mais real mais americano ainda: racista, careta, homofóbico, doido, cheio de regras ede malucos o suficiente para ter um seriado chamado criminal minds. o episódio de ontem foi especialmente interessante. fico feliz de saber que outras pessoas gostam tanto como eu dessas personagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account