Log In

Reviews

Review: Criminal Minds – Haunted

Pin it

Criminal Minds - Haunted

Série: Criminal Minds
Episódios: Haunted
Temporada:
Número dos Episódios: 93 (5×02)
Data de Exibição nos EUA: 30/9/2009
Data de Exibição no Brasil: 8/2/2010
Emissora no Brasil: AXN

Hotch é o mais controlado dos homens. Mesmo em meio ao caos e ao desespero ele sempre soube guiar sua equipe de maneira a que eles se mantivessem acima disso. Apesar disso, no último episódio da temporada passada, seu discurso final foi meio que um pedido de ajuda, meio que um desabafo.

Difícil é imaginar os efeitos de perder completamente o controle quando você é uma pessoa obcecada por controle. Haunted tenta nos mostrar isso, e deixando dúvidas do que as esclarecendo: será que Hotch permitiu que Call matasse o pai que destruiu qualquer esperança de ele ter uma vida normal?

Se fosse somente essa a ambição de Haunted, focar na falta de sentido que a equipe enxerga no comportamento de Hotch e na incerteza se pode ou não confiar em seu líder, já seria um episódio muito bom, mas ele ainda nos entregou a ótima história de Call, cujo médico julgou seguro deixá-lo sem medicação, sem imaginar as consequências para sua alma atormentada e para as pessoas que acabaram por se tornar vítimas (incluindo o próprio médico).

Criminal Minds - Haunted

Será que valeu a pena todo esse terror só porque descobrimos quem foi o assassino que matou várias crianças no passado? Não sei, é difícil demais colocar peso ou valor em determinadas coisas, principalmente quando elas são o fim de um caminho tortuoso demais.

Resta esperar pelo dia em que os roteiristas trarão Foyet de volta, porque acho que esta será a única maneira de Hotch se libertar novamente. Redenção que Call parece ter encontrado após matar seu pai e reencontrar Tommy.

Observação: ver Sean Patrick Flanery como Call foi uma grata surpresa. Apesar de que, confesso, ele é mais um daqueles atores marcados por um personagem para mim. No caso Greg Stillson, de The Dead Zone, o homem que traria o fim do mundo.

* * *

Texto foi publicado originalmente no weblog Só Seriados de TV.

Séries citadas:

12 Comments

  1. Paulo Serpa Antunes

    Si,
    Eu não tinha me dado por conta da possibilidade do Hotch ter deixado o velho morrer até você escrever isto. Mas não acho que a equipe dele pensou nisto. Ou pensou?
    De qualquer maneira este arco Hotch-Foyet está promissor. Parece que ser uma grande temporada.
    E concordo contigo, o Sean Patrick Flanery é um ator diferenciado.

  2. mazinha

    Percebi que o Hotch esta fora de controle da maneira que ele surtou com a funcionária da Drogaria, e também tive a impressão que ele deixou Call matar o pai… estranhei essas atitudes, pois ele sempre foi muito sensato.
    Realmente esta temporada esta demais…estou anciosa pelo próximo encontro do Hotch com o Foyet.

    E no episódio de ontem foi simplismente hilário ver a disputa de egos do Reid e da Garcia trabalhando juntos…adorei.

  3. Simone Miletic

    Paulo,

    Sei lá, foi algo no olhar do Hotch, como se ele pensasse que aquele cara já estava ferrado mesmo e que merecia redenção.

  4. Fernando dos Santos

    Eu achei que o Sean Patrick Flanery estava quase irreconhecível no papel do atormentado Call, em momento algum consegui associá-lo ao personagem que interpretou em The Dead Zone.Sem dúvida sua atuação em Haunted foi um exemplo de versatilidade.
    Sempre achei interessante a maneira como o Thomas Gibson compõe o Hotch.Ele de fato fez o Aaron como um homem extremamente civilizado, um hábil negociador, o sujeito ideal para sobreviver e ascender na selva da burocracia dos orgãos públicos.No entanto, através do olhar ele consegue transmitir uma certa inquietação que o Hotch procura guardar a sete chaves no fundo de sua alma.Nos ultimos tempos,longe de sua família e agredido e humilhado por Foyet essa raiva contida durante anos começa a vir a tona.

  5. Lu

    Adorei a review!

    Foi um episódio ótimo e tenso. Fiquei o cabelo em pé quando o Morgan disse que o Hotch poderia ter se arriscado tanto pq tinha perdido a razão de viver. Ou pior: que a morte do Hotch seria uma alternativa para o caso de não conseguirem pegar o Foyet. Nunca tinha me passado pela cabeça isso. E torna tudo mais assustador.

  6. DIMAS (Goiânia)

    A única coisa que estranhei neste episódio foi o fato da polícia chamar o FBI tão rapidamente e já sabendo quem era o criminoso. Havia algum motivo especial para a equipe da BAU ser chamada? Pareceu-me mais uma muleta para explicar a situação psicológica de Hotch, do que outra coisa. Não me pareceu justificado a interferência do FBI nesse assunto, por mais interessante que fosse.

  7. Tati Siqueira

    Uma pergunta que não quer calar!!!!! Como só o Derek encherga que o Hotch está com sérios problemas que irão( e já está) afetar(ando) todos ao seu lado? Fora isso um episodio que dá dó do “assassino” uma pessoa que não escolheu matar pelo prazer de matar, e sim foi escolhido.

  8. mazinha

    Se preocupa não Tati erro de digitação é normal…eu escrevi no meu post “simplismente” quando na verdade é simplesmente…rsrsrsrs
    E concordo com você…será que é só o Morgan que ve que ele está com problemas? Se bem que quem acompanha a série sabe que ele é o que mais se preocupa com os colegas da equipe e com as pessoas em geral. Esse é o Derek…

  9. cyncam

    Todos sabem que todos tem problemas, só o chato do Derek que não dá dez minutos para a pessoa se recuperar. Por ele dava um ponta pé na bunda do Hotch e tomava o lugar do chefe ontem se pudesse.
    E a mulher do Hotch? Que pedra fria, não seria ela uma espécie de psicopata também, que só pensa nela e seria muito mais feliz se o Hotch morresse e parasse de atrapalhar os planos dela?

  10. Tati Siqueira

    Cyncam, vc assisti a serie desde do inicio?

    Pois a mulher do Hotch não é tão fria assim, só cansou da vida vazia e solitária em que ela vivia.

    Qto ao Derek, acho que ele tem razão de se preocupar, pois a “vida” deles depende da boa “condução” do chefe, e não foi o caso neste episodio, onde ele pensou em si próprio e não na equipe. O Derek tbém já fez isso várias vezes, admito, mas ele não é chefe e tomou várias broncas pelo seu comportamento;

  11. mazinha

    Eu não acho o Derek chato não…ele sempre se preocupa com o bem estar dos companheiros…não acho que ele almege o cargo do Hotch não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account