Log In

Reviews

Review: Criminal Minds – Exit Wounds

Pin it

Criminal Minds - Exit Wounds

Série: Criminal Minds
Episódios: Exit Wounds
Temporada:
Número dos Episódios: 113 (5×21)
Data de Exibição nos EUA: 12/5/2010
Data de Exibição no Brasil: 14/6/2010
Emissora no Brasil: AXN

A natureza, em seus aspectos mais deslumbrantes, ou partes estupendas, nada mais é que o palco da tragédia do homem. – John Morley.

Algo bastante “americano”, assim poderíamos classificar essas pequenas cidades no meio do nada que sobrevivem como uma grande família: todos da comunidade se conhecem e se apóiam. Quase que como um único organismo, reagem de maneira bastante violenta quando seu statos quo é modificado, ainda mais por conta de assassinatos.

É nesse ambiente naturalmente hostil, uma comunidade sempre terá receio de abraçar um visitante que quer saber mais sobre suas vidas, que a equipe enfrenta para investigar uma série de assassinatos que acontecem cada vez mais rápido.

Para dar um tom diferente ao trabalho de todo dia, Garcia é chamada a campo e acaba sendo a testemunha de uma das mortes. O gancho serve para o final super “fofo” do episódio, com ela e Morgan demonstrando o carinho e confiança que tem um pelo outro.

Criminal Minds - Exit Wounds

O que eu acho mais fascinante é que, mesmo abrindo espaço para todo esse otimismo no final, este episódio de Criminal Minds não foi menos obscuro que os anteriores, na verdade ele foi até opressor, mas ele nos permitiu respirar um pouco mais aliviados ao final, sendo que, na maior parte das vezes, eu vou dormir com medo de pesadelos.

Outro ponto positivo do episódio: a ação. A perseguição na mata, por mais que tivesse um final óbvio, foi bem eletrizante. Assim como a cena de todos naquele píer foi tensa. No final das contas, eu gostei desse equilíbrio entre as diversas emoções causadas pelo episódio.

Ralph W. Sockman disse:

Nada é tão forte como a gentileza, e nada é tão gentil como a verdadeira força.

• Se a qualidade desta temporada é indiscutível, bem, a decisão de seus produtores pode ser questionada. Recentemente o jornalista Michael Ausiello divulgou uma nota informando do desligamento de A.J. Cook, intérprete de da agente JJ, e a redução dos episódios com participação de Page Brewster na próxima temporada. Saiba mais aqui.

• Inicialmente a justificativa para estas mudanças foi o corte orçamentário, nesta sexta a CBS disse que se tratava de decisão criativa. Joe Mantegna e Thomas Gibson, respectivamente Rossi e Hotchner, declararam em seus twitters seu descontentamento com a decisão. Mantegna, inclusive, chamou seus seguidores para assinarem uma petição pedindo que o canal volte atrás de sua decisão. Eu, insatisfeita como fiquei, já assinei. Caso você também queira assinar é só clicar aqui.

Séries citadas:

21 Comments

  1. Célia Regina

    Melhor episódio da temporada!
    Fico triste pq a série não é tratada com o respeito que merece.
    Do início ao fim, o episódio foi emocionante. Senti um “medão”!!!
    Adoro episódios com destaque para Penelope Garcia. Cheguei a derramar uma lágrima quando ela disse que ela lembrava do tiro que levou e medo de ser a visão do assassino aúltima coisa que teria antes de morrer. Ela passou muita emoção.
    Só discordo da cidade pequena ser “bem americana”. Não é diferente de cidades bem pequenas no interior do Brasil.
    Assistindo ao depoimento do pai que teve 7 filhos com a própria filha, fiquei pensando em como deve ser a vida de quem mora no interior do interior do Brasil, isolado de tudo e de todos. Ele nem sabe se o que fez foi certo e errado… Triste!

  2. Fernando dos Santos

    Neste cinco anos de Criminal Minds, acho que a equipe já esteve em quase todos os cinquenta estados americanos.Um dos poucos que faltava era o Alasca, agora não falta mais.
    Achei o episódio bom, mas não acho que fica entre os melhores da temporada.Quanto as cidadezinhas do interior americano mostradas em filmes e séries de tevê, elas frequentemente me lembram das cidades interioranas do Brasil.Assim como também me lembram das cidadezinhas e vilarejos mostrados em filmes europeus,asiáticos e australianos.Em todas elas até existem algumas características locais bem marcantes mas na essência a cidadezinha de interior é uma coisa bem universal, apresentando pouca diferença de um país para outro.

  3. bia mafra

    Excelente episódio, emocionante e um prato cheio para q uem estava com saudades da relação morgan-garcia. e nao eh que no final senti pena do cara, vendo a unica pessoa que o protegeu apontar-lhe a arma…

    simone, nao consegui acessar o site da petição.

  4. Maria Regina

    Simone
    Eu tambem ja assinei.
    Criminal minds e uma das melhores series atualmente e nao podemos deixar que mudem nada principalmente alegando motivos economicos.
    Porque decisao criativa!! A serie vai muito bem, obrigada, como esta.

  5. bia mafra

    ja consegui. esquece, devia estar fora do ar. nem poderia deixar de assinar.

  6. Tati Siqueira

    Si eu assinei……que absurdo….corte orçamentário?????Me poupe;
    Sobre o episodio gostei…..é duro ver o que a violência faz com as pessoas……..os que tem que cuidar são os que machucam. Amei a cena final, o carinho existente entre o Morgan e a Garcia é excelente; E o ciumes do namorado dela…..excelente;

  7. cleide

    assinado \o/
    não engulo essa decisão, totalmente absurda AFFF

    não sei porque mas quando o Hotch disse que a Garcia ia junto me deu um aperto no coração, acho que já estava imaginando que alguma coisa ia acontecer com ela

    o Morgan e a Garcia é o tipo de relacionamente que ainda acredito que é capaz de existir entre homem e mulher, é tudo lindo demais

    Si adorável seu review como sempre

  8. Fernando dos Santos

    A CBS pode até dizer que é uma decisão criativa mas é difícil engolir essa história.Eu acredito que o motivo é financeiro mesmo, eles estão cortando custos.A Paget Brewster está lá desde o segundo ano e a AJ Cook desde o primeiro, portanto renovar contratos do pessoal que está na série há mais tempo sempre custa mais caro.Lamentável terem tomado essa decisão que afeta a participação das agentes(e gatas)Prentiss e JJ.Lembrando que além dos custos de renovação de contratos ainda há também os gastos com a produção do spin-off.

    No blog revistatvseries eles informam que a Garcia também vai ter sua participação reduzida, passando a ser apenas semiregular.

  9. Flávia

    É engraçado que só as mulheres são cortadas… Pessoalzinho misógino, não?

  10. Lu

    Também achei, Flávia.

    Ideia infeliz dos produtores. Espero que dê certo a petição e que dêem um jeito da JJ voltar. A Prentiss e a JJ são super importantes na série, assim como todos os outros personagens. Depois de uma temporada ótima como essa, achei essa decisão da CBS muito estranha.

  11. Mariana

    Se decisão criativa é difícil de aceitar; corte de custos é pior ainda. Eu achei de uma falta de consideração imensa tanto com o elenco quanto com os fãs, já que CM é uma das séries de maior audiência nos EUA atualmente, e provavelmente um das que mais rende para a emissora. Aí cai a audiência e colocam a culpa no roteiro, no elenco…

    Mais uma coisa: o AXN colocou mais um horário de reprise: de domingo pra segunda, à meia noite. Bom começo de semana, não?

  12. Flávia

    Pois é, Lu! Em time que está ganhando não se mexe, né? E eu acho que a JJ, que é mãe, é casada e ainda tem que conviver com toda a monstruosidade que a equipe enfrenta dia após dia, leva uma sensibilidade importante à série, que vai fazer falta.

  13. Amanda Darling

    Eu não cheguei a assistir esse episodio, ta gravado e pretendo assistir assim que tiver um tempo, agora quanto a petição já assinei. Acho um absurdo uma emissora como a CBS que tem as séries de maior audiencia da tv americana, sendo uma delas Criminal Minds, se desfazer de parte do elenco por motivos financeiros, fora que a série sem a Prentiss e a JJ vai perder metade do charme

  14. Fernando dos Santos

    A grande ironia é que a CBS é administrada por uma mulher, a Nancy Tellem.E justo num show da emissora o elenco feminino é a maior vítima dos cortes de custos.

  15. claudia

    Já assinei e é um absurdo o que estam fazem.
    Muito bom esse episodio e realmente muito fofo o final com a Garcia e o Morgan…ai,ai.

  16. mazinha

    Ótimo epísódio…adorei o final o carinho entre Morgan e a Garcia….lindo uma verdadeira prova de amizade e respeito.
    E quanto a demissão de AJ Cook achei absurda mesmo, corte orçamentário? Porque só em Criminal Minds? e se eles estão precisando fazer economia porque deram um aumento absurdo para o Charlie Sheen(que para mim é horrível e TaHM já deu o que tinha que dar), e é mesmo curioso que somente as mulheres foram cortadas…ABSURDO.

  17. mazinha

    .Ótimo epísódio…adorei o final o carinho entre Morgan e a Garcia….lindo uma verdadeira prova de amizade e respeito.
    E quanto a demissão de AJ Cook achei absurda mesmo, corte orçamentário? Porque só em Criminal Minds? e se eles estão precisando fazer economia porque deram um aumento absurdo para o Charlie Sheen(que para mim é horrível e TaHM já deu o que tinha que dar), e é mesmo curioso que somente as mulheres foram cortadas…ABSURDO

  18. ruy camilo

    O episodio desta terca, foi melhor que este, fantastico, me viciei e nao consigo mais ficar sem assistir, quem assistiu, deixe seu comentario, porque os comentarios sao feitos sempre depois da reprise no domingo e nao na terca depois do episodio inedito.

  19. Célia Regina

    Ruy… aqui na minha casa, o episódio passou ontem, segunda-feira.
    Aliás, sempre passa às segundas.

  20. Lenita

    Bom, eu odiei essas alterações na série. E antecipo o que irá acontecer: queda na audiência e provavelmente um cancelamento ao final da próxima temporada. A saída de Mandy Patinkin, foi uma daquelas ocasiões em que a saída de um personagem carismático como Gideon, poderia ter afetado seriamente a série. Assim como a entrada da Page Brewter. Mas o que aconteceu, foi exatamente o contrário: Joe Mantegna e Page, deram a ‘sintonia fina’, a um elenco de atores que estava quimicamente combinado. Será uma pena… Torço pra que não aconteça o pior. Gosto de JJ, que sendo mãe de primeira viagem, demonstra mais abertamente o que todos ‘tentam controlar: o medo e o temor causado pela violência e maldade que é obrigada a conviver todos os dias. Ela e a Garcia fazem as vezes do telespectador que em diversas ocasiões, fica horrorizado com as estórias contadas. Uma pena realmente. Mas gostaria de elogiar também a Garcia: todas as vezes em que o foco da estória é ela, essa atriz dá um show!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account