Log In

Reviews Spoilers

Review: Chuck – Chuck Versus Operation Awesome

Pin it

Chuck - Chuck Versus Operation Awesome

Série: Chuck
Temporada:
Episódio: Chuck Versus Operation Awesome
Número dos Episódio: 39 (3×04)
Data de Exibição nos EUA: 18/1/2010
MVP: Ryan McPartlin e Zachary Levi

Foi um episódio atípico. Sarah e Casey foram meros coadjuvantes aparecendo menos que o pessoal da Buy More. Eu consegui me controlar e não li nada sobre o episódio e, portanto fiquei muito feliz em saber que ‘Awesome’ não nos deixou. Em pensar que na 1ª temporada eu o achava totalmente desnecessário e agora gosta cada vez mais das suas participações.

Devon foi seqüestrado porque a Aliança (The Ring) acredita que ele é um espião. Especificamente acham que ele ‘é’ o Chuck. A idéia é fazer com ele que mude de lado (passe a ajudar a Aliança) e caso ele não aceite: eliminá-lo. Devon se vê obrigado a trabalhar infiltrado para assim garantir a sua vida. Pelo menos é essa a lógica da CIA para a total desaprovação de Chuck.

Momentos engraçados nesse início: Casey explicando que Chuck deverá ser a ‘Sarah’ de Devon, ou seja, ajudá-lo a permanecer vivo. E o mesmo Casey dizendo que não é difícil entender o porquê a agente da Aliança, Sidney Prince (Angie Harmon: Law & Order, Women’s Murder Club), ter achado que Devon é o espião ‘porque existem espiões e existe… Chuck’. Além do fato que ‘Awesome’ não sabe mentir e sofreu para tentar explicar a Ellie onde estava durante seu sumiço. Chuck livra cunhado inventando que ele estava ajudando Casey que tinha sido pego embriagado no parque.

Na Buy More, Morgan é promovido a assistente de seu padastro. Tenho que confessar que apesar do melhor amigo de Chuck me irritar na maioria das vezes a relação dele com Big Mike rendem momentos muito divertidos.

Lester, após levar um chute no rosto de Chuck (e gostar), acaba fundando um clube da luta com os funcionários da Buy More. Redendo muitas referências ao filme com Edward Norton e Brad Pitt, e muita dor de cabeça para Morgan que ao assumir um cargo de responsabilidade precisa ser firme com seus amigos para não perder a confiança de Big Mike. Morgan acaba demitindo Lester para impor respeito e o readmite com o aval do padrasto mas avisando ao amigo que este está ‘em observação’.

Voltando ao mundo da espionagem: Devon, após aceitar se passar por espião, acaba correndo mais risco quando ao colocar um ponto eletrônico para seguir as instruções de Sidney descobre que o dispositivo também é um detonador e no caso dele não seguir as ordens irá explodir. Ele então parte seguindo as instruções e mais uma vez temos cenas hilárias, como o desabafo dele com o segurança do prédio fazendo com que o cara acredite que ele tem um caso com alguém chamado Chuck (e ainda o aconselha a contar tudo para a esposa). Melhor só a cara de Devon ao ver o cunhado atirar no segurança e gritar: ‘você matou o Julian’. E Chuck respondendo que estava extremamente ofendido já que ele não seria capaz de matar ninguém. E que usou armas tranqüilizantes. Confesso que estou gostando de continuarem mostrando que Chuck não se tornou da noite pro dia um espião insensível e que tem seus limites. E vou legal perceber que matar alguém e arrancar seus olhos para ter acesso a uma sala não é a única opção. Hee! Ao entrarem na sala descobrem que estão em uma base da CIA.

Enquanto isso Sarah e Casey são informados que não podem ajudar Chuck e Devon – ao perceberem que Sidney ruma ao local e que provavelmente eles caíram em uma emboscada – deixando claro que a missão não era exatamente o que eles esperavam.

Devon é informado por Sidney que ele irá encontrar um homem no final do corredor e que ele deve matá-lo. Chuck vai então em direção a sala na tentativa de tentar impedir a morte do agente mas é surpreendido por ele, que diz que ele deve matá-lo para não estragar a missão. Chuck reluta e o próprio agente dá um tiro em si mesmo, não sem antes deixar instruções do que deve ser feito. Sidney chega e encontra o homem morto, retira o ponto de Devon – Chuck já está escondido – e diz que voltará a entrar em contato.

Chuck então abre o envelope e ali estão as instruções para ressuscitar o agente – lembrei de 24 Horas e de Jack sendo ressuscitado pelo Tony – e o agente finalmente diz seu nome: Shaw!

Chuck - Chuck Versus Operation Awesome

Gosto quando uma série não fica enrolando (o próprio Zachary Levi defende que a série poderia ter apenas 16 episódios para evitar os episódios que só servem para encher lingüiça). Só não esperava que fossemos ser apresentados ao Shaw (Brandon Routh) tão rápido.

De volta a base a equipe é informada que Shaw tem total comando em todas as ações que envolverem a Aliança. E, ao contrário do que acredita Chuck, Devon não está livre de suas funções. Ele então resolve tomar a frente e entre em contato com Sidney se apresentando como o verdadeiro espião, e claro, marca o encontro na Buy More. Superman, digo Shaw, ao saber que Chuck tomou decisões sozinhos diz que não vai ajudá-lo e impede Sarah e Casey de irem a Buy More. No entanto, Sarah ao perceber que Chuck não conseguiu ativar o Intersect avisa que vai até ele e que a única forma de Shaw impedí-la é atirando nela, o que ele aparentemente iria fazer. Só não contava com a rapidez de Casey. No final das contas é o próprio Shaw quem salva Chuck já que este mais uma vez não consegue atirar e quase é morto por Sidney.

Apesar de Shaw ter chegado com a função de ser uma pedra no sapato do ‘time Bartowski’ ficou nítido no final que ele esconde algo. Provavelmente perdeu a esposa justamente por não ter conseguido ser frio suficiente. E, claro, não iriam trazer o Brandon Routh, com toda aquela beleza que chega a parecer que ele veio de outro mundo (com trocadilhos, por favor) para dar uma mexida no relacionamento de Sarah e Chuck (particularmente sou mais a beleza terrena do Zachary Levi). Eu não tenho muito paciência para triângulos amorosos desde os tempos de Barrados no Baile. Só que certas coisas parecem ser inevitáveis na ficção. Espero que, caso eu esteja certa com o triângulo, que isso não estrague a ação/diversão da série.

O episódio manteve a qualidade dos três anteriores o que continua confirmando que a série pretende se firmar de vez e voltar em uma próxima temporada. Gosto do fato de Casey cada vez mais participando da vida de Chuck fora das missões.

Séries citadas:

Pós-graduada em História Contemporânea, pretende fazer mestrado usando séries como fonte. Seriados fazem parte da sua vida desde sempre. Magnum, Casal 20, Macgyver, Super Vicky são alguns deles. Assiste aproximadamente 40 séries (incluindo algumas já canceladas). Está aprendendo a abandonar séries mas sempre acaba colocando outras no lugar.

5 Comments

  1. Pedro Ortega

    Oi Tati,

    Ainda não baixei este episódio mas
    você está descrevendo mto bem o que vem cercando Chuck nesta temporada..Tb prefiro um Chuck mais humano e trapalhão sem a frieza de uma máquina assassina.

    E gostei do Awesome ter sobrevivido..uma boa sacada ele saber da vida de espião do Chuck, pode render outras colaborações.

    O Morgan é irritante sim e chato, mas perfeito como líder dos malucos da Buy More. Pra mim, ele até seria a pessoa mais indicada a saber da vida dupla de Chuck. E aquela chinesinha namorada ou ex dele não voltará?

    Só fico me perguntando, será que nesta temp. Sarah e Chuck terão sua primeira noite de amor?

  2. André Braga

    E a 3ª temporada de Chuck vai se tornando cada vez melhor.
    Hilárias as cenas com o Devon “mentindo” e a cara de reprovação da Ellie quando o Casey chega para o jantar.
    Adoro Chuck, tem comédia, ação, drama, beleza, etc.

  3. Pedro Paulo

    Devon mentindo, até eu acreditei, não entendi porque a Ellie não creditou… rsrsrsrs!!!!!!!!!!!!!

    Morgan é um pé no saco mesmo, mas Lester e Jeff conseguem ser pior.

  4. Claudemir A. Z.

    Excelente episódio de mais uma excelente temporada, tudo bem dosado e realizado, que se acompanha com muito prazer.

  5. Pingback: Brandon Routh e Kristen Kreuk participam de Chuck » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account