Log In

Reviews

Review: Brothers & Sisters – Matriarchy

Pin it

Brothers & Sisters - Matriarchy
Série: Brothers & Sisters
Episódio: Matriarcado (Matriarchy)
Temporada:
Número do Episódio: 23
Data de Exibição nos EUA: 20/5/2007
Data de Exibição no Brasil: 5/3/2008
Emissora no Brasil: Universal

Foi um ano difícil para os Walkers. Começou com uma festa de aniversário e terminou com um noivado. Uma festa de noivado que serviu também como despedida do Justin. Do piloto a season finale tivemos a oportunidade de conhecer, participar, se emocionar e rir com Nora, Sarah, Tommy, Kevin, Kitty e Justin.

Do Patriarcado ao Matriarcado foram 23 episódios em que torcemos para que Nora e sua família superassem a morte de William, para que Justin se recuperasse do seu vício, que Kitty e Nora se entendessem, que Kevin superasse sua fobia de relacionamentos, que Tommy se encontrasse e que Sarah pudesse conciliar sua profissão com a família. E não podemos esquecer o tio Saul, que no início não era o mais simpático de todos, mas que no decorrer da temporada nos conquistou com sua devoção a irmã e seus sobrinhos.

E o que dizer de Holly e Rebecca, amante e filha do querido patriarca? A chegada das duas foi tão avassaladora quanto a sua aproximação com a família Walker. A conclusão de toda a tensão entre Sarah e Holly foi algo que se esperava, afinal de contas Rebecca é da família e Holly é sua mãe. Essa rivalidade, esta briga não poderia durar para sempre. Só não espero que sejam amigas, apenas que sejam pessoas civilizadas.

Dúvida sobre a próxima temporada: Rebecca contará a verdade sobre o que aconteceu entra ela e Joe para Sarah? Vimos que ela pensa sobre o assunto e que sofre com que aconteceu. Mas, será que ela será forte o suficiente para agüentar as conseqüências? No passado ela não conseguiu. O que será que esta segunda temporada nos reserva sobre este assunto que pode render histórias por muito tempo?

A história que Rebeca contou sobre o professor mais velho e o que aconteceu é muito forte para uma garota de 16 anos. Não que isso seja uma justificativa para os seus atos, contudo isso explica muita coisa. Muita coisa mesmo. Só que também não podemos julgá-la. Sua consciência está começando a agir e a verdade virá à tona, cedo ou tarde. E percebemos que ela só quer fazer parte de algo, sem mentiras. O que é bem difícil numa família como os Walkers.

Já que estamos falando de acontecimentos tristes, Justin foi a definição de tristeza neste episódio. O fato de sua viagem ter sido adiantada foi um golpe forte e assim teve que adiantar suas despedidas. Mas como disse o militar que o ligou:

Desculpe, filho, mas a festa acabou!!!

Brothers & Sisters - MatriarchyCom todos os acontecimentos que ocorreram nesta temporada, Nora sempre foi o porto seguro desta família, ela foi a definição de matriarcado do início ao fim. Sempre preocupada com os filhos, com suas vidas, seus problemas e suas alegrias. Às vezes até demais, mas mãe é assim. Ela precisava suprir a falta do pai dos filhos, e isso não é uma tarefa fácil para ninguém. Sem ela, os Walkers não teriam permanecidos unidos, não como são hoje.

E o que dizer da festa de noivado de Kitty e Bobby? Diversão pura! Os Walkers são os campeões em festas de arrasar. E esta não foi diferente. E o melhor foi descobrir que os MaCallisters e o Walkers têm muito em comum. É óbvio que Kitty e Bobby são alma gêmeas, o fato de terem famílias não normais demonstra isso.

Uma observação importante: vocês prestaram atenção a citação do tio Saul, se referindo a família do senador com os “McInsanos”. É por isso e outras coisas mais, que adoro esta família (o fato de que sempre estão unidos, nos melhores e piores momentos) e os roteiristas por unirem duas ótimas séries, Brothers and Sisters e Grey`s Anatomy.

Este final de temporada foi leve e nos mostrou alguns ganchos para a próxima temporada. Já mencionei antes neste texto que temos a história de Rebecca e sua redenção. Podemos esperar também o casamento do ano, a volta de Justin, a superação de Tommy e Júlia, o casamento de Sarah e, o que não estávamos esperando, a sexualidade do tio Saul.

Brothers & Sisters - MatriarchyTio Saul merece uma atenção especial neste review final. Sinceramente, não esperava por este revelação ou não revelação sobre seu passado. Com certeza, esse gancho é algo que espero ansiosamente para saber como termina.

Por último, mas não menos importante, gostaria de agradecer a todos que acessaram o site TeleSéries e leram os reviews desta série que tenho paixão. Espero que tenham gostado deste período, como eu gostei, na verdade adorei. Nós vemos na próxima oportunidade, com certeza.

Séries citadas:

25 Comments

  1. Rodrigo

    Seriously?

    Não quero falar mal mas que review chaaaaato.

    Enfim…lindo final de temporada tirando eles na piscina

    Vou baixar a segunda =)

  2. Alessandro

    Eu já baixei toda a segunda e tô assistindo… Tá legal mas não tão boa quanto a primeira!

  3. Paula

    Não acho que McInsano seja uma referência a Grey’s Anatomy, e sim somente ao próprio nome MacCallister. Uma corruptela do nome deles, nada além disso.

  4. sandra

    É Alessandro, se vc comparar os 12 primeiros episódios da 1ª temporada com os 12 da segunda, a diferença é grande. Eu sempre considerei o seriado uma dramédia, mas na 2ª o drama está em alta na maioria dos episódios. A maior falta que senti, foi a interação do Kevin com a Kitty, de onde saiam as melhores cenas. Torcer pra que os próximos 4 ou 5 episódios, que serão mostrados a partir de abril nos EUA recupere um pouco esse lado do humor na série.

  5. Regiane

    Ah! Eu gostei do review, Bárbara! Acho que faltou um cadinho de inspiração, o capítulo final da série merecia algumas considerações a mais, mas tudo bem.

    Ainda não entendi a forçada de barra de colocarem a família em peso do senador (mas nem sinal de pai e mãe…ele é orfão e eu deixei passar essa informação batido?), e no cado dos Walker, só a família direta. Bastariam um ou dois parentes abilolados para entendermos que nem tudo é perfeito na vida do impecável senador. Achei aquele pessoal dançando macarena no noivado muito forçado. Americano não costuma se dar a estas liberdades numa festa de noivado…mas enfim…foi uma forma de deixar o episódio mais leve.

    Agora é esperar até a segunda temporada! Vou sentir falta da família Walker…

  6. Regiane

    Ah! Eu gostei do review, Bárbara! Acho que faltou um cadinho de inspiração, o capítulo final da série merecia algumas considerações a mais, mas tudo bem.

    Ainda não entendi a forçada de barra de colocarem a família em peso do senador (mas nem sinal de pai e mãe…ele é orfão e eu deixei passar essa informação batido?), e no cado dos Walker, só a família direta. Bastariam um ou dois parentes abilolados para entendermos que nem tudo é perfeito na vida do impecável senador. Achei aquele pessoal dançando macarena no noivado muito forçado. Americano não costuma se dar a estas liberdades numa festa de noivado…mas enfim…foi uma forma de deixar o episódio mais leve.

    Agora é esperar até a segunda temporada! Vou sentir falta da família Walker…

  7. Patrícia

    Gostei desse episódio final, vou sentir falta da família Walker às quartas-feiras…
    Eu também não esperava pela revelação do tio Saul… quem diria, hein?

    Agora, falar que McInsano foi uma referência ao Grey’s Anatomy acho que foi viagem… creio que tenha sido só uma referência ao nome McCallister, como disse a Paula… e não acho Grey’s uma ótima série, mas isso é discussão pra um outro dia, já que sou uma fã fiel de E.R., apesar dessa série estar bem mais ou menos nessas últimas temporadas…

  8. Mônica

    Adoro os Walkers e vou sentir falta deles. Mal posso esperar pela segunda temporada.

    Parabéns pelo review, Bárbara!

  9. angela

    Rodrigo e Alessandro …
    Como (ou de onde) vcs baixaram a segunda temporada de B&S?
    Todo mundo …
    Temos como saber “oficialmente” do Universal se a segunda temporada vai ser exibida no Brasil?
    Bárbara…
    Já que acabou a 1ª temporada, que abrir um debate sobre o que vai e o que poderia acontecer com cada personagem – começando pelos meus favoritos, Sarah e Justin?
    Angela

  10. Maurício

    Bárbara: PARABÉNS PELO REVIEW!

    Sempre gostei de ler, se transformou em referência obrigatória. Tomara que você continue aqui no Teleséries a comentar essa série quando começar a segunda temporada.

    Brothers & Sisters para mim foi covardia. É lógico que eu iria assistir. Gosto de dramédias, gosto de histórias que envolvam famílias.

    No início a série me parecia perfeita. Tudo que eu sentia falta de ver na TV. Histórias adultas, sem personagens puros e perfeitos e sem toninhos malvadeza, mas sim pessoas humanas com virtudes e defeitos, que erram e acertam.

    Ao longo da temporada foram muitos erros cometidos, já discutidos à exaustão aqui, que para mim tiraram o caráter de perfeição da série e me fizeram desiludir com determinados personagens.

    Porém à série, a meu ver, continua ótima e com grandes possibilidades. Tomara que saibam explorá-las na próxima temporada.

    No episódio em si: Ótimo fim de temporada, divertido e leve e, apenas, uma pitada de drama. Eu tinha certeza que a ida do Justin para o Iraque se daria no último episódio e já estava preparado para o maiór drama. Eles me surpreenderam com uma cena inusitada da Kitty e da Nora correndo pelo aeroporto em desespero para se despedir e um encontro emocionante. Muito legal.

    Não gostei desse negócio do Tio Saul ser gay, apesar de ser uma explicação para ele nunca ter formado sua própria família e ter ficado gravitando junto a da Nora. Mas, nada contra os gays, acho que seria mais interessante que criassem outras situações para ele. O relacionamento com a Holly, uma namorada mais jovem. Sei lá.

    Não achei forçado o lance da família do Senador. É muita gente, e pessoas que vem lá do interior. Achei bem interessante e engraçado.

    Eu gostei do lance da piscina no final.

  11. Carola

    Bárbara, parabéns. Também já estou com muitas saudades da série. Me apaixonei. Tb acho que deviamos saber se a 2ª temporada será realmente apresentada pela Universal.
    Mas, enfim, espero que o último capítulo seja emocionante como o penúltimo. A cena da Nora não querendo se despedir do Justin foi impressionante. Eu sou fã incondicional da Nora.

  12. solange

    Hum…Tio Saul também joga no outro time. Achei no minimo interessante, pois sou a favor do amor, seja ele como for. Espero que a Sarah volte um pouco mais forte e decidida na próxima temporada e aposto que o casamento da Kitty vai melar. Como não baixo séries, o jeito é esperar pra ver.
    Gostei do review Bárbara, está se aperfeiçoando a cada dia.
    Abraços.

  13. Darth Cesar

    Gostei do final, (com 1 ano de atraso!), como disse a Barbara é uma dramédia e por isso que as historias são bacanas, não tem aquele dramalhão das nossas novelas e como dizia o Seinfeld, não que tenha algo de errado nisso, mas, até o tio Saul?

  14. Giselle Bauer

    Também gostei do review Bárbara bem legal.
    Achei ótimo o final de temporada. Como disse o Mauricio foi um episódio leve e divertido. Gostei da família do senador bem engraçada.Muito linda a cena do aeroporto. Não confio na Rebecca tô achando que ela vai aprontar ainda. O Tio Saul me surpreendeu mas acho que ele é bissexual. A cena da piscina foi ótima encerrou a temporada com chave de ouro. Também vou sentir falta dos Walkers. Tomara que a segunda temporada não demore muito.

  15. Vicente

    Como não destacar a participação de Gerry Marshall como Horatío, o tio favorito de Bobby?
    Era visível a cinergia entre ele e Sally Field, amigos de longa data e responsáveis por momentos bem divertidos; pareciam se divertir a ponto de extrapolar qualquer roteiro…

  16. Thaís Leão

    Rewiew fraca, ainda mais sendo sobre o último capítulo! Concordo com o Rodrigo, review chaaaaaaaato!

    Mas pensando bem, o próprio último capítulo não teve muita cara de último capítulo. Não acho que eles tenham deixado ganchos realmente bons pra próxima temporada. A série foi ótima, adoro-a, mas o finale não fez jus aos episódio precedentes.
    O final com todos caindo na piscina foi engraçadinho, mas eu esperaria numa série de segunda, não em B&S. Achei forçado demais. Holly e Becca caindo (na piscina)também, os MacAllister destruindo a casa e Nora tranqüila, o irmão indo pra guerra e os outros irmãos tranqüilos… Achei meia-boca!
    E sinceramente, num país super moralista como os EUA, como um senador, que pretende concorrer a presidência, pode ter uma família daquelas? Digo, com tanta gente louca, duvido que alguém ali não tenha um escandalozinho para ser usado!
    Mas apesar disso, B&S continua sendo uma das minhas séries preferidas! ^^

  17. Cássia

    Parabens Bárbara!
    Acabei de te conhecer no site e amei seus comentários e senti como se fossem meus ………..
    Boas idéias e boa forma de exppressá-las Amei você e amei a série.
    Até mais,

  18. Cássia

    Parabens Bárbara!
    Acabei de te conhecer no site e amei seus comentários e senti como se fossem meus ………..
    Boas idéias e boa forma de expressá-las.
    Amei você e amei a série.
    Até mais,

  19. Cássia

    Parabens Bárbara!
    Acabei de te conhecer no site e amei seus comentários e senti como se fossem meus ………..
    Boas idéias e boa forma de expressá-las.
    Amei você e amei a série.
    Até mais,

  20. Rossana

    Amei o Review!!

    Já baixei os 12 primeiros da segunda temporada e estou no 7°. Acho que a série continua muito boa, apesar de que o drama e o caos estão beeem mais presentes na segunda temporada do que na primeira.
    Mas o forte da série, pra mim, são os diálogo, que são muito bem construídos e amarrados, com um tom de comédia muito intelingente!! Isso continua na segunda temporada!!

  21. angela

    ‘brigadinha, Rossana … estou no trabalho, mas quando chegar em casa vou tentar
    bjs

    Gente, assisti ao primeiro eps inteiro da 1ª temporada e passei a entender algumas coisas, tipo: o casamento da Sarah já estava em crise no inicio da série; o Justin era (ou foi) doidão; ah, e claro, a Holly já era chata … Só não ficou claro se o tio Saul sabia de todas as tramóias do William na Ojay ou se só sabia de uma parte … Estou ansiosa pelo segundo eps …

  22. angela

    ‘brigadinha, Rossana … estou no trabalho, mas quando chegar em casa vou tentar
    bjs

    Gente, assisti ao primeiro eps inteiro da 1ª temporada e passei a entender algumas coisas, tipo: o casamento da Sarah já estava em crise no inicio da série; o Justin era (ou foi) doidão; ah, e claro, a Holly já era chata … Só não ficou claro se o tio Saul sabia de todas as tramóias do William na Ojay ou se só sabia de uma parte … Estou ansiosa pelo segundo eps …
    Bárbara … que tal reiniciar as reviews a partir das reprises dos eps?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account