Log In

Reviews

Review: Battlestar Galactica – The Son also Rises

Pin it

Cena de The Son also Rises
Série: Battlestar Galactica
Episódio: The Son also Rises
Temporada:
Número do Episódio: 56
Data de Exibição nos EUA: 11/3/2007
Data dExibição no Brasil: 30/6/2007
Emissora no Brasil: TNT

Existe alguma coisa pior do que a morte? Talvez sim. Os dias seguintes, por exemplo. Aprender a conviver sem aquela pessoa talvez seja pior do que vê-la morrer. O mais irritante disso é que o tempo, as pessoas ao seu redor, enfim, todas as atividades não param. A vida simplesmente continua, como se não tivesse ocorrido nenhuma morte, como se as coisas estivessem iguais ao que eram antes, mas parece que apenas nós sabemos que elas não são.

Essa foi a dificuldade que Lee Adama passou. Ele pensava que estava lidando bem com aquela situação, mas o fato dele não conseguir colocar a foto de Starbuck na parede mostra o quanto está sendo difícil para ele aceitar. Como Lampkin disse, Lee já teve muitas perdas, na verdade todos na tripulação tiveram, mas falando especialmente de Lee, ele viu cada pessoa que ele ama morrer. Sua mãe, seu irmão, Kara, todas as pessoas que tinham importância na vida dele se foram. Ele procura entender o porque disso, onde está a justiça? Nessas horas procuramos entender a vida, o sentido dela, o porque das coisas acontecerem sem explicação. Pessoas como Kara morrem, pessoas como Baltar ajudam os inimigos. Todas essas coisas não fazem sentido, mas é necessário encontrar algum caminho para seguir em frente. Ou então ceder, como Lampkin disse mais uma vez e passar meses na cama chorando pela perda de um amor. Qualquer um dos caminhos que escolhamos, não será fácil. A vida não é fácil de ser entendida. Porém o quanto antes percebamos que tudo que perdemos de valor fez nos sentirmos vivos, então devemos procurar por isso novamente, mais do que nunca devemos olhar para dentro e fazer o certo, o que acreditamos que deve ser feito e o que pode nos trazer algumas respostas que tanto procuramos.

E alem de toda essa situação, Lee tem uma relação conturbada com seu pai. É evidente que pai e filho se respeitam, mas um não pensa igual ao outro. Adama é um militar, sua vida foi servindo a sua nação e ele já esteve muito tempo em guerra, e ele sabe que numa guerra, devemos nos recuperar o mais rápido possível das perdas que acontecem. Porém, cada pessoa tem o seu ponto de vista, e isso não quer dizer que uma esteja errada e a outra certa. Na verdade, o certo e o errado mudam de pessoa pra pessoa. O avô de Lee achava certo defender os criminosos, pois assim, segundo Lampkin, ele entendia mais sobre a natureza humana, assim ele tinha algumas respostas sobre a vida. O comandante Adama sempre tentou fazer com que Lee pensasse da forma dele, e assim ele afasta o filho dele. Nós ainda não sabemos o porque de Lee querer defender Baltar, mas sabemos que ele está cansado de seu pai tentar direcionar a sua vida. Ele quer cometer seus erros e seus acertos. Cada pessoa age de uma forma em uma determinada situação, e Lee encontrou a forma dele de seguir em frente.

Cena de The Son also RisesE o advogado de Baltar, Lampkin, manipulou todos ao seu redor. O próprio Gaius, a cylon, a presidente, o comandante Adama, e principalmente Lee. A pergunta que fica é porque ele quis tanto Lee ao seu lado, tendo em vista, que nem advogado Lee é. Será que realmente o fato de sair da sombra do pai vai ser decisivo para o julgamento? A propósito, o que as diferenças entre Lee e o comandante tem a ver com o julgamento, como isto pode ser útil? Ainda é cedo para falar de Lampkin, apenas que ele é imprevisível e que, pelo visto, todo passo dele é calculado. Vamos ver até onde ele conseguirá manipular as pessoas, e até onde isso será bom para o julgamento.

E como já era previsto, o julgamento de Baltar vai mexer com todos. Kelly não achava justo ele ter um julgamento – se é culpado, então matem-no. Simples assim. Porém, por pior que seja a pessoa, ela merece uma chance de se defender. E até aqui, o que eu sei de Baltar, é que ele sempre foi e sempre será uma pessoa egoísta. Ao ponto de escrever um livro apenas para ter pessoas ao seu lado, ou pedir para seu advogado manipular uma testemunha, para que ele não seja condenado. Mas ser egoísta é motivo para ser executado?

No próximo episódio começa o julgamento, quando esse dia chegar irei abordar mais sobre o crime de Baltar. E só para adiantar o que irei escrever, se eu pudesse decidir entre inocentar ou culpar Gaius, eu o inocentaria. Tendo em vista que ele está sendo julgado por ajudar os cylons na ocupação de Nova Caprica, mas o que ele poderia fazer? Ficar bebendo e usando drogas foi errado, eu sei. Mas ele não tinha muitas escolhas, era ficar parado ou morrer. A pergunta que fica é, vai mudar alguma coisa com a condenação de Gaius Baltar? Queria saber de vocês, inocente ou culpado? Qual o veredicto?

Obs: sem spoiler.

Séries citadas:

42 Comments

  1. Paulo Antunes

    O Paulo Fiaes incorporou o Marquinho? Rerere. Brincadeira, brincadeira. A review está bacana.

    Achei este o primeiro bom da série realmente muito bom em muitas semanas. Estava na hora de Galactica fazer por merecer os elogios.

  2. Paulo Fiaes

    Paulo Antunes,

    fiquei em dúvida sobre essa comparação, porém feliz. Marquinhos(colunista de everwood) foi o responsável por eu começar a escrever e ele era o que conseguia escrever de forma mais apaixonada, achava isso mto bom nele. por isso fico feliz,
    mas em se tratando de everwood e battlestar galactica, existe um diferença enorme entre as duas séries, everwood nos fazia pensar em como as coisas deveriam ser. e battlestar galactica nos faz pensar em como as coisas são. por isso, n entendo como os textos poem ser parecidos, mas ok, vou ficar sem entender essa.

    esse ep. teve uma curiosdade, a prmeira vez que assisti, nao gostei. havia falado com Lucas que achei um dos piores da temporada, mas dessa vez que assisti, achei otimo. e isto é só o começo. e vc odeia o fato de BSG receber tanto elogio ne?? rsrs, sinceramente, eu que assisti quase todas essas séries que estão na lista de emmy, nao entendo como BSG pode ficar de fora, era pra se a numero 1 da lista e com a certeza que ja teria ganho o prêmio. vai entender, cada um assiste a série de uma forma.

  3. Juliano

    Parabéns pelo seu texto Paulo. Porém, gostaria de dizer que, na minha opinião, a amostra do conflito entre pai e filho, onde a interpretação de Edward James Olmos é sempre muito superior na maioria das cenas, acaba se tornando o ponto fraco do ep.
    Por outro lado, também acho que o trabalho do ator que faz o advogado manipulador, dissimulador e de moralidade discutível, foi muito bom, na minha opinião ele consegue segurar com competência uma difícil postura ambígua, e isto, apesar de sua caracterização folclórica (uso de óculos escuros na maioria das cenas).

  4. Lucas Barreto Gomes Leal

    sou contrario a pena de morte mas eu acho que o Baltar deveria passar um tempo preso, não pelos crimes em Nova Caprica mas pela ajuda que ele vinha dando aos cylons durante o seu tempo na Basestar…mas como ninguem tem mtas provas disso e os outros ‘colaboradores’ de NC foram inocentados pela Roslin não teria mto sentido condenar Baltar…pelo menos é assim que penso…
    o advogado entrou na série destruindo…esse ator é foda queria mto que ele ficasse fixo na série mas acho improvavel…
    e eu ao contrário do Antunes não gosto desse episódio…achei que foi um episódio de ‘meio’ que ficou preso ali no final da temporada sem mto a contar por si mesmo…não que tenha sido ruim como Hero mas tb não foi bom como outros…
    e destaque pra cena que eu sempre comento hehehe
    Adama chorando ao ver o cartão da Kara de bigode…pra mim melhor cena da série e uma interpretação mágica do Olmos enquanto ele ri e chora ao ver o cartão…com ctz NUNCA vou me esquecer dessa cena…

    “”You were always like a father to me…”.
    “See the resemblance?”
    “Happy birthday, young man”
    “much love, Kara”.

  5. Lucas Barreto Gomes Leal

    ah destaque tb pra volta dos ataques a bomba e da tentativa de impedir o julgamento matando o advogado…qualquer semelhança com o julgamento do Saddan não é mera coincidencia!!!
    ps seria alguem conhecido que está tentando impedir o julgamento com essas bombas!?!?!

  6. Paulo Antunes

    Paulo,
    Você não sacou a semelhança? Tua interpretação da dor causada pela morte da Kara não foi muito diferente da leitura do Marquinho para o luto provocado pela morte do Colin e outras cenas dramáticas de Everwood

  7. Darth Cesar

    A serie deu uma melhorada agora no fim, não que antes estava ruim, mas voltou ao padrão.
    Pra mim o Baltar tem alguma culpa, mas não para a pena de morte, que também sou contra.
    Muito boa à atuação do ator que fez o advogado, ficou meio agente Smith naquela pose, mas foi muito interessante, bacana a maneira como ele trouxe a numero seis para o lado do Baltar, é impressão minha ou ela já estava tocando os cachorros no Baltar?
    A cena do bilhete é boa mesmo, mas o assunto da semana é dublagem na fox…

  8. Paulo Fiaes

    Lucas,

    aquela cena do Adama olhando a foto realmente é forte, simples, mas significativa. sobre Baltar, ninguém tem certeza que ele ajudou os cylons. e agente sabe que ele foi enganado, na verdade. então, ainda assim, eu o inocentaria ou colocaria ele pra passar um bom tempo fazendo trabalho comunitários. do mais, ele é inocente.

    Darth,

    não é impressão sua, A cylon iria testemunhar contra Baltar, por isso a presidente e o comandante Adama fizeram tanta questão em participar do interrogatório. o advogado de Baltar é apenas uma das coisas muito boa nesse fim de temporada.

  9. Lucas "Gandalf" Leal

    Paulo eu quis dizer no periodo que ele tava na Basestar ajudando os cylons com as coordenadas, eles sabem que o Baltar tava ajudando eles nisso pelo episódio “Olho de Jupiter” e acho que por isso ele merecia punição sim!
    ;)

  10. Paulo Fiaes

    Lucas

    ta bom, ou você ajuda ou você morre? como puni-lo por isso? como disse a culpa de Balta é por ser egoista, mas alguém deveria ser preso ou morto por isso?

  11. Jorge

    Ô, tem mais gente que leva outros à morte, por seu egoísmo. Têm gente morrendo nos hospitais, equipes de saúde pirando, pq grana pra saúde pública é desviada! Realmente a diferença, em desconsiderando o egoísmo, o Baltar fez, ou morreria… tentemos uma analogia: estamos todos num acampamento, e um urso vai atacar, nessa hora é cada um por si, uns correm, outros se fingem de mortos, alguns atacam para se defender; o Baltar assina a lista de execução, não foi legal isso?

  12. Jorge

    Se ele corresse ninguém o culparia. Se ele só se fizesse de morto, ninguém o culparia, se ele atacasse ou ‘jugasse duplo’ até seria elegiado. Mas, não, ele até assinou lista de execução!
    É um bom caso pra pena de morte!

  13. Jorge

    Um grande agravante: ele se candidatou a representante do povo – líder! Ele, assim, abdicou do direito de fugir, abdicou do direito de fingir-se de morto… ele escolheu para sí ‘A responsabilidade’, ele deveria ter feito tudo o que pudesse para salvar a todos, mesmo que isso o levasse a própria morte. Como se vê nos carros de políca gringa: “to serve and to protect”!

  14. Jorge

    Qto ao adaminha…. às vezes, uma vez parente de celebridade, sempre co-adjuvante!

  15. Paulo Fiaes

    Jorge

    Você tem razão nisso, Baltar assumiu um compromisso com os cidadãos de New Caprica, mas os Cylos pegou todos de surpresa. e outra, nós sabemos que ele assinou a lista com uma arma apontada para a sua cabeça, falando sério, você não faria o mesmo? ele morreria, e aquela 200 pessoas morreriam da mesma forma. e por ultimo, ele n tinha onde se esconder, ao contrário de Tigher e Anders, então assim é facil chamalo de covarde. mas ele deve pagar por ser omisso, isso sim, mas pena de morte? quando matar alguém resolve alguma coisa?

  16. Wendell

    Não sei se alguém já comentou sobre isso antes, mas o Baltar está caracterizado como uma paródia de Jesus Cristo (barba, bigode e cabelo, …) e agora uma via-crúcis pelos adoradores de “deuses”, quando os Cylons são declaradamente monoteístas e propalam o “amor de Deus” …

    Qualquer semelhança não parece ser coincidência, haja vista que o conteúdo místico-religioso de BSG é um ingrediente fudamental da narrativa da série.

  17. Rô Floripa

    Fiaes,
    A introdução do teu texto bateu muito forte em mim. Nestes momentos aí que vc descreveu, o pior de tudo é ouvir ‘com o tempo passa’, nestas horas o que mais se quer é que o tempo volte, imaginar o tempo passar e a gente se acostumar com a ausência do amado que morreu, é muito doloroso.
    Adorei o Lampkin,ele é muito dissimulado e não faz questão de disfarçar isto, está sempre de óculos escuros. Imagino que a intenção dele em ter o Lee sentado junto ao réu trabalhando em sua defesa é uma estratégia de encenação, colocar o filho do comandante militar ao lado da defesa do acusado de traição.
    Acho que o Baltar é culpado sim de traição e merece pagar pelos seus atos e omissões. Mas não considero pena de morte como uma punição válida. Ele deveria ter prisão perpétua, nuam solitária, isolado de todos os humanos.

  18. João Luiz

    Prezados Faladoristas, Comentaristas e Acompanhantes Fieis da amada série BSG.
    Os grandes nomes do episódio passados são: Lampkim e William Adama,
    Digo isto por que a interpretação de ambos foi magistral, sem, contudo, descartar as interpretações de Baltar e Cia.
    O Advogado simplesmente arrebentou (falo isto por que sou um advogado também), dissimulado, falastrão, manipulador ao extremo e, por fim, simplesmente brilhante. Dá gosto ver atores com interpretações assim, tão reais que impressionam e te fazem sentir parte da trama.
    Fiaes, vc tá bom de montão….vou sentir tua falta qdo o Lucas voltar….(mas sei que vc não vai sumir e vai dar seus pitacos aqui e acolá).
    A série está ótima e esta temporada vai deixar saudades. Na minha modesta e humilde opinião, apesar do que o Baltar fez em Nova Cáprica com uma arma na cabeça não o inocenta de todas as acusações. Sua falta de caráter, egoísmo e, principalmente, sua traição em diversos episódios já são motivos o bastante para nós querermos vê-lo morto fuzilado ou jogado pela comporta de descompressão.
    Como o que deverá ser julgado, na minha opinião, serão as atitudes dele em nova Cáprica, acredito que uma sentença condenatória de morte não será o resultado(muito embora ele mereça). Só pelas atitudes de seu Advogado, percebo que serão os episódios mais delirantes os que vem pela frente. Como Advogado, eu também faria como o Lampkim o fez, trazer o Lee para perto dele e afastá-lo do Pai para que ele fique com sua própria opinião e não com a opinião de quem realmente quer a morte para o Baltar(Adamão e Roslin).
    Trazê-lo para o lado mais difícil (lado negro da força) irá, com certeza, trazer mais interesse e ação para os spisódios que hão de chegar em nossa telinha.
    Agora, só para descontrair, na Playboy deste mês( a da Bandeirinha Ana Paula) estão, também, as fotos da numero seis(Tricia Helfer) que saiu na Playboy americana de fevereiro.
    Vamos agora aguardar o julgamento do Baltar e ver no que vai dar.
    Cansei por enquanto…..(estou no trabalho)
    Volto outra hora.
    Bye Galera!!!
    Valeu Fiaes!!!

  19. Luis Felipe

    Ainda acho que Baltar tem um papel significante a desempenhar na série, e provavelmente será para o bem da humanidade, apesar de ele se sentir “o injustiçado”, no fundo ele sabe que teve culpa no genocídio da raça humana e acredito que ele fará algo heróico lá para o fim da série que ajudará os humanos e, provavelmente, ele não sobreviverá. Alguém imagina coisa parecida?

    Tbm acho que ele não deve ser condenado a morte, por vários motivos, mas principalmente pelo fato de eu achar que o personagem dele tem muito a render ainda.

  20. maria cecilia

    voces todos estão esquecendo que Baltar que começou tudo.Ele passou tudo para os Cylons e porisso ele deve ser condenado a Pena de morte.Talves esteja chegando a hora da grande revelação sobre tudo.O ator é ótimo e vai deixar muita gente pensando,como existe nesse mundo tantos Baltar espalhados por aí,destruíndo tudo que é belo para acabar em nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account