Log In

Reviews

Review: Battlestar Galactica – Rapture

Pin it

Cena de Rapture
Série: Battlestar Galactica
Episódio: Rapture
Temporada:
Número do Episódio: 50
Data de Exibição nos EUA: 21/1/2007
Data de Exibição no Brasil: 19/5/2007
Emissora no Brasil: TNT

Graças aos deuses, chegou e passou mais um final de semana, e junto com ele o décimo segundo episódio da temporada, levando Galactica à marca histórica de 50 episódios. Então, sem mais delongas, vamos ao review de hoje.

Galactica

Adama estava realmente blefando, ele não vai adiante com os planos de explodir o planeta. Assim, a missão fica a quem está nele, detonando as bombas ao redor do Templo. Ficou meio claro que Adama não ia explodir o próprio filho, ainda mais tendo um plano B no Planeta, e também porque tinham outras pessoas importantes no solo. Mas claro que também pesou e muito o fato dos raiders dos cylons terem sido mandados de volta. Mas acho que mesmo assim Adama ia acabar não explodindo o Planeta.

Helo e Athena resolvem salvar sua filha na Basestar, o plano é obvio, Athena morre, faz o download, pega sua filha e volta para a Galactica. A forma que isso transcorreu é que foi demais. Ela pede pra Helo atirar nela:

Eu imploro pra você fazer isso, encontre a coragem para fazer isso por nós dois.

Comovente a cylon sofrendo o tiro na barriga e caindo nos braços de Helo.

Adama ficou ressabiado com o plano de salvar Hera, pois Athena ao fazer o download poderia ser torturada pra passar informações da frota. Roslin resolve dar bronca em Helo também e é óbvio que Helo se descontrola e fala umas verdades para presidente. A cena é tensa, e o sangue de Athena estampado nas paredes dá o tom. Roslin pelo menos assume seu erro, e a vida de todos ficou mais uma vez na mão da Athena – mas como ela já salvou a Galactica tantas vezes quanto o Jack Bauer salvou os Estados Unidos nada aconteceu com a frota.

Athena faz o download e com a ajuda de Caprica mata Boomer e consegue voltar com Hera a Galactica. Eu jamais esperaria a Caprica ajudando a Athena, por mais que ela seja uma das mais humanas na Basestar. Ela estaria se prejudicando muito, exatamente como vimos no final do episódio: ela sobre a mira de armas ao chegar à Galactica sendo levada presa. Mesmo sabendo que seria presa pela frota, Caprica ficou do lado de Athena, ou seria melhor dizer do lado de Hera?

O sol começa a se tornar uma supernova, a Galactica prepara uma missão de resgate para os que estão em solo e salta para longe do sistema solar antes da explosão.

Tyrol, Adama, Roslin, Gaeta e Helo se reúnem e descobrem que o desenho nas paredes e no chão do Templo era uma representação da supernova, e descobrem que a décima terceira tribo viu uma supernova na época da construção do Templo, sendo assim a localização da supernova da época do êxodo é o próximo indicativo para busca da Terra.

Bizarro Kara ter desenhado na parede de seu apartamento o mesmo desenho – que representava a supernova nas paredes do Templo. A loira se lembra então da ‘profecia’ proferida por Leoben, de que ela tinha um destino, e que ele já está definido.

Basestar

Adama ameaça explodir o Planeta e vemos uma votação pedindo o retorno de D’Anna, porém a número Três segue adiante com o plano, desrespeitando a estrutura horizontalizada de decisões dos cylons, pela primeira vez.

Alguém mais achou absurdo o que a D’Anna fez? Afinal foi totalmente antidemocrática, contrariando os preceitos da sua raça. Todos os outros modelos cylons pareciam visivelmente irritados com a decisão de D’Anna, e não importava mais se Adama ia ou não atirar, o fato dela ter decidido sozinha foi decisivo para ela ser encaixotada.

A cena de Cavil contando do encaixotamento para D’Anna é demais, ela falando que faria tudo de novo, enquanto ele questiona essa crença dela de que estar em uma jornada messiânica para iluminar os cylons, razão versos religião. É pra quem não viu é isso mesmo, D’Anna foi encaixotada ao final do episódio, mas não somente D’Anna, mas sim todas as modelos número Três. Esse conceito de ‘encaixotada’ já tinha sido mostrado anteriormente no episódio Download. Com certeza a personagem e a atriz Lucy Lawless vão fazer falta. Mas por conta de esquisitices como ficar se matando para ver os cinco finais, passar por cima das decisões dos outros cylons e ficar extremamente amiga de Baltar, os cylons começaram a vê-la com outros olhos, e ela acabou sendo limada da sociedade cylon.

Athena acorda do download e Caprica está a seu lado, a cylon pede pra ver sua filha, a menina está piorando da doença. Caprica pergunta e depois de ver a filha o que Athena vai fazer, e ela diz que os humanos a traíram, e que tanto Hera quanto ela estão mais seguras na Basestar. Bom eu não sei se alguém durante o episódio realmente caiu nessa, mas eu tinha certeza que Shanon Agathon estava falando isso só pra conseguir ver a menina e mesmo com a traição de Roslin ela ia se manter firme a Adama.

Cena de RaptureLindo também foi ver que Hera reconheceu a mãe, mesmo ela sendo igual às outras cylons modelo número oito, Boomer se corroeu de inveja. E Boomer diz ter mudado após Nova Caprica, ela acha que humanos e cylons não devem permanecer juntos e diz não se importar mais com Adama, Tyrol e nem mesmo com Hera. Pelo menos foi bom ver que alguém tirou lições da situação em Nova Caprica. Nesse bate boca é o momento que Caprica decide ajudar Athena e vai contra Boomer.

Batalha do Planeta Alga

Maravilhosa a cena entre Apollo e Anders, em que Sam fala que se Kara morrer ele vai matar Apollo, Lee sem brincar responde:

Se ela morrer, eu deixo.

Então Lee resolve salvar Kara. E ele pede pra sua mulher fazer isso por ele. Alguém mais se comoveu com o Apollo pedindo pra Dee salvar a Starbuck? Nossa que situação inusitada e Dee realmente era a melhor opção de resgatar Kara. Me pergunto se muitas mulheres na situação dela fariam à mesma coisa? Vendo Veronica Mars, que faz a dobradinha com Battlestar Galactica aos sábados e mostra bastante o universo das ‘bitches’, sabemos que muitas não fariam nada mesmo.

Arriscar a vida da sua mulher pra salvar a amante só o filho do Adama mesmo. Dualla executa a missão e obtêm sucesso, salvando a Starbuck. Por sinal a cena da Starbuck com as mãos queimadas e da Dee tendo que pilotar o Raptor foi interessante. O Dialogo entre Dee e Kara é demais, primeiro a loira pergunta:

Lee te mandou?

Sim. Meu marido… ordenou-me arriscar a minha vida pela sua. É o que vou fazer. Vou trazer Starbuck de volta para Apollo.

Anders e Lee fazem os planos para deter os cylons em um declive entre as montanhas, e assim começa pra valer a batalha do Planeta alga. Engraçado foi ver que enquanto eles defendiam suas posições, militares de um lado do abismo e civis do outro lado, apesar de desconfiarem um do outro, Lee confiava nos civis e Anders confiava nos militares.

Os cylons aparecem e caem no plano de Lee. O tiroteio e as explosões que se seguem são espetaculares e angustiantes. Estas batalhas entre cylon e humanos são sempre muito boas, afinal os humanos sempre levam desvantagem e nos ficamos torcendo por eles enquanto roemos as unhas.

Tudo isso para dar tempo para Chief Tyrol descobrir o olho de Júpiter no Templo. Porém, como vimos no final do episódio, o Olho de Júpiter era a Supernova. Galen não descobre isso e os cylons avançam. Lee manda Tyrol destruir o Templo. Nesse momento chega Baltar, Cavil e D’Anna. Eles descobrem a bomba e desarmam ela. Aqui o episódio chega ao ápice, a supernova começa a acontecer, o teto do Templo recebe luminosidade intensa, e um desenho da supernova no chão se ilumina. D’Anna entra nele,e finalmente vê o rosto dos cinco finais. Agora, quem são infelizmente não sabemos, pois a cylon tem um colapso antes de poder contar algo pra Baltar e pra gente também. Baltar é capturado e levado a Galactica. A frase de Tyrol ao prender Baltar é ótima:

Bem vindo ao lar, senhor presidente.

Agora para quem D’Anna teria dito a frase?

Perdoe-me eu não fazia a menor idéia.

A quem D’Anna fez mal até agora para pedir perdão? Eu desconfio de Kat, pois quando D’Anna estava na Galactica ela expôs o problema com estimulantes da piloto, causando grandes problemas a mesma. E antes de morrer ela ainda diz para Baltar:

Você estava certo.

Certo sobre o quê? Não sabemos. E assim encerra o episódio e eu encerro meu review. Até semana que vem se os Deuses quiserem.

Curiosidades do episódio
• As armas utilizadas no episódio tinha uma espécie de esfera de areia, para simular o impacto de balas de verdade.
• 41.401 sobreviventes, um a menos que no episódio anterior.
• As cenas do Planeta Alga, em Kamloops, foram rodadas ali devido à peculiaridade geológica da região, além de ser próximo de Vancouver, aonde a série é rodada.
• Este episódio marca o retorno da série após o hiato na véspera de Natal. Agora imagina esperar mais de um mês pra ver o episódio depois do “continua” no episódio anterior?
• De acordo com podcast de Ronald Moore, a imagem no apartamento de Kara foi um símbolo que a atriz resolveu pintar antes desse episódio.
• A arte-final do olho de Júpiter e o desenho de Starbuck carregam algumas diferenças com a Nebulosa, a ordem das cores do centro à borda é diferente: azul, branco e vermelho para imagens verdadeiras da cor da nebulosa real; azul, vermelho e amarelo para o olho. A nebulosa real é também um bocado mais oval na aparência enquanto o olho é quase circular.
• A conversação de Três com Cavil no fim do episódio revela que os cylons humanóides não sabem quem os programaram e nem mesmo o porquê.

Séries citadas:

Viciado em séries desde 1998, quando gravava os episódios em fitas cassetes para assistir depois (estou ficando velho). Minhas séries prediletas são: Battlestar Galactica, Boston Legal, Ally Mcbeal, Quantum Leap, Dexter, X-Files, GoT, TWD, Seinfeld, dentre outras! Atualmente sigo buscando séries que forneçam algo mais do que um passatempo de qualidade, ainda que para tanto precise recorrer a séries antigas que não vi.

50 Comments

  1. Lucas Barreto Gomes Leal

    Tem algumas cenas ‘deletadas’ do review que eu detalhei tb num pedaço a parte e vou colar aqui no comentários depois (só não faço agora pq não estou em casa)
    e uma pergunta apenas, será que se o Lee tivesse gordo ainda a Kara ia querer ficar com ele?e a Dee ia fazer tudo isso pra continuar com o rapaz!?!?sei não hein
    hehehehe

  2. Darth Cesar

    Grande Lucas seu rewiew esta ótimo, o episodio foi sensacional e só me deixou com mais perguntas, como por exemplo seu comentário la na ultima linha, os cylons humanóides não sabem quem os programaram? Isto, em minha opinião, abre enormes possibilidades.
    É impressionante como as coisas avançam na serie, o que teriam os 5 cylons a ver com a 13. tribo? Pois a D anna os viu no templo que foi construido a muitos séculos pelos humanos, não foi uma alucinação isolada dela, ao que parece, e a frase s/ o Baltar não seria que ele é um cylon???!!!! Foi uma pena a D anna sair, e agora como fica esse lado místico dos cylons que ela representava tão bem?.
    Coincidentemente sábado estava vendo a 1 temp. (tive que comprar o box) e a Kara foi a única a conseguir manobrar o raider, coincidência??? Será ela um dos 5, esses 5 foram uma senhora sacada pra serie!
    O Baltar é muito azarado, muito coisa boa deve vir por ai, agora que vão cair de pau em cima dele heheh pelo menos ele vai ter a Caprica do lado, espero.

  3. Eduardo

    O meu palpite sobre as identidades dos 5 Cylons finais vão para 3 pessoas:

    1-) Chief Tyrol: Afinal de contas, esse negócio dele ficar em “transe” e achar o templo é meio suspeito. Além do mais, quando Lee ordenou que ele detonasse o templo, o Tyrol simplesmente não conseguiu apertar o detonador, pois ficou “travado”. O Lee teve que tomar o detonador do Tyrol e apertar o botão, o que não adiantou nada, pois as bombas já haviam sido desarmadas pelos Cylons que chegaram no templo. Essa “travada” do Tyrol é outra coisa que eu também achei suspeita.

    2-) Starbuck: Essa profecia do Leoben, de que “ela tinha um destino, e que ele já está definido” me parece meio coisa de Cylon pré-programado.

    3-) Baltar: Primeiro, tem aquela número 6 na cabeça dele. Não acho que ela seja um anjo, e muito menos que Baltar seja esquizofrênico. Logo, acho que ela faz parte da programação inserida na cabeça dele.
    Em segundo lugar, quando D’anna disse:
    “Perdoe-me eu não fazia a menor idéia”,
    lá no templo, acho que ela viu o rosto do Baltar como um dos 5 Cylons e se desculpou por ter torturado ele.
    Em terceiro lugar, quando D’anna, antes de morrer, disse a Baltar que ele estava certo, acho que ela quis dizer que ele estava certo em relação à sua desconfiança de que ele poderia ser um Cylon.

    E sobre D’anna ver a face dos cinco e morrer, acho que talvez os produtores tenham se inspirado no Velho Testamento, pois em “Êxodo 33:18-20”, quando Moisés pede para Deus mostrar-lhe toda a Sua glória, Deus responde a Moisés:
    “Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver”

  4. Rô Floripa

    A pergunta que não quer calar na minha cabeça: PORQUE ESTES 5 SÃO TÃO ESPECIAIS? A ponto de serem um assunto tabu para os outros cylons humanóides, a ponto de nenhum deles saber a aparência deles, a ponto de deixar a D’Anna obcecada em descobrir isto, e pq ela morre logo depois de ter visto a face dos 5 naquele templo. E aquele templo foi feito pelos humanos e não pelos cylons. Caramba, é muito mistério num só aspecto da história.

  5. Mica

    Primeiro: ainda não li o review sobre o episódio da Kat. Oh, vergonha!!!
    Segundo: fiquei de luto ao saber que a Lucy Lawless iria deixar Battlestar Galactica e não tinha a menor idéia de como eles fariam para desaparecer com a número 3. Resposta apresentada ^_^, e, devo dizer, uma excelente saída. E cá entre nós, apesar de eu ser fã da Lucy, estava querendo matar a D’Anna há um tempão. Ela era muito louca pro meu gosto, até para uma cylon -_-.
    Terceiro: já me manifestei aqui sobre o assunto, mas cabe traze-lo à baila novamente. Athena tem as memórias da Boomer, pelo menos toda a memória do que ela vivenciou antes de saber que era cylon. Como ela as tem? Essa comunhão de informações é voluntária ou involuntária? Athena precisaria trair a frota voluntariamente, ou os outros cylons automaticamente tem informações privilegiadas porque compartilham dos pensamentos (mas não dos sentimentos) uns dos outros? E, se não há esse compartilhamento, como afinal ela tinha todas as memórias e informações da Boomer!??
    Quarto: Se uma vez eu senti pena da Boomer, agora eu senti dobrado. Essa garota não merece o destino que teve.
    Quinto: A minha grande dúvida também é saber quem afinal a D’Anna viu naquela visão.
    Sexto: Novamente sobre a criação dos cylons. Há quantos anos os cylons existiam antes de se rebelarem? Eles viajaram para a Terra junto com a 13ª tribo? Tudo indica que sim, mas isso significaria que os cylons existem desde antes deles saírem de Kobol. A diferença é que naquela época eram simples auxiliares dos humanos e não seres rebelados. (agora estava pensando…aquele artefato contaminado deixado para trás, foi deixado de propósito para destruir os cylons ou foi por outro motivo? Não lembro da explicação que a série deu).
    Sétimo: Chief travou na hora de apertar o botão pelo mesmo motivo que eu travaria: falta de coragem de destruir um monumento como o templo, e junto com ele, talvez, a única pista que tinham da Terra.

    Sem mais para o momento. See ya ~_^.

  6. Paulo Fiaes

    faço das palavras de Mica a minha
    e há quem diga que o fato da audiência ter caído lá fora quis dizer que BSG perdeu a qualidade, fala sério

  7. Luciano Cavalcante

    Evidentemente – considerando tudo o que sabemos sobre o personagem D’Anna – o cylon a quem ela pede desculpas só pode ser alguem na cadeia de comando: será a Presidente, ou o próprio Adama? Levando os humanos em alguma busca maluca pela 13ª Tribo?

  8. Marcelos

    Confesso a todos que nunca dei muita atenção para os Reviews do Lucas (sempre passei direto para os comentários), mas dessa vez foi meu único recurso para saber o que aconteceu nesse episódio. Estou na europa, e sem acesso a tv a cabo!!!!(rsrsrsr…).
    Lucas, seu Review está ótimo. Fiquei satisfeito como vc contou o desenrrolar das coisas. Pude imaginar tudo. Bem, só espero que o Gaius agora leve uma boa surra!!! ele merece!o cara já anda chorando o tempo todo mesmo! rs…
    Abraço p todos.

  9. Lucas Barreto Gomes Leal

    Cenas ‘deletadas’ do review

    1 – A cena de Adama ‘refugando’ foi resumida obviamente, todo o dialogo do CIC foi muito tenso
    e por alguns momentos parece que Adama realmente vai atirar as ogivas no planeta, até
    que os Raiders retornam, ai ele cancela, mas como já disse pra mim desde o inicio tudo era um blefe

    2 – Dee durante o resgate de Kara, chega a ser atacada pelos cylons, a mulher de Apollo
    ve o seu companheiro de missão Fischer ser morto pelos cylons. Também morre Hillard, um civil,
    durante a defesa do Templo.

    3 – Baltar e D’Anna debatem sobre o Escolhido, Baltar diz que D’Anna é a escolhida para
    ver o rosto dos cinco finais, a cylon diz ter medo de ver o rosto de Deus e enlouquecer
    que nem o Hibrido, que olhou o espaço entre a vida e a morte, mas ficou louca por causa disso
    e Baltar diz para ela ter fé em Deus (parece que Baltar realmente adotou o monoteismo dos
    cylons)
    legal foi ver a número Seis mais uma vez nas visões de Baltar dizendo que ele é o escolhido
    e não D’Anna, e ele responde a D’Anna e a Caprica ao mesmo tempo que ‘ele sabe'(essas respostas encaixadas
    sempre foram muito boas)

    4 – Athena se aproveita da doença de Hera e da o golpe nas cylons (caprica e Boomer), ela diz
    que Hera precisa ser examinada por um médico, e que os médicos dos cylons nunca trataram
    de uma criança sendo assim ela precisa levar Hera para Galactica, Caprica ajuda a cylon
    como eu citei no review. A pressão que Athena fez falando que “deus não irá te perdoar”
    mexeu com a cabeça da Caprica com certeza. Boomer chega a ameaçar de matar Hera,
    realmente muito invejosa a cylon, parece que realmente ela gostaria de estar no lugar
    de Athena como a Patricia fala aqui nos comentários habitualmente
    Na duvida entre a vida de Hera e ajudar Shanon, é a hora que Caprica fica do lado de
    Shanon dá um soco em Boomer e quebra seu pescoço, incrivel pela segunda vez ela mata uma
    cylon pra proteger alguém, primeiro foi Anders agora foi Athena.

  10. Lucas Barreto Gomes Leal

    5 – Tyrol fica mto insatisfeito de ter que explodiu o Templo, afinal era um local sagrado,
    e também por ele não ter descoberto o Olho de Jupiter, mas como já disse é legal
    ver esse lado do Chief pois ele sempre foi averso a religião

    6 – Dee vs Kara, agora elas discutem no mesmo nivel que foi a discussão entre Apollo e Sam
    Kara fala que não vai poder voar por causa da morfina e das mãos machucadas, Dualla fica
    puta, “isso é muito bom (totalmente revoltada e ironica)”. Kara percebe a desarmonia
    e diz “Ele não vai te trair, ele é muito honrado” (que falsa Lee já está traindo ela e
    claro ela sabe) nisso Dualla responde “ao contrário de você?” realmente Starbuck
    se tornou uma personagem muito desonrada e sem pensar nem um pouco nos companheiros, o
    que ela faz com Lee e Anders eu acho extremamente errado. Como ela mesma diz “eu ao contrário de mim”
    “Eu amo Sam, eu odeio Sam” “Eu amo Lee, e odeio Lee”. Eu preciso trair só pra ficar tudo certo
    e quando ela vai adormecendo toma um tapa na cara pra ficar acordada(!) Dualla realmente
    surpreendendo nesse episódio.

    7 – Durante a cena do Templo, Cavil descobre a pq de D’Anna tanto querer o olho de Jupiter
    não é pelo caminho para a Terra, mas sim para ver o rosto dos cinco finais, o cylon se irrita
    puxa a arma para matar D’Anna mas não consegue pois é morto por Baltar.

    8 – Muito legal também o reencontro de Lee e Dee; Sam e Kara; ao chegarem todos na Galactica

    9 – D’Anna fala com Cavil antes de ser encaixotada, ela diz que não acha que é um problema
    questionar quem foi que criou os cylons, quem são os cinco finais, ou mesmo o porque da
    existencia deles, Cavil discorda acha que os cinco devem permanecer em segredo, D’Anna diz
    que um dia Cavil ainda vai ver o rosto dos cinco finais, e assim Cavil desliga ela
    A cena final quando é dado zoom out e vemos o modelo Cavil falando para as outros
    modelo Três que elas vão ser encaixotadas é demais!!!

    10 – (Curiosidade) Adama não usou as ogivas nucleares por conta de somente uma nave, mas
    para Adama os cylons atacaram os humanos por conta somente da invasão dele na zona do
    armistício, ou seja uma nave.

    11- (Curiosidade) O nome do episódio seria algo como Extase, mas num sentido de transcendental
    de morte, de passagem pros céus, o que tem tudo a ver com o episódio claro.

  11. Lucas Barreto Gomes Leal

    Marcelos fico feliz que tenha ajudado a vc que não teve acesso e espero que tenha gostado mesmo do review, algumas cenas eu cortei mas acabei de postar nos comentários ;)

    Paulo exato, é o mesmo caso de Veronica, mtos querem justificar que a série teve sua chance, e que a audiencia não aumentou, então tinha que ser cancelada, ue mas tem que priorizar a qualidade, se a audiencia fosse PESSIMA, o que não era o caso, ainda poderia até se conversar sobre cancelamento…mas enfim os fãs que sempre usam base de comparação audiencia pra qualidade mtas vezes cometem erros…como no caso de BSG

    Mica até aonde eu sei a Athena não tem as memorias da Boomer não, tipo tem de tudo que aconteceu antes delas terem vidas independentes, mas exemplo tudo que aconteceu enquanto Athena estava em Caprica a Boomer não tem conhecimento, e idem tudo que aconteceu na Galactica enquanto a Athena estava em Caprica, mas claro que a Athena sabe de tudo isso pq as pessoas contam, já a Boomer não tem como saber…mas acho que quando elas morrem e fazem download talvez elas compartilhem as memorias com os outros modelos…eu acho que não mas pode ser…
    o resto concordo com quase todas as afirmações e/ou já comentei o assunto em outros momentos oportunos no orkut hehehe

    Ro falou tudo…e descobrindo os 5 da pra se formular algumas teorias do pq eles são tão especiais…mas até lá não da pra debater nada e tudo não passa de um mistério…e ai temos que antes de perguntar quais os planos dele (afinal os cylons TEM um plano!!!) e pq eles são especiais, temos que perguntar QUEM DIABOS SÃO ELES!!!hehehe

    Eduardo bons palpites, eu hj sei quem são, mas na época pensei em
    Kat, Baltar, Dualla, Seelix e o outro eu nunca tive uma posição certa, mas descofiava do Cottle, do Tyrol e do Gaeta!!!
    mas fica dificil eu defender meus motivos agora sabendo quem são os 5!!!

    Darth concordo com vc…esses 5 foram uma GRANDE sacada e a quarta temporada promete ser basicamente sobre o destino deles…e deve ser mto boa pois a trama é sensacional
    quanto a “os cylons humanóides não sabem quem os programaram?” meu tb achei isso fantastico…e não me toquei isso da primeira vez que vi o episódio!!!mas dessa segunda vez eu vi isso e meu queixo caiu!!!abre MTAS possibilidades MESMO!!!

    e bom valeu pelos elogios gente!!!obrigado mesmo

  12. Rô Floripa

    Este fato dos cylons humanóides não saberem quem os fez é muito intrigante. Juntando ao fato que os outros cylons conhecidos, execeto a D’Anna não quererem saber quem eles são me leva a imaginar que eles devam ser muito especiais. Diferentes mesmo dos 7 modelos cylons humanóides que conhecemos. Será que eles não estão num nível entre o humano e o cylon? Não pdoeriam ser a ligação entre as 2 raças?
    Eu desconfio da Dee desde um episódio (acho que do início da 2ª temporada) em que uam nave com centuriões aborda a Galactica e sai atirando em todos os humanos que cruzam seu caminho, a Dee dá de cara com eles e consegue se esconder. Como é que eles não perceberam a presença dela? Acho que o Apollo casou com uma torradeira – hehehe. Vai ser muito irônico. Eu imaginava também a mulher do Tigh, ela pode reaparecer.
    Não imagino que nenhum dos personagnes majors sejam cylons, tipo a Roslin, Adama, Tigh, Kara, etc

  13. João Luiz

    Prezado Lucas,
    Os seis modelos “conhecidos” são o Cavil, a desligada Danna, Boomer, Leoben, aquele reporter e o médico (Cáprica – A Fazenda) estes dois eu não lembro os nomes, mas vc disse que “incrivel pela segunda vez ela mata uma
    cylon pra proteger alguém, primeiro foi Anders agora foi Athena.”
    Qual foi o ep que aconteceu esta primeira morte Cylon???

  14. Patricia E.

    “Qual foi o ep que aconteceu esta primeira morte Cylon???”

    Foi no 18º episódio da 2ª temporada, “Downloaded”.

  15. Mica

    Li metade dos comentários, depois leio o restante. Só queria dizer uma coisa: a Athena, lá no início, ela fala que sabe tudo o que a Boomer sabe, tudo o que ela vivenciou na Galactica, tudo o que ela sentiu pelo Chief…mas como são duas pessoas diferentes, apesar de serem o mesmo modelo e compartilharem memórias, ela não sentiu o que a Boomer sentiu, e por isso apaixonou-se pelo Helo e não pelo Chief.
    Mas foi a única vez que eles se deram ao trabalho de mencionar o assunto…acho que os roteiristas esqueceram desse detalhe ^_^.

  16. Lucas Barreto Gomes Leal

    João os sete cylons conhecidos são

    Aaron Doral (o do primeiro episódio da série (mini-série), e o que poem a arma na cabeça do Baltar) (número cinco)

    Simon (o que se faz passar por médico na Fazenda, o unico cylon negro)

    D’Anna (a encaixotada, a reporter) (a número 3)

    Boomer (a número oito, a que atirou no adama)

    Seis (a Caprica)

    Leoben (o que foi o marido de Kara)

    Cavil (o padre, o que ‘torturou’ Tigh, etc)

    ;)
    ou seja vc esqueceu da Seis poxa!!!hehehe
    são 7 os modelos cylons conhecido…como são 12 modelos foi criado o mito dos ‘cinco finais’

    e a primeira morte foi no episódio Download, aonde a D’Anna é morta pela Caprica
    (como já te respondeu a patricia)
    obrigado Patricia ;)

    Mica ela diz isso até o momento dela ‘nascer’ as coisas que acontecem com ela em Caprica não são compartilhadas pela Boomer, e nem as coisas que a Boomer viveu na Galactica após a Athena ‘nascer’ são compartilhadas
    o fato é que antes dela nascer as memorias devem ser comuns…então ela sabe de como ela entrou pra frota e etc…e consequentemente o que a Boomer sentiu pelo Chief…
    então acho que foi isso que eu te disse…a Athena ainda não tinha ‘nascido’ então ela tem as memorias da Boomer…depois que ela nasce ela tem uma memoria independente…ai elas não compartilham mais memorias…mas baseado nisso é fato, as cylons que nascem podem compartilhar a memoria da Athena!?!?!ou a Athena só sabe dos sentimentos e dos acontecimentos da Boomer pq alguem contou pra ela, ou pq a Boomer foi espionada ou algo do genero?!realmente tua observação tem razão e parece ser um ‘furo’ no roteiro…

  17. Eric Fernandes

    Belo Review, Lucas!

    Já que a Mica disse tudo, não tenho muito a acrescentar. Mas agora que a série começa a esquentar, de verdade! Na época que assisti o episódio, fiquei absolutamente maluco pra saber quem eram os 5 cylons! huahuhuhua! O roteiro foi muito bem amarrado e o clima tenso do episódio só ajudou. Um excelente episódio!

  18. Lucas Barreto Gomes Leal

    obrigado eric, tb fiquei maluco, mas como a série estava bem adiante eu não podia conversar nem ler nada com medo de spoilers uauahua ai fiz maratona pra poder ver tudo e meu realmente as coisas esquentam muito!

  19. Edson

    Oi!

    Só um comentário breve sobre as memórias em comum dos cylons, em específico das número 8: Shanon e Athena.

    Athena foi ativada no final do episódio piloto. Ela aparece na estação bélica quando a frota e a Galáctica vão embora para longe do sistemas planetários das 12 colônias. Antes disso ela seria só um corpo vazio esperando que algum dos modelos 8 ativados morressem paraa fazer donwload.

    Os cylons, na minha opinião, resolveram ativá-la para pegar informações sobre a galáctica, pois sabiam que ela era um dos oficiais da nava e devem ter captado suas memórias durante a batalha mostrada no final do episódio piloto (do mesmo jeito que fizeram pra pegar a gravação de TV, como mostrado no episódio ‘Final Cut’, o primeiro em que D’Anna aparece). Por isto, Shanon e Athena têm as mesmas memórias e sentimentos até o momento desta batalha. O que viveram a partir deste instante é que as fez se distanciarem em ideiais, sentimentos, etc.

    Todas as memórias comuns de Shanon e Athena são reais para elas. É como se elas tivessem sido uma só pessoa até o instante da separação e daí em diante viraram duas diferentes.

    Athena lembra do que sentia por Tyrol, como mostrado em alguns episódios, do mesmo jeito que as pessoas não apagam um amor do passado ao descobrir um outro mais forte.

    Bom, após a ‘separação’, os cylons descobriram do outro oficial da galáctica (Helo) que estava em Cáprica, os cylons bolaram um plano extra… O que acabou não dando muito certo, pois Athena se apaixonou por Helo.

    E… Todos estamos vendo.

    Um grande abraço a todos.

  20. Lucas Barreto Gomes Leal

    Edson só tem um porém que é o que a Mica perguntou e eu estou me perguntando, se antes deles acordarem a Boomer elas compartilhavam memoria, se tiver mais algum agente dormente eles podem saber TUDO que acontece dentro da Galactica meramente acordando uma cópia desse agente na Basestar ou seja ele acordaria com todas as memórias até aquele momento?!!?
    eu acho que não
    que os cylons não tem a mesma memória eles tem a mesma programação básica (tipo todos os Cavil são rigorosos com os humanos e devem achar que são ‘padres’, todas as número 8 devem se lembrar qual o nome ‘da mãe, do pai e etc’ informaçõs arrumadas) mas depois que acordam todos tem memorias distintas, logo a não ser que a programação basica das número 8 contenha ‘amar’ o Tyrol, não tem como a Athena sentir a mesma coisa…então acho que foi um furo como disse a Mica!ou se pensarmos diferente vai criar vários problemas de interpretação dentro do seriado…

  21. Edson

    Oi!

    As memórias não são compartilhadas por todas cópias de um cylon. Pois se fossem, após saberem que Athena traiu os cylons, só era preciso ativar uma outra para saber todos os segredos da galáctica.

    Foi isso que tentei explicar. Athena e Boomer (que chamei erroneamente de Shanon no comentário passado, já que Shanon são todas as número 8) são exceções. Só elas duas parecem ter memórias compartilhadas até certo momento.

    No episódio ‘Download’ é feito um comentário sobre as memórias, no caso da número 6, pelo fato de outros cylons a estarem tratando como especial por ela ter invadido o sistema de defesa das colônias. Ela não seria a única tratada assim se as memórias de todos os cylons número seis que fossem ativados após sua primeira morte fossem compartilhadas.

    E também, dos cylons mostrados até o momento, apenas Boomer não sabia que era cylon. Os outros, mesmo Athena quando fingia ser Boomer, sabia que era cylon e estava a par das memórias implantadas.

    Com exceção de Boomer, quando foram mostrados na série, todos os cylons já sabiam da sua condição. E não ficou claro se eles haviam permanecido realmente como agentes adormecidos para se posicionar na sociedade das 12 colônias até começarem a cumprir sua missão.

    1) Número 6 (Cáprica): pelo que foi mostrado e dito desde o início ela estava infiltrada consciente de sua condição. Qualquer história que ela contasse pra se disfarçar como humana ela mesma tinha ciência que era uma mentira.

    2) Número 6 (da nave Pégasus): fala pro Baltar que nunca foi um agente adormecido.

    3) Aaron (do episódio piloto): era um representante da imprensa que já estava ciente de sua condição,, mesmo jurando que era humano quando preso. Ele ficou muito nervoso quando percebeu que o ‘transponder’ cylon no ‘dradis’ da galáctica havia sido descoberto. Portanto não era um agente adormecido em que a programação lutava contra as memórias cylons. Ele usava as falsa memória para manter-se infiltrado.

    4) Leoben: estava no ancoradouro Ragnar (depósito de armamentos) pra aguardar possíveis sobreviventes e talvez se infiltrar entre eles, mas ele também já sabia de sua condição.

    5) Cavil: embora disfarçado de padre, não ficou nenhum pouco surpreso ao encontrar a si mesmo e até comentou que o outro não precisava ter vindo. Ele não era um agente adormecido.

    6) Simon: embora fingindo-se de médico para Kara, ele tinha total ciência de que era um cylon.

    7) D’Anna: embora não tenha ficado explícito, pareceu-me que, desde o início, ela tinha consciência de que era uma cylon, pois ao cumprir sua missão (expor detalhes sobre a galáctica e sobre a gravidez de Athena) sumiu da galáctica.

    Ou seja, dos sete cylons mostrados, apenas Boomer era um agente adormecido. Ou, pelo menos, foi o que ficou adormecido por mais tempo. Pois na série ainda não reveleram se algum dos outros permaneceu adormecido antes de começar a cumprir sua missão.

    Acho que é este um dos motivos que poderia fazer Boomer ter cada vez mais ódio dos humanos, pois ela achou que era humana por tanto tempo e, mesmo assim, foi completamente rejeitada por eles.

    Sendo assim, acho que só quem pode ser considerado agente adormecido é a Boomer e os 5 finais.

    Outra coisa: amar também se aprende!

    Amor à primeira vista acontece mas, no geral, amamos aquelas pessoas com quem convivemos e aprendemos a nos identificar.

    Os cylons da série, embora lutem contra isto, aprendem com a experiência. Ou eles sequer teriam se rebelado contra os humanos como aconteceu há quase 50 anos. Mesmo máquinas, não estão rigorosamente presos a uma programação.

    Quanto à Boomer aprendeu a amar Tyrol pela convivência e Athena sentia algo por ele por ‘lembrar’ de tudo que passaram juntos antes mesmo dela ser ativada, mas o tempo que ela ficou com Helo em Cáprica e o sacrifício que ela viu que ele estava sempre disposto a fazer pelos outros e, principalmente, por ela a fizeram admirá-lo ao ponto de chamar isto de amor.

    Nós humanos chamamos estas reações que ocorrem em nosso cérebro e que nos fazer querer estar muito com alguém de amor. Alguns cylons também.

    Sem mais, por hora.

  22. Marcos Almeida

    Não achei lá o episódio grande coisa, a exceção das cenas da D’Anna. Uma pena seu modelo ter sido descontinuado…

    Quanto a quem são os 5 cylons, eu não acuentei de curiosidade e fui atrás na net. Não se preocupem…não vou estragar a surpresa de quem não quer saber…hehehehe. Só digo que fiquei bastante surpreso apenas com um deles, mas do resto eu meio que já desconfiava…

  23. Darth Cesar

    Estava pensando algo que não tem nada a ver com o ultimo episodio, mas sim com a mitologia, os coloniais não deviam ser muito de exploração espacial, na 1. temporada em apenas 50 dias os caras chegaram a Kobol? como pode a 13. tribo ter virado lenda? eles nunca buscaram suas origens?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account