Log In

Reviews

Review: Battlestar Galactica – Crossroads – Part 2

Pin it

Cena de Crossroads - Part 2Série: Battlestar Galactica
Episódio: Crossroads – Part 2
Temporada:
Número do Episódio: 58
Data de Exibição nos EUA: 25/3/2007
Data de Exibição no Brasil: 14/7/2007
Emissora no Brasil: TNT

Graças aos Deuses o final da temporada chegou para assim obtermos mais algumas respostas mas, frak, fiquei aqui me perguntando o que escrever sobre o episódio, e só após ler o trecho escrito pelo Paulo Fiaes me inspirei finalmente a falar minhas impressões.

Gostaria de primeiramente destacar a maravilhosa trilha sonora que permeou a trama dessa season finale. Ao som de All Along the Watchtower, do genial Bob Dylan, fomos levados, na minha opinião, a maior revelação do seriado até agora – quem são os cylons finais, sendo revelados 4 dos 5! Se alguém ainda tem alguma dúvida os produtores da série já confirmaram – sim eles são cylons mesmo.

Também tivemos a resolução do julgamento do Baltar e a série mais uma vez conseguiu dar um tapa na cara da sociedade, pois a meu ver se fosse uma situação real Baltar provavelmente seria: 1- condenado, afinal ele tem seus esqueletos no armário; 2- ou seria absolvido, mas não porque o julgamento chegaria conclusão de que ele é inocente, mas porque o advogado faria alguma picaretagem ou o júri composto por pessoas distantes do acontecimento julgariam de forma condescendente, já que não foram elas mesmas que sofreram com as atitudes do réu.

A série mais uma vez foi além, rompeu preconceitos, ultrapassou as hipóteses levantadas pelos fãs e fez Baltar ser inocentado, ou melhor dizendo não foi inocentado, pois como bem vimos:

Não culpado não é a mesma coisa que inocente.

Essas foram às palavras do Almirante Adama, e apenas elas definem muito bem Baltar. Lógico que ele tem culpa pelas mortes em Nova Caprica e por ter ajudado os cylons a encontrarem o caminho para a terra, mas o que mais ele poderia ter feito? Eu ainda penso que ele merecia ser preso, pagar com um tipo de ajuda comunitária, pois definitivamente, ele é um homem que precisa aprender a pensar nos outros. Sem contar que, por causa do intelecto dele, os humanos estão onde estão, perto de encontrarem a Terra. A ajuda dele seria bem vinda, e definitivamente, não merece ser descartada. Agora o fato de ele ter sido solto mostrou que as coisas não serão tão fáceis como ele imaginava, talvez ele esteja mais preso do que nunca, pois por onde um homem odiado por todos pode andar? E aquela cena final é enigmática – será Gaius Baltar o Messias?

Mas o mais irônico foi Baltar ser inocentado por quem mais o odiava (com exceção feita a Roslin). Adama acabou votando pela inocência e deixando o Doutor livre de punição.

Mais ainda sobre o julgamento, e quanto a Lee Adama? Afinal foi seu discurso que acabou por inocentar Baltar definitivamente, não? Teria sido a estratégia de Romo Lampkin? Ou os dois? Mas enfim entendemos a motivação dele e em uma cena muito bem feita, pai e filho se entendem. Adama, como o digno líder que é, reconhece seu erro. E Lee inocenta Baltar, não por gostar dele, mas por saber que culpar este homem pela guerra é um erro, digo mais, ele sabe que inúmeras pessoas naquelas naves já cometeram os piores crimes, e todos foram perdoados. Como disse na última coluna, culpar Baltar, seria mascarar a dor de cada um, seria dar um nome para as perdas de guerra. Seria um ato de injustiça para promover a “justiça”, a vingança. Adama havia chamado Lee de covarde no episódio anterior e Lee mostrou a ele que já foi covarde, como qualquer outro que enfrenta uma guerra, mas Lee também mostrou o que é ser digno e atitudes como essa podem salvar os humanos deles próprios e podem acabar com esta guerra, que já perdeu seu sentido.

E quatro cylons são mostrados. Resta saber quem será o quinto, e as duas principais mulheres da série são suspeitas de serem o quinto cylon. Kara Thrace ou Laura Roslin? A ressurreição de Starbuck é um dos grandes mistérios criados, como isso pode ter acontecido? Será ela uma cylon? Será ela um ‘poltergeist’ como muitos fãs acham? Será que ao passar pela fenda no espaço ela conseguiu encontrar a Terra, e este era o seu grande destino? Sem dúvida, essa quarta temporada promete, e espero e acredito que a resposta para a ressurreição de Kara seja digna da série, que não podemos esquecer, não deixa de ser sci fi.

E Laura, com aqueles sonhos com as outras duas cylons, o que significa? Será ela a quinta cylon? Ou Hera realmente é o futuro da humanidade e a chave para o fim dessa guerra? Não podemos esquecer que Roslin teve um tipo de “crise” quando deu a pane geral na nave e quando os quatro cylons assumiram suas condições de máquinas. Cylon ou não, definitivamente, a presidente da frota tem uma ligação com os cylons maior do que ela imagina. E mais um motivo para contarmos os dias para a quarta temporada.

Eu julgo que essa conexão de Roslin e esses sonhos podem ser parte da missão dela, já que ela tem um papel importante na profecia como a que guiaria os humanos para Terra. Pode ser também porque ela criou uma conexão com Hera, já que o sangue da criança foi o que salvou sua vida e talvez tenha conectado as duas de uma forma misteriosa.

Cena de Crossroads - Part 2E eu tenho uma opinião diversa do Paulo – para mim Starbuck e Roslin não são suspeitas nem de perto de serem cylons, pois assim como os quatro que foram mostrados (ressalvas feitas para o Anders que infelizmente foi citado por um dos produtores na metade da temporada de que ele era cylon) foram supresas enormes, acredito que o cylon final vai ser uma grande surpresa, e Starbuck e Roslin são suspeitas para ‘despistar’. Apesar que o Chief Tyrol, se formos ver, até poderia termos matado no episódio Olho de Júpiter. Mas e os outros três? Então a meu ver Roslin e Kara estão totalmente descartadas de suspeitas. Os próprios sites especializados em Battlestar Galáctica classificam as duas como tendo baixas chances de serem cylons. Vale lembrar também que os Adamas foram descartados pelos próprios produtores. Agora, até que ponto podemos acreditar neles só no final da série pra saber, mas eu tenho outros suspeitos – como Dualla, Cottle, Gaeta e outras personages.

Cabe aqui um ‘furo’ da série. Em algum momento da temporada a Caprica Seis levanta a questão de que os cylons são em número iguais de homens e mulheres. Percebemos que ou ela estava bem errada (por não conhecer os cylons finais) ou os produtores vacilaram feio. Mas o que quis destacar com isso é que devido a maioria dos cylons serem homens, acho que o quinto cylon final será uma mulher, e apostaria que o Almirante Adama vai ter um netinho cylon, fruto da Dualla.

Mas e sobre os quatro que descobrimos? Anders, Tyrol, Tigh e Tory são cylons – lembrando, como bem comentou a Mica, que na verdade era para o falecido Billy ser um cylon, mas como o ator quis sair da série eles acabaram matando a personagem abrindo caminho para Tory. Isso muda absolutamente tudo na série. O que eles farão agora? Se Tigh é cylon, então os robôs humanóides foram construídos a mais tempo do que imaginávamos. E qual será a reação de Adama ao saber disso? Sem contar que todos os Cylons, são pessoas importantes para tripulação (Anders é piloto novato, Tyrol é chefe dos mecânicos, Tigh é o braço direito de Adama e Tory é braço direito da presidente) será que eles vão trair os humanos? Importante ressaltar também tudo que os personagens passaram – Tigh matando sua mulher por trair os humanos, quando na verdade é um cylon, Anders lutando em Caprica durante a destruição das colônias, e Tyrol, Anders e Tigh como lideres da resistência em Nova Caprica, mais irônico impossível.

Cena de Crossroads - Part 2Mas afinal, quem é o quinto cylon? E o que eles farão agora? Será que eles tem planos diferentes dos outros nove? E a pergunta mais importante de todas, o que acontecerá quando eles encontrarem a Terra? Em que época da nossa história eles encontraram a Terra? Como a frota vai sobreviver ao ataque repentino dos cylons?

É meus amigos, somente em 2008 para termos essas respostas. So say we all.

Séries citadas:

Viciado em séries desde 1998, quando gravava os episódios em fitas cassetes para assistir depois (estou ficando velho). Minhas séries prediletas são: Battlestar Galactica, Boston Legal, Ally Mcbeal, Quantum Leap, Dexter, X-Files, GoT, TWD, Seinfeld, dentre outras! Atualmente sigo buscando séries que forneçam algo mais do que um passatempo de qualidade, ainda que para tanto precise recorrer a séries antigas que não vi.

72 Comments

  1. Thiago FLS

    Final de temporada espetacular. Eu já sabia que quatro dos cinco cylons finais seriam revelados, mas felizmente não sabia suas identidades e fiquei embasbacado de ver Tigh e Anders entre eles.

    De Tory eu já suspeitava desde que ela apareceu, enquanto Tyrol, por causa daquelas visões de olho de Júpiter, já estava na minha lista. Quanto ao quinto e último, eu suspeito de Tom Zarek.

    E o discurso de Apollo no julgamento de Baltar foi fantástico. Melhor do que qualquer episódio de Lei & Ordem que eu já vi.

  2. Evandro Cartaxo

    A Starbuck pode até está sendo usada pelo produtores para nos despistar a cerca de ser o 5º cylon. Mas na minha opinião seria a escolha natural em função do enredo da série e a explicação mais natural para a ressurreição dela.

  3. Rô Floripa

    Para mim a identificação destes 4 xylons mostra que mais importante do que quem eles são, é O QUE ESLES SÃO QUE OS FAZEM DIFERENTES DOS OUTROS CYLONS. Afinal os ouitros cylons que nós já conhecemos não sabiam quem eles eram e, inclusive este é um assunto tabu para eles. Tanto que desligaram um deles por insistir neste assunto.
    Quanto ao Tigh, se ele é cylon e ele e o Adama se conhecem há muito tempo, antes das guerras cylons, então podem haver híbidros humano-cylon. O 5º pode ser o pai da Starbuck, e por isso ela ser especial.
    E o discurso do Tigh então, que maravilha. Acho que a posição dele e dos outros não vai mudar muito por se descobrirem cylons.
    E a música! Perfeita
    All Along the Watchtower
    “There must be some way out of here,” said the joker to the thief,
    “There’s too much confusion, I can’t get no relief.
    Businessmen, they drink my wine, plowmen dig my earth,
    None of them along the line know what any of it is worth.”

  4. Mica

    Na verdade, eles desligaram um dos modelos pq a atriz quis sair da série, hehehehehe. (mas pelo menos acharam uma explicação convincente para a retirada de toda uma numeração de cylons)

    Rô, nós já havíamos pensado nisso..a hipótese da Starbuck na verdade ser uma híbrida. Se o Tigh poder ser um cylon (o que significa que os humanóides já existem há muito tempo antes do que se pensava), então há sim a possibilidade da Starbuck ser híbrida. Entretanto, isso tiraria um pouco da importância da Hera, não? Deixaria de ser a primeira híbrida (ou ficaria como a primeira do ‘novo grupo’ de cylons).
    Mas o mais interessante é que a Cally levou na cara agora. Não apenas é casada com um cylon (depois de ter matado a cylon que ele amava, diga-se de passagem), como uma filha meia-cylon. (queria saber pq eu comecei a odiar a Cally de tal forma…)

    Acho que preciso reassistir esse episódio….faz muito tempo que eu vi.

    Mas só para finalizar, gostei muitíssimo do discurso do Lee e não posso discordar dele. Não sei se nossa justiça inocentaria ou não o Baltar (eu sinceramente creio que não….existem muitas formas de demonstrar que ele foi coagido a fazer o que fez), mas na situação que o povo de BSG está, ele merecia sim ser livrado da culpa. Condenar Baltar seria o mesmo que demonstrar toda a hipocrisia no perdão oferecido a todos aqueles antes dele ser capturado (entre outras coisas).

    Nunca irei perdoar o ator que fazia o Billie por sair da série. Eu sinto falta dele até hoje :-(

  5. Celso

    Acho que o Baltar é o único que representa o verdadeiro ser humano que todos nós somos. Ao mesmo tempo que amamos e somos bons, somos mesquinhos e só pensamos em nós mesmos e no nosso prazer.
    Matar Baltar seria matar a essência de nós mesmos.
    Nós todos somos o Baltar, o resto saõ caricaturas.

  6. Mica

    A propósito…escrevi errado! Eu quis dizer que eu sinceramente creio que nossa justiça inocentaria o Baltar (e falei ‘não’ por engano).

    PS: Meu computador não está entrando no live journal. Será que alguma alma bondosa aqui poderia tentar entrar no meu live journal e dizer se está funcionando ou se o problema é comigo mesmo?

  7. Lucas "Gandalf" Leal

    Coloquei justiça entre aspas (Seria um ato de injustiça para promover a “justiça”, a vingança) afinal no nosso pais as pessoas tem dificuldades de entende-la, um pequeno exemplo, já tivemos o personagem ‘The Punisher’ (que seria algo como punição, tanto que o lema do personagem é vingança e não justiça), traduzido como o ‘justiceiro’, as pessoas tem dificuldade para entender o que é justiça e não raramente vemos as pessoas acharem que a justiça é um instrumento apenas de punição e acabam para usa-la para se sentirem vingadas, bom justiça é muito mais do que isso e acho que a mensagem que o episódio passou foi muito importante pra que comecemos a aprender o que de fato é, ou deveria ser, a justiça

    AH se alguem notou eu não puis as curiosidades, eu ia fazer um apanhado com a dos ultimos episódios e mostrar o número de sobreviventes (afinal acredito que deve morrer mta gente nesse ataque cylon) mas achei que podia fazer no comentário caso vcs quisessem…então se alguem quiser peça que eu ponho aqui!se não vai ficar assim mesmo ;)

    Thiago vale lembrar que seria o Billy…então essa entrada da Tory foi suspeita, mas ela só entrou pra ‘tapar o buraco’ do ator que quis sair…

    Evandro e quem disse que Starbuck renasceu ou ressuscitou? cada um tem sua teoria!eu acho improvavel, pra mim aquele redemoinho era uma fenda, e ela somente foi pra outro lugar da galaxia chegando a Terra…se ela é cylon e ressuscitou vc acha que os outros cylons iam deixar ela sair livremente e encontrar a Battlestar para contar aonde fica a Terra?ou melhor se ela é cylon e ressuscitou então alguma nave da ressurreição tem que estar proxima da Galactica, ou não teria como ela ressuscitar…e ainda ela ficaria nessa nave chegando a Terra…logo os cylons provavelmente sabem aonde está a Terra…tb acho pouco provavel!

    Rô valeu por colocar a letra, eu ia por no texto mas ia ficar longo, então preferi não por!mas tinha ctz que alguem ia postar nos comentários hehehe ;)
    obrigado

    Mica falou bem, só faço uma ressalva quando vc diz que ia demonstrar toda hipocrisia, hipocrisia essa que a meu ver não existiu pq eles inocentaram o Baltar e mantiveram uma linha de raciocinio mto legal, porém se condenassem ele ai concordo com vc seria uma hipocrisia, por ora a hipocrisia se restringe a Roslin, que teve a ideia do perdão, mas não quis perdoar Baltar, mas o problema deles é pessoal…então eu dou um desconto pra ela!

    Celso eu não me julgo tão parecido com o Baltar, admito que as vezes TODOS pensamos igual, mas a diferença não estar no pensar esta no agir, acredito que eu jamais conseguiria fazer 1/1000 do que o Baltar já fez…pq por mais que tivesse prioridade a minha sobrevivencia, não conseguiria botar a minha sobrevivencia na frente da sobrevivencia da raça humana inteirinha!
    mas no geral concordo com vc, TODOS temos um pouco de Baltar, nem que seja nos pensamentos apenas…

  8. Lucas "Gandalf" Leal

    Mica vou entrar e dizer se esta funcionando…e eu entendi o que vc quis dizer apesar de vc ter digitado errado hehehe de fato ele foi coagido, mas acho que ele DEVIA ter sido condenado por ter ajudado os cylons durante o seu periodo na Basestar
    ps terminei de escrever e não abriu o live jornal não ;)

  9. Luis Felipe

    No começo eu tbm pensava que a Kara tinha se teleportado para algum outro lugar e aquela explosão que vimos foi da nave Cylon que estava por lá. Mas se vc pensar bem… se ela conseguiu chegar até a Terra, como ela conseguiu voltar sem ajuda alguma? Vejo duas resposta. Ou ela é realmente um Cylon ou ela conseguiu retornar pela mesma “fenda” que entrou.

    Eu me indentifico um pouco como Baltar sim, e como já falei em outro post, acho que o personagem dele ainda tem um papel muito importante a desempenhar, e acredito que será a favor dos humanos, isso se no final não haver a união entre Humanos e Cylons né, o que acho difícil depois do genocídio que aconteceu.

    Quanto ao sonho das duas Cylons e a Presidente, realmente deixa a impressão que a Presidente possa ser a última Cylon. Mas o que me deixou intrigado desde o começo é a cena da nº 6 junto comm o Baltar levando a criança. Então imagino que na 4ª temporada o Baltar + a nº 6 que está na Galactica vão “sequestrar” a criança de novo e voltar para uma nave Cylon.

    Pense bem, esse poderia ser uma trégua para a batalha eminente que está por vir. O episódio termina com todas as naves da frota precisando de 20 minutos para recarregar o drive de salto, o Almirante dizendo que eles não tem 20 minutos, e uma Battlestar contra 4 naves de guerra dos Cylons é suicídio. Então acredito que os Cylons podem vir a pedir a criança pela sobrevivência da frota humana. Bem, é só um palpite. Pode muito bem acontecer algo de milagroso e levar em conta que a Kara apareceu do nada e disse que tudo ficará bem e que ela sabe onde está a Terra.

  10. Claudino

    Lucas, volto a concordar com você com relação a Baltar. Me colocando no papel da presidente Roslin, ela sabe que a presença de Baltar na frota será um cancer, por isso ela estava tão empenhada em sua eliminação. Acho justo, ela como presidente pensar assim. Mesmo Adama, um militar de carreira, deveria estar preocupado com a agitação que a presença de Baltar gera na frota.
    Mas eu sabia que um personagem principal como Baltar não poderia ser obscurecido pelos roteiristas.
    Particularmente, achei meio forçada esse gancho dos 4 Cylons. Digo isto pelos postos que ocupam e por estarem 2 justamente em postos chaves na Galactica. Por que não teriam sido ativados justamente quando a Galactica começou a liderar a resistência? E se não tivessem resgatado Anders de Cáprica? Se dissesem que eles são simples Cylons eu até engoliria, mas uns dos 5 tão especiais? Quanto ao 5o. acham que poderia ser alguém da Pégasus?

  11. Lucas "Gandxalf" Leal

    Claudino
    “Por que não teriam sido ativados justamente quando a Galactica começou a liderar a resistência? E se não tivessem resgatado Anders de Cáprica? Se dissesem que eles são simples Cylons eu até engoliria, mas uns dos 5 tão especiais? Quanto ao 5o. acham que poderia ser alguém da Pégasus?”
    Poh tem que pensar exatamente o INVERSO
    se eles fossem cylons comuns ai não teria sentido não terem sido ativados antes, e eu não engoliria de jeito nenhum
    os 5 especiais são exatamente isso…nem os proprios cylons sabem ao certo quem eles são (só a D’Anna mais foi encaixotada) então a regra dos ‘outros’ cylons pode perfeitamente nem se aplicar a eles…estavam especulando outro dia que eles podem nem mesmo fazer download por exemplo!!!

    Luiz Felipe já expliquei o que eu acho da fenda e da Kara ser cylon, em suma para mim se ela fosse cylon e soubesse aonde a Terra está os cylons já estariam lá e não estariam nem ai pra Adama e a frota…estariam no Havia tomando um sol e se armando só esperando a frota chegar para ataca-los e defender a Terra…

    ah e esqueci de agradecer ao PAULO FIAES que escreveu o texto JUNTO comigo, ele que escreveu as ultimas colunas já que eu estava impossibilitado e acredito que se poder daqui pra frente escreveremos juntos ;)
    espero que tenham gostado do texto pro falar nisso!

  12. Rô Floripa

    Em primeiro lugar acho que a gente vai ter que fazer uma distinção e nomear as “espécies” envolvidas: temos os humanos, os cylons que conhecemos desde o início da série (as torradeiras e os humanóides), os híbridos cylons humanóides+humanos (Hera) e agora estes cylons que apareceram no último episódio (Tigh, Tori, Chief, Anders e o desconhecido) que eu os chamaria de cylons especiais e o híbrido cylon especial+humano (o filho de Cally e Chief). Por que com certeza não dá mais para separar entre humanos X não humanos (todos cylons e híbridos). Acho que a 4ª temporada vai se basear nisto e que a solução da guerra será neste sentido e principalmente no papel dos cylons especiais e seus filhos.
    Mica,
    A partir da descoberto do Tigh como cylon especial é que a hipótese de Starbuck ser um híbrido especial ficou mais forte para mim. Alguma coisa ela tem de diferente.

    Lucas,
    A letra toda combina perfeitamente na situação e aquela interpretação do U2 ficou maravilhosa.

    Não me acho Baltar não! Sei que o instinto de sobrevivência é muito forte, mas nós humanos não somos só instinto, somos razão também. Por mais que vejamos covardia e fraqueza temos também muitos atos de coragem e doação até da própria vida Na série mesmo, quando aconteceu a ocupação Baltar logo se rendeu aos cylons e sempre optou pela melhor opção para sobreviver sem se arriscar. Já o Gaeta se arriscava a levar as informações para a resistência em segredo, e quase foi executado pelos próprios humanos por isso que o consideravam um traidor pois não sabiam o que ele fazia enquanto ficava ao lado do Baltar para ajudar os humanos.

  13. Claudino

    Pois então, Lucas. Se a gente ficar pensando dá um nó danado em nossa cabeça. Os Cylons, por exemplo. Eles queriam destruir os humanos porque foram criados por eles, e não queriam mais esse tipo de ligação em sua história. Mas agora então os Cylons conseguem criar “humanos”, com emoções e capacidade até de se reproduzirem com os verdadeiros humanos. Não é a toa que agora os Cylons estejam vagando sem sentido atrás da Frota. Ao mesmo tempo que procuram destrui-los, parecem ao mesmo tempo quererem se tornar o que odeiam. E Alguns até nem “odeiam” mais.
    Faço essas reflexões porque não gosto da parte da história que fica procurando um sentido entre os Deuses dos humanos e o Deus dos Cylons, ou a coisa toda de destino de Hera e Kara.
    Como era super fã da série dos anos 80 (putz, estou velho) gosto mesmo é de ver os vipers atirando e os Cylons explodindo… rs.
    Brincadeira, claro, gosto até da parte da política e as tramas internas da Galactica, mas essa coisa de humanizar o inimigo me deixa com um pé atrás!

  14. Rô Floripa

    Erhhh, parece que eu esqueci de usar todos os sinais de pontuação – sorry!

  15. Claudino

    E se após lerem meus comentários estiverem pensndo, já quero deixar claro: Sim, eu teria usado a solução de enviar os Cylons com o vírus para o extermínio dos Cylons, assim como era a idéia do Lee.
    Sempre comentamos por aqui a questão de como iríamos reagir se estivéssemos lá. Então, pensando que talvez toda a sua família foi dizimada, todo o seu mundo destruido, eu iria querer revidar na maior força possível.
    E vocês vão dizer, mas é justamente isso que leva os homens-bombas a cometerem estes atentados horríveis no Oriente Médio!
    Exatamente! E é isso que acho sensacional na série. Ela te faz pensar e tomar um lado.
    Então, a bem de esquentar as conversas, quero aqui ser sincero: eu não conseguiria perdoar os Cylons. Estou errado? Tenho certeza que sim, mas como humano não tenho a obrigação de ser perfeito. E vocês, o que fariam?

  16. Paulo Fiaes

    Alguém ja se perguntou quem ativou os 5 cylons??

    Alguém falou de Deus dos cylons e Deus dos humanos, mas a verdade que o Deus é o mesmo, eles apenas amam de maneira diferente. isso não é familiar pra vocês?

    Bob dylan com interpretação de U2, e querem dizer que o emmy foi justo.

    bom Lucas, podemos sim escrever juntos, gostei muito da nossa parceria nesse texto.

    e ninguém está debatendo, como eles encontrarão a terra em que epoca da história? eu tenho uma teoria louca que eles encontrarão a terra bem antes de ser civilizada, ou melhor, os humanos qe vieram pra cá estão mortos, Meteoro? Condições climaticas? não sei, mas eu penso que eles(a equipe criativa de BSG) criará uma nova teoria para a nossa vida na terra.

  17. Lucas "Gandalf" Leal

    Rô essa situação do Baltar em NC, eu sempre me apego no ex-terrorista Zarek (bem mais que do Gaeta), ele como vice-presidente poderia ter assumido a mesma postura de Baltar, no entando se recusou a colaborar com os cylons e foi preso, chegando inclusive a ser incluido na lista dos que eram para ser executados (mas que foram salvos pelo tyrol e cia.)

    Claudino acho que essa coisa de humanizar o inimigo é para fazer um paralelo um pouco com os inimigos de guerra dos estadunidenses mesmo…afinal eles acham que os arabes no geral não tem cultura e querem impor a cultura deles…e pior desde o comunismo eles acham que todos que são inimigos cometem atrocidades, os famosos ‘comedores de criancinhas’ e se esquecem e eles por muitas vezes cometeram atrocidades bem piores (o único pais que atacou outro com uma bomba atomica segue sendo os eua)
    então acho valida essa tentativa de humanizar o inimigo…pois por mais que os cylons sejam ‘maquinas’ eles criaram uma cultura e como eu sempre digo por diversas vezes (na maioria provavelmente) são mais humanos e merecem viver bem mais que os que são humanos de verdade…(tal qual como os árabes com os estadunidenses…)
    e sobre o genocidio leia meu texto no review do episódio(é só procurar nos textos publicados com meu nome no site) para vc ter uma ideia do que eu penso, mas para resumir, eu faria diferente de vc, faria igual ao Helo, afinal se eles fizessem isso o que faria os humanos mais dignos de viver que os cylons?nos tornariamos iguais, se não pior…afinal até hj não se sabe exatamente o que motivou o ataque dos cylons, mas é sabido que provavelmente eles atacaram pois os humanos iam fazer isso primeiro…ou seja deveriamos cometer o mesmo erro novamente? já tentamos destruir eles uma vez e fomos destruidos…será que não é a hora de tentar outra coisa?

    Fiaes sim eu já me perguntei isso…e acho que eles não foram ‘ativados’ acho que eles iam tomar conhecimento disso quando chegasse um momento X, ou um local X…mas realmente é uma questão controversa…e sobre o periodo foi mais ou menos debatido uma vez já…eu não tenho uma opinião formada mas penso que uma hipotese bem provavel é eles voltarem no época de auge do Egito…
    ps é o Emmy não é nem nunca será justo…como todas as premiações =/

  18. Rô Floripa

    Fiaes,
    Eu argumentava desde a metada da temporada, que mais importante do que saber quem seriam estes 5 cylons, o crucial seria saber pq eles seriam tão especiais. Pq toda esta mística em torno deles, até o assunto ser tabu entre os outros cylons e a ponto de um modelo deles ser encaixota por insistir no assunto. Nesta minha colocação está inserido quem os acionaria, como seria a atuação deles depois disto e, principalmente, qual seria o relacionamento com os outros cylons.
    Agora minha maior questão é, pq eles foram ativados daquela maneira, os 4 juntos se descobrindo ao mesmo tempo. E pq o 5º não apareceu. Caramba! Dá para render muita coisa.

  19. Paulo Fiaes

    é assunto pra mais quatro temporadas, rsrs. como é bom assistir uma série sabendo que teremos inicio, meio e fim, Battlestar Galactica foi uma das melhores coisas que ja surgiu na TV, pelo menos do que eu assisto. e olha que tem muita coisa que eu gosto muito.

    Lucas,

    vc falou bem, os inimigos não são piores do que os humanos, apenas tem motivações diferente. e uma coisa que percebi agora é que BSG mostrou um terrorista, Zarek,que lutava por uma coisa que acreditava, mas não era por desordem, era por melhoras, ao modo dele, agora qndo os cylons assumiram NC, Zarek nao se juntou a eles(ai sim ficaria provado que ele é apenas um desordeiro), muito pelo contrario, ele salvou a vida da presidente. Perceberam a jogada de BSG? perfeito como sempre. os terroristas não são melhores nem piores do que agente, apenas tem motivações e modo de agir diferente.

    e eu também pensei que eles vão chegar naquela epoca do egito, mas na verdade eu acho que chegaram um pouco antes e meio que construirão tudo isso, toda essa lenda. ahh, nao sei o que eles pretendem, mas alguma coisa me diz que quando o ultimo episodio passar, ficaremos com mais perguntas do que respostas e espero ansioso por esse dia.

  20. Darth Cesar

    Como cheguei tarde por aqui acho que vocês já escreveram quase tudo sobre o assunto.
    Do julgamento achei sensacional a maneira como as coisas aconteceram, pois o julgamento era pra ser do Baltar mas acabamos ganhando de presente uma excelente discussão sobre o homem e sua hipocrisia, mas no fim das contas o resultado foi 3 x 2, ou seja, mesmo depois daquele discurso tão profundo do Lee, palavras belas não resolvem.
    To chegando a conclusão que o Baltar é o cara mais sortudo da galáxia, vive com aquela deusa ao seu redor e dentro da cabeça literalmente, papou outra beldade cylon, a D’Anna, agora é inocentado e ainda é tratado como um profeta e adorado pelo jeito por um grupo de mulheres???!!! Sem contar que a proteção que ele precisava chegou na hora h.
    Os 5 ou 4 cylons foram uma surpresa, ficou uma coisa muito estranha, pra que fazer os caras sofrerem tanto se no fundo eles são cylons? A resposta só pode ser que o grupo dos 5 cylons é bem anterior a guerra e eles já tinham um plano, quem sabe prevendo as ações do futuro, como o armistício e o contra ataque cylon, sem falar na arma biológica deixada no caminho pra Terra, e por falar em Terra, eu ainda acredito que a Kara é a quinta cylon, pois ela retornou ao mesmo tempo em que os outros acordaram.
    Será que os 5 cylons não estariam de alguma forma ligados diretamente com algum grupo de humanos na Terra? Se os 5 foram criados antes da separação em Kobol, eles podem estar na Terra e de alguma forma controlando as ações, digamos que chegando a um certo ponto da galáxia, próximo a Terra, os 5 das colônias são acionados, o que explicaria o sumiço da Kara, o seu retorno dizendo saber o caminho, e outra coisa, quer dizer que existe varias copias dos 5 cylons?
    Aquele final com a musica do U2 foi incrível e mudando de assunto, deve existir algum complô contra a serie, talvez pelo paralelo com a política americana, sei la, mas não indicar ela ao Emmy foi a gota dagua pra mim, com todo respeito a Heroes que adoro, mas uma serie que aborda o ser humano de forma tão fantástica quanto BSG não pode ser ignorada.

  21. Jorge

    Pois é, sci-fi, ainda falta falar de viagens no tempo/espaço (dobrar tempo e espaço), buracos negros, origem da raça no planeta….
    Afinal, os Cylons ‘evoluem’ para humanos, e/ou humanos são máquinas orgânicas!

  22. Marquetti

    O quinto cilon?(ou 12°) Adama, Adama, Adama, não importa o que digam, tudo é uma armação dos Cilons, Matar 12 bilhões de pessoas e deixar vivos só os merecedores de encontrar a terra prometida, e provar que cilons e humanos podem coexistir, a minha Boomer que o diga.

  23. Rô Floripa

    Marquetti,
    Se tudo é armação dos cylons então eles não merecem coexistir com os humanos, pelo ‘simples’ fato de matarem 12 bilhoes de indivíduos (independente da espécie). E como se faz para escolher quem merece e quem não merece viver?

  24. maria cecilia

    ADOREI o último episódio da terceira temporada.Nós estávamos precisando de um desfecho excelente para esperar o 4 e último ano,da melhor série de ficcção do momento.Kara não é Cylon mas vai ser ela que vai mostrar para ADAMA o caminho da TERRA.ATNT está de parabens pela repreise do 3ano.Espero que o tempo passe logo para podermos assistir dia 14 de março o 4 ano da série.

  25. João Luiz

    Prezados Comentaristas, faladoristas e amigos (tenho a honra de chamá-los assim)
    Ao chegarmos o fim de mais esta temporada, muitas dúvidas permeiam nossas mentes nos levando a uma deliciosa loucura de tentarmos antever o que será a quarta e derradeira temporada da amada BSG
    Terá a Starbuck realmente morrido?
    Será ela uma híbrido Cylon ou o quinto que falta?
    Será a Roslin uma Cylon?
    A terra será encontrada em que época???ou será apenas uma lenda?
    O fim desta temporada com a atuação brilhante do Adamão e do adaminha do Baltar e a descoberta dos 4 cylons em posições de extrema importância na frota nos leva a crer que a ultima temporada será fora-de-série.
    Lucas voce fez falta…
    Fiaes vc é ótimo….
    Esta dupla é infernal…
    Vou sentir falta destes debates.
    Com relação ao quinto e último Cylon a ser descoberto acredito que será algo inimaginável, até por que ele ainda não apareceu.
    Ser o Anders um Cylon(mesmo que os produtores tenha dito) não foi novidade
    vez que estar em Caprica Ocupada apenas combatendo por algo perdido seria de desconfiar, pois as torradeiras sabiam que alguém iria retornar para tentar um resgate e usariam isto para infiltrar agentes na frota.
    Ser o Tyrol, Tigh e a Tori agentes Cylon era esperado (estarem próximos)
    ou fazerem parte do alto escalão da frota.
    Acredito que esles foram programados para que acordassem ao chegarem na nebulosa (como de fato aconteceu) para impedirem o prosseguimento da
    viagem.
    O cerco dos Cylons na Nebulosa foi o gancho perfeito para a ultima temporada.
    Acredito, ainda, que chegarão reforços para a frota, talvez mais uma ou duas Battlestars
    que tenham escapado como a Pegasus.
    Não sei se chegarei perto, mas são minhas elocubrações a respeito.
    Quanto ao Baltar, intimamente queria vê-lo ser jogado no espaço, mas o discurso do Lee foi excelente e mudou minha opinião.
    Acredito que no caso do Baltar, apenas o fato de ser ignorado pelos demais será punição bem aplicada.
    Nada melhor do que ignorar um ninguém brilhante como ele. É de doer…
    O Lampkim, na minha opinião é o quinto Cylon. Muito misterioso, brilhante e faz até defunto acreditar na inocência de seus defendidos.
    Ele sabe, como todo Cylon, manipular as pessoas e as jogar umas contras as outras.
    Fica aqui registrado minha opinião.
    Concordo com o Lucas que a Starbuck e Roslin são consideradas suspeitas de serem Cylon
    apenas para despistar, e deixar a duvida até a proxima temporada.
    Starbuck, para mim, morreu mesmo (fico triste em afirmar e posso estar errado)e o que vimos no episódio final foi uma alucuinação do Lee
    causada pela nebulosa.
    É isto que me parece.
    Lucas…depois do final da quarta temporada (2008) como faremos para discutirmos outras vezes???
    Sei que com BSG não vai ser possível.
    Valeu gente..
    Um abraço

  26. João Luiz

    A proposito gente, aqui mesmo no Telesérie (Redator Teleséries), foi dito que a Katee Sackhof não sairia da BSG em seu ultimo ano como transcrevo abaixo:
    “Sackhoff não deverá ter problemas para conciliar as gravações de The Bionic Woman com o último ano de Battlestar Galactica. As duas séries são produzidas pela NBC Universal e tem produção executiva de David Eick.”
    Isto foi colocado aqui em 11/05/2007.
    Eu ainda acredito que a participação dela será apenas como ilusões, devaneios, sonhos ou algo de muito fantástico irá acontecer(é sci-fi não?).
    Tenho quase certeza de que a personagem realmente explodiu naquele buraco…(buraco negro? outra dimensão?) sei lá…
    bye

  27. Wendell

    Chute religioso para a data da chegada à terra:

    Os Cylons dando origem ‘a tradição judaico-cristâ (monoteísta) e o pessoal da frota à linha greco-romana (politeísta), o que remete para o Fim do Neolítico.

    No fim, aposto que o Baltar será o 5o. Cylon…

  28. Luiza

    Olá! Cheguei meio tarde aqui e pelo que li vocês conseguiram discutir quase todos os assuntos possíveis, eu diria. hehehe
    Mas eu sempre tive uma dúvida e queria saber se alguém poderia me responder:
    Existem 5 cylons “especiais”.
    Existem 5 deuses na crença humana
    Eles são os mesmos seres (por falta de uma palavra melhor hehe)??

    Ah…e outra coisa…eu ainda não tinha analisado as coisas desse jeito, mas o comentário do João Luiz me fez pensar que a Starbuck poderia ser então uma alucinação na cabeça do Lee, assim como a número seis é na cabeça do Baltar não? Sob este ponto de vista ela se tornaria uma cylon.

  29. Luiza

    Complementando meu comentário anterior:
    eu ainda custo a concordar com a idéia da Starbuck ter ressucitado, porque se isso realmente aconteceu, além de ter que haver uma nave da ressureição por perto e dos cylons terem deixado ela simplesmente sair de lá, isso também significaria que eles têm o corpo da Kara na nave.
    Sendo assim como eles não sabiam quem eram os últimos cylons?? Uma porta trancada talvez? Mas isso provocaria curiosidade no mínimo não? E porque a D’anna não simplesmente tentou abrir a porta ao invés de ficar se matando?

    Se a Starbuck for de fato uma cylon, na minha opinião, ela agora é uma “alucinação” do Lee.
    Se ela não for uma cylon…bom, aí temos todas as possíveis explicações que já foram citadas.

    [:)]

  30. Darth Cesar

    Luiza, na minha especulação a Starbuck seria de um outro grupo de cylons, que os que conhecemos na serie desconhecem, portanto não sabemos qual a capacidade tecnológica dos caras, eles podem estar longe do conflito humanos x cylons monitorando o progresso dos 5.

  31. Sérgio Deds

    Senhores, eu sou um grande fã de Battlestar Galactica. Me lembro de assitir a série original nas tardes de Sábado, na Rede Globo, há muito tempo atrás…
    Tenho uma opnião um pouco diferente a respeito do andamento da série na próxima temporada. Eu acho que a Starbuck é a quinta Cylon, e mais eu acho que ela ressucitou na terra, que em última instância é a responsável pelos Cylons.
    Observem que os quatro Cylons revelados “cantam” All Along The Watchover. Significa que a música foi plantada na sua programação. Esta é uma música terráquea. Isto nos leva a crer que a terra que será encontrada está no futuro e não no nosso tempo presente. Eu acho que a terra está por trás de todos os acontecimentos das colônias, manipulando e influenciando os acontecimentos…

  32. Sandro Nei de Almeida

    Definitivamente, é a melhor série que já assisti. Tem excelente enrredo, discute nas entrelinhas e tambem explicitamente importantíssimos assuntos sociais e filosóficos (mesmo não deixando de ter certa pendência ideológica, aliás nunca vi filósofo algum com julgamento neutro mesmo), efeitos visuais de tirar o fôlego, tem ótimo drama, e é divertidíssima.
    Parabéns criadores da série atual (não desmerecendo a antiga) vocês deixaram matrix no chinelo. rss.

  33. alex

    eu tenho uma colocação: a hera e um hibrido humano+cylon, mas se o “chief” tb e cylon, o filho dele tb e um hibrido! e ai??? p q so a hera e especial?

  34. Joao Santanna

    Galera , depois de ler todo os comentários e ver alguns episódios varias vezes venho compartilhar com vocês o seguinte….
    Acho que a Starbuck não morreu , se vocês verem novamente o episódio de maelstron ( redemoinho = Mandala do Templo ) antes do viper explodir ela poe a mão na alavanca de ejeção , na sena bonus que vem com o episódio aparece ela reclamando com o chefe Chief Tyrol sobre um fluido hidráulico que esta vazando do seu viper e que se precisar ejetar ela pode ficar presa , portanto eu acho que antes da nave explodir ela ejetou … acho que a nave que ela estava perseguindo pode ser da 13 colônia (Terra …) que ficava regularmente patrulhando a aérea do Vórtice , alias penso que aquele vórtice pode ser um wormhole (buraco de minhoca ) , uma passagem no tempo espaço , isso explicaria as distorções temporais que a kara estava tendo dentro do viper , talvez ao ejetar ela tenha sido socorrida pela nave que estava perseguindo que deve ser terráquea. Outra coisa vocês notaram que o Lee antes de encontrar a kara na Nebulosa ve a nave dela no Dradis e depois o sinal simplesmente some?? acho que a 13 colonia deve ter uma tecnologia mais avançada que pode enganar o Dradis ou simplemente uma tecnologia de camuflagem , isso explicaria por que a kara não conseguia captar a nave que ela perseguia no dradis e nem a galactica conseguia fazer o mesmo. Portanto acho que a starbuck está viva e dentro de um viper da terra!!! por isso no dradis do lee aparece a nave como não identificada por que não é da frota colonial e nem dos cylons , portanto nave desconhecida… Acho que a nave no vortice não entrou em contato por que não tinha autorização para faze-lo talvez ele precisassem antes checar a origem daquelas naves antes de tentar um contato…
    Quanto aos 5 cylons restantes não concordo com uma amigo que disse que eles foram programados para acordar na Nebulosa etc… eles estavam escutando a musica muito antes do ultimo salto para a nebulosa e se encontraram um pouco antes do ataque dos cylons … realmente não faço nem ideia por que a musica do bob dylan tava tocando na cabeça deles … e queria corrigir um erro .. a musica não está sendo cantada e tocada pelo U2 , a musica é adaptada e cantada por um musico chamado Bear McCreary … alias ele compões toda a trilha sonora da nossa amada miniserie .. o site dele é bearmccreary.com/ ok parece U2 … mas o cara canta e toca pra KCT!!! Antes que me esqueça o final da ultima temporada valia um filme longa metragem !!! animalesco !!!
    Um abraço galera

  35. Akira San

    porque encontraram o planeta Terra destruido, que final estranho.Não gostei. Alguem pode me dar uma resposta.

  36. Marcos

    Existe um grande furo que ninguem se tocou e ficou ridiculo se o chefe tyrol e um cylon, porque tambem nunca deram importancia ao seu filho com caly o quando deram a Hera ,os dois no caso não são Hibridos e não teriam a mesma importancia na trama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account