Log In

Reviews

Review: American Idol – a semifinal

Pin it

Elliott YaminLá se vão alguns meses desde que a quinta temporada de American Idol começou. Grandes cantores e péssimos aspirantes a cantores já passaram pelo reality show, até que restaram os três semifinalistas: Katharine, Taylor e Elliott. Antes da final, que será transmitida semana que vem pela Sony, porém, alguém tem que ir embora. Quem será essa pessoa a Sony revelará nesta quinta-feira. Ontem foi o dia do show semifinal.

Este show é dividido em três partes. Na primeira, os semifinalistas cantaram uma música escolhida por um dos maiores produtores musicais vivos, Clive Davis. Depois, uma música escolhida pelos jurados. Por fim, uma música que eles próprios escolheram. Quem foi bem? Quem foi mal? É o que veremos agora.

Elliott Yamin

Elliott abriu a noite cantando Open Arms, música escolhida por Clive Davis. O vocal foi excelente. Escutar uma música como esta vindo de Elliott só serve para provar que ele pode sim ser um ídolo, diferentemente do que muitos pensam. Esse é um tipo de música ideal para ele cantar quando tiver uma carreira sólida.

A segunda música de Elliott na noite, escolhida por Paula Abdul, é What You Wont do For Love. Essa apresentação teve ainda mais a cara de Elliott do que a primeira. Uma pena constatar que, comparando com a música anterior, o vocal retrocedeu. Vai saber, mas isso pode se mostrar um problema na votação.

I Believe to My Soul foi a música final, escolhida pelo próprio Elliott. Finalmente, a melhor dele na noite. O estilo era a cara dele, o vocal estava poderoso e ele se sentiu mais livre do que nunca. Ótimo.

Pois bem, terá Elliott alguma chance de permanecer no programa? É provável que a força da McPheever e da Soul Patrol vençam a indiscutível qualidade técnica de Elliott Yamin, e o coloquem para fora do programa. Mas faço minhas as palavras de Simon Cowell: a mãe de Elliott ficará muito orgulhosa do que ele fez no programa.

Katharine McPhee

Clive Davis escolheu uma música que, segundo ele, auxiliará Katharine a achar seu próprio som: I Believe I Can Fly. Não creio que essa seja a melhor música do mundo para Katharine cantar, tampouco para descobrir seu estilo. A apresentação provou isso: foi simpática, alegre, mas só. Teve um vocal irregular o suficiente para deixar Katharine em desvantagem no início.

Mas só no início, porque Somewhere Over The Rainbow, escolha de Simon Cowell para Katharine, foi a melhor apresentação da temporada – e uma das melhores da história de American Idol. O vocal estava inacreditável, Katharine estava linda e a idéia de ficar no chão foi uma grande sacada. É esse tipo de apresentação que eu costumo chamar de divina.

Por fim, Katharine cantou I Aint Got Nothing But The Blues, que parece ser o tipo de música que estará no CD que ela vier a gravar em breve. E tem mesmo a cara dela. No palco, Katharine ficou livre e com uma desenvoltura sexy. Não chega nem perto de Somewhere Over The Rainbow, mas não é algo que se despreze.

Com essas três apresentações, McPhee continuará no programa? Ela merece continuar apenas por Somewhere Over The Rainbow, mas as outras duas confirmam um pouco que eu não estou errado. Espero que, além de merecer ficar, que já é fato, ela fique de verdade.

Taylor Hicks

Esse não foi nem de longe o ano com as melhores escolhas de Clive Davis. Não mesmo. Ora, Dancing in the Dark é uma música de Bruce Springsteen de grande qualidade e não tem a cara de Taylor. Tanto é que, por mais que não tenha havido danças ridículas, o timbre adotado por Taylor para cantar a música foi inadequado. Ficou claro para quem conhece Dancing in the Dark que essa música é mais do que isso.

A sorte de Taylor foi a escolha de Randy Jackson, muito mais adequada: You Are So Beautiful. De qualquer maneira, foi uma apresentação melhor de se ouvir do que se ver, principalmente porque o vocal estava ótimo. O problema foi que, durante a apresentação, o olhar de Taylor estava desconcertante, procurando algo ou alguém nos bastidores do programa. Isso incomodou. Afinal de contas, o que ele estava procurando? Isso é algo que provavelmente jamais saberemos.

Taylor acabou encontrando o conjunto ideal e harmônico apenas em Try a Little Tenderness, que foi sua melhor da noite e uma das melhores de sua trajetória no reality. É a prova viva de que ele pode divertir o público sem as danças ridículas que o acompanham. A única coisa que eu mudaria na apresentação seria a roupa. Só.

Nem é preciso discutir a permanência de Taylor no programa, pois ele é o favorito a vencer e o que ele fez hoje já vale sua permanência. Parece que o eliminado será mesmo Elliott…

Mas, na sua opinião, quem vai sair? Quem foi o melhor da noite? E o pior? Não deixe de comentar!

23 Comments

  1. Paulo Antunes

    Grande review, Gustavo, gostei do novo formato.

    Mas como fã do Taylor apenas discordo da tua opinião sobre seus olhares em You Are So Beautiful. Ele esta fazendo pose, evitando propositadamente olhar diretamente para a câmera como se fosse muito tímido ou estivesse intimidado – foi um efeito visual interessante, porque com uma letra dessas o mais óbvio seria o cantor olhar para a câmera, como se quem está em casa fosse “so beautiful”. É por isto que ele irá além e o Elliott vai ficar. O Taylor sempre tem uma surpresa no palco, sempre vem com alguma coisa diferente.

    Mas de qualquer maneira é engraçado ver que mesmo quando ele tenta cantar a valer, com o máximo de seriedade, ele não consegue ficar na vertical, ele vai entortando as pernas e os braços, parece uma mola estendida que vai voltando para posição normal. Ele é uma figura realmente estranha.

  2. Laís

    Eu não assisti ainda.. vou assistir na reprise.. pq ontem não deu.. mas definitivamente eu torço pra katherine.. ela é minha favorita e ponto final.. maaas.. como eu não vi ainda a apresentação de ontem não posso opinar qual foi o melhor.. mas de qlqr jeito.. acho q a katherine vai ganhar já q, acredito q ela seja a favorita do povo.. Mas confesso q Elliott é mto bom de se ouvir.. agora definitivamente NUNCA eu escolheria, compraria, ou ouviria algum cd do taylor.. o timbre de voz dele é bom , mas peguei uma antipatia dakela dança.. eo jeito ele pega força pra cantar parece q esta cagando (me perdoem a palavra, mas não tem outra coisa q possa substitui-la).. ENfim.. essa é minha opinião..
    Abraços

  3. Lilian

    Cara, ontem foi muito bom, o Taylor – que é o meu preferido – tava demais, agora como eu já sei quem saiu, posso garantir, que não foi boa escolha do público americano, foi difícil de acreditar, mais tudo bem, agora espero que ontem – nos EUA – o publico tenha escolhido o Taylor, não olharei no site da fox, pq quero ver a surpresa semana que vem, mais fui dormir ontem torcendo pelo Taylor, o cara é demais, meu preferido!
    P.S. esse site é muito bom!

  4. André

    Todos sabem que =CENSURADO POR CONTER SPOILER= já foi eliminado e que o vencedor do American Idol de ontem nos EUA foi =CENSURADO POR CONTER SPOILER=. Ficar fazendo drama de “uuuh, quem será?” eh coisa velha, todos os sites americanos já estamparam o vencedor!

  5. Lourdes

    Continuo colocando a minha opinião: desde assisti os mulheres (quarta) x homens (quinta), admirava muito mais as quintas, e torcia para um homem ganhar. Gosto da Kath, adorava o Chris, e torço por um homem.
    Bom… vou ler agora quem irá ganhar, pq sempre leio antes!! rs
    Bjs e adorei os comentários, como sempre.

  6. Jorge

    Admiro o vocal do Elliot desde o início e fico feliz de ele não ter sofrido com o péssimo formato do programa, que colocou pra fora a campeã deste ano, Mandisa. Não havia ninguém melhor que ela. Mas dentre os homens, definitivamente é o Elliot. Por isso, discordo do Gustavo. E olhem que não discuto a qualidade da Kath. Mas não concordo com a permanência do Taylor.

  7. Laís

    Poxa.. q chato hein.. não vale colocar quem ganhou pow.. eu tô aki quase morrendo na expectativa e não rola contar quem ganhou… aiiii q saco… agora só falta ser verdade o taylor ter ganhado.. pow pamela.. ve c não estraga a surpresa.. to tomando o maior cuidado pra num descobrir quem ganhou antes da hora.

    >/

  8. Marcos Almeida

    CENSURADO POR CONTER SPOILER
    hauhauhahau Que coisa mais tosca!!!

  9. Laís

    Aneeeeeeeemm.. hauahuahuahuha

    acabei não resistindo e olhei quem ganhou
    fikei decepcionada!
    Sem comentários

  10. Lourdes

    é duro o pessoal ter a informação na mão e querer contar as coisas antes dos responsáveis deste site, que eu gosto muito. É típico as pessoas quererem se destacar mais que as estrelas, que são os escritores da coluna.
    Quer saber, vai lá, lê (eu mesma fiz isso, após opinar aqui) e espera sair a coluna certa para opinar. Não custa nada ter um pouquinho de educação.
    Desculpe mas não consegui ficar quieta aqui, vendo o show de besteirol desse povo querendo aparecer….

  11. Pâmella

    Desculpem, por ter “contado”! Mas eh óbvio q todos já sabiam! Parem de gracinhas e frescurinhas!

  12. digo_haha

    “Ai, como eu sou um pessoa com auto-estima muito baixa, eu tenho que chamar a atenção das pessoas postando spoilers”

    Como diria o juliano.

  13. Cesar

    O post foi excelente! Os comentários estão perfeitos, dignos de um fã de American Idol! Parabéns!

    Sobre os spoilers…bem, quem gosta de discutir séries em sites sobre séries, deveria ter o bom senso de preservar os participantes de spoilers. Nem todos gostam de saber antes de ver.

    Mas entendo que é uma questão de bom senso, inteligência, convivência pacífica, respeito, etc, etc, etc…

  14. David Contesini

    Eu simplesmente não posso terminar esta semana sem mencionar o quanto fiquei extasiado ao assistir Taylor Hicks cantar “You are so beautiful” – o que aconteceu naquele palco foi ímpar; não é sempre que se pode testemunhar alguém colocar tanta vida numa interpretação. A maneira que Taylor se contorce à medida que a música se desenrola é o retrato de um artista que não se limita ficar apenas “emocionado”, ou “arrepiado” durante a apresentação, mas consegue liberar tudo o que tem em um momento apenas. Nota? Off scale.

  15. Dominique

    A Kat esteve perfeita em Somewhere Over The Rainbow!!! Foi mágico, divino… A melhor apresentação de todos da temporada com certeza, o Simon tem razão… Kat merece levar esse American Idol, a voz dela é maravilhosa! Semana que vem é a final! Well, well, vamos ver como vai ser, apesar de achar que o Taylor (cantor bêbado de karaoke, na minha opinião) leva devido a sua forte popularidade nos EUA…

  16. Diogo

    gente claro ki nao vou contar kem ganhou
    mais fikei muito decepicionado
    o resultado mostrou o que todo mundo ja imaginava
    eles manipularam todo o programa.pq toda vez ki o “ÀMERICAN IDOL 2006“`cantava recebia elogios
    mesmo quando nao fazia uma boa performance
    ja outros candidatos arrasavam e nao eram elogiados

    mais é isso ai.
    vamos esperar o American Idol 2007 e ter esperança de ser uma competiçao justa
    abraços e parabens pelo flog.

  17. FLAVIO JUNIOR

    O AMERICAN IDOL ESTE ANO REALMENTE FOI MUITO BOM , COM CONCORRENTES MUITO BONS. SOBRE O RESULTADO ACHO QUE FOI JUSTO. POIS O AMERICAN IDOL 2006 TEM BASTANTE TALENTO ASSIM COMO O CONCORRENTE QUE FICOU EM SEGUNDO. DENTRE TODOS DESTACO: LISA , MANDISA , ELIOT , PARIS , KAT , TAYLOR E O CHRIS.

  18. Diogo

    claro ki o idol 2006 tem talento!
    PRA SER COMEDIANTE!!!
    ISSU SIM!
    RUN!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account