Log In

Reviews

Review: 24 Horas – Day 5: 6:00 A.M.-7:00 A.M. (episódio 120)

Pin it

cena de 24 Horas
Série: 24 Horas
Episódio: Day 5: 6:00 A.M.-7:00 A.M.
Temporada:
Número do Episódio: 120
Data de Exibição nos EUA: 22/5/2006
Data de Exibição no Brasil: 14/8/2006
Emissora no Brasil: Fox

Acho que muita gente percebeu que Logan e Martha começaram as “preliminares” no final do episódio anterior e no começo deste episódio já estão se vestindo! Cada um que faça sua piada a respeito, eu só conheço algumas infames aqui… Mas fato é que Martha conseguiu atrasar por “alguns segundos” o seu marido.

No vestiário, Jack espera até a documentação fique pronta para que ele possa se passar por um dos pilotos, com a ajuda de Chloe e de seu ex-marido. E ela tem um tratamento até suave com o ex-marido se comparado com o que ela já fez com outras pessoas! Mike tem uma participação decisiva ao receber os documentos. Quando o real piloto volta aos vestiários para ver o que está acontecendo, Aaron o distrai e Jack o bota a nocaute. Imagine se os estagiários começam a aprender esse tipo de golpe, muitos patrões estariam encrencados!

Jack então entra no helicóptero e Logan chega. Alertado por Mike, que com Jack no helicóptero seria melhor que ela não estivesse presente, Martha dá uma bela desculpa a Logan, sugerindo que ao descer do helicóptero, ele deva fazer isso sozinho. Com o ego inflado Logan concorda sem nenhuma resistência. Com o helicóptero já no ar, Jack aponta sua arma ao outro piloto e lhe pede para que se desconecte do seu canal de comunicação. Então ele vai até os fundos onde Logan se encontra e com um teaser bota para dormir os seguranças do presidente sobre o seu olhar atônito. Jack alerta então a Chloe que fala que seu ex-marido (ainda não acostumei a escrever isso) está preparando o equipamento. Então no helicóptero temos um “diálogo” bem marcante feito por Logan:

Você vai me matar?… Eu suponho você queira algum tipo de vingança, eu entendo isso.. Coisas ruins aconteceram, e eu não queria que elas acontecessem. Pessoas que trabalham para mim foram muito longe, eles fizeram coisas que eles pensavam que eu queria que eles fizessem, mas eles estavam errados… Você tem que entender, eu sempre agi no melhor interesse do país, mas você está querendo apenas se vingar. Você percebe o efeito que isto terá no povo americano? Este dia tem sido desafiador o bastante e agora o Presidente está sendo atacado. Se você quer fazer o que é certo você virará este helicóptero e voltará!… Droga, Bauer, diga algo!

Acho que quem acompanha as principais premiações da tevê americana reconheceu na hora esse momento do episódio. Isso meus amigos se trata do “momento Emmy” (ou Globo de Ouro, a premiação que estiver mais próxima), tamanha a carga que essa cena passa ao telespectador. O desespero de Logan sem saber o que Jack irá fazer, sem saber o que deve ou não dizer para ele, o desespero em tentar justificar suas ações mesmo que isso seja impossível… E por outro lado, um Jack Bauer impassível assiste a tudo isso sem nenhum tipo de reação, como se esperasse há muito tempo esse momento. Boa interpretação do Gregory Itzin novamente, com uma boa ajuda do Kiefer.

Chloe telefona para Morris que responde ao atender um “sim, meu amor” que de tão sincero muita gente deve ter rido. O helicóptero pousa e Jack e Logan se dirigem a uma estação de energia abandonada. Enquanto eles estão andando, Logan tenta de todas as maneiras fazer com que Bauer desista do plano, mas suas tentativas parecem mais um patético meio de dissimular seu medo. Jack então revista Logan e retira seus pertences, um celular, papéis e uma caneta. Quando Jack algema Logan a uma barra de ferro, ele escuta o barulho de uma porta. É Morris trazendo um equipamento. Ele parecia muito assustado, e ficou mais apavorado ainda quando nota que Jack Bauer mantêm o homem mais poderoso do mundo como refém. Jack então começa o jogo apontando todas as ações de Logan. Ele porém nega, alegando que nenhuma confissão sobre tortura seria válida. Jack diz que ele não irá tortura-lo e sim matá-lo. Logan fica apavorado e tudo isso ocorre sob o olhar uma tensa Chloe que acompanha tudo pelo sistema de gravação de vídeo que Jack instalou. Jack então faz um depoimento pessoal sobre tudo que aconteceu:

Há um ano e um meio atrás, eu fui avisado que a minha vida estava em perigo por alguém de dentro do governo. Foi-me dito que o único modo que eu poderia ficar vivo era criar a ilusão que eu estava morto. Eu fui forçado a enganar as pessoas que eu amei. Minha única filha nunca me perdoará. Enquanto eu vejo o tamanho de sua corrupção se aprofundar, eu não tenho nenhuma dúvida que você é uma fonte de perigo. David Palmer era um grande homem e também era um grande Presidente. Mas ele também era meu amigo. Ele tentou me advertir sobre você e agora ele está morto. Outras pessoas tentaram me ajudar e elas estão mortas, também. Assim, Sr. Logan, eu espero que você entenda… Eu não tenho absolutamente nada a perder. Você vai ser responsabilizado por sua parte em tudo o que aconteceu hoje. Você não conseguirá se esconder atrás da Presidência. Aqui mesmo, agora mesmo, VOCÊ VAI ENFRENTAR JUSTIÇA! E não cometa nenhum engano sobre isto, isso é pessoal e se você pensa que por um segundo que eu tenho medo de colocar uma bala em sua cabeça, você não me conhece.

Na minha opinião esse foi outro “momento Emmy”, mas o diálogo ainda não pára por ai. Jack avisa que se Logan não confessar ele contará até três e irá atirar. Então Logan faz uma referência que sairá como mártir, já que foi responsável por “salvar o dia” e se compara a dois grandes presidentes americanos que foram assassinados, e ainda fala que Jack será conhecido como um assassino, citando os assassinos dos presidentes citados por ele. Foi um excelente diálogo. Jack chega no “três” e Logan, lembrando o papel de paspalhão do começo do dia, começa a chorar. Chloe continua apreensiva acompanhando tudo. Tensão. Jack aponta a arma. Logan começa a tremer. Porém, Logan percebe que Jack não irá conseguir atirar e tenta meio que confortá-lo. Um barulho de helicóptero é ouvido ao fundo. Então agentes entram. Jack coloca a arma em cima da mesa e se ajoelha colocando as mãos em cima da cabeça. Logan finalmente venceu. Com um ar irônico ele pede que Jack fique em uma solitária, pois estaria delirando. Assim ele fica sozinho e não conta o que sabe, não é? E o dia está acabando. Uma grande seqüência neste final de temporada mostrando o porquê de tantos elogios ao 5º dia da série.

cena de 24 HorasEnquanto o helicóptero de Logan aterrissa, Mike informa Martha que Jack não conseguiu uma confissão. Logan desce do helicóptero com o ar de vitória na face. Então o caixão contendo o corpo de David Palmer é colocado próximo ao palanque. Martha se descontrola e começa a acusar Logan de assassinato e é levada a um hangar sobre o olhar triste de Mike. Logan entra no hangar dando um tapa em Martha e a revistando. Ele se dá conta que Martha só queria atrasa-lo quando o levou para a cama. Martha continua a acusá-lo da morte de Palmer. Ele mais uma vez argumenta que fez isso para o bem do país e ele ameaça interná-la se ela insistir em acusá-lo. Novamente um grande momento dos dois personagens-revelação desta temporada. Logan inicia seu discurso.

Na CTU, apesar de Jack estar preso, Chloe continua trabalhando e novamente revela que tem uma fita a ser apresentada ao Advogado Geral. Buchanan e Karen entram na sala e Chloe revela que tem uma fita com uma conversa entre Logan e Martha. O Advogado Geral não quer ouvir a fita, no entanto, Chloe liga o “play”. Quando o conteúdo da fita é revelado (a conversa entre Logan e Martha no hangar) o Advogado Geral fica chocado, juntamente com Karen e Buchanan na CTU.

Enquanto Logan ainda discursa, agentes do serviço secreto se dirigem ao palanque sobre o olhar atento dele. Ele apressa o seu discurso. Então os agentes revelam seu motivo e revistam Logan, retirando do seu bolso sua caneta que continha um micro-transmissor, que provavelmente fora colocado por Jack enquanto o mantinha como refém. Agora fica explicado por que Jack não matou Logan, ele já tinha um plano em andamento caso Logan não confessasse. E umas das cenas interessantes e que merecem destaque sem nenhuma dúvida foi os sorrisos de Mike e Martha quando Logan era preso. Perfeito tanto os dois quanto o olhar de surpresa e depois de ódio para a sua mulher. Destaque também para as cenas que mostravam Logan sendo conduzido até o carro e como pano de fundo, o cerimonial para o corpo de Palmer, com a salva de tiros e o caixão colocado no avião, com uma trilha sonora muito bem feita dando o exato tom da grandiosidade dos acontecimentos que estavam ocorrendo ali.

Enquanto isso, Jack se reencontra com Audrey numa cena romântica (a Kim Raver como sempre linda), porém ambos são interrompidos por uma ligação de Kim. No entanto quando ele vai atender a ligação, dois homens mascarados o dominam e desta vez ele é posto para dormir! Surpresa: depois de um momento de felicidade algo ruim aconteceu. É a maldição atacando novamente! Na CTU, Karen se penitencia junto a Buchanan sobre as suas decisões enquanto comandava a unidade e promete que se depender dela ele continuará no comando da CTU. Ele convida Karen para um café-da-manhã. Clima romântico na CTU. Antes de ir, Buchanan entrega uma foto a Chloe onde ela aparece ao lado de Edgar. Ela tenta segurar a todo custo as lágrimas. Porém a grande sacada desta parte, é que no verso da foto, os mais detalhistas telespectadores da série, aqueles caras que assistem quadro-a-quadro para achar algum detalhe camuflado, perceberam que no verso da foto está escrito de trás para frente:

PHONE
JACK IS DEAD
31 05 97 37 81

Foi um momento Lost da série, sem dúvida. Morris então chega e consola Chloe. Será que eles vão voltar? Pelo menos foi isso eu ficou no ar. E Audrey entra para ver Jack, vê o fone fora do gancho e percebe que ele sumiu. Com medo, ela rapidamente avisa as autoridades. Então Jack aparece bastante machucado, arrastado por alguns homens. Quando mostram que eles são de origem oriental, nós começamos a desconfiar do que se trata… Eis que surge um dos homens que estavam no consulado chinês na temporada passada e fala:

Você com certeza deve estar ciente, Sr. Bauer, que a China tem uma longa memória. Há dezoito meses atrás, você invadiu nosso território e matou nosso Cônsul… Você realmente pensou que nós esqueceríamos? Hunm?

cena de 24 HorasPensando que seu fim está próximo ele pede para fazer uma última ligação. Como ele não é atendido ele cospe no rosto do chinês e pede para ser morto. Cena antológica da série. Porém o chinês se recompõe e diz que Jack “é muito valioso para ser morto”, deixando no ar o que eles farão com Jack.

E assim termina uma boa temporada com um excelente gancho para o ano que vem. Sem dúvida achei uma temporada bem equilibrada com pouquíssimos episódios onde nada aconteceu. Apesar de repetir velhas fórmulas, a série ainda consegue manter o telespectador preso à cadeira. É esperar agora o que o futuro reserva para Jack Bauer e para 24 Horas!

Séries citadas:

Luiz Marcelo é advogado. Fã de Lei & Ordem, Desperate Housewives, Grey's Anatomy, 24 Horas, The Good Wife e The Shield.

29 Comments

  1. Prue**

    Prendi a rspiração do começo ao fim do episódio…me decepcionei com algumas coisas, mas outras foram além das minhas expectativas….a decepção começou com a tentativa frustada do Bauer em arrancar a coonfissão do Logan, claro q seria dificil, mas a esperança tava viva em mim hahahahahaha,depois qdo tiraram o presidente na maior calma do discurso…sei q ele era o presidente mas ridicularizar ele era o mínimo hahahaha,agora a parte boa foi o final….nada pode ser facil na vida do Bauer…se tudo acabou bem, é pq ainda naoa cabou de verdade hahahaha, qdo o cara chegou falando do telefone ja estranhei…mas qdo vi ele todo machucado pirei de vez….MARAVILHOSO o final…q venha o sexto dia na vida do Bauer…:-)

  2. Prue**

    Ahhhhh voltei pq esqueci de perguntar….vi na revista SCI Fi q talvez o Nicolas Cage entraria p/ o elenco de 24 na proxima temporada, por ser admirador da série..e amigo pessoal do Bauer hahahaha ele trabalharia com a CTU pra trazer o Jack de volta da China… confere isso???? será???
    Q seria otemo seria….:-)

  3. Eric

    Excelente review e um espetacular season finale. Quando eu assisti fiquei nervoso e tremendo o episódio inteiro. O quando o cara falou que a Kim estava no telefone querendo falar com o Jack, falei na hora: “Poutz, ai tem coisa”. E não deu outra. O gancho que ficou pra próxima temporada é muito bom. Sei que ele escapará dos chineses mais só quero ver como. Martha Logan simplesmente perfeita mostrando que tem plena chance de ganhar o Emmy. Como venho dizendo a algum tempo, esse foi o ano de 24 Horas e espero que o Emmy saiba reconhecer isso.

  4. Anderson Vidoni

    Grande review, assim como todos ao longo da temporada. Adorei a finale, o clima calmo no final com tudo finalmente dando certo até a ligação da Kim. Muito bom terem utilizado no cliffhanger o problema do Jack com os chineses. Afinal ele que estava “morto” reapareceu e os chineses ligados não deixaram passar.

    Que venham os Emmys!

  5. Para mim o que salvou esta temporada foi o casal Logan. Perfeitos os atores. De resto, tudo mediano …Aí, acho que vão me bater!
    A review está ótimo, adoro o tom de humor que o Luiz Marcelo coloca.

  6. Osório Coelho

    O mais fácil teria sido Jack Bauer colocar sua filha Kim como assessora disfarçada do (ex) Presidente Logan. No mínimo o helicóptero cairia com ele, ou um enxame de abelhas atacaria o local onde ele se encontrava em L.A.

    Ou morreria de ataque cardíaco durante a rapidinha com a Martha Logan.

    Esse Jack Bauer gosta mesmo de complicar as coisas…

  7. Eric

    ” Ou morreria de ataque cardíaco durante a rapidinha com a Martha Logan.”

    HHUHUAUHASHUAHUSHUAHSUHUHU..essa foi ótema.

  8. Rafa Bauer

    Sem dúvida, a melhor temporada de 24 horas até agora. E a próxima tá prometendo muito, com mudança de cenário e tal. Vamos ver.

    Ótima resenha!

  9. André

    isso que foi uma rapidinha hein… =p

    e a aquela figura de nome “Morris”… uhahuhua… “diga amor”… =D

    não tinha entendido muito bem como a Martha sabia do transmissor no Logan, mas agora acho que entendi…

    a cena do enterro foi demais, com aquela trilha então… só senti falta do Wayne e do vice presidente lá…

    parece que o Morris vai voltar msm na próxima temporada… ele e o Milo da primeira…

    agora só em março!

  10. Luiza

    Eu assisti esse temporada com pouco entusiasmo…
    A morte do Palmer me deixou estupefata…. e em seguida Michelle… e depois Tony…. Sinceramente, para mim, a série perdeu totalmente o encanto e até deixei de assistir alguns episódios, pois sabia que poderia ler seus excelentes rewiews. Para mim acabou…

  11. Carol

    Adorei essa quinta temporada: Jack Bauer é o cara! Achei muito triste a morte de Edgar..Chloe perdeu seu fiel escudeiro..será que ela poderá com Morris por muito tempo na sexta temporada? Buchanan parece que não simpatiza muito com ele.. ele deve ter um motivo relevante. Além do mais ele não tem cara de vendedor de sapatos.Poderiam ter arrumado um final melhor para a Martha Logan e Aaron Pierce..eles deveriam ter ficado juntos. Parece que o Mike não estará na sexta temporada.. estou certa? Acho interessante…o pessoal da CTU não se alimentam nem vão ao banheiro.. assim como o próprio Jack Bauer..curioso não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account