Log In

Reviews

Review: 24 Horas – Day 5: 4:00 A.M.-5:00 A.M. (episódio 118)

Pin it

cena de 24 HorasSérie: 24 Horas
Episódio: Day 5: 4:00 A.M.-5:00 A.M.
Temporada:
Número do Episódio: 118
Data de Exibição nos EUA: 14/5/2006
Data de Exibição no Brasil: 31/7/2006
Emissora no Brasil: Fox

Na CTU, o “show” está prestes a começar. Chloe se prepara para apresentar a fita para o Procurador Geral. Karen, Buchanan e Jack estão presentes. Porém, ao tocar a fita, só se ouve estática, nada mais. A reação de todos é de surpresa e apreensão. Como Jack já tinha ouvido a fita, ele sabia do seu conteúdo e que ele não “desapareceu” simplesmente. Então com seu jeito delicado, ele pede que Chloe conte quem teve acesso a fita. Chloe a princípio não liga os pontos de imediato, mas depois se dá conta que a única pessoa que poderia ter acessado a fita é Miles. Jack, sem dizer uma palavra, sai da sala de conferência. Karen antevendo o que Jack faria, pede que um segurança o detenha. Mas antes que ele pudesse fazer algo, Jack faz um movimento semelhante ao que Heller fez há poucas horas a ele, e derruba o soldado de papel.

Jack se dirige a Miles e agarra-o pelo pescoço, como havia feito antes com o psiquiatra da Kim. Após revelar que fora transferido para a Casa Branca, Karen também tira sua casquinha. Com tudo desmoronando, é a vez de Logan dar “passe livre” a Bauer após confirmar que a conferência com o Procurador Geral fora cancelada. O ar de vitória do presidente ficou evidente. E quando as coisas não poderiam piorar mais, Karen recebe a notícia que Bierko fugiu e que possivelmente mais um canister está em seu poder. Bom, eu disse anteriormente que sempre que o Jack tem um momento de grande felicidade (neste caso quando apanhou a fita e se reencontrou com Audrey) um evento catastrófico acontece em seguida. É uma das leis da série.

E no retiro presidencial, Martha percebe que simples pílulas não farão que tudo que seu marido revelou seja esquecido. Ela apanha o celular de Aaron e pede a um dos agentes que ele seja devolvido. E finalmente Aaron reaparece. Para o choque de muita gente, inclusive do presidente, seu rosto está coberto de sangue. Logan basicamente pede a Aaron que ele deixe tudo que ouviu de lado e que em troca escolha qualquer posto ou lugar de trabalho que ele quiser, exceto a Casa Branca (sorriso irônico de Logan nesse momento). Porém Logan provavelmente não esperava escutar a frase de Aaron em resposta a sua oferta:

Nada do que o senhor fez ou disse é aceitável para mim. Você traiu o seu país e sujou o nome de sua administração. E é meu dever levá-lo à Justiça e fazer com que pague pelo que fez. Mais alguma coisa Charles?

Logan sai surpreso e zangado pelas palavras dele. O fato de Aaron chamar o presidente pelo primeiro nome mostra que ele realmente não considera Logan mais presidente, muito menos uma pessoa que deva ser tratada pelo sobrenome. Fora da sala um agente afirma a Logan que Aaron será um problema. Logan olha para o agente aprovando a sua intenção, que seria se livrar de Aaron. Logan então informa a Graham que a situação está sob controle. Após desligar o telefone, Logan se encontra com Mike, que lhe comunica que Bierko escapou e que um novo ataque terrorista pode acontecer. Logan fica irado com a notícia. Quem manda fazer um acordo com o diabo?

Na CTU, sem absolutamente nenhuma pista sobre o paradeiro de Bierko ou quais são seus planos, só resta uma coisa a fazer: convencer Henderson a aceitar um acordo e colaborar na caça a Bierko. Jack é totalmente contra essa possibilidade, afirmando a Karen e a Buchanan que por tudo que ele fez não seria justo que lhe concedessem imunidade. Porém, sem alternativas, e com Buchanan apelando para a memória de David Palmer, Jack concorda. No fundo ele realmente sabe que essa é a única chance de chegar até Bierko. É um dos seus raros momentos onde ele põe seu lado pessoa para fora.

Na sala onde Henderson está detido, Jack se encontra novamente com ele. Primeiro, ele apela ao patriotismo de Henderson, que percebe que Jack quer um acordo. A conversa ente eles começa a tomar um rumo pessoal. Henderson revela que a imunidade de nada lhe serviria para escapar das pessoas que estão por trás da conspiração, revelando ainda que Logan não age sozinho. Henderson então revela a sua proposta: quer desaparecer para não ser encontrado e pede a palavra de Jack como garantia. Bom nessa temporada o agente que anteriormente negociou com ele já viu que ela não vale muito… Jack com muito esforço aceita a oferta apenas se Bierko for capturado. Achei muito bom esse diálogo, Peter Weller realmente foi uma boa aquisição ao elenco nesta temporada, mesmo que sempre que ele apareça a imagem do Robocop apareça em nossas cabeças…

Jack conta a Audrey sobre o acordo que foi obrigado a fazer com Henderson, para o total desapontamento dela. Na sala de conferência Henderson revela detalhes sobre um dos contatos de Bierko, um homem chamado Malina e pede que ele seja enviado para se encontrar com ele, alegando que se for preso, Malina não irá revelar nada. Jack não concorda com a idéia, porém Karen ordena que ele vá com Henderson até o local onde Malina se encontra. Jack promete que matará Hendrson se ele tentar algo.

cena de 24 HorasNo retiro presidencial, o agente de Logan se prepara para despachar Aaron. Nesse momento, Martha desconfia de um carro parado no meio da noite e vai ver o que é. Ao se aproximar, vê um agente brigando e derrubando Aaron. Ela se aproxima e o agente aponta a sua arma e pede que ela se afaste. Mas ela sabe que ele não ia atirar nela, seria loucura. Então, Aaron consegue derrubar o agente e Martha consegue apanhar a arma e atira antes que ele possa acertar Aaron com uma barra de ferro. Assustada Martha socorre Aaron. Custou para a primeira dama apanhar uma arma! Curiosamente, os filhos da Jean Smart estavam perguntando quando sua mãe usaria uma arma. Devem ter ficado eufóricos com essas cenas.

Jack, Curtis e Handerson chegam a casa de Malina (pó dessem o nome de Molina, mais fácil…). Jack pede para que Henserson coloque uma escuta, porém Henderson diz que ela seria facilmente detectada. Jack então diz a Henderson que ele não tente nada, pois “não precisa de mais um motivo para pôr uma bala em sua cabeça”. Como previu Henderson, ele passa por um scaner logo na entrada. Ao chegar na sala, Malina aponta uma arma em sua direção. Inesperadamente, Henderson avisa tudo o que está acontecendo do lado de fora da casa. Temendo que Henderson esteja tentando fugir, Jack invade o local e prende Malina e Henderson. Mas Jack sofre um revés totalmente inesperado quando Henderson conta que estava fazendo com que Malina salvasse todos os seus dados para evitar o firewall. Como Jack invadiu a casa antes de todos os dados estarem salvos, eles agora poderão ter dificuldades em obter as informações necessária para apanhar Bierko.

O que não deu para entender é por que Henderson não avisou Jack sobre sua manobra, já que ao avisar Malina que a CTU estava esperando do lado de fora, seria razoável imaginar que eles iriam invadir o local. Estaria Henderson sabotando a operação? A cara que Jack faz também deve ser citada. Viu que fez besteira ao se precipitar.

E no retiro presidencial Aaron e Martha trocam confidência sobre Logan. Entre os dois sempre paira uma imagem de romance no ar, mais por parte dela do que dele. Se não me engano, o Aaron é casado. Voltando ao assunto principal, Aaron pede que Martha volte pra casa e conte tudo a Mike. Ele ficará escondido.

Jack entra em contato com a CTU e com as informações do computador de Malina, Chloe descobre que o próximo alvo de Bierko pode ser um submarino russo com mísseis de alto grau de destruição. Jack e Henderson se encaminham para o porto e dentro do helicóptero Audrey (que está totalmente recuperada da facada no braço), está tentando localizar o capitão do submarino. Jack consegue avisar o capitão sobre o iminente perigo que o submarino se encontra e vai verificar a localização dos terroristas. Mas ao abrir a escotilha, ele é surpreendido por Bierko que atira e joga um dos canisters dentro do submarino. Enquanto Jack está chegando com o helicóptero, no submarino os tripulantes começam a morrer com o gás. Bierko entra e toma conta do submarino e de suas armas. Como os Estados Unidos irão se livrar desta ameaça? O que fará Jack Bauer? Faltam apenas dois episódios, e esses últimos serão de tirar o chapéu!

Séries citadas:

Luiz Marcelo é advogado. Fã de Lei & Ordem, Desperate Housewives, Grey's Anatomy, 24 Horas, The Good Wife e The Shield.

6 Comments

  1. Eric

    Adorei o review. Francamente o Miles apagar a gravação tão facilmente foi de dar raiva. Incompreensivel mais…. E Martha Logan mais uma vez brilhando…e viva sua vitória no Emmy.
    O episódio foi excelente. Os dois ultimos episódios serão espetaculares!!!!

  2. André

    gostei do Jack falando “I don’t think so…” na sala de reuniões pro Henderson…

    é impressão ou tá pintando um clima entre o Bill e a Karen?

    aliás, eu vi ontem Robocop… e foi o Red Forman que fez aquele estrago todo no Murphy?

    me espantou o Jack não ter questionado ao Henderson ql seria o jeito dele de resolver…

  3. Luiz Marcelo, suas reviews são ótimas, eu leio durante a semana e daí vejo se vela pena ver a repise do ep no sábado – hehehe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account