Log In

Reviews

Review: 24 Horas – Day 5: 2:00 P.M.-3:00 P.M. (episódio 104)

Pin it

cena de Day 5: 2:00 P.M.-3:00 P.M.Série: 24 Horas
Episódio: Day 5: 2:00 P.M.-3:00 P.M.
Temporada:
Número do Episódio: 104
Data de Exibição nos EUA: 13/2/2006
Data de Exibição no Brasil: 24/4/2006
Emissora no Brasil: Fox

Nos seriados e no cinema, quando a vida real se mistura com a fantasia é apenas uma simples coincidência? Kiefer Sutheralnd por duas vezes viveu isto em suas produções. Os ataques as Torres Gêmeas (11/09) afetaram e muito 24 Horas, cujas primeiras cenas mostravam justamente a queda de um avião em um atentado. Mesmo assim a Fox deu sinal verde e a série começou a sua trajetória de sucesso, que dura até esta 5ª temporada, angariando diversas premiações ao longo desses quatro anos. Já no cinema, depois de finalizada a produção do excelente filme Por um Fio, a estréia teve que ser adiada em função dos ataques de um franco-atirador em Washington.

Mas vamos ao comentário deste episódio:

A única saída que Jack e a CTU encontram após o assassinato de Rossler é a mais lógica: fazer com que Jack se passe por Rossler e, com isso, tentar encontrar Erwich (nome medonho) e os canisters ao entregar o chip. Porém, Erwich conhece Jack, o que pode tornar a missão de altíssimo risco. Enquanto isso, Logan e Mike planejam se livrar da responsabilidade de Cummings ser um traidor. Sua morte parece facilitar tudo, fazendo com que fique claro que Logan é muito maleável.

Seguindo Jack junto aos terroristas pelas ruas de Los Angeles, não dá pra deixar de dizer: os blazers que a CTU usa em campo são muito lindas! Será que um dia poderei comprar uma dessas? E quando Curtis deu o número da placa da caminhonete azul, 6Q49951, pensei: se fosse em Lost estaria todo mundo procurando o que significaria de fato esses números! Ainda bem que é 24 Horas e, portanto, é só uma seqüência aleatória mesmo! E enquanto colocava o chip, Jack olhava para os caras, parecia pensar que um erro na montagem poderia ser fatal. Ainda bem que a Chloe estava lá!

Claro que teríamos uma reviravolta a qualquer momento: Jack é levado pelos bandidos para ver se o chip teria mesmo utilidade. Na hora que bateram nele, me pareceu que ele deu uns gemidos para o pessoal da CTU perceber o que estava acontecendo. E no núcleo presidencial, óbvio que a Martha odiou a reviravolta do presidente quanto a Cummings. Ela foi tirar satisfações e Mike tentou sair de fininho, afinal a mulher não é dele, mas não deu certo. Mas no final, Logan usando a dor que uma mulher que acabara de ficar viúva carrega, ainda mais nessas condições, pede que Martha então conte a verdade para a mulher de Cummings sobre o real motivo de seu aparente suicídio (ainda não me convenci que é apenas um suicídio). E foi só eu que percebi um leve sorriso de Mike nessa hora, como se ele pudesse manipular com mais facilidade o presidente que a própria mulher?

Quando Jack está na van dos terroristas, descobre e revela a CTU que um dos canisters está ao seu lado, o olhar de todos na CTU foi de surpresa e espanto! E confesso que o hobbit é bem ousado, eu não esperava que Lynn tivesse tanto sangue-frio a ponto de permitir que um dos canisters fosse ativado em um shopping, para o espanto de Audrey. E já dentro do shopping vemos jovens e crianças, o que para 24 Horas é uma cena rara.

Enquanto isto no “palácio da justiça”, o bobalhão, digo, o presidente Logan parece não acreditar na decisão que precisa tomar, entre recuperar o canister antes que seja ativado, com o risco de perder a localização dos terroristas ou deixar que o mesmo seja ativado no shopping para achar os outros 19. Ele fica tentando a todo custo jogar a responsabilidade da decisão para Mike e para o pessoal da CTU. Por outro lado, Audrey parece que ficou um pouco desapontada quando Buchanan apóia Lynn em sua idéia de permitir que o gás seja liberado. Nesse momento de episódio, percebam que a tensão vai subindo gradativamente, começando com a indecisão que chega a ser visível para todos do presidente acerca da liberação do gás, passando para o espanto de Audrey e de Jack quando o presidente dá a ordem e chegando a Lynn quando Jack revela o código errado aos terroristas. É 24 Horas em sua boa forma. No shopping, quando Jack está desacordado e iria ser morto eis que… ele se salva com um chute certeiro e com as pernas sufoca o cara. Muito boa cena, tão boa quanto o embate na CTU entre Lynn e Audrey.

Independentemente de quem você apóie, realmente é uma decisão difícil, mas perceba que Jack já tinha se decidido quando viu as crianças no shopping. Agora imagina a cena: você se divertindo ou comendo no shopping e do nada alguém anuncia nos autofalantes que é necessário evacuar o shopping rapidamente e nesse tempo você vê um cara com uma máscara andando pelos corredores. Qual seria a sua reação?

cena de Day 5: 2:00 P.M.-3:00 P.M. E, claro, todo mundo precisa de um herói e Jack salva uma menina que estava no shopping prestes a ser morta pelo gás! Comovente, mas eu achei clichê! E fica claro que o presidente Logan, além de não decidir nada e ser facilmente manipulado, ainda joga mais pressão em quem está de fato querendo impedir a ameaça que paira sobre os EUA. Fazer aquela pressão no Lynn foi totalmente desnecessário! Martha no fim acaba não revelando para a esposa do Cummings o real motivo de seu suicídio. Talvez por que, pelo menos naquele momento, seria desnecessário que ela soubesse a verdade. Era tudo que o Logan queria, mas deu para ver nos olhos dela a frustração por não conseguir contar a verdade.

E o plano de Jack acabou falhando (sim, ele é humano também) e a pista sobre os canisters foi perdida. Parece que Jack e a CTU vão ter que começar do zero para voltar ao jogo e rápido, afinal os terroristas já sabem como ativar os canisters sem o código do chip!

Séries citadas:

Luiz Marcelo é advogado. Fã de Lei & Ordem, Desperate Housewives, Grey's Anatomy, 24 Horas, The Good Wife e The Shield.

6 Comments

  1. Parabéns por optar por canister! Eu odeio quando na legenda aparece LATA, é ridículo (se querem traduzir, que coloquem cilindro, que é o nome que se dá para vasilhame que contém gás).

  2. Thiago

    Eu fico frustrado ao comentar 24Horas. Ótimo review Luiz, e que continuem assim… mas eu queria tanto falar o q já sei. Essa temp tá ótima. Adorei os minutos até q o sentox fosse liberado.
    Ah, clichê de Jack com a garotinha? Me lembrei um pouco da hora passada e aquela russa. Talvez seja um remember de Kim.

  3. Marcos Almeida

    Tô esperando é a coluna do episódio desta semana, que foi muito bom. E lanço a campanha Martha Logan para presidente! hehehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account