Log In

Reviews

Revew: Doctor Who – Last of the Time Lords

Pin it

Doctor Who - Last of the Time Lords
Série: Doctor Who
Episódio: Last of the Time Lords
Temporada:
Número do Episódio: 41 (3×13)
Data de Exibição no Reino Unido: 30/6/2007
Data de Exibição no Brasil: 26/12/2007
Emissora no Brasil: People+Arts

The Face of Boe. Entre tantos acontecimentos no episódio a descoberta da suposta identidade da Face de Boe foi a que mais me chocou. Morte, lágrimas, despedidas… mas o que me fará lembrar para sempre de Last of the Time Lords foi aquela simples frase descuidada de Jack.

Já li algumas teorias de que seria impossível ser ele a Face de Boe, mas confesso que não lembro as razões que me foram dadas. Do que eu recordo dos episódios que ele apareceu desde a primeira temporada, é perfeitamente possível sim. E a simples descoberta desse fato dá todo um novo prisma para as últimas temporadas de Doctor Who.

Mas embora a Face de Boe tenha sido a mais chocante revelação da temporada (maior do que o Mestre ainda vivo? Não sei. Teria que perguntar para os fãs que acompanham desde as temporadas antigas), o episódio não foi centrado nele. Utopia e The Sound of Drums foram os episódios do Mestre, e Last of The Time Lords foi sem dúvida alguma o episódio de Martha.

Eu até espero que as pessoas digam que agora eu não terei mais como desgostar da atual acompanhante do Doutor, afinal, ela salvou o mundo (ou foi Jack destruindo a máquina de Paradoxo?). Mas a verdade é que minha antipatia pela personagem não diminuiu, embora eu tenha que lhe dar alguns créditos.

Boa parte deste episódio foi centrado em Martha, mas a primeira aparição do Mestre já o fez roubar o show. Sou apaixonada pela cena de Saxon entrando na ponte ao som de I Can’t Decide (3ª faixa do CD do Scissor Sisters), dançando com Lucy, abusando de Francine Jones e apresentando ao Doutor – devidamente tratado como um cachorrinho de estimação – a Terra destruída, as esferas que o servem (e que destruíram o coração do Doutor) e a notícia de que Martha Jones está de volta à Londres após passar um ano vagando pela Terra.

O Mestre não sabe qual foi a ordem que o Doutor deu a Martha antes dela partir, e nem nós, diga-se de passagem, mas nos é mostrado que a garota vem viajando pelos quatro cantos do mundo encontrando-se secretamente com a resistência e tentando juntar os quatro componentes necessários para impedir um Senhor do Tempo de regenerar e assim matá-lo definitivamente.

Ela busca a ajuda do Dr. Thomas Milligan e da Professora Docherty, e é traída pela professora. Mas não antes de descobrir que os toclafanes são na verdade os humanos enviados para Utopia. Como a salvação esperada não existia, somente destruição, eles tornaram-se canibais para sobreviver e retornaram ao estado de crianças. O Mestre apareceu para eles lhes dando um propósito e por isso eles estavam no passado buscando a destruição de seus antepassados. É um paradoxo, é claro, mas foi exatamente por este motivo que Saxon modificou a TARDIS, transformando-a numa máquina de Paradoxo.

Com a traição de Docherty, o Mestre toma conhecimento da localização de Martha e a captura, tencionando matá-la em frente ao Doutor. Pouco antes de descer à terra firme, Saxon mexeu novamente com a estrutura do outro Senhor do Tempo, impedindo-o de regenerar-se e ainda o envelheceu mais 900 anos. Chegou a ser desconfortável olhar para o Doutor e enxergar o Dobby (ou Smeagol, tanta faz, parecia qualquer um dos dois).

O Mestre tinha um bom plano: lançar foguete da Terra e criar destruição em massa no Universo ao mesmo tempo que criava uma nova Gallifrey onde ele seria o governante. Infelizmente para ele, o Mestre ligou o cronômetro para a contagem do lançamento, e todo mundo sabe que isso é sinal de que algo dará errado.

Prestes a matar Martha, o Mestre fica surpreso com o sorriso nos lábios dela e o Doutor pergunta se Saxon creditou mesmo que ele teria enviado a garota para matar alguém. Eu não sei quanto ao Mestre, mas eu acreditei que ela estivesse disposta a matá-lo, e ainda acredito, apesar dos planos do Doutor serem outros.

Durante esse ano que Martha vagou pelo mundo, ela falou do Doutor para todo ser humano, e os orientou a colocar suas esperanças nele e pensar no Doutor no exato momento que o Mestre planeja lançar sua frota. Toda essa energia seria multiplicada pelos satélites da rede Archangel, e como o Doutor passou um ano inteiro alinhando sua energia para ficar no mesmo tom da rede, o pensamento de todos serviria para recarregá-lo. Ele recupera sua forma jovem e faz o que o Mestre mais teme: perdoa-o.

Jack destrói a Máquina de Paradoxo e a Terra volta um ano no tempo, exatamente para o momento após a morte do Presidente americano. E somente os tripulantes do Valiant iriam lembrar do ano que não foi, pois estavam no olho do furacão.

O Doutor decide que é sua responsabilidade cuidar do Mestre, já que eram os últimos Senhores do Tempo vivos, mas Lucy Saxon resolve o problema atirando no marido. Teimoso, o Mestre recusa-se a regenerar, e ao ver as lágrimas desesperadas e solitárias do Doutor, ele proclama sua vitória e então morre.

Doctor Who - Last of the Time LordsO corpo do Mestre é queimado em uma pira funerária pelo Doutor, que depois deixa Jack em Cardiff, de volta ao seu grupo (será que algum dia eles saberão de tudo o que Jack passou?) e tem a chocante revelação que Jack foi o primeiro agente do tempo da Península de Boeshane e por isso ele aparecia nos cartazes da agência como “A Face de Boe”.

Quanto a Martha, um ano vivendo para o Doutor (mas sem ele) foi mais do que o suficiente e a garota finalmente diz adeus ao Senhor do Tempo, ciente de que ele gosta muito dela, mas jamais terá o tipo de resposta que espera dele.

Sozinho mais uma vez o Doutor acerta as coordenadas da TARDIS e parte…para literalmente colidir com o TITANIC.

A continuação, somente no especial de Natal, que provavelmente não passará no Brasil. Mas esperar e torcer nunca é demais, não é?

E antes que eu faça maiores comentários sobre o episódio, quero só mencionar que o Children in Need desse ano (é um programa anual de arrecadação de fundos organizado pela rede BBC e que é mostrado apenas no Reino Unido) trouxe um mini-episódio especial Time Crash, escrito pelo genial Steven Moffat, que se passa entre o momento que o Doutor parte logo após se despedir de Martha, até a sua colisão com o Titanic.

No especial Time Crash o Décimo e o Quinto Doutor se encontram. Quando destruiu a máquina de paradoxo o Décimo esqueceu de ligar os escudos da TARDIS. Foi bem gostoso assistir esse especial, principalmente porque eu nunca havia visto um episódio com o Quinto Doutor. Aqui ele está bem mais velho, é claro, mas não menos carismático. E ficou evidente que é o Doutor preferido do David Tennant. E ao final do episódio ambos chegam a uma conclusão de como mandar cada encarnação de si mesmo para seu devido tempo, mas o Décimo não tem tempo de reajustar os escudos, e colide com o Titanic. E que venha Voyage of the Damned, o especial de Natal!

******

Embora eu tenha falado em comentar o episódio não há realmente muito mais a ser dito.

– Legal o episódio começar com a mensagem de que a Terra foi declarada fechada para todas as espécies e classificada como em estado terminal.

– Martha menciona que tanto The UNIT como Torchwood vêm estudando o Doutor há anos. Legal lembrar que Torchwood foi criada com o propósito específico de rastrear o Doutor, e que o Doutor trabalhou com a UNIT em meados do século XX.

– O que chamou a atenção de todos, imagino eu, foi a mão feminina pegando o anel de Saxon ao lado da pira funerária, seguido de uma risada. Seria Lucy Saxon? Estará o Mestre ainda vivo de alguma forma?

Falando em Lucy, ela não se mostra muito feliz com a atitude de Saxon ao entrar na ponte dançando, além de mostrar nítidos sinais de abuso físico. E o Mestre a provoca nitidamente ao falar de outras mulheres em sua frente. A pergunta é: o que aconteceu entre os dois durante o ano que não foi? É engraçado, mas apesar de tudo eu continuei a ver a cumplicidade entre os dois. O episódio não explica, mas os fãs têm muitas versões para o que pode ter acontecido nesse ano no Valiant.

Eu sou romântica, adoro esse casal e prefiro acreditar que havia sentimentos fortes entre esses dois e que a agressão não era uma coisa corriqueira, mas um fato isolado devido a algum acontecimento recente e drástico. A própria atitude de Lucy ao final me faz crer em seus sentimentos por Harry. Não enxergo o tiro como um ato de raiva ou vingança como teria sido com a mãe de Martha, mas sim um ato de libertação e lealdade última. Lucy conhecia o marido que tinha e sabia que a prisão na TARDIS para ele seria pior que a morte.

É claro que eu posso estar enganada, pois o episódio abre margem para várias interpretações, mas essa é a minha visão dos acontecimentos e eu me satisfaço com ela por enquanto.

– Alguém consegue imaginar Rose num episódio como esse? Eu não. Tenho certeza que se Rose ainda estivesse por aqui o episódio teria sido bem diferente. Primeiro porque ela jamais conseguiria fazer alguém acreditar que estivesse atrás de uma arma para matar outro Senhor do Tempo. Não enganaria nem ao público nem ao Mestre. Segundo porque eu acho que ela não deixaria o Doutor no Valiant, mesmo que ele tivesse dito especificamente que ela deveria partir. Simplesmente não fazia parte da personalidade dela o esperar para encontrar uma solução.

– Quantas vezes Jack deve ter morrido e ressuscitado a bordo do Valiant?

– Será que Martha irá atrás de Milligan agora que deixou o Doutor?

– Volto a dizer: a Face de Boe não poderia ter deixado uma mensagem melhor? You Are Not Alone não ajudou muito.

– No final das contas tudo foi “culpa” do Jack. Foi por ter se grudado na TARDIS que a nave foi ao fim do universo, onde reencontraram e despertaram o Mestre. E foi a mão que Jack mantinha que permitiu que o outro Time Lord envelhecesse o Doutor.

– E se Jack for de fato a Face de Boe, isso quer dizer que ele vai morrer um dia (eu creio que é por causa da grande quantidade de vida que ele teve que dar a Abaddon). E é por isso que a Face de Boe chama o Doutor de “velho amigo” em Gridlock, mesmo que até o momento o Doutor só o tenha encontrado três vezes, das quais só conversou com a Face por duas vezes.

– A cena que o Doutor rejuvenesce eu acho meio tolinha. Ele brilhando e flutuando foi tão sem graça aos meus olhos. Mas vale a pena pelo Mestre fugindo apavorado e pelo perdão que ele lhe oferece. Eu jamais esquecerei a dor do Doutor ao ver a recusa do Mestre em se regenerar. Ele podia ser seu maior inimigo, mas pelo menos era alguém igual a ele. Senti nas lágrimas do Doutor a infelicidade de estar sozinho mais uma vez, não importa quantos companheiros de viagem ele leve ao seu lado.

E assim termina a terceira temporada. Agora é só esperar pelo novo ano e pela boa vontade do People & Arts de nos trazer tanto Torchwood quanto Doctor Who novamente.

Um excelente ano novo a todos. Sentirei saudades.

Séries citadas:

Michele Reis Martins, a Mica, é advogada e mantém o blog Esperando o Esperado. Fã de Arquivo X, Highlander, Buffy, Doctor Who e sci fi em geral.

20 Comments

  1. Artêmio

    Prezada Mica:

    Já faz tempo que eu acompanho o Teleséries, porém é a primeira vez que escrevo. Quero te parabenizar pelos excelentes rewiews, sejam de Torchwood, ou mesmo de Dr. Who.
    E falando no rewiew do último episódio do Doutor, infelizmente a menção de Jack poder ser a Face de Boe não apareceu no episódio exibido ontém pelo People and Arts.
    Eu creio que aqueles cortes comerciais completamente sem critérios acabaram por retirar parte do episódio. Tanto que tu mencionaste o Jack sendo deixado em Cardiff, o que não ocorreu.
    Após a “cremação” do Mestre, houve um corte comercial, e depois a cena volta para o Doutor, com o Tardis, em frente à residência dos Jones. Para falar a verdade, eu senti que alguma coisa estava faltando.
    A cena do anel do Mestre sendo recolhido por uma Mulher apareceu.
    Mas o não aparecimento desta revelação a respeito do Jack, que tem muita importância no contexto da série, com certeza foi uma pisada na bola do canal.
    Pelo jeito terei de apelar para outros meios para poder assistir aos episódios completos de Dr. Who, e Torchwood.

    Um Ótimo 2008 para você…

  2. Olga Nogueira

    Eu estava assistindo com visitas em casa e quando li o review achei que eu não tinha percebido a revelação sobre Jack ser a Face de Boe ou mesmo ser deixado em Cardiff mas então, como Artêmio esclareceu, foi o People que cortou.

    Eu não me empolguei com o episódio. Achei muito cheio de coisas, meio complicado, pesado. Martha vagando pelos 4 cantos da Terra e convocando as pessoas para que pensassem no Dr num certo momento, dali há um ano… pessoas que nunca tinham ouvido falar no Dr antes dela contar sobre ele… como ela conseguiu inculcar nas pessoas a importãncia dele para a sobrevivência do planeta, sendo que nunca ninguém tinha sabido dele e ainda por cima convencer as pessoas de multiplicarem a informação, uns passando para os outros… e que só pensar no nome Dr tivesse todo aquele efeito, sendo que ninguém tinha sequer uma imagem mental do Dr na qual apoiar a mentalização… Não, não gostei e me pareceu exagerado e descabido.
    Uma das coisas que me agrada no seriado é a rapidez e simplicadade com que as situações se resolvem e neste tudo foi meio amarrado.
    Aliás, o tiro que matou o Mestre porque ele se recusou a regenerar me pareceu muito bom.

  3. Olga Nogueira

    Se alguém se interessar, no site do People consta o reinício de Dr Who a partir da 1ª temp já na próxima 4ª feira, 18hs,

  4. Luis Trigo

    Oi Mica

    Como sempre foi um ótimo review.
    Já os cortes da P+A foram numerosos: A musica de abertura, o dilema da mãe da Marta se mata o Mestre ou não,a revelação de Jack, a “sacanagem” que o Doutor faz com Jack desabilitando o transportador, Marta procurando o Dr Milligan…

    Já quanto ao fato de ser difícil convencer todos a seguir o plano do Doutor, é aí que Marta fez a diferença. Só ela para convencer que o Dr era a salvação do mundo.

    Acho que Rose se sairia melhor, por que ela fugiria com Jack, e não sozinha.

    E quanto a mão que pega o anel do Mestre, ela tinha a mesma cor das unhas da Sra Saxon.E assistindo um especial do Dr.Who descobri que o anel tem uma função similar aquela do relógio.Seria uma memória backup da mente do Mestre.

  5. ~vivi

    Confesso que estou muuuuito chateada com a cortação do People+Arts, porque quando assisti pensei que algumas coisas não se encaixavam porque eu não acompanhava antes, mas o fato é que eles cortaram partes importantes e isso tirou todo o brilho do final da temporada. =/ Mas mesmo assim eu adorei, e não acho que a Martha convencendo as pessoas foi forçado, elas estavam desesperadas, escondidas e concerteza se agarraram ao Doutor e a sua bondade como salvação, mesmo não tendo nem nunca visto sua fuça =D
    E por causa da nossa querida P+A, não conseguimos (ou pelo menos eu não consegui) ver a tensão entre o casal Saxon. Por isso foi um choque pra mim ao vê-la atirar no Mestre, porque pelo seu olhar não me pareceu que ela estava fazendo isso pelo marido e sim por ela mesma. Ainda estou curiosa a respeito disso.
    E eu que sou babona ou as poucas vezes em que o Jack apareceu foram as melhores? Ele preso no Valiant, ainda com senso de humor, e o brilho de esperança em seus olhos quando o Doutor voltou a sua “forma original”… Melhor que isso só mesmo a cena em que o Mestre pisou na Terra atrás de Martha, aquele homem exala poder, maravilhoso. (:
    E agora só nos resta esperar pelas outras temporadas.

  6. João da Silva

    Deveriam transformar a Lucy Saxon em companion do Doutor. Iria ser uma reviravolta fantástica. :)

    E espero que o Harkness não seja a Face de Boe.

    Não gostei muito da solução deus ex machina para se derrotar o Master, e também não gostei do reset que fizeram.

  7. Luis Trigo

    Só por curiosidade, o Mestre já “morreu” diversas vezes, e a maioria das vezes foi causado por uma mulher.Por isso veio o comentário quando recebeu o tiro.
    Acabei de assistir ao especial de Natal.
    Sem spoilers, um trecho do Voyage of Dammed:

    Passageiro: Quem colocou você como chefe? E afinal, quem diabos é você?
    Doutor: Eu sou o Doutor(Faiscas e fogo irrompem em um corredor lotado).Eu sou um Time Lord(raios e trovão).Vim do planeta Gallifrey, e tenho mais de 900 anos(raios e trovão).E vou salvar suas vidas, e dos 6 bilhões de vidas deste planeta.(Saída triunfal).

    Uma das coisas mais gostosas é assistir as cenas dos próximos capítulos que passam após o episódio. Muita ação, muitas faces novas, e muitas
    já conhecidas.
    Pena que levará meses para podermos assistir:(

  8. fabricio

    gente quando vo utentar baixar o doctor who pelo megauplaod da uma mensagem q o site pode estar com problemas dai num baixa so da pelo sendspace so q dai so vo pode ve um por dia….please me ajudem

  9. Luis Trigo

    Fabricio

    Tente baixar via torrent.
    Basta baixar 2 programas(Bitornado,Burst), e acessar uma página de torrents(mininova por exemplo)

  10. fabricio

    luis como eu baixo esses programas e acesso essa pagina….e q eu naum saco muito disso:)

  11. fabricio

    luis como eu baixo esses programas e acesso essa pagina….e q eu naum saco muito disso:(

  12. Luis Trigo

    Fabricio, use o Google.
    Ou acesse a página superdownloads.com.br para baixar os programas; a pagina de torrents é mininova.org

  13. Olive

    Adorei o episódio! Pena que muita coisa eu perdi. Fui descansar um pouco e só acordei ás 18h16min. Além do mais pelo que eu li o people & arts fez a delicadeza de cortar várias partes. Qual é a desse canal? qual é o critério destes cortes? E o pior é que nem dá para reclamar. Eu entrei no site do canal e não tem onde reclamar. Existe um forum do Doctor Who, mas lá fique sabendo que o canal não dá a mínima.
    Pelo visto vou ter que baixar na internet.
    Mas de qualquer forma quero agradecer a Mica! Graças a você descobri o Doutor e agora viciei! Obrigadão! Agora será que você poderia me dizer em qual temporada entra o David Tennant como o Doutor?

    Valeu Mica!

    E a quem interessar o People & Arts vai reprisar esta temporada a partir de quarta feira às 18 horas. Bem que eles podiam reprisar os episodios em mais de um horário como estão fazendo com Torchwood.

  14. Mica

    Povo, desculpem-me por não ter escrito nada antes. Eu enviei o review para o editor e saí de viagem (Rio de Janeiro, primeira virada no Rio na vida, heheeh) e só hoje tive a oportunidade de chegar perto da internet.
    Li os comentários e vi que o último episódio da temporada não foi unanimidade.
    Eu gosto desse episódio, mas para mim justamente as partes com a Martha são o ponto fraco. (the weakest link, hehehea) Para mim soa quase patético alguém viver um ano inteirinho em função de outra pessoa, mesmo que seja tentando salvar o mundo.
    Acho que ela seria sim capaz de convencer as pessoas se ela explicasse a situação direitinho (mas infelizmente a Martha não tem conhecimento de todas as coisas que o Doutor fez. Na verdade ela passou pouquíssimo tempo com ele salvando a Terra dos dias atuais). E o mundo conhece o Doutor levemente. Bom, pelo menos alguns governantes e a própria UNIT e, imagino eu, alguns remanescentes da Torchwood One. Então as notícias devem ter se expalhado e o boca-boca é sempre um bom negócio, apesar de lento.
    Mas eu comentei que também não gostei muito desse negócio de pensamento de todos e o Doutor se regenerando daquele jeito meio estranho e voando por ali e…bom, como eu disse, valeu a pena só por ver o Mestre se encolhendo de medo, hehehe. Amo o Mestre ^_^.

    Agora, fiquei chocada que o P&A cortou justamente a informação de que o Jack é (possivelmente) o Face of Boe. Ainda bem que eu fiz o review do episódio que eu tinha gravado (e mais uma vez sem legendas, porque fui capaz de esquecer o controle remoto do DVD Player na minha cidade, apesar de ter levado o DVD Player para a casa dos meus pais). Acho que se eu tivesse assistido pelo People & Arts o meu review teria sido muito mais indignado, hehehehe.
    Mas para os que leram meu review, agora vocês sabem: Jack diz que era chamado de A Face de Boe, por ser um garoto propaganda da agência do tempo, e também que ele pensou no seu grupo da Torchwood durante todo o ano que ficou preso e que ainda tem coisas a fazer com eles, e por isso não aceita o convite do Doutor para continuar viajando com ele.

    E fiquei felicíssima que a reprise dos episódios será desde a 1ª temporada (suspeitíssima, porque meu doutor preferido é o nono, hehehe).

    Quanto ao especial de natal, eu baixei, mas ainda não assisti :-(
    Terminei de baixar as 3h da manhã (no computador do meu irmão, eu não estava presente no momento) e saí de manhã cedinho para viajar, então…só verei quando voltar para casa.

    Já a Lucy Saxon, bom, não consigo vê-la odiando ao Harry, simplesmente não consigo.

    Ah! O David Tennant entra como Doutor na segunda temporada(2006), ou mais precisamente, no último episódio da primeira (que é quando o nono se regenera no décimo). Já é o Tennant quem faz o primeiro especial de Natal (The Christmas Invasion).

    Agora tenho que ir. Já abusei demais do computador dos outros. FELIZ ANO NOVO POVO!!!
    (enquanto isso vou convencendo meus amigos do rio para também assistirem Doctor Who, hehehe).

  15. fabricio

    gente por favor me ajuda naum consigo baixar os programas sempre da erro please me ajudem a baixar o doctor who postem como vcs baixam ele pq por torrent da erro pelo megauload tambem e belo sendspace so da pra baixar uma vez…..please me ajudem!!!!!!

  16. Olive

    Fabricio tente estes sites:

    islifecorp.com.br

    seriesfree.blogspot.com

    asmelhoresseries.blogspot.com

    Neles você pode baixar os episódios sem utilisar do torrent.
    E Mica valeu por tudo Adorei ter descoberto o Doutor! Já consegui todos os episódios com o David Tennant, inclusive os curtas especias beneficientes. Valeu!

  17. Mauricio

    bom eu estava baixando os episodeos de doctor who no site: seriesfree.blogspot.com m

  18. Mauricio

    bom eu estava baixando os episodeos de doctor who no site: seriesfree.blogspot.com mais ele naum esta entrando e eu nao consigo me cadastrar no site islifecorp.com.br entaum se alguem tem 1 solucao me ajudem por favor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account