Log In

Reviews

Revenge – Disclosure

Pin it

 

Série: Revenge
Episódio: Disclosure
Número do Episódio: 4×02
Exibição nos EUA: 05/10/2014
Nota do Episódio: 6

Quando você acompanha uma série há muito tempo, você iminentemente acaba virando um roteirista colaborador imaginário. Eu até espero depósitos imaginários da ABC na minha conta, porque sou um escritor muito ativo na história de Revenge. Porém, nesse início de temporada há um conflito criativo muito grande entre mim e a equipe assalariada de verdade.

Já disse na semana passada que achei uma virada muito boa que o plano de vingança pertença a Victoria nesse quarto ano da série. Até pensei que seria legal também que as narrativas de início do episódio  fossem dela, mas escolheram simplesmente retirá-las. O problema é que depois do plano de fuga da season premiere, Victoria não fez nada além de bater na porta de Emily e ser sequestrada por David.

Já Emily preferiu apagar todos os registros da passagem de Victoria na clínica, por motivos que para mim não ficaram claros. Ela não havia internado a ex-sogra legalmente? E essa passagem pelo hospício não poderia ser uma ponta solta a ser desenvolvida em situações posteriores, como para desacreditar a palavra da megera publicamente em um eventual confronto?

Outro ponto que me incomodou bastante é o fato de seus filhos não procurarem saber sobre ela. Engolir cartões postais enviados sem questionar selos ou ao mesmo onde foi que a mãe conseguiu orçamento para viagens me parece ser muito desinteressado. O fato é que Revenge é uma série madura demais, no que toca seu tempo no ar, para deixar o roteiro tão solto assim. Uma série cujo maior triunfo são os twists, tem justamente que se preocupar em fazer um roteiro amarrado e extremamente pensado, a prova de questionamentos como esses. Senão, vira tudo canastrice com cenas em câmera lenta.

E voltando ao plano de Victoria, este parece ser colocar David contra Emily. O assassino de Conrad passou anos escondido e, contrariando o mais lógico, não endureceu. Volta para os braços de Victoria como um adolescente que passou um verão longe da namorada. Aceita tudo o que ela diz, sem questionar. Espero que esse David passivo seja somente mais um twist que veremos desenvolvido mais a frente. Mesmo porque todo esse plano de Vic seria derrubado por uma simples visita de David à pessoa que ele mais confia: Nolan.

O acontecimento mais interessante do episódio foi mesmo Emily expor sua verdadeira identidade para Charlotte. Depois de salvar a sua insuportável irmã de uma tentativa de suicídio que provavelmente só resultaria em uma perna quebrada, Emily conta a verdade para Charlotte, com direito até a caixa da vingança. É claro que Charlotte age como Charlotte nesse momento: faz o drama de “você me trocou pela vingança”, joga caixa no chão e sai batendo porta.

Daí resolveram transformar o vestiário da delegacia em cenário regular da série e ninguém está reclamando. Ben, o parceiro de Jack, continua a mandar indiretas pro amigo botar ele na fita de Ems, algo tão cafona quanto essa expressão que acabo de usar. Esquecendo-se que eles devem ter mais de trinta, Jack sente ciúmes e diz pro parceiro ficar longe de tolha de Emily, ou pro parceiro de toalha ficar longe de Emily, ou outra coisa qualquer nesse diálogo inútil de cena de vestiário gratuita.

Margeaux e seu cabelo continuam seu plot da temporada e armam para Gideon com a ajuda de Daniel. O plano é executado em três cenas e é tão ridículo que nem Charlotte cairia, ou somente Charlotte cairia. O fato é que os dois assumem o papel de casal Greyson da temporada.

E já que eu reclamo da falta de atividade e de tudo mais que envolve Charlotte, a garota resolve mostrar que o sequestro da última temporada realmente mexeu com a sua cabeça e simplesmente tenta matar sua recém descoberta irmã. Atrai Emily para o bar de Jack (que é uma área pública da cidade, acessível mesmo quando fechada, aparentemente), a desmaia com um golpe e bota fogo no lugar. Ah, e claro sai em câmera lenta. Ah, os cliffhangers de Revenge! Prontos para odiar Charlotte na semana que vem?

Séries citadas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account