Log In

Opinião Reviews

Revendo: Família Soprano – I Dream of Jeannie Cusamano

Pin it

Família Soprano - I Dream of Jeannie CusamanoSérie: Família Soprano (The Sopranos)
Episódio: I Dream of Jeannie Cusamano
Temporada:
Número do episódio: 13
Data de exibição nos EUA: 4/4/1999
Data da reprise na Warner: 9/11/2008

Sinopse: Jimmy, o traidor da máfia, é assassinado. Livia é encontrada desorientada na casa de Tony. Ela vai parar no hospital e ao receber a visita de Artie Bucco, o joga contra Tony, dizendo que ele esteve por trás do incêndio no restaurante. Tony pede para Melfi sair da cidade, preocupado com sua segurança e conta para Silvio, Paulie e Christopher que faz terapia. Tony tem um encontro com FBI e descobre através de um grampo que sua mãe e seu tio estão por trás do atentado contra a sua vida. Mas antes que possa dar o troco, o FBI prende Junior. Livia tem um derrame. Carmela acerta os ponteiro com o padre Phil.

Opinião: É extremamento prazeiroso ver um season finale onde todas as peças se encaixam e tudo ganha uma resolução. Até algumas tramas que eu não esperava ver abordadas novamente são retomadas, como Artie Bucco descobrindo a verdade sobre incêndio e Carmela mandando o padre Phil, que é um tremendo de um explorador, longe.

O episódio é meio corrido, é verdade. Acontece muita coisa em pouco tempo, e não há muito espaço para reflexão e para aquelas deliciosas referências pop.

Família Soprano - I Dream of Jeannie CusamanoUma cena: Tony decide matar a mãe e, mesmo sabendo que ela teve um derrame, decide desabafar e ajustar as contas, diante dos paramédicos e enfermeiros. Ela usa uma máscara de oxigênio, mas ele vê um sorriso no rosto dela.

Menção honrosa para a cena onde Melfi conta para Tony que sua mãe tem personalidade borderline e Tony explode, a agredindo.

MVP: James Gandolfini e Lorraine Bracco.

Curiosidades:
• O nome do episódio é obviamente um trocadilho com o seriado I Dream of Jeannie, aqui no Brasil conhecido como Jeannie é um Gênio.
• Tony conta pra Melfi que teve um sonho erótico com sua vizinha Jeannie Cusamano.
• Como o sonho não foi exibido no episódio, fica a impressão que foi uma mentira. Ao longo da temporada, Tony teve alucinações com Isabella e com a própria Melfi.
• De qualquer maneira eu não gosto do título e acho que não tem nada a ver com o episódio.
• Este é o episódio com maior número de mortes: 3. Contagem final de corpos da temporada: 13.
• 11ª vítima: o capitão da máfia Jimmy Altieri é assassinado por Silvio com um tiro à queima-roupa na cabeça. Seu corpo é encontrado com um rato na boca.
• 12ª vítima: Tony mata pessoalmente Chucky Signore, que é soldado do Tio, temendo retaliações.
• 13ª vítima: Mikey Palmice é assassinado na mata por Paulie e Christopher. Seu corpo não aparece e o FBI acredita que ele fugiu antes de ser preso.
• O episódio introduz na série mais um agente do FBI, Frank Cubitoso, o encarregado das investigações contra a família Soprano.
• O roteiro é assinado pelo criador da série, David Chase.
• Segundo episódio da série dirigido por John Patterson.
• Quando está confrontando a mãe, Tony chama um dos médicos ou paramédicos de “George Clooney”, referência a passagem do ator por ER.

Um diálogo: Tony Soprano, refletindo sobre o que encadeou a crise entre ele e o Tio:

Psicanálise e sexo oral nos trouxe até aqui.

Um música: A temporada encerra com outro filho famoso de New Jersey. Bruce Springsteen, The Boss. A canção é “State Trooper”.

Últimas palavras: Bom, no mundo perfeito em escreveria 86 reviews de Família Soprano. Mas está é a última. Não vou me esconder, culpando os outros, eu mesmo tenho meus motivos. A coluna não gera tanto feedback quanto eu gostaria (sim, nós somos movidos a comments), a fall season distraí e me a obriga a ver mais séries (foi o que atrasou os últimos reviews), e eu não comprei os DVDs do segundo ano (e pra escrever esta coluna com a atenção que ela merece é preciso voltar e avançar muitas vezes os DVDs).

Mas, claro, o que acabou definitivamente com minha vontade de fazer estas reviews foi a decisão da Warner de tirar a série do horário nobre. Eu envelheci, me tornei mais profissional, mas ainda sou um telespectador passional, escrevo por amor. O TeleSéries nasceu num período pré-torrent, da necessidade de fazer uma interface entre os canais de TV paga e os telespectadores. Mas eis que de dois anos para cá, a TV paga só piora. E a Warner só nos decepciona. E eles não querem a nossa consideração, não querem a nossa audiência (não para Sopranos, apesar dela ser simplesmente a primeira ou segunda melhor série já produzida de todos os tempos). Então para quê prosseguir?

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

16 Comments

  1. Rodrigo Pereira

    Ninguem mais vai escrever sobre a série? Que pena.
    Ela merecia os reviews sempre bem escritos pelas pessoas deste site.
    Pra mim é a melhor série que existe e, apesar dos problemas da Warner, merecia mais reviews.

  2. guilherme

    Para com isso, faça os reviews por nós aqui do teleseries, leio sempre os reviews e são importantes para acompanhar e lembrar as séries, não desanime não…

  3. Felipe

    Uma pena não ter mais reviews. Mas acho que eu também não vou mais acompanhar, esse horário é foda.

    Paulo, sabe se vai ter reprise do episódio de domingo pelo menos? Procurei aqui e no site da Warner e não achei nada.

  4. Fábio

    Também acho bobagem você parar com as reviews, a série é otima é merece mais destaque que muita coisa que está no ar atualmente. Esse episódio foi otimo, quanto a Warner, acredito que você não darem espaço a série só fortalece a decisão desse pessoal que prefere estrear séries que só tem dois meses de vida a dar valor para uma série consagrada como Sopranos.

  5. anderson

    Eu vou na direção contrária.
    Apóio totalmente a decisão de parar com os reviews.
    Veja bem, os reviews são ótimos e de excelente qualidade, e de quebra promovem a série. Agora pergunta, por que promover uma série que o próprio canal esnoba?
    Ainda mais tratando-se de Sopranos, que como foi dito é umas das três melhores séries de todos os tempos. Eu parei de assistir, pois o horário é ridículo. Vou esperar que a Warner crie vergonha na cara e conserte a burrada, ou que outro canal passe a exibir a série. E até lá, todos deveriam esnobar esse horário. Eu sei, é difícil, pois a série é boa. Mas no seu lugar Paulo eu faria o mesmo, pra que se dedicar a uma série quando ela é tratada como lixo?

  6. ana melo

    Paulo ´´e uma pena eu gosto muito dos seus reviews de soprano , mas eu entendo vc , porque eu mesma estou chocada com a falta de consideração da Warner com seus assinantes e talvez eu deixe de ver a serie.
    até mais Paulo.

  7. ana melo

    felipe , eu estava sapiando na madrugada de sabado mais ou menos a uma da manha (pra mim) que moro em alagoas e ñão horario de verão) e estava na programação os dois episodios de soprano esses da reviews do |Paulo , eu vou ficar de olho nessa sexta talvez eu consiga ver.
    abraço

  8. ELAINE DAS GRAÇAS TONACIO

    Que pena! Concordo The Sopranos é uma das melhores séries de todos os tempos e merecia mais atenção de todos, tanto da Warner, quanto de nós que assistimos.
    Eu comecei a ver e também parei por causa da mudança de horário. Isto é um desrespeito muito grande!
    Adorei os comentários até aqui. Vou sentir saudades.
    Um super abraço

  9. Tina Lopes

    Concordo com o Anderson e odeio o Warner. Ontem ainda tinha Sopranos no guia da FOlha e achei que talvez tivessem tido alguma consideração com os fãs. Rá. Até parece. Bem, eu nem tinha me tocado que esse episódio era o final da primeira temporada, então vou direto na locadora pegar logo a segunda. Olha, se não fossem Lost e os canais de desenhos pra minha filha, eu desistia da TV a cabo (não sei lidar com torrents e tals). Abraço, foi um ótimo trabalho o seu.

  10. Patrícia

    Uma pena que vão acabar as reviews… nunca tinha assistido The Sopranos, comecei ver agora na Warner, e vou tentar acompanhar, gravando (pois é, ainda tenho videocassete, e uso bastante… hehehe).
    Essa série é ótima, e as reviews são muito boas também… uma pena…

  11. Daniel

    Nunca comentei no site, mas a reclamação do nosso nobre colega Paulo Antunes me senzibilizou. Seus reviews de The Sopranos são de mais. A melhor série já feita merece continuar tendo os reviews de um dos melhores comentaristas de série que eu conheço.

  12. Flavia

    Mas, Paulo, prometa para nós que as reviews de Família Soprano não serão substituídas por reviews de reality shows, tá?

  13. guilherme

    Não precisamos que a série esteja no ar para ser comentada, todos os dvds da Familia Soprano estão a venda, inclusive eu tenho as 6 temporadas, já foi exibida na HBO inteira, e oq a Warner faz ou deixa de fazer com a série pouco importa….
    Os reviews são para nós, fãs, não são unica e exclusivamente para quem está acompanhando agora pela Warner…
    Pense nisso, continue com os reviews…

  14. Babi

    Paulo, realmente é uma pena, mas também não vou acompanhar a série pela Warner. Esquisito o que acontece com Sopranos: nem a HBO-Br ligou muito pra série. Que uruca!!
    Se tivesse um fórum por aqui a gente marcava de ver os epis e depois comentaria. Num mundo perfeito, eu sei. De qualquer forma fica a sugestão!!

  15. Gilberto Dutra

    Uma pena você não fazer mais os reviews….

    Fiquei até desistimulado de continuar a ver, pois suas dicas e comentários eram fundamentais para uma melhor degustação da série….

  16. Pingback: O que vou assistir este final de semana na TV – 3 e 4/4 » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account