Log In

Opinião

Revendo Dawson´s Creek

Pin it

Esta síndrome de Peter Pan que não passa!Tive uma recaída e comprei o DVD da primeira temporada de Dawson´s Creek. Coloquei o disco no leitor de DVD, assisti ao piloto e então a ficha caiu. Dawson não significa mais para mim o que significava quando eu tinha os meus 22, 23 anos – é, eu era velho demais para Dawson já naquela época, mas mesmo assim ele fazia muito sentido para mim.

Foi bom assistir ao episódio piloto, que eu nunca tinha visto. Mas seja naquela época ou nessa, eu jamais incluiria o piloto de Dawson na minha lista dos 10 Melhores Episódios Pilotos de Todos os Tempo (você já fez a sua?). O início do episódio é fabuloso, com os primeiros diálogos entre Dawson e Joey, a chegada da estonteante Jen em Capeside e o primeiro flerte da professorinha Tamara com Pacey. Daí em diante o episódio decai. Os personagens parecem ser mais guiados pelo roteiro do que por suas personalidades: Pacey alterna entre a imbecilidade completa e a sedutora maturidade de uma cena à outra e Joey alterna criancice e inteligência de uma forma muito radical. Eu sei, estou sendo exigente demais. Quando eu tinha 16 anos eu devia ser assim também – ora esperto, ora imaturo. Mas creio que se Kevin Williamson pudesse reescrever a história, teria feito ajustes como estes.

Mas, apesar das minhas críticas, o piloto funciona bem, justamente por mostrar um Pacey meio Pateta, uma Joey que faz cena por ciúmes e um Dawson romântico, idealista e bobão. É a primeira vez que se viu na TV adolescentes assim, parecidos comigo e com os meus amigos quando tínhamos 16 anos. Kevin Williamson já insinuava qual seria o marco de sua criação: dar aos jovens a profundidade psicológica e intelectual que eles de fato tem (ou acham que tem). Neste quesito, Dawson´s Creek está a anos luz da turma de Barrados no Baile e este é trunfo que o imortaliza.

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

9 Comments

  1. Paulo Fiaes

    paulo.

    acho que ninguém vai ler este coment, mas la vai. com certeza, essa série foi o ápice das séries teen. acho que tudo que veio antes foi inferior e tudo que vem depois é uma tentativa de cópia.

  2. Pingback: Um Enxerido Arretado » Segundo teste de escrita

  3. Rafael

    Ai acompanho o raciocinio do nosso amigo Paulo,,antes ou depois de Dawson´s Creek nda apagara essa série di nossos corações !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account