Log In

Especiais

Retrospectiva 2006 – XXIII – A TNT esconde a programação

Pin it
The Closer, Veronica Mars e Battlestar Galactica

Em 2005 todas as redes de TV paga sonhavam, precisavam, queriam, desejavam, ansiavam por ter alguma série de sucesso como Desperate Housewives, 24 Horas e The O.C. em sua programação. Mas ao longo de 2006 a verdade veio à tona: não basta ter séries na programação, é preciso investir nelas, encontrar a audiência e cultivar um novo hábitos nos telespectadores.

De todos os canais de TV por assinatura nenhum apostou tanto para logo depois desapontar tanto quando a TNT.

A TNT manteve ao longo do ano três séries de peso em sua grade: Battlestar Galactica, a melhor sci fi da atualidade (e talvez a melhor de todos os tempos), Veronica Mars, o mais cultuado e comentado drama jovem da atualidade, e The Closer, o maior sucesso da TV paga nos EUA e um dos melhores seriados policiais da atualidade.

Veronica Mars ainda conseguiu encerrar sua temporada no criticadíssimo horário das terças-feiras à tarde. E pensar que reclamávamos do horário… agora é exibida aos sábados.

Battlestar Galactica sequer conseguiu encerrar sua temporada no horário nobre – teve seu season finale exibido no sábado à tarde e a mudança foi tão mal divulgada que muita gente perdeu o episódio.

E The Closer, que chega a atrair sete milhões de americanos toda a semana, teve sua segunda temporada desprezada no Brasil. O seriado vem sendo exibido também aos sábados, escondida do público.

A lição da TNT é que ninguém pode ser tudo: um canal com vocação ao popular (o que se observa pela programação focada em filmes de grande bilhateria e pela adoção da dublagem como forma de diferenciação) não pode querer ser cult também. Ou até pode, mas para isto o primeiro passo é respeitar o telespectador.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

64 Comments

  1. Leonardo

    O TNT tem os piores horários mesmo. Graças à sua grade de programação eu nunca consegui assistir The Closer ou Battlestar Gallactica.

  2. João da Silva

    Se a TNT fosse mais bem administrada, as séries passariam num horário respeitável. Infelizmente a TNT desperdiça os melhores horários com seus filmes insuportavelmente dublados.

  3. João da Silva

    A melhor forma de assistir aos seriados da TNT é gravando.

  4. Marcos Almeida

    Essas séries só fariam sucesso no canal se fossem dubladas, até porque os telespectadores do canal estão acostumados assim. Mesmo tendo HBO ou Telecine, a maior partes dos assinantes da tv por assinatura assistem é a TNT, lider entre os canais de filmes (falo mediante os dados do horário nobre de 2005, divulgados pela Folha de São Paulo). A TNT tem média de 77.500, Telecine Premium de 32.500 e HBO de 32.200.

    Como defensor da dublagem brazuca, para mim não seria problema se fossem BEM dublados, até porque a TNT possibilita o audio secundário em inglês pra quem quiser assistir assim. E se fossem dubladas, com certeza seriam sucesso no canal e poderiam ser exibidas em bons horários.

  5. Thomás

    Pois é, mas poderiam disponibilizar legendas também, além do áudio original.

    Me impressionei com a vantagem da TNT na audiência. Só que temos que levar em conta que, se formos pesquisar, ter Telecine e HBO é mais caro que ter TNT, pelo menos na maioria das operadoras.

    E concordo com você, Paulo Antunes, embora eu não assista TNT. E embora eu não tenha a assistido à série Numb3rs, no Telecine, me parece que faltou divulgação e também me disseram que não cuidaram muito bem da série, mas me corrijam se eu estiver errado. É a mesma coisa que fazem os canais de TV aberta, como SBT e Globo: compram shows caríssimos e não divulgam ou passam durante a madrugada.

  6. Victor Hugo

    Eu aindo consigo assistir pelo menos a The Closer e realmente é uma excelente produção..hj por exemplo foi ao ar o 2.13..um ótimo episodio da serie pena que esse horario 15:00 seja tão ruim… Veronica Mars até hj só consegui assistir a um episodio…. não vejo problema nas legendas de tal seriados…até pq eu acho melhor do que uma dublagem que pode levar a uma perda na emoção…
    Exemplo veja The Closer no SBT e na TNT…a dublagem é horrivel..prefiro que continue com as legendas nesses seriados….
    Se esses seriados fossem exibidos sabado a noite seria bem melhor….

  7. Rubens

    TNT tem boa audiencia nao é por causa da dublagem, e sim porque tem uma forte concentracao de bons filmes, filmes de apelo popular. Velhos, reciclados, repetidos, mas todo dia tem filme blockbuster de sucesso no canal TNT. POR UM ACASO os filmes sao dublados (pessoalmente eu ODEIO esse canal por conta disso), mas o que realmente mais importa é que sao filmes que despertam interesse.

    Fossem todos legendados, e o TNT ainda assim se manteria como o canal de filmes mais assistido. Simplesmente porque os filmes que ele exibe diariamente sao melhores que a programacao diaria da HBO, e estupidamente melhores que os filmes dos canais TeleCine.

  8. Marcos Almeida

    Rubens, discordo quando dizes que os filmes da TNT são dublados por um acaso. Foi por causa do sucesso dos filmes dublados da TNT que tanto o Telecine, quanto a HBO incluiram em sua grade de canais um canal exclusivamente com filmes dublados (HBO Family e Telecine Pipoca, se não me engano), e olha que eles já forneciam com a utulização da tecla SAP, a possibilidade de ver os filmes dublados…cansei de colocar em português alguns filmes antigos dos anos 80 que me acostumei a ver dublados quando criança.

  9. Fabiano

    Dublar as séries…ah, não!!
    Consigo ver os seriados da TNT porque os gravo (sábado à tarde realmente é brincadeira…).Agora, se eles fossem traansmitidos “dublados” certamente eu deixaria de acompanhá-los.

  10. Custódio

    A TNT não é só líder entre os canais de filmes. É líder entre todos os canais de tv paga.

  11. Adri Oliveira

    Dublar The Closer???
    Vade retro satanás!
    O seriado é ÓTIMO, o horário é ruim (eu também gravo e o esforço vale a pena), as legendas péssimas (cada erro de português que chega arrepiar, além de muitas vezes atrapalhar a compreensão da trama).
    Continuo batendo na tecla do respeito ao assinante: sem atrasos para trazer novas temporadas, melhor divulgação e, se for possível, melhor horário. Afinal, espaço para filme “tosco” nunca falta…….

  12. Carla

    Sábado a tarde é horário de reprise, não de inédito: simples assim! É lementável q a TNT pense q seriados sirvam p/ tapar buraco na grade. Bom, não só a TNT, né? O Telecine (e outros) faz a mesma coisa…

    Outro canal q tem uma atitude péssima qto a horários é a Universal: 23h?!?! Como assim?!? Eles acham q a gente não tem q acordar cedo, naum? E o horário de Weeds no GNT?! S/ comentários…

    Não dá pra dizer q só a TNT esconde a programação. Tds esses canais não especializados em seriados não estão c/ a grade preparada pra recebe-los. E talvez a culpa nem seja deles: a gente se acostumou c/ o estilo de grade da Warner e da Sony (e da FOX antiga – aquela onde não era sempre Simpsons e tinha reprises dos episódios inéditos… bons tempos!).

    Abraço a tds e desculpem o texto longo!

  13. Victor Hugo

    Sabado que vem a TNT vai colocar ao ar a primeira parte dos 2 episodios que foram ao ar em 04/12 nos EUA! isso é muito bom… então não vou perder…

  14. Cristiano Oliveira

    Eu acho mesmo é que a TNT foi “SBTizada” no horário destas séries… que também sofro para poder assistir ! Pelo ao menos repitam-nas durante a semana !

  15. Paulo Antunes

    kitty, kitty, kitty…
    kitty, kitty, kitty…

    O que foi The Closer ontem, hein? A gente devia postar muito mais comentários sobre The Closer e bem menos sobre Nip/Tuck e 4400…

  16. Victor Hugo

    Concordo…The Closer é uma das melhores series da TV na atualidade….digo isso sem medo de errar.

  17. Carlos

    Concordo com relação aos horarios dO Universal e que ter TNT é mais barato que ter Telecine e HBO e tambem gostaria de lembrar que como o TNT é um canal só pode concentrar os filmes nele sozinho !
    Não concordo que a melhor audiencia deles seja por causa da dublagem !!!

  18. Babi

    A lógica é a seguinte: se comprou os programas para quê exibi-los num horário em que seu público alvo não está disponível?? Uma das primeiras lições de marketing. O que me leva a crer que… quem são os executivos desses canais?? Agropecuários??

  19. Marcos Almeida

    A TNT sempre foi lider, mesmo quando a HBO só tinha um único canal (e o HBO2 de reprise), então o fato da HBO agora ter 10 canais não mudou muita coisa.

    Quanto ao horário de séries do Universal, eu até já fui contra, mas me acostumei e passei até a gostar, já que nunca emparelha com outro seriado que eu assista e dá pra ver tudo direitinho.

  20. Cristina Guilhon

    Marcos, concordo inteiramente com você. Para mim é ótimo o horário das 23h dos seriados da Universal. Assim não tenho que me preocupar em estar perdendo nada em outro canal. Agora a TNT colocar inéditos aos sábados é triste. Já baixei os episódios de Battlestar Galactica só para me garantir. The Closer eu adoro também e tento assistir aos sábado mas quando perco baixo.

  21. Patrick

    Agradeço três coisas ao TNT:
    1- ter conhecido The Closer;
    2- ter conhecido Veronica Mars;
    3- Colocarem as séries nesses horários podres, ai eu passei a baixar mesmo e parei de me preocupar com o horario.

  22. rafaelpandemonio

    A tnt apesar de passar alguns filmes bons, eu a odeio por dublar e principalmente por censurar algumas partes. Se voce assistir um filme no telecine na hbo ou ateh mesmo alugando voce vera que a tnt esquarteja um filme naum importa qual horario

  23. Pedro Ivo

    O videocassete tem uma função precípua na minha casa no sábado à tarde. Não dá pra perder The Closer…

  24. daniela

    Bom, eu adoro The Closer, pra mim é a melhor série policial na atualidade, além de manter o suspense é divertida, a Brenda é maravilhosa, o elenco também é ótimo!!!
    Veronica Mars também é outra série q eu adoro, o problema é o horário, ninguém merece!!!
    Ainda bem q eu deixo gravando pra assistir depois, com relação a dublar, não acho uma boa idéia não, é melhor no indioma original.

  25. terychrys

    As únicas coisas que realmente assisto no TNT são as séries: Veronica Mars, The Closer e Battlestar Galactica; como o horario de exibição é péssimo, gravo e vejo depois. Acho que o Canal exibe bons filmes, mas por serem dublados geralmente não assisto. Será que em algum horario eles exibem filmes legendados?

  26. Patricia E.

    TNT e Telecine quiseram aproveitar o filão das séries de TV, mas mesmo tendo ótimos programas nas mãos eles simplesmente desperdiçaram a chance de atender esse público e ganhar a sua audiência.

    Quanto à velha questão dublado x legendado, quando tenho como optar prefiro o áudio original, mas as legendas da TNT não ficam muito atrás das da Fox/FX: são de deixar qualquer um de cabelo em pé. Estava vendo a reprise de Battlestar Galactica e quem fez a tradução inventou uma palavra nova, que apareceu duas vezes ao longo do episódio: “encima”. E já que o assunto são as legendas, outra pérola, desta vez em The Office: “attractive” virou “atrativa”. O que houve com “atraente”?

  27. JESS

    Dublar The Closer!! Meu deus q. nunca t ouçam fazer um sacrilégio desses…

  28. Isis

    Alguém pode me dizer qual o horario da Veronica Mars eu estou perdida.

  29. Edson Vilar

    A TBT foi abusiva quando tentou emplacar uma série de grande audiência como Galactica no horário do sábado a tarde. A TNT não tem como nem público alvo para isso. Ou seja ficamos no prejuízo. Quem assite a TNT são pessoas semi-analfabetas. Quem assite um seriado como Galactica é outra classe

  30. Eugely de Almeida Inocencio

    Fiquei muito decepcionado com a TNT com a falta de respeito com os seus telespectadores com as mudanças constantes dos seriados The Closer e Galactica, onde não conseguimos acompanhar os mesmos. Gostaria de saber se eles vão continuar transmitindo a continuação destas series ou se estas séries poderiam ser transmitidas por outras redes, o que seria maravilhoso, pois assim conseguria assistir a temporada até o fim como consegui fazer com o seriado Álias que consegui assistir a todos os episódios até o seu final, pois estava sendo transmitido por canal que respeita os seus assinantes

  31. Tereza Bolico

    Não consigo entender como:buscam desesperadamente um sucesso…The Closer é disparada a melhor séria policial do momento e, temos de muitas vezes gravar para poder assistir.
    A TNT boicota a sí mesmo…pode?

  32. ARY MANOEL

    POR ONDE ANDA O WESTERNS INTITULADO ” O PURGATÓRIO “, EXIBIDO HÁ ALGUNS ANOS. SERIA POSSÍVEL SUA REPRISE ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account