Log In

Especiais

Retrospectiva 2006 – XVII – American Idol, maior do que nunca

Pin it

Taylor Hicks, Simon Cowell e Katharine McPhee

Quem acompanhou as colunas TeleRatings publicadas ao longo do ano, aqui no TeleSéries, já deve ter sacado: pelo menos em audiência, American Idol (da Fox norte-americana; por aqui, transmitido pelo Sony) foi o programa do ano. A versão americana (e a mais bem-sucedida do mundo) do formato inglês Pop Idol está maior do que nunca – e não poderia estar ausente dessa retrospectiva.

É preciso deixar claro que 2006 não foi apenas o ano da quinta temporada do programa. Foi, também, o ano em que três participantes de temporadas passadas cresceram bastante: Kelly Clarkson, da primeira edição, fixou sua explosiva carreira; Carrie Underwood, da quarta edição, ganhou diversos prêmios pelo seu primeiro álbum e dominou, por diversas vezes, as paradas das principais estações de rádio dos Estados Unidos; e, por fim, Jennifer Hudson, da terceira temporada, acertou em cheio ao participar do filme Dreamgirls, um musical hollywoodiano que já lhe rendeu alguns prêmios como Atriz Coadjuvante e que a coloca como indicada quase certa ao Oscar. É mole?

Aliás, constatar que 2006 foi um ano bom para participantes de outras temporadas nos faz pensar se os participantes dessa quinta podem deslanchar dessa forma. Chris Daughtry, que acabou como quarto colocado, lançou um álbum e alcançou, recentemente, a segunda colocação no ranking de vendas da Billboard, a maior revista de música dos Estados Unidos. Kellie Pickler, que acabou em sexto, também lançou um CD – e seu desempenho nas vendas foi certamente mais tímido que o de Daughtry. Ayla Brown, que sequer fez parte do top 12 do programa, lutou por um álbum – e conseguiu, embora o lançamento e desempenho nas vendas seja um reflexo daquilo que foi sua participação no reality: discretos.

Os dois melhores colocados, Taylor Hicks e Katharine McPhee (vencedor e vice, respectivamente), ainda não colocaram nenhum CD nas lojas – Taylor o fará ainda neste ano; Katharine, só no final de janeiro de 2007. Devem ir muitíssimo bem de vendas, embora a segunda (particularmente, minha favorita durante toda a edição) tenha dado entrevistas contando o estilo musical que pretende seguir, e ele seja muito mais rentável que Taylor.

Mas não é só com seus participantes que American Idol tornou-se o programa do ano, óbvio. É mais profundo que isso.

Uma curiosa pesquisa divulgada enquanto a quinta edição estava em sua metade revelava aquilo que todos já sabiam: o programa vicia. Mas vicia quando bem trabalhado, por uma questão de lógica. E American Idol tem uma edição muito boa, esperta, ágil. Tem um apresentador que, embora não seja dos melhores, não decepciona. Além, obviamente, de jurados poderosos: Paula Abdul, Randy Jackson e Simon Cowell. Juntos, têm potencial hilário que compõe a alma do programa. O telespectador norte-americano que levanta da poltrona para votar não segue, necessariamente, as preferências de Paula, Randy e Simon. Mas aprenderam a analisar uma performance musical com eles, inclusive a adicionar cinismo às análises.

Logo, não é à toa que a parte mais adorada do programa é seu início: nas audições, vemos os aspirantes a candidatos definitivos e, no meio deles, sempre há aqueles que não cantam absolutamente nada – e são massacrados pelos jurados. É um festival de risos sem comparação.

Televisão bem-sucedida é isso: aquela que é pop, rentável (dentro e fora das telas) e infalível. Alguns programas deveriam aprender com American Idol. Pensou em Ídolos e Latin American Idol? Eu também.

***

A sexta temporada de American Idol estréia nos Estados Unidos no dia 16 de janeiro. Deve estrear, por aqui, no dia 24.

22 Comments

  1. Eric Fernandes

    Adoro American Idol, e essa 5ª temporada foi demais. Acompanhei desde o inicio. Meu favorito, Taylor, saiu com o caneco! Muito bom!

    As audições são hilárias!!!

  2. Paulo Antunes

    Gustavo, e quando é que vai sair o álbum do Chicken Little? Rerere.

  3. Victor Regis

    Eu até que gosto de American Idol, mas o melhor reality p/ mim é ANTM.

  4. Marcelo

    American Idol é o melhor… Acompanhei a 4ª Temporada toda e viciei… não perdi nada da 5ª. ^^
    Tentei ver o Idolos aqui do Brasil mas era péssimo, sem condições.

  5. Maria Eugênia

    American Idol revolucionou os reality shows!
    Sabendo que os participantes(pelo menos na final) tiveram mais votos do que qualquer presidente americano, só mostra o que todo mundo ja sabia: os estadosunidenses mais se preocupam com programas televisivos e batalhas musicais, do que com a própria polítiva interna.

  6. sandra

    Como quase todos aqui, detesto “realitys shows”, mas American Idol é a exceção. Adorei. Participei de uma pesquisa da Sony para saber o que os brasileiros acham do Latin American Idol: eu soltei os cachorros, ô programinha ruim, apesar de sermos latinos, nós, brasileiros não temos nada a ver com o resto da America do Sul. Daí, por ter participado da pesquisa tive o direito de baixar dois screensavers do canal, nenhum dois dois funcionaram, estavam com a validade vencida. Detalhe: testei em outro computador, para o caso de ser o meu pc, e também não funcionou no outro. Será porque eu falei cobras e lagartos do programa? (rsrsrs)

  7. Anderson Vidoni

    Há outros realitys bons, American Idol não é a exceção. Vejam The Amazing Race, melhor reality da tv, entre outros.

  8. sandra

    Anderson, não quis desmerecer todos os realitys, mas que para “mim” American Idol é o que se salva. Na minha opinião.

  9. Victor Regis

    Sandra, tambem soltei os cachorros nessa enquete e consegui baixar os papeis de parede.
    Acho q foi só com vc q aconteceu isso..auhhuahua

  10. Anderson Vidoni

    Sandra, minha mensagem não foi com intenção de responder diretamente ao seu comentário, é que como muita gente não gosta de realitys, mas começaram a gostar de Idol, como você, por que não poderia gostar de outro? Há varias ótimas opções, claro que muito lixo, mas alguns se salvam.

  11. sandra

    Victor, talvez seja que meus dois pc estão com defeito,já que um é movido à manivela e o outro é à lenha, ou então é a cor dos meus cabelo. Beijos para vc!

  12. sandra

    Anderson, eu não me ofendi, eu sei que gosto não se discute! Só achei que deveria responder para deixar claro que eu respeito todas as opiniões. Um abraço. Amigos?

  13. Anderson Vidoni

    hehehe, sim Sandra. Eu fiz a mesma coisa que você, foi só para esclarecer.

  14. Laís

    Eu amo american Idol! =)
    E a Kath.. foi a melhor.. huhuhu..
    Perdeu pq repetiu as duas musicas fnais.. q para confessar.. me desapontou TOTALMENTE! =/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account