Log In

Especiais

Retrospectiva 2006 – XVI – A FX cresce

Pin it

My Name is Earl, Deadwood e The Office

O canal Fox sempre foi feliz nas escolhas de seus seriados diante do público brasileiro e com shows como Arquivo X, Buffy, Angel, 24 Horas e Dark Angel sempre figurou entre as maiores audiências do país. Seus programas podem não ser necessariamente um grande sucesso de audiência nos EUA mas aqui no Brasil eles ganharam uma imensa pupularidade. E a safra parecia não terminar nunca, pois em alguns momentos eram tantas as produções que não cabiam em um só canal. Mas eis que em 2005 nascia o FX.

A proposta da Fox era ousada: criar um novo canal voltado para o público masculino. Para alavancá-lo, trouxeram sucessos de crítica como The Office e My Name is Earl, duas das melhores comédias da atualidade. Masters of Horror é sempre uma boa pedida nas noites de domingo. Deadwood, Brotherhood, Rescue Me e a ainda por vir Dexter são nomes fortes no canal. Há também espaço pra nostalgia com clássicos como Batman, M*A*S*H, Perdidos no Espaço e filmes da 20th Century Fox.

Verdade que no início de sua vida o canal era bastante marginal, mas em 2006 a coisa mudou. A programação melhorou e em julho a base de assinantes do FX aumentou em 140%.

Mas claro, nem tudo é perfeito. A safra de programas de grande popularidade diminuiu um pouco e repartir essa programação entre dois canais gerou alguns problemas como furos e tapa-buracos no primetime. Na Fox, Simpsons passou a ser exibido trocentas vezes por dia. Na FX, com o rótulo de “o canal para os homens”, horas de esportes radicais enchem a grade ainda um pouco deficitária do canal. Mas imaginem a Warner tendo que criar um segundo canal tendo a infelicidade de ter tantas de suas séries novas canceladas.

Esse porém não parece tão horrível se levarmos em conta que o canal tem pouco menos de dois anos de vida. O canal AXN, do grupo Sony, só conquistou notoriedade vários anos após ter sido criado, e a custa de muitas boas séries migradas da Sony para ele. Já FX nasceu meio que por conta própria e as únicas séries herdadas da Fox foram Deadwood e Arrested Development. Grande parte da programação de séries é original e popular… e já figura entre os líderes de audiência.

Os problemas com a escassez de programas no horário nobre entre Fox e FX parecem já estar perto da solução, com diversas de estréias em janeiro e fevereiro. O que restam são alguns retoques, como horários em conta pras reprises e o fim do irritante delay do aúdio em alguns momentos da semana. De resto, “o canal só para homens” serve pra mostrar que apesar de algumas falhas estratégicas a rede Fox tem competência pra escolher os seriados certos pra sua grade – o suficiente pra tornar um canal novo forte em audiência. E ele não é o caçula da família. Ainda tem o Fox Life e o Speed e o Sci Fi em breve virão por aí.

25 Comments

  1. Fernanda

    nha. nao vou muito com a cara do fx. a fox ja nao e’ la grande coisa (faz TANTA coisa estupida), agora se dividindo em zilhoes de canais desse jeito, ja estou comecando a ficar com medo. veremos como dexter sera tratada. nao quero tentar assistir a serie e topar com um jogo de futebol no lugar

  2. Thomás

    Sempre gostei da FOX, era um dos canais que eu mais assistia quando assinei TV a cabo. E o FX eu gosto desde que veio pra minha operadora e pro meu pacote. Só que esse “novo FX” não está me agradando. Tá uma bagunça, que nem a FOX. Mas tem ótimos programas mesmo. The Office e My Name Is Earl eu sempre assistia, mesmo sem ter pego desde o início, e não tenho visto as reprises. The Ultimate Gambler é super legal, e o fuel é bem legal também. Mas o Reno 911 não é. Fora que é imitação do The Office, o estilo e tal.

    O FX precisa de ótimas estréias pra 2007 mesmo, pra voltar a ser o canal que eu admiriva e um dos que eu mais assistia.

  3. Thomás

    Aliás, a FOX também precisa de ótimas e muitas estréias, pra encher a programação, mas com coisa boa, além de Simpsons… ambos os canais (FOX e FX) tem mudado demais a programação, pelo que tenho percebido. Principalmente durante o dia, mas também no PrimeTime.

  4. Wilson

    Pena que quando o canal FX foi lançado, ele ainda não fazia parte da grade da NET, e eu, assinante da dita cuja, não pude assistir à segunda temporada do DEADWOOD, tendo de encomendar o box com a série via USA. E não houve meio de reprisá-lo. Aliás, gostaria de saber onde o FX foi apresentado? Wilson.

  5. Victor Pacheco

    Pois é… Reno 911! é anterior a The Office e um desinformado se atreve a dizer que é cópia… tsc, tsc…

  6. Victor Regis

    Não suporto a Fox e não gosto dessa penca de canais que ela tá se dividindo.

  7. Guilherme France

    A nova série de Courtney Cox, vai estrear uma nova série chamada Dirt na FX de lá. A série conta o dia-a-dia de um tablóide de celebridades, do qual Cox é a editora que não tem escrupulos, e está sempre atrás de uma história, por mais suja que ela seja (por isso a série estréia no FX, tv por assinatura, que tem espaço para pornografia, drogas, violência, etc, e não na CW, com quem a produtora dos Arquette (Courtney e David)tem contrato!

  8. Angelo

    Os anos dourados da FOX (Arquivo X, Buffy, Angel…) acabaram. Embora o canal ainda possua hits como 24 Horas e Nip/Tuck, não sobra muito pra se elogiar.

    Escassez de reprises em horários decentes, overdose de Os Simpsons, filmes dublados, mudanças drásticas na grade diurna a cada 3 meses (vide o horário das 5 da tarde), legendas ridículas, desrespeito na transmissão de séries (como Stargate dublado da noite para o dia e a má administração de Justiça Sem Limites)… A grade noturna também não é muito fixa.

    Querem mais? Porquê a lista é longa…

  9. Angelo

    O FX realmente tem suas preciosidades. The Office é muito bom. E que venha Dexter!

    Minha maior reclamção com o FX é a péssima qualidade do som do canal.

  10. Arthur

    Ahhhhh eu queria o FX… =(
    A FOX tem excelentes títulos nas mãos, apenas não sabem usam-lo direito na grade… quem sabe em 2007…

  11. Thomás

    Nossa, perfeitos! Ninguém se engana aqui? Não perco tempo assistindo merda estilo Hermes & Renato.

  12. Vanessa

    Guilherme, eu não ficaria tão empolgado com essa série não. Tb tive curiosidade e fui atrás para saber de Dirt, mas todas as críticas que eu li de sites e revistas especializadas americanas são quase unânimes em dizer que tá longe de ser boa… mas acho que temos que ver por nós mesmos. Mas sem se apegar, pq vc sabe, em se tratando de Fox…

  13. Eric Fernandes

    Vanessa, qual a fonte destas críticas a “Dirt” ?? Não soube de nenhuma até o momento. A série nem estreou ainda…. compartilhe-as conosco.

  14. Guilherme France

    Vanessa, onde eu li sobre esta séries mencionava que o “trailer” da série era muito bom, mas que ela só estreava dia 2 de janeiro, então queria realmente saber mais sobre as suas fontes, porque estou torcendo para que a séries dê certo, e tb acho dificil a Cox ir mal, pq ela costuma dar show!!

  15. gilberto

    gosto das series perdidos no espaço ,batman e outros porem gotaria de saber se o fx teria toda a serie perdidos no espaço? queria vr o seriado completo.

  16. daniel

    reno 911, é anterior ao the office us, mas não é anterior ao the office original da inglaterra… e quem reanimou esse estilo foi the office ingles, alias essa comedia é estilo inglesa.

    a primeira americana que seguiu a linha foi arrested development.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account