Log In

Especiais

Retrospectiva 2006 – XV – One Tree Hill se reinventa

Pin it
Cenas de With Tired Eyes, Tired Minds, Tired Souls, We Slept

Já tem algum tempo que as series teens tem enfrentado problemas para se manterem e a crise de audiência de The O.C. e o fraco desempenho da emissora CW são provas disso. One Tree Hill não fugiu a regra: a série desde seu nascimento tem dificuldades para sedimentar seu público. Da crítica nem se fala: a verdade é que faltava a série algum elemento novo, que a diferenciasse no universo de clássicos teen, onde series como Barrados no Baile e Dawson´s Creek já fizeram de tudo.

Após uma boa primeira temporada, com reviravoltas atrás de reviravoltas, e uma segunda temporada desigual, o seriado entrou em sua terceira temporada em crise e com um inicio de temporada fraco, de episódios arrastados que não agradaram os fãs. Com a noticia do fim da WB e da criação da CW, a série passou a ser uma forte candidata ao cancelameno e o final parecia inevitável.

Mas o produtor Mark Schwahn tinha uma carta na manga, e ela era o episodio With Tired Eyes, Tired Minds, Tired Souls, We Slept. Foi como um tapa na cara do telespectador. Com este episódio One Tree Hill chegou ao clímax (de todas as temporadas). Nunca um episódio foi unânime como este, apresentando uma abordagem nova para um problema sério, a discriminação e exclusão social pelas quais passam alguns adolescentes nesta fase conturbada.

E, como se não bastasse a presença de um adolescente descontrolado e suicida, que deixaria marcas profundas em todos os personagens da série, o episódio ainda terminava com um cliffhanger que ninguém jamais imaginaria: a morte de Keith, um dos mais simpáticos personagens da série, assassinado pelo próprio irmão, Dan.

Admito que pensei que por mais que esse episodio fosse espetacular, se One Tree Hill não mantivesse um padrão de qualidade acabaria se tornando uma novela, uma nova Melrose – irmão matando irmão, amiga beijando o namorado da melhor amiga – mas na verdade, não podia estar mais enganado. O que citei acima poderia ser um clichê para outras series, mas Lucas e companhia ficaram realmente afetados pelo que aconteceu nesse episódio e a série mostrou de uma maneira realista e inovadora o que acontece quando jovens passam por uma experiência traumática. As mudanças que ocorreram na serie acabaram revigorando-a e isto ocorreu de uma forma lenta, mas consistente. Se esta era a última chance de One Tree Hill mostrar aos executivos que ainda tinha histórias para mostrar e que tinha uma identidade própria, a série conseguiu – superou a si própria e as expectativas, agradando ao publico e a CW.

One Tree Hill agora se encontra em sua quarta temporada, ainda inédita no Brasil, e cresceu em audiência, retendo o bom público de American Next Top Model e chegando a vencer a serie The O.C. – até então sua algoz – na única semana que as duas foram ao ar no mesmo dia e horário. E One Tree Hill continua fazendo grandes episódios. Um deles, Some You Give Away (4×09), será outro divisor de águas da serie, podem anotar.

Ainda é cedo para saber se a CW irá renovar a série e pouca gente fala por aí de One Tree Hill, mas uma coisa é definitiva: a série teve um 2006 brilhante.

Séries citadas:

33 Comments

  1. alex

    Q MILAGRE CONCORDO COM TUDO Q VC TC, ATÉ AMERICA´S NEXT TOP VC CITOU.SABE RESPONDER SE A SONY VAI MOSTRAR O ESPECIAL DA 5 TEMPORADA?

  2. Vicente Filho

    Concordo plenamente com a sua opinião, Paulo.

    Confesso que sou um grande fã da série desde o seu primeiro episódio. Aliás, diria que sempre fui fã do “plot” da série e mesmo quando esta esteve em seus momentos de baixa não conseguia deixar de torcer por ela.
    Que bom que o produtor tinha tão forte “carta-na-manga” para salvá-la do cancelamento!

    Li em algum lugar que ele tem também uma proposta muito inovadora para uma quinta temporada, caso ela realmente venha a acontecer. E eu torço para que assim seja.

    Tô com saudades de One Tree Hill.
    Não vejo a hora de voltar a acompanhá-la semanalmente!

  3. Luiz Alexandre

    Gosto de OTH porque é mais realista do que outras séries teens. Vida longa a ela!!

  4. Paulo Antunes

    With Tired Eyes, Tired Minds, Tired Souls, We Slept entra fácil na lista dos cinco melhores episódios de seriados que assisti este ano. Isto é TV de qualidade.

  5. Fernando

    Ótima coluna. A atual temporada de OTH está brilhante, na minha opinião, a melhor das 4 até agora. A audiência não deixa mentir: os dois ultimos episódios exibidos alcançaram cerca de 4 milhões de telespectadores! Muito bom!!

  6. Eudes Antonio

    Bem q a Fox podia reprisar as primeiras temporadas de One Tree Hill pra eu poder ver.Comecei a gostar da série com as maratonas da 2ªtemporada,e com a sua passagem pelo SBT.Mas infelizmente a Fox e o SBT naum respeitam seus telespectadores.

  7. paulo fiaes

    Marianna, sorry. eu realmente fiquei devendo na temporada passada, problemas pessoais fizeram com que eu nao pudesse escrever, mas posso te dizer uma coisa, desses 10 episodios que ja foram feito da quarta temporada, fiz 09, apenas um ep. nao gostei e nao consegui encontrar uma forma de escrevê-lo. entao, proximo ano, one tree hill esta de volta baby.

    Fernando, na minha humilde opniao, se essa nao for a melhor temporada da serie, se compara entao a primeira temporada que tambem foi excelente.

  8. paulo fiaes

    Alex

    deesconheço esse especial, pra vc ter citado sony acredito que esteja falando ANTM. se for isso. não sou fã dessa serie.

    Sobre a quinta temporada, ha sim um boato, como eu nao sei se pode ser considerado spoiler, nao vou falar nada. quem quiser saber que boatos sao esse, mande um email que conto numa boa.

    abraços

  9. Tata

    Sabe aquelas séries que a gente ama, mesmo qdo em uma temporada tem mais eppys ruins do q bons, pois é, eu sou assim com OTH, adoro a série, a gente percebe que ela tem uma inconstancia de qualidade de eppys, mas a gente não pode nega que qdo eles são bons, eles são realmente mt bons, como exemplo o 316 (da morte do keith), o 322(final da tmeporada) e o 409 (spoiler).

  10. ANNA

    Sempre achei One Tree Hill a mais interessante das series teens,a primeira temporada era uma delicia de ser assistida.Sem duvida o eps 3.16 foi um dos melhores da serie é que agora é dificil dizer que é o melhor depois de ter assistido o 4.09.
    One Tree Hill na minha opinião é mais realista,vc se identifica mais com os personagens e com suas duvidas e problemas .
    Paulo ótimo texto!e que bom que vamos ter textos de todos eps da quarta temporada não vejo a hora..por algum acaso o eps da quarta que vc não gostou é o 2? pq esse eu tbm não gostei.

  11. Laís

    Ah eu amo One Three Hill.. mas desde que colocaram o Lucas **** CENSURADO POR CONTER SPOILER **** eu nem to curtindo mto! =/

  12. Alex

    Drama, Drama, Drama.
    Cada dia um problema novo e mais surreal pra Peyton.
    Troca de casais alucinadamente, sem respeitar a história, somente querendo criar polêmica.
    E claro, encheção de linguiça.
    É, tem gosto pra tudo.

  13. Alisson

    o Alex acima falou tudo..
    OTH só quer gerar polemica, vender e ser pop! Apela pra conseguir isso.
    E daí vem um editor defender a série porque como sempre só a opinião dele está certa e é a que vale.
    Os indices de OTH podem ter melhorado mas ainda são medíocres como toda a CW e OTH não retem tanto do público de Top Model. Ganhar de THE OC em crise qualquer série faria isso no momento.

  14. Paulo Antunes

    Alisson,
    O Paulo Fiaes não é editor do site. É um colunista do site, alguém como você ou o Alex que há alguns anos vem dedicando seu tempo para comentar os shows que gosta. O espaço foi aberto para ele, assim como poderia ter sido aberto a vocês.

    Mas eu, particularmente, acho este episódio ducacete – e nem sou fã da série. Como não estou assinando o texto e estou comentando o post como você não creio que a minha opinião valha mais do que a tua ou a de ninguém.

  15. paulo fiaes

    Essa discussao so mostra que as series teen estao perdendo seu espaço, eu admito que gosto de OTh e parece q isso ofende algumas pessoas, sinceramente, alguns episodios da serie me divertem e me faz refletir. sendo assim esta bom para mim. nao fiz o texto parecendo ser uma verdade absoluta, é uma opiniao minha e outras pessoas q trabalham pro site acharam q este evento foi importante no ano. ou so deveriamos comentar sobre lost??

    galera dar um desconto, esse é um site sobre seriados e tentamos falar sobre a maioria deles, reparem que foi 2 comentarios negativos contra 12 pelo menos de pessoas q gostam da serie e essas 12 pessoas q gostam da serie assim como eu, merecem ter noticias de oth qndo elas forem relevantes. as pessoas tem direito aqui a dizer q n gostam da serie, eu mesmo faço isso nos reviews de the o.c, apesar de esta mudando de opiniao, agora nao vale querer agredir alguem. todo o conteudo desse site são feito por pessoas e com isso deve existir alguns erros, acredito que algumas das pessoas q colaboram com o site são apenas fãs, assim como eu, e por gostar da serie, sente-se bem por dividir sua opiniao e reportagem com outras pessoas. entao, revejam a opiniao de vcs antes de sairem por ai agredindo, eu ja fiz isso q vcs fizeram nesse site e hj me sinto um pouco estupido por ter feito. e lembre-se, sao apenas series, apesar de algumas serem mto importante para mim, elas nao irao agradar a gregos e troianos. entao relaxem e peace and love.

    Anna,

    o episodio q menos gostei ate agora da quarta temporada foi o 4 x 08. este ep. n me tocou. olha, vou parar de comentar sobre a quarta temporada, porque ja teve uma pessoa q se empolgou e soltou spoilers. olha, no teleratings, deu que OTH conseguiu 4 milhoes no ep. 4 x 09, entao se essa audiencia continuar, provavelmente teremos uma quinta temporada.

  16. Laura

    Pois é, tbm concordo com vc…
    O que não pode mais faltar em OTH são as narrações, citações e etc, pra mim é o que + diferencia a série de todas as outras.
    O mesmo acontecia com Everwood, lembra? Depois que as narrações de Irv acabaram, sempre parecia que algo estava faltando. Aliás, algo realmente ficou faltando…

    Agora é esperar pela nova temporada, tô ansiosa, acho que será ótima…

  17. Vicente Filho

    Receba o meu apoio, Paulo.
    Infelizmente não dá pra agradar a todo mundo, né? Mas não abro mão dos seus comentários sobre a minha série favorita. Serão sempre muito bem-vindas!
    Agora, fiquei super-curioso sobre os boatos sobre a quinta temporada…

  18. Luana Caroline

    Este seriado está de parabéns, antes eu era viciada em O.C, quando descobri esse seriado, me apaixonei. Ele é perfeito, aborda todo tipo de assunto e problemas que adolescentes passam na vida real.

    Adoroooooo One Tree Hill!!

    PARABÉNS!!

  19. ANNA

    Paulo vc tem meu apoio

    e gente nenhuma serie é unanime eu gosto de oth como sei q tem gente que gosta de supernatural que eu odeio mas respeito pq cada um se identifica e gosta de um tipo de coisa e agredir não leva a nada acho que todos tem direito de dizer se gostam ou não mas sem agreções .
    pq aqui todos tem uma coisa em comum amam series de tv e por isso acho q todas devem ter seu espaço.

  20. Alex

    Eu não agredi ninguém. ^^
    Da mesma forma que as pessoas que gostam expoem as razões que as fizeram assistir, eu coloquei as que me afastam da série.

  21. Jessi

    Apoiado Paulo!!! Sem dúvida OTH é uma série inovadora, aborda temas jovens com muito mais realismo se comparada a outras séries Teen. E o melhor de tudo: a cada temporada OTH melhora mais, trazendo episódio emocionantes, “chocando” o pessoal com seus finais surpreendentes. Qual outra série faz isso???? Sem dúvida OTH é a melhor série teen do momento – nenhuma outra chega se quer ao pés de OTH!!!

  22. Silvania Hudson

    OTH é uma das melhores séries já exibida.Só em novembro deste ano tomei conhecimento desta série e já assisti a dua temporadas.Vc tem idéia qaundo chegará a terceira aqui no Brasil?

  23. Silvania Hudson

    A aproveito para agradecer ao Paulo, por dar sua opinião, por escrever esta coluna, por tudo.Quem gosta lê.Nem Jesus agradou a todos.

  24. Tarcísio

    Sou um viciado em series norte-americanas… jah assisti tdos os episodios de Lost, The OC, One Tree Hill, Heroes, Jericho, Dexter, Roma, etc… mas os 2 seriados q pra mim eram os melhores de tdos, eram One Tree Hill e Lost, naum conseguia escolher um pq eram de estilos totalmente diferentes… Soh q a pouco tempo isso mudou, assistindo a 4ª Temporada de One Tree Hill e a 3ª te Lost eu consegui escolher um unico “melhor seriado”, que eh One Tree Hill… Pq Onbe Tree Hill, diferente das outras series, soh vem melhorando de acorda com as temporadas, cada vez vc se surpreende mais. E Lost jah estah ficando meio xato de assistir e eh notavel a qda de qualidade nesta 3ª temporada

    Salve salve One Tree Hill… q venha a 5ª

  25. ANNA

    Silvana a terceira temporada a fox exibiu esse ano entre fevereiro e julho,mas acho q ela vai reprisar a terceira antes de começar a quarta entaõ fica de olho e nao perca de jeito nehum a terceira pq é realemnte muito boa essa temporada

  26. DAIANE

    gostaria de saber quando????????começa aquarta temporada de one tree hill??????por favor o dia e a hora ??????desde de ja agradeço!!!!!obrigada!!!!!

  27. khalled ghader

    qndo a fox vai começar a passar a 4 temporada no brasil????? num acho essa informaçao em nenhum lugar nem no site da fox!!!!!!
    desde ja meu muito obrigado!!!!

  28. Mariana oliveira

    Olá!!

    Alguem poderia me informar em que horário e em que dia da semana OTH passa na Fox?

    Mto obrigada

  29. Amadeu

    Olá. Eu ADORO One tree Hill. E esta quarta temporada está realmente boa. Tem um site com todas a quarta temporada para download, que eu encontrei num forum do OTH. Deixo aqui a mensagem do actor do site:

    “You can download tonights NEW episode – episode 15 “Prom Night at Hater High” – now!!! Go to this URL:

    http://www.1treehill.net/nathan/

    You will be prompted for a username and password:

    Username: nathan
    Password: jersey23

    Then you will see a list of files, right click on “one.tree.hill.s04e15.hdtv.xvid-xor.avi” and select “Save Target As…”. Then choose the location on your harddrive to save it to. You will need the DivX codec to play these files – avaliable from their website: http://www.divx.com/divx/windows/download/index.php

    If you need help, or have any issues just reply here and we’ll try and get them sorted.

    Please consider clicking on one of the Google ads when you visit our site! It gives us a small revenue which goes towards paying for the website, so just one click every visit would be really appreciated! Thank you!

    Thanks again to those who have clicked the Google ad! Please keep doing it”

    Tem lá até o 15º episodio, o 16º só chega a 28 de Março. Espero que tenha ajudado às almas desejosas de ver OTH xD

  30. Amadeu

    Esqueci-me de elogiar o autor sobre o post, esta realmente bom! O episodio da morte do Keith esta simplesmente perfeito, vi as duas primeiras séries de seguida e ADOREI, depois vi a terceira temporada, e agora acompanho a quarta temporada que sinceramente acho que é muito boa. Há fans que não gostam mas isso é por decisões do autor que podem desagradar algum público; eu simplesmente ADORO tudo. E estou ansioso que chegeu o novo episodio da quarta temporada. xD

  31. Paula Vaz

    Olá, tudo bem? Sou uma big fan de One Tree Hill e gostaria de saber se a terceira temporada em DVD tem previsão para ser lançada no Brasil?
    Obrigada!
    beijosss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account