Log In

Especiais

Retrospectiva 2006 – XIII – Heroes vira mania

Pin it
Elenco de Heroes

Qual seria o grande hit de 2006-2007? Tivemos muitas promessas na atual temporada, com superproduções, grandes atores, produtores renomados. A maioria fracassou. Ray Liotta e seu Smith, JJ Abrams e seu Six Degrees, The Nine, entre outras. Mas sim, tivemos um grande hit, Heroes passou de promessa a realidade e hoje já é o drama mais fortes da NBC, aliás a série nova mais bem sucedida da emissora em cinco anos e a primeira série a ter a temporada completa garantida desta nova safra.

Além disso, seus números na audiência se mostram igualmente fortes. Heroes vem crescendo em audiência com o passar das semanas. Em sua primeira semana de exibição ela atingiu a 22° colocação, com 14,10 milhões de telespectadores. Em novembro já estava no Top 10, em 6° lugar, com aproximadamente 15 milhões de telespectadores, garantindo a posição de série nova mais assistida da temporada.

Mas o sucesso não se limita só aos EUA. Com a explosão do downloads de seriados, Heroes passou a ser uma das séries mais populares do mundo, inclusive aqui no Brasil, onde já possui sites, fóruns e ganhou legendas em português. A frase abaixo se tornou quase um símbolo da série:

Save The Cheerleader, Save The World!

A explicação para esse boom da série pode ser dada pela utilização de um tema bem popular e que bebe em varias fontes já conhecidas. Pessoas que descobrem terem poderes, não é a coisa mais original do mundo: The 4400, X-Men, entre outras várias histórias em quadrinhos, já abordaram este tema antes. Por falar nelas, a série sofre forte influência das HQ nos seus episódios, utilizando muito de seu estilo de contar histórias.

Buscando uma diversidade em seus intérpretes, a série acerta na maioria das escolhas de seu elenco, todos muito carismáticos e na maioria desempenhando bem seus papeis. Temos desde descendentes de italianos, até indianos e japoneses. Relações inter-raciais e uma cheerleader que salvará o mundo.

É interessante notar que enquanto o indiano Mohinder (Sendhil Ramamurthy), surge como o elo mais fraco do elenco, claramente prejudicando alguns episódios (pela sua subtrama fraca e sua péssima atuação), o japonês Hiro (Masi Oka), se apresenta como um dos personagens mais legais surgidos nos últimos tempos. Oka é um ator competentíssimo e recebeu justamente uma indicação para o Golden Globe pelo papel.

A série estreou de uma forma meio morna e ainda não conseguiu resolver alguns problemas em certas subtramas. Mas a medida que vai evoluindo e os poderes dos personagens são apresentados e que eles se cruzam, a série vai ganhando força, o que explica a adoração que ela vem tendo e sua indicação para melhor série dramática no Golden Globe. Tá certo que o lobby e o hype ajudaram, mas Heroes tem seus méritos.

Heroes estréia em março por aqui no Universal Channel. Ela já chega com milhares e milhares de fãs, coisa bem comum ultimamente. Com essa grande base de fãs e todos os comentários e expectativas gerada em torno da série, o Universal irá estrear um sucesso já garantido e estabelecido. Malditos downloads.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

40 Comments

  1. Victor Pacheco

    Me convenceu… vou ver o piloto que baixei há um mês amanhã…ou será que eu devo esperar o Universal???? Aiai… que dilema…

  2. Eric Fernandes

    Victor, assiste! Vale a pena!

    A série é bacaninha. O plot conhecido foi um dos responsáveis pelo todo sucesso, Considero-a uma série teen adulta. Isso ajudou e tanto todo o sucesso nos EUA.

  3. George

    A série é incrivel arrisco dizer que é a melhor estréia da temporada!

    Cada episódio parece ser o melhor!

  4. Marcio

    Só no aguardo, triplamente: pela estréia no Uneversal Chanel, pelo lançamento do DVD e pela estréia na Record :D

  5. Lucas Barreto Gomes Leal

    só discordo de falar que foi a melhor estreia como disse o George pra mim Dexter foi de longe a melhor estreia desse ano e deveria ter ficado com essa indicação que recebeu Heroes…mas fazer o que Dexter não é “pop” como Heroes
    a série tem suas qualidades eu gosto bastante mas ocila mto os episodios tivemos espisodios bem fracos com alguns fantasticos como esse ultimo antes da pausa!
    mas enfim acho que o mérito de “estreia do ano” pra MIM vai pra Dexter de LONGE

  6. Rami

    Também descordo que Heroes seja a melhor estréia dessa temporada, perdeu a chance de fazer algo novo com o um tema conhecido, fez algo conhecido com um tema conhecido num formato também conhecido. Todas as mesmas perspectivas já exploradas em Historias em Quadrinhos a Marvel deveria processar por plágio não soh porque é parecido com x-men mas porque copia descaradamente o desenvolvimento dos personagens e poderes.

    Pra mim com certeza a melhor série dessa temporada foi Dexter (e algum destaque para Jericho que soube invoar um pouco) porque soube ser corajosa (uma proposta muito delicada que poderia não funcionar se não fosse tratada corretamente) imprevisivel, sucinta, cool em fim tudo em que Heroes falha.

    Não estou dizendoq ue Heroes é insuportável, eu mesmo vi todos os episódios até agora mas é cupada e previsível demais dedicada a um público que não pensa.

    No final das contas é como qualquer setor do entretenimento o pop e repetitivo faz sucesso enquanto o novo, interessante e devafiador fica revervado a alguns poucos que saem garimpando até encontrárem o que realmente lhes interessa.

  7. Eric Fernandes

    Concordo com o Lucas Barreto. Heroes só tomou a indicação de Dexter pq é mais pop. Mas quem assiste as duas sabe que Dexter é infititamente superior.

    Akuto….hã?? Você está assistindo a mesma Heroes que eu ???

  8. Cristiano (Highlander_Master)

    Não vi Dexter ainda… oh shit… hehe

    Heroes é bom, sim. Não é a melhor série da atualidade como eu já andei ouvindo por aí, nem passa perto disso, mas é muito divertida sim.

    Eu não tenho o canal, se não até esperaria pra ver no canal sim. Agora eu vi o piloto de Heroes antes de passar na NBC!! Foi muito louco isso…

  9. Victor Regis

    Grande texto Anderson!!
    Acho que os primeiros 3 episodios de Heroes foram beeeem mornos, até um pouco frustrantes.Porém depois disso a série engrena que é uma beleza!!
    Sem contar que a série não é tão idiota quanto o Rami disse aí encima, quem viu o episodio do flashback percebeu que tudo parece ser planejado desde o começo.
    Só que mesmo sem ter visto, ponho minhas mãos no fogo que Dexter deve ser a melhor estréia!!

  10. Maurício

    Tô louco para ver Heroes.
    Acho que nem tudo é feito para fazer pensar. Tem de ter a diversão tb. Descompromissada que serve para a gente esquecer um pouco as agruras do mundo.

    É como comida. Temos que comer coisas boas e saudáveis….mas junk food de vez em quando tb é bem vindo!

  11. ANNA

    Assino em baixo do que disse o Mauricio.
    Tem dia que a tv pra mim é pra desestressar e me divertir . Pq só as series que fazem vc pensar e refletir sobre o mundo são as melhores?
    Heroes é diversão garantida eu adoro e a cada episódio só melhora e recomendo pra todos que estão em duvida se assistem ou não.

  12. Marcos

    Concordo com o Maurício.

    Dexter é muito bom , mas os fanáticos já estão começando a “estragá-la” , em breve entrará para o seleto grupo de House, Lost , West Wing… Putz!!!!! Coisa chata isso!

    São séries distintas, ambas muito boas! Além de técnico de futebol, todo brasileiro agora é crítico de séries!

  13. Lucas Barreto Gomes Leal

    notem que em nenhum momento eu disse que Heroes não era boa…de fato é uma série divertida mas não desafia mto a inteligencia
    e isso por acaso é ruim!?
    acho que não necessariamente
    só que acho que heroes PODERIA fazer isso tb, ser um pouco mas exigente com o tema uma vez que é mto controverso…veja a abordagem do X-men por exemplo levanta questões maravilhosas sem perder a diversão…e pra quem não gosta de pensar mto esses temas relevantes passam quase despercebidos no meio da diversão toda!
    ah e bom eu não sou fanatico e não “estrago” Dex pelo contrario eu tento sempre falar bem da série pq acho que quanto mais pessoas verem a tendencia é a série se tornar mais comentada e os caras merecem isso…não quero a série “pra mim” como mtos fãs fazem e como se fosse aquela equação matematica dificil que só eles podem resolver!
    Pra quem não faz download de séries Dexter já esta confirmada na FX pra 2007 só não sei data de estreia (e se tem data de estreia) no estados unidos acabou no domingo e foi um final MARAVILHOSO espetacular MESMO!
    na tv aberta acho que ninguem vai se interessar e acho até melhor pq vão censurar cenas e estragar a série!mas se passarem na integra seria d+ o publico brasileiro merecia uma série dessa qualidade
    Cristiano veja Dexter que vc não vai se arrepender!
    Heroes pra quem não ve tb é mto legal!
    mas como disse e repito melhor estreia PRA MIM foi DEXTER de longe!
    ps Heroes vai passar na Universal e tb na Record exatamente pq essa tem mercado na Tv aberta!ao contrario do que disse o Spilberg Heroes não é “nojenta” SPOILER(se referindo a nojo da cena que a claire tem a mão cortada no triturador) e tem cenas familias sim…hehehe

  14. Rami

    Correção eu nunca disse que Heroes era ruim, ou idiota como disseram ae em cima, eu até disse que tinha assistido todos os episódios, mas perderam a oportunidade de inovar, (ja imaginaram se Lost não tivesse inovado?) (já imaginaram como seria Heroes se fosse tão inovador quanto Lost?) poderiam ter aboradado esse tema de uma maneira mais inusitada não essa batida de sempre.

    O que eu disse foi que não é a amelhor estéia dessa temporada e argumentei pra embasar a minha afirmação. Dexter é melhor quero ver uma pessoa que tenha assistido as duas e diga que Heroes é melhor é impossivel. Se alguem tiver assistido todas pode até argumentar mas sem ter assitido e ainda ficar dando opinião…

    Ps: eu ainda acho que Studio 60 é melhor que Heroes e nem tinha dito isso, soh queria dizer que Heroes não é a melhor.

  15. Cristiano (Highlander_Master)

    Tem horas que Heroes vai tão bem nos assuntos sobre os poderes, que chega mas perto dos quadrinhos dos X men, que os proprios filmes do x men chegavam. Alias os filmes do X men são bons, mas são “infieis” ao cubo…

  16. Eric Fernandes

    1ª temporada de The West Wing = TOP! Odeio ser fãn tardio de séries boas!

    Marcos……hã??

  17. Marcos

    Adoro isso de Heroes ser melhor que Dexter, adoraria saber o parâmetro.

    Lost ser inovador é muito bom!!!

    Que bom que tem gente que é “fãn” tardio de West Wing… “hã?”

  18. Maurício

    Me sinto bem a vontade de dar minha opinião. Sobre o que for…

    Não vi Heroes nem Dexter. Apenas me baseio nas informações dadas pelos amigos.

    Só discordei da afirmação de que tem de fazer pensar e tal para ser divertido. Acho que tem mercado para tudo. E para ser divertido não tem que ser necessariamente reflexivo ou desafiador, ou ainda, inovador.

    Muitas vezes as coisas simples são as mais divertidas.

    Tudo tem hora….não gosto de comparar maçãs e bananas por exemplo. Tem dias que leio só X-men ooutros pego quadrinhos mais infantis da era de prata. Gosto de todos. Mas não acho necessariamente um melhor que o outro. São categorias diferentes.

    Acho que devemos ver um pouco de tudo. É como disse. Comer boas comidas, saudáveis e tal. Mas, reservar um espaço para a junk food.

    Dar graça a vida!

  19. Maurício

    Desculpe….esqueci.

    Não necesseraiamente o inovador é bom ou dá certo. Será que Heroes daria certo se inovasse tanto?

    Já houve series que procuraram inovar e se deram mal. Tudo depende da emissora em que passa, do público a que se destina. Acho que quem não gosta de super herois e ficção não assistiria Heroes de qualquer maneira.

  20. Leonidas

    Bom, independente de qual delas seja a melhor (considero DEXTER), o importante é assistir as duas para emitir uma opinião… Pop ou não DEXTER arrasou e HEROES é excelente também, ai depende muito do gosto… Então não discutam e não opinem sem assistirem as duas, OK?

  21. Lucas Barreto Gomes Leal

    eu vi as duas por isso que comentei hehehe
    Dexter melhor que Heroes PRA MIM

  22. Eric Fernandes

    “eu vi as duas por isso que comentei hehehe
    Dexter melhor que Heroes PRA MIM ” [2]

  23. Maurício

    OK! Quando assistir as duas darei um opinião sobre qual é melhor!!!

    êta radicalismo….comparei informações. Pode ser quese dê para comparar uma com outra….ou não.

    Prestem atenção no que eu disse.
    Só acho errado, em acordo com argumentos aqui colocados, comparar coisas diferentes, categorias diferentes.

    Discuti idéias. Não o caso concreto: Dexter X Heroes.

    Não sei mais que argumentos colocar para elucidar isso…

  24. Maurício

    Calma gente! Que radicalismo e preciosismo quanto ao tema: Dexter X Heroes.

    O que argumentei foram idéias a respeito de se comparar categorias de series diferentes. Não entrei no mérito da questão: Heroes x Dexter.

    Pode ser que dê para compará-las ou não. Não acho essencial ter visto para emitir opinião. Me baseio em informações dadas aqui.

  25. Paulo

    Acho estranho Dexter ser tão boa e eu não conseguir encontrar o nome dela ao lado.Alguns que adoram a série falam que na tv aberta não iam gostar. Pelo que percebo as séries realmente boas chegam a tv aberta sim: Lost, 24 horas, CSI, Heroes(a Record vai passar)e Prison Break(estréia na Globo) entre outras.

  26. luiz

    Ultimanente estava em um mundo totalmente voltado para o LOST. mas com essa paradaque deu ate o dia 7 de fevereiro acabou esfriando, foi ai que descobri HEROES e fiquei viciado na serie…
    ja baixei 2 episodios e hoje vou ver o 3…

  27. luiz

    Ultimanente estava em um mundo totalmente voltado para o LOST. mas com essa parada que deu ate o dia 7 de fevereiro acabou esfriando, foi ai que descobri HEROES e fiquei viciado na serie…
    ja baixei 2 episodios e hoje vou ver o 3…

  28. Luiggi Márcio

    Em qual site posso baixar os episódios com legendas?
    Estou por fora, mas querendo muito estar por dentro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account