Log In

Especiais

Retrospectiva 2006 – XII – Criminal Minds ameaça Lost

Pin it
Thomas Gibson e Lola Glaudini, Matthew Fox e Terry O'Quinn

A terceira temporada de Lost não começou bem. Não falo aqui sobre os apuros de Jack, Kate e Sawyer nas mãos dos Outros. O desafio dos sobreviventes do vôo 805 da Oceanic é outro: encarar a turma de investigadores de Criminal Minds.

Seriado policial sem grandes reviravoltas ou mistérios, Criminal Minds comeu pelas beiradas e hoje é uma ameaça real à audiência de Lost. Longe de ser algo inovador, conta com um elenco competente e um roteiro bem amarrado que resolve seus mistérios a cada semana. Com isso, levou a melhor justamente quando ninguém esperava: nos dois episódios finais da primeira parte da terceira temporada de Lost.

No dia 1º de novembro, Lost registrou 16,07 milhões de telespectadores. Criminal Minds abocanhou 16,97. Na semana seguinte, dia 8 de novembro, Lost levou 17,15 milhões de pessoas para frente de uma televisão sintonizada na ABC. Os investigadores de assassinos malucos colocaram 17,57 no sofá com os olhos fixos na CBS.

Desde sua estréia, em setembro de 2004 nos Estados Unidos, Lost reinou absoluto na audiência de seu horário. Porém, chegou o terceiro ano da série e o sinal amarelo acendeu.

Apesar dos respeitáveis 19 milhões de espectadores na estréia da terceira temporada, a turma da ilha misteriosa foi vista por 5 milhões de pessoas a menos em relação a estréia do segundo ano da série. Parece pouco, mas não é. The O.C., que está apresentando uma quarta temporada ótima, não consegue atingir os 5 milhões de espectadores por semana nem com reza brava.

Quais seriam os motivos da queda de audiência de Lost? O cansaço é apontado por muitos como a razão número um. Até os fãs mais xiitas começam a ficar incomodados com o excesso de mistérios não resolvidos. Após um primeiro ano eletrizante, Lost entrou em uma segunda temporada morna. Em vez de responder alguns mistérios antes de lançar outros para a audiência, a série começou a disparar segredos a esmo. O que parecia ser uma trama intrincada começou a dar indícios de ser um barco a deriva em um mar de idéias sem nexo.

Enquanto os produtores de Lost estavam mais interessados em produzir tramas secundárias ao seriados, como o tal game The Lost Experience e coisas do tipo, a CBS estreava mais uma série policial fadada ao sucesso. No mesmo canal onde CSI e suas franquias reinam há anos, Criminal Minds estreou em setembro de 2005 com uma missão espinhosa: encarar Lost, o novo queridinho global.

Sua estréia foi em uma quinta-feira (22/9/2005). Porém, já na semana seguinte Criminal Minds pulou para a quarta-feira. O primeiro embate com Lost ocorreu no dia 28 de setembro de 2005. Naquela época, Lost registrava audiência na casa dos 20 milhões de telespectadores, enquanto Criminal Minds “amargava” 12, 13 milhões.

Um ano depois, a coisa mudou. Enquanto Lost está em férias até fevereiro de 2007, Criminal Minds continua no ar recebendo novos fãs e respeito. Uma das grandes conquistas foi anunciada recentemente. O seriado estrelado por Mandy Patinkin e Thomas Gibson será exibido após o Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano e maior audiência anual na televisão dos Estados Unidos. A cada ano, o Super Bowl garante alguns milhões de telespectadores a mais para o programa que vem em sua seqüência. Em 2006 foi Grey’s Anatomy.

Tenho uma teoria um tanto pessimista em relação a Lost: ou o seriado mostra a que veio em seu retorno, ou acabará mantendo uma audiência cativa respeitável, acima dos 10 milhões de telespectadores, mas sem o atrativo que marcou sua primeira temporada. A saga dos sobreviventes do vôo 805 pode terminar como a epopéia de Fox Mulder e Dana Scully em Arquivo X, que começou como algo sensacional e depois foi se arrastando, arrastando e acabou na vala dos seriados comuns…

Séries citadas:

40 Comments

  1. Victor Hugo

    Excelente texto…. é mesmo uma pena o que vem acontecendo atualmente com Lost…. mas faz igual aquele ditado… Colhe aquilo o que planta….

  2. Lucas Barreto Gomes Leal

    discordo X-Files esta LONGE da vala comum
    mas de fato se arrastou principalmente depois da saida do David – Mulder
    mas Lost parece que vai ser parecido…vai se arrastar e vai ter um final capenga (eu detestei o final de x-files)

  3. Victor Hugo

    Pior é que cheguei acompanhar a serie..só que perdi o interesse que eu tinha….

  4. Lucas Barreto Gomes Leal

    tinha comentado mas parece que não foi
    falei que X-files pra mim acabou longe da vala comum…
    mas realmente o seriado se arrastou principalmente depois da saida do David – Mulder
    acho que Lost vai pelo mesmo caminho e vai ter um final melancolico e tolo (eu odiei o final de X-files)

  5. Lucas Barreto Gomes Leal

    uhauhahua saiu meu primeiro comentario sim…poh deu f5 varias vezes e não tinha ido enfim…SORRY

  6. Osório Coelho

    A diferença são os excelentes atores de Criminal Minds. Coisa que Lost não tem nem de longe.

  7. Edu

    Eu gosto de Lost, mas sou fá incondicional de Criminal Minds! Uma p… série!
    Acho mais do que justo o que está acontecendo!
    Algum canal aberto aqui do Brasil poderia adquirir essa série.

  8. Cristiano (Highlander_Master)

    CAra, eu vi o primeiro episodio de Criminal nesse domingo, não fui com a cara mesmo, sei lá. E tipo, eu sou bem fã dos estilo série policial, mas não gostei, só que vou dar chances pra ver se a série melhorou com o tempo.

  9. Thiago Sampaio

    Lembram-se de Alias, que começou de maneira estupenda, depois foi se perdendo no meio de suas viagens? A produção de Lost tá partindo pro mesmo rumo. E além de viajar demais, não dão resposta nenhuma! Eu até acho q eles não sabem é de nada.

    E o único epi de Criminal Minds foi o finale da recente temporada exibida no AXN. Cara, escrito e dirigido por Edward Allen Bernero! O criador de Third Watch! Se eu soubesse disso, tinha acompanhado antes. Aquele clima de festa entre os personagens pra depois as bombs cairem… típicos do roteiro dele em TW.

    Maaaaas… não sei se eu trocaria CM por Lost. Apesar dos pesares, quero saber logo cada um dos segredos.

  10. Luciano Bruce

    Não venho acompanhando Criminal Minds muito bem, mas gostei do q vi, vou tentar ver todos os episódios da priemira temporada.

    Concordo com o texto em parte, The X-Files a mitologia do seriado ficou capenga demais depois da quinta temporada. MAs a série tinha ótimos episódios do tipo “Monstro da Semana”. Porém com a saída de do David, existiu muita forçada de barra com os “mistérios” da série. O final do seriado com os dois no Motel … foi capenga.

    Lost está indo pelo mesmo caminho, revela 1 mistério e cria mais 5, o pior q com tanta embromação, as respostas dadas não atingem a expectativa criada, é uma pena….bem q os roteristas podiam criar um Tsunami e acabar de vez com todo mundo e ponto final!

  11. beck

    discorso do começo do texto.

    lost sim é algo pouco inovador e muito manjado. filhote de outras series como arquivo x.

    criminal minds nao subiu 5 milhoes de cabeças em audiencia da noite pro dia. a série que ja era excelente em sua primeira temporada, subiu ainda mais, alcancando um patamar acima de CSI e suas franquias. em termos de qualidade, as unicas séries que podem bater de frente com criminal minds sao without a trace e the shield, sendo que a segunda nem conta muito porque por mais que seja acima da média, é da tv a cabo.

  12. Paulo Antunes

    Beck,
    Em momento algum do texto o Ale diz que Criminal Minds subiu cinco milhões da noite para o dia. Ele diz sim que Lost perdeu cinco milhões do final de uma temporada para outra.

    Cristiano,
    O piloto de Criminal Minds é bem mais ou menos. A série vai evoluindo semana a semana e esquenta lá pelo décimo episódio.

    A grande sacada de Criminal Minds foi dar um tratamento científico (CSI) ao tema manjado dos profilers. Já tivemos uma penca de séries sobre caçadores a serial killers, mas todas são fantasiosas, se alimentam da nossa curiosidade pelos criminosos para criar monstruosidades (é o caso, por exemplo, das recentes The Inside e Killer Instict). Criminal Minds abordou o assunto de uma forma mais pé no chão e foi aí que se diferenciou.
    Acho que Criminal Minds demorou a pegar justamente por isto, o público demorou para entender qual era a da série.

  13. Maurício

    Excelente texto!

    Deu voz a tudo que venho pensando a respeito de Lost.

    Nunca assisti Criminal Minds. Não posso falar se é boa ou ruim. Mas pelo que foi colocado aqui e o que já vi em propagandas é uma série policial sem grandes inovações.

    Isso comprova a minha tese que não necessariamente uma serie tem de ser inovadora para ser boa ou divertida.

    O que vale é o carisma de atores e personagens. Passar no canal e o horário certo para o público a que se destina e ter uma história bem contada e cativante.

    Lost tb me passa a impressão de estar a deriva. Se assisto é mais por desencargo de consciência, por achar que vou perder algo importante do que por prazer. como foi na primeira temporada.

    Acho que Lost tem que se definir se foca na ilha e seus acontecimentos ou na vida pessoal dos participantes.

    Agora….várias series, na minha opinião, quando ficam tempo demais na TV perdem o foco e se arrastam. Agora em LOst tá acontecendo muito cedo. Ela tá cansativa com tanto misterio sem dar ao telespectador noção nenhuma do que está vendo.

  14. Carla

    Eu não creio q a queda da audiência de Lost tenha a ver c/ queda de qualidade ou cansaço. A série era hype ao máximo a partir da metade de sua primeira temporada até a metade de sua segunda, audiência bombando, etc…
    Mas chega uma hora q a audiência se solidifica, aqueles q assistiam só pro assistir (pq a série era hype) param de ver e a audiência (fãs) sólida permanece.

    Isso aconteceu c/ quase tds seriados hypes: Friends, X Files, CSI, ER, etc… E provavelmente irá acontecer c/ Grey’s, Desperate, etc…

    O problema é qdo a audiência sólida começa a sair, aí sim temos um sinal de q a série está c/ problemas de qualidade: vide 3ª temp de OC.

  15. leoff

    Eu li direito? Alguém disse que o elenco de Criminal Minds é melhor que o de Lost? Ah, esses comediantes…

  16. Marcos

    Thiago: vc não vai saber os segredos de Lost, nem os produtores/roteiristas sabem…

    Eu li direito? Tem gente que acha o elenco de Lost melhor que o de Criminal Minds? Ah, esses comediantes…

  17. sandra

    Acompanho Criminal Minds desde o início e sempre achei que era genial. Como estava em uma especie de “tapa-buraco” no AXN acreditava que era uma série classe B e que já tinha sido cancelada ou era antiga e não me conformava ser assim pela qualidade da mesma. Ainda bem que estava errada. No fim da temporada não consegui esperar para ver a sequencia e baixei o 1o. ep. da 2a. temporada: gente, é muito bom. Só que agora vou esperar. Se eu conseguir (rs)
    Quanto a Lost, estou esperando para ver se melhora, acredito que a 2a. parte da 3a. temporada deve melhorar e muito, vamos aguardar. E também espero que não aconteça o efeito Arquivo X, depois da saida do Mulder realmente ficou até chata.

  18. Gabriel

    Agora que o Matthew Fox disse que está fora da série é que ela vai acabar mesmo… Acho que Lost vai acabar cedo… o que é uma pena pq eu amo Lost! E Criminal Minds tb é uma ótima série!

  19. Carla

    Gabriel,

    O Matthew Fox falou q ia sair pra zuar c/ a cara da repórter do E!. A semanas o E! divulgou q o Matthew ia sair de Lost, mas os produtores já desmintiram mais de 50 vezes. O Ausiello do Tv Guide tbm disse q a Kirtin do E! tava viajando. Qdo o E! insistiu na mentira q eles mesmo espalharam, o Matthew se irritou e ironizou a mulher (s/ contar q a entrevista era pra divulgar o filme novo dele e fica perg do seriado irritou ele).

  20. Luciano Cavalcante

    Criminal Minds só tem uma coisa que vale a pena ver: o show de interpretação que Mandy Patinkin coloca na tela; o cara é bom desde que o vi pela primeira vez, em “The Pricess Bride” – não me lembro do título em português – em que faz um espanhol que busca vingança contra o assassino de seu pai; ou então em “Yentl” ou, melhor ainda – pena que acabou – em “Dead Like Me”. tirando isso, já vi melhor tratamento para o tema no primeiro ano de “Millenium”.

  21. HELCIO JOSE FIGUEIRA

    De fato criminal minds surpreendeu e segurou mais o suspense que lost thomas gibson esta muito bem alias da de 10 em csi, continuo acompanhando lost mais o grande erro foi abrir um leque muito grande de personagem, saindo um pouco do foco do misterio inicial que e o que eles estão fazendo ali?

  22. Cesar

    É tudo questão de gosto.

    Gostaria de acompanhar Lost, mas o horário não permite. Comprei os boxes e pretendo, um dia, acompanhá-la. Portanto, tudo o que dizem, pra mim, é grego. Não posso avaliar.

    Em compensação, assisto a Criminal Minds. E é uma série bem interessante. De fato, o piloto é fraco – a resolução acontece sem explicações, parece “achismo” – mas a série vai crescendo em interpretações e tramas.

    De qualquer forma, tem que ser vista não como fenômeno isolado, mas dentro do contexto de séries policiais. É só pegar o Top 20 e ver quantas deles estão lá. São a maioria. Como a concorrência não é uma série policial – e, pior, é uma série que depende de encadeamentos infindáveis! – fica mais fácil conquistas audiência.

    Mas, na minha opinião, dentre as séries policiais, é uma das melhores.

    Muito bom o texto, Ale!

  23. Victor Pacheco

    Eu não assisto nenhuma das duas…. Lost poderia ter sido boa se andasse pelo caminho do REALISMO, da LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA dos perdidos da ilha…

    Mas pra mim cavou sua sepultura ao transformar uma boa idéia numa série de SCI-FI.

    Quanto à Criminal Minds, eu esperava muito da série, vi os primeiros quatro epísódios e parei… não conseguiu me prender. Alguém disse que a série começou mais ou menos e melhorou bem mais pra frente… talvez caso veja os episódios que perdi eu mude de idéia, e resolva torná-la regular para mim, mas pelo menos por enquanto, é só mais uma série policial para mim.

    Agora, os elencos não tem nem comparação… Lost tem lá uns poucos atores bons mas tem em sua maioria BOMBAS!!!

    Criminal Minds tem um elenco excelente… não há nem mesmo UM que possa ser considerado ruim… inclusive Patinkin e Gibson estão excelentes.

    Comparar os elencos das duas séries em sua TOTALIDADE chega a ser covardia para com Lost.

  24. Marcos Almeida

    A única temporada ruim de Arquivo X foi a última, e ainda assim teve uns bons episódios. Repito o que sempre digo: AX foi excepcional até a 5ª temporada, muito boa até a 7ª temp., razoável em sua 8ª e ruim apenas em sua 9ª.

    Alguém ai falou que a cena final de AX, com Mulder e Scully no motel foi capenga. Discordo…agradou a aqueles que a assistiram desde o piloto: terminou do mesmo jeito que começou, com Mulder e Scully conversando num motel.

  25. Concordo com o Marcos, mesmo achando o finale de AX bem fraquinho (a expectativa era muito grande), quando chegou a cena deles conversando no motel, lembrei na mesma hora da cena do piloto. Achei bem bacana esta sacada.

  26. Paulo Antunes

    Leoff, não acho nenhum absurdo alguém achar o elenco de Criminal Minds melhor que o de Lost.

    Como o Luciano Cavalcante já disse o Mandy Patinkin é talentosíssimo, muito melhor que qualquer ator de Lost. O Thomas Gibson, que eu achava que seria o protagonista da série se revelou uma co-estrela muito competente (o Gibson também me podia ser um problema, a gente vê estes atores fazendo comédia e acha que ele não conseguirão fazer drama). A Lola Glaudini, minha nossa, é um espetáculo — 10 a 0 na Evangeline Lilly.

    Obviamente Lost tem um elenco muito maior e tem atores razoáveis e outros fantásticos: Naveen Andrews, Terry O’Quinn, Henry Ian Cusick, Michael Emerson e o Adewale Akinnuoye-Agbaje.

    Mas antes de fechar o comentário preciso voltar para Criminal Minds para dizer que a grande surpresa do elenco é o Matthew Gray Gubler. Nunca tinha visto este cara antes e ele é fantástico.

  27. beck

    é, paulo, ele é fantástico mesmo, já o shemar moore, é tosco desde os tempos de birds of prey!

  28. Edu

    O Mandy e o Gibson estão ótimos!
    O Mandy faz aquele estilo “paizão” da sua equipe…
    E o Gibson está com um estilo “swat”…

  29. Lucas Barreto Gomes Leal

    “Eu não assisto nenhuma das duas…. Lost poderia ter sido boa se andasse pelo caminho do REALISMO, da LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA dos perdidos da ilha…

    Mas pra mim cavou sua sepultura ao transformar uma boa idéia numa série de SCI-FI.”
    cara no começo era um SCI-FI mas TB abordava esses temas…e ESSA pra mim era a magia de Lost…quando partiu pro lado SÓ SCI-FI e não soube se explicar e nem solucionar alguns de seus misterios mais simples querendo fazer do seriado um mega segredo se perdeu e acabou resultando em episodios chatos…e essa terceira temporada peca pela redundancia…mostrando coisas desnecessarias em flashbacks e que não acrescentam em nada ao personagem…enfim não vejo criminal minds mas gosto de Lost acho que só esta perdendo audiencia pq ninguem tem saco pra ver algo TODA semana sem fazer ideia nenhuma e ficando cada vez mais confuso com algumas coisas…

  30. Zohguy

    Não dá nem para comparar o seriado Criminal Minds com o seriado Lost. Primeiro que o Criminal Minds é composto por episódios isolados, ou no máximo dois episódios que formam uma história completa. Se a pessoa perder um dos episódios não vai ter que ficar arrancando os cabelos, além de não ser obrigado a assistir uma série interminável de episódios só para descobrir alguma coisa idiota… Que é justo o caso do seriado Lost.
    No Lost a pessoa assiste a uma temporada inteira e não sabe o que realmente está se passando na tal da ilha. Assistir episódios isolados então, nem se fala, é um saco total. Mesmo para quem acompanhou a série desde o início, mais cedo ou mais tarde era evidente que ela se tornaria cansativa e monótona.
    O seriado Criminal Minds conta com um cast excepcional de atores, cada história é extremamente envolvente e bem escrita, não necessitando de recursos como “deixar a história inacabada” para prender o telespectador.
    A sinergia do grupo de investigadores é uma verdadeira lição para as relações de trabalho modernas, onde cada um faz a sua parte, colaborando da melhor maneira que pode, fazendo com que o time mantenha um desempenho sempre máximo ou próximo disso.
    Os personagens são inteligentes, não precisando recorrer a estupidez ou a ignorância, comum em muitos seriados e filmes, para criar as situações tensas ou perigosas.
    Criminal Minds é sem dúvida uma das melhores séries que já apareceram nos últimos tempos, e espero que dure muito tempo, ou pelo menos enquanto não esgotar o assunto tema.

  31. márcia cardoso

    bem, eu gostei em parte dos comentários…
    sim, o final de arquivo-x foi uma bomba, CC simplesmente esqueceu que quem assistia a A-X, tinha massa cefálica.

    criminal minds é interessante, mas acho tão batido quanto qualquer seriado sobre profiles… e lembrem-se, Mulder era um profile, o melhor!

    quanto a Lost… bem, eu sempre digo que arquivo-x é amor e Lost paixão…

    Torço a cada dia pelo sucesso da série, que acho fantástica!
    apesar da forçação de barra com tantos mistérios insondáveis e insolucionáveis, peço a Deus que o JJ seja mais inteligente que o CC…
    e aguardo ansiosa por cada temporada, e admito, ainda sinto aquele friozinho na espinha quando assisto ao seriado…

    Posso fazer um pequeno adendo ao texto???
    o número do vôo da galera de Lost é 815 e não 805.

    obrigada pela atenção!!
    E continuemos firmes… afinal, bons programas no enriquecem mentalmente… e competição sempre ajuda a melhorar o que não está tão bom!!!

    Abraços,

    Márcia

  32. Regiskakashi

    Não aguento mais ver Flashback dos personagens em Lost. Se a série fosse programada para no máximo 4 temporadas, acho que seria fantástica, mas como estão preparando para umas 8 ou mais, então acho que não vou ter paciência de ver tudo.
    Criminal Minds ainda não vi por falta de tempo, mas pelos elogios, vou dar um jeito de assistir.

  33. mi

    Regiskakashi, como assim 8 temporadas?
    aaaaaaaah nao
    ngm merece!!!

    podia acabar nessa 3ª
    a 1 foi linda mas as outras 2 aff!!!

    Criminal minds eh perfeitooooooo
    ta cada dia melhor, começou meio morno, mas ta super bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account