Log In

Especiais

Retrospectiva 2006 – VII – Seriados tomam de assalto a televisão aberta

Pin it

Lost, Monk e Smallville

No lançamento do trailer da sexta temporada de 24 Horas, o ator e produtor Kiefer Sutherland agradeceu a audiência de todo o mundo pelo triunfo da série. O que parece algo corriqueiro, na verdade revela a força dos seriados na atual indústria de entretenimento. Esses programas ainda são pensados prioritariamente para a audiência norte-americana, mas hoje já se considera a importância do mercado global para seu efetivo sucesso.

De olho nesta força, as emissoras abertas brasileiras começaram a apostar de forma mais criteriosa nos famosos enlatados norte-americanos. 24 Horas, Lost, CSI e Desperate Housewives, além de clássicos como Um Amor de Família e Arquivo X, podem ser acompanhados com regularidade por aqueles que ainda não têm o privilégio da televisão paga – a grande maioria da população.

Os seriados sempre tiveram espaço na televisão brasileira. Lembra quando ER passava às quintas-feiras logo após a novela das oito? Contudo, em uma época onde Internet e televisão a cabo eram mero sonho, a audiência não era tão exigente. Reclamava diante de repetições e cancelamentos, mas tolerava a constante romaria que algumas séries faziam pela grade de programação.

Com a popularização da Internet e o aumento da velocidade de banda (que permitiu o download de um episódio de 1 hora em 45 minutos) e o incremento do número de assinantes das operadoras de televisão paga, hoje as emissoras abertas lidam com um telespectador mais exigente. Basta observar a gritaria contra o SBT, que coloca e retira do ar diversos seriados sem qualquer aviso.

Mesmo assim, é possível destacar algumas iniciativas louváveis. Inclusive no SBT. Apesar de toda a turbulência em sua grade de programação, a emissora exibiu, sem grandes solavancos, toda a primeira temporada de Supernatural. Nas madrugadas dos dias de semana, seriados como The Closer e Carnivále também são respeitados. Smallville e The O.C., exibidas aos domingos, apresentam problemas de repetição, mas ainda são possíveis de acompanhar.

Na Globo, 24 Horas entra em sua quinta temporada a partir de janeiro próximo. Desde quando estreou na televisão aberta, em 2001, Jack Bauer garante quase o triplo da audiência registrada pelo Programa do Jô. Como de boba a Globo não tem nada, em 2006 colocou Lost para ser exibida logo após o final da temporada de 24 Horas. Novo sucesso, claro. Para 2007, mais um aposta. Prison Break chega em março como mais uma opção ao público sem-cabo.

A Record é, entre as emissoras abertas, a que merece mais destaque. Soube espalhar com inteligência os seriados por sua grade de programação. Com isso, colheu bons frutos. CSI e Monk sempre abocanham a vice-liderança nas noites de sexta-feira. Nas tardes dos dias de semana, os clássicos Xena e Hércules garantem algumas surras ao SBT.

A emissora da Barra Funda também exibe Las Vegas nas noites de sábado e Everybody Hates Chris no início das tardes de domingo. Law & Order: Criminal Intent chegou a ser exibida em 2006, mas está fora do ar a espera de novos episódios. Para 2007, a Record vem quente e promete House, CSI: Miami, CSI: NY e Heroes, o novo sucesso da temporada no exterior.

Outras emissoras contam com iniciativas pontuais, mas admiráveis. A RedeTV! exibe Desperate Housewives nas noites de domingo. Infelizmente, pelo poder de fogo do canal e por um erro estratégico de composição de grade, o seriado não registra muito mais do que três pontos. Mesmo assim, é um sucesso mundial ao alcance de muitas pessoas.

Na Band, a grande iniciativa de 2006 foi a exibição de Taken. Minissérie produzida por Steven Spielberg, mostra o cotidiano de três famílias afetadas por contatos extraterrestres num período que abrange diversas décadas, a partir do incidente de Roswell em 1947.

Na PlayTV, ex-Rede 21, os clássicos são destaque. Ao longo de 2006 a emissora exibiu 3rd Rock From The Sun, Sex and the City e That ’70s Show. Atualmente, exibe apenas a comédia Um Amor de Família e o suspense Arquivo X.

No entanto, apesar das boas iniciativas, nem tudo é perfeito. Alguns ajustes precisam ser feitos. É inadmissível que ótimos seriados como Arrested Development e Law & Order: Special Victims Unit sirvam apenas como tapa-buraco nas madrugadas da Globo, sem qualquer divulgação oficial. Em relação ao mesmo canal, muitos reclamam com razão sobre os horários de exibição de 24 Horas e Lost.

No SBT, então, nem se fala. O tal “Ataque de Risos” que estreou recentemente só trouxe séries péssimas e canceladas nos Estados Unidos. Nas madrugadas, enquanto alguns seriados são respeitados, outros são rejeitados. Recentemente, Fantasias de um Homem Casado saiu do ar. No seu lugar, entrou Oz, sem qualquer respeito à ordem cronológica.

A exibição de seriados pelas emissoras abertas merece elogios e ressalvas. Porém, se lembrarmos de um passado não muito distante, avançamos consideravelmente. Que venha 2007 com mais novidades. Quais você gostaria de ver?

33 Comments

  1. Walber

    eh gente,quem ñ tem tv a cabo cm eu tem q depender da boa vontade das emissoras abertas e de seus horários.é dose,mas fazer o q?

  2. Jeison

    Cada vez mais está se tornando evidente o sucesso mundial das séries de tv. A quê se atribui isso?. Estariam os seriados deixando de ser um mero programa de tv?. Segundo a própria crítica especializada as séries de tv têm demonstrado uma ousadia superior aos filmes. Diante deste fato podemos supor que o interesse das emissoras de tv aberta pelos seriados não é algo súbito e muito menos sem motivo. A cada temporada nos deparamos com novas séries surpreendentes que se tornam verdadeiros sucessos tornando este mercado cada vez mais lápidado. É uma pena que mesmo investindo no produto as emissoras não o valorizam da forma que ele merece. Creio que todos sabem do que estou falando!.

  3. Lucas Santana

    Adorei o texto!!! Que bom que os assinantes de TV paga lembram dos esquecidos… Eu sou dono do site http://www.choicesite.cjb.net que pensando nesses “esquecidos” fãs de seriados, resolveu investir num site voltado para o público de seriados americanos na tv aberta… quem quiser… é só visitar!

  4. Paulo Antunes

    Lucas, parabéns pelo site e pela grade de programação que você organizou lá. Ficou muito bacana.

  5. João Nilson

    Ficou ótimo o texto, realmente, das tvs abertas, a Record é a que melhor exibe séries atualmente. Só resta agora o público brasileiro aprender a mudar de canal =D

  6. Matheus

    é, esqueceram de dawson’s creek, cujos fãs foram desrespeitados duramente..em apenas 2 semanas o seriado foi cancelado, sem nem aviso prévio..agora ela passa aos sábados, apenas no rio, ao que me parece.moro no rio, mas mesmo assim no horario nao consigo acompanhar pois estou ocupado no horario..fora isso, a record é mesmo a que mais respeita os fãs de séries..a sbt é a pior, como todos já sabem..tira e coloca séries sem a mínima preocupação com seu público.anuncia uma coisa e apresenta outra.apesar disso, muitos fãs dessas séries que nao tem internet banda larga para fazer download delas pelo computador, acabam ficando a mercê desse desrespeito e continuam a assistir, pois nao tem mt opção….nao é a toa que o canal vem caindo mt espaço na audiencia e perdendo a vice-liderança pra record..e a redetv colocou no ar uma das melhores séries já produzidas sem muita divulgação e num horário péssimo, além da dublagem ser de péssima qualidade.

  7. Leonardo

    Realmente acompanhar seriados na tv aberta é uma coisa que exige MUITA paciência e bom humor. Para mim só a Record faz juz as séries.

    E Heroes vai passar na mesma época na Universal e na Record??? (Shame on u universal…)

  8. Alessandro de souza

    Para Leonardo: sim a Record vai exibir Heroes.

    Ouvi falar que Felicity vai pintar em 2007 em uma tv aberta. Alguém sabe?
    Torço para que seja a RedeTV!

  9. Marcus Eloy

    Não entendo isso…
    Se seriado da até o triplo da audiência do Jô, porque nao investir mais?

  10. Ale Rocha

    Matheus e Alessandro, me desculpem pela ausência. Quando fiz a lista de estréias, cancelamentos, sucessos e trapalhadas, Dawson’s Creek estava presente. Na hora do texto, por puro esquecimento, omiti.

    Realmente, essa foi a grande pisada de bola da Record. Acho que a emissora merece mais elogios do que críticas, mas não se pode deixar passar em branco esse desrespeito monumental. A emissora fez uma grande campanha para o re-lançamento da série e não ficou com ela no ar por uma semana completa sequer.

    Leonardo, a Record promete Heroes, mas não diz quando entrega. O Universal já divulgou data de estréia (março) e creio que a Record ainda vai demorar um pouco. Só para você ter uma idéia, a emissora comprou as demais franquias de CSI e House no primeiro semestre deste ano, mas ainda não colocou na grade de programação.

    Marcus, às vezes a audiência não é determinante para a permanência de um programa. É importante analisar retorno comercial e credibilidade. Jô Soares traz credibilidade à Globo e bom retorno financeiro.

    Ale Rocha
    Poltrona.TV | o blog sobre televisão
    http://blogpoltrona.blogsome.com

  11. Marcio

    Eu soube por fontes não confirmadas que Dawson’s Creek teve que ser removido da grade da Record devido à problemas de contrato com a Globo: aparentemente e platinada ainda detinha os direitos de exibição do seriado.

  12. ju

    Oi, gente!

    Concordo com vcs.A record é a melhor emissora pra transmitir séries,pois passa em bons horários, respeita a ordem dos episódios e passa as temporadas inteiras. O sbt é ruim, pois fica mudando a ordem dos espisódios e tirando as séries do ar no meio da temporada, mas pelo menos passa as séries em horários acessíveis. Agora a globo, na minha opinião, é a pior, ela só investe em novela e big brother, que é podre, quando passa séries é de madrugada e ninguém merece ficar acordado de madrugada pra assistir televisão.

  13. Reinaldo

    gostei da iniciativa de por os prós e contras da TV Aberta, como tenho que me contentar com ela já me acostumei com as burradas das emissoras. A Record pode até ser a melhor mas tá prometendo demais e pelo que to achando não vai sair nada. Ela tá investindo ao mesmo tempo em novela e jornalismo mas na hora H vão por de madrugada essas séries divulgadas.

    só uma coisa “Fantasias de Homem Casado” foi respeitada sim, mas como é sitcom eles passavam 2 episódios por semana. Pelo menos as séries do “Séries Premiadas” são respeitdas.

  14. lu

    Graças a record tive a chance de conhecer Monk e CSI!!! pena que o sbt não passa nem reprise de Gilmore Girls!! tem tanta série boa por aí, por que ninguém pega Grey`s Anatomy? tenho curisidade de ver!
    Espero ansiosa House e Heroes e curto os últimos episódios de The closer!!

    Ah, o que dizer da traduções?! Twins = Q.I. da loira??? Fala sério!

  15. Daiane

    Alguém pode me dizer que canal eh ess:PlayTV, ex-Rede 21.???? eh tv aberta mesmo???

  16. Junior

    Concordo plenamente a Record eh a melhor sim
    a que mais respeita a gnt, o sbt eh uma droga tm tanta serie boa …… sao donos de gilmore girls, friends e fikam passando essas porcarias de as visoes da reaven
    eh uma DROGAAAAAAAAA!!!!!!
    ao inves de passa akela porcaria de novelinha mexicana pq nao passam friends a tarde aposto q ateh subiriam a audiencia , mais a Globo tbm eh uma droga eh a q tm mais dinheiro a q mais pode compra serie e nao compra ……
    compra uma boa como 24 horas e lost so pra ser tampa burraco de programa do jo fala serio!!!!

    e q blza o tal BBB deles tah voltandoooooooo
    Tv aberta brasileira eh uma droga

  17. Custódio

    Vale lembrar de Nip/Tuck, que após 2 episódios o SBT já retirou do ar!

  18. Lucas Barreto Gomes Leal

    “Não entendo isso…
    Se seriado da até o triplo da audiência do Jô, porque nao investir mais? ”
    o Jô pra mim tinha era que sair do ar deu o que tinha q dar!!!a prova disso eh q 24h deu o triplo de audiencia (no seu primeiro eu)
    e que aqui na baixada santista ele perde pro programa Esporte por Esporte do icone Armando Gomes!sem comentarios…

  19. Lucas Barreto Gomes Leal

    “Vale lembrar de Nip/Tuck, que após 2 episódios o SBT já retirou do ar! ”
    não é verdade na virada de ano o SBT passou “Estetica”

  20. guilherme

    queria que o SBT exibise um novo e melhor ataque de risos com dois homens e meio [two and a half man]A serie de grande sucesso da warney Friends,old cristine [esse eu acho que não da muita audiençia mas quebra o galho], joe ,fantasias de homem casado,os oblongs [que embora ceja animaçao adulta é bem legal ]e casal gay … o sbt deveria passar nip/tuk, blade,gilmore girls, the class , mission hil e oz algumas até ja foram exibidas pelo canal mas duraram pouuuuco

  21. marcos

    audiencia.zip.net
    Voce que gosta de audiencia venha e visite o mais novo site de televisão audiencia.zip.net. O site que informa todas as audiencia da TV Aberta SBT Globo Record Cultura RedeTV, Band e outras. Com noticias atualizadas. Venha e confira audiencia.zip.net

  22. Artur

    Ja ta no ar, na record as chamadas de “House” e “C.S.I. Miami” acredito que uma delas entre na terça a noite.

  23. Bárbara

    Ei SBT, passa “Desaparecidos”(Without a trace) de novo!!!!
    E faz o favor de nao parar de exibir “Arquivo morto”(Cold Case)

  24. Fabrício

    O problema da exibição de seriados na tv aberta é o fato de se exibir um número mínimo de series, com atraso, dubladas e na maioria dos casos sem continuidade.
    Durante a década de 90, de todas as séries que foram apresentadas, apenas duas tiveram exibição por completo.

  25. MAURICIO

    Por favor, me explique por que tirou do ar “fantasias de homens casados” e colocou aquela porcaria de OZ? Bom o seriado era dez!
    Acompanhava todos os episódio quando num certo
    dia… BUM! Do nada acabaram e colocaram aquela
    porcaria que até quem gostava de OZ estavam
    enjoados de ver… Na minha opinião: Nota 0
    ao SBT por essa desorganização demonstrada.
    Espero que um dia volte a passar esse seriado e
    não corte do nada, sem avisar os telespectadoresa.

  26. Godofredo Zill

    A Band perde uma grande oportunidade em definir o dia e horário da série Mister Bean

  27. Godofredo Zill

    Em qual canal é exibido a Família Waltsons, Túnel do Tempo e Bonanza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account