Log In

Especiais

Retrospectiva 2006 – VI – Crise e morte em The O.C.

Pin it
Cena de The O.C.

Em 2003, a Fox presenciou o nascimento de um hit instantâneo com a imensamente promovida premiere de The O.C. Cercada por referências pop, um humor inteligente, uma brilhante trilha sonora e acontecimentos extraordinários que transformavam a vida dos moradores de um rico condado da Califórnia, The O.C. lançou ao estrelato seu elenco jovem e criou toda uma cultura própria para seus fãs.

Desde a bem sucedida 1ª temporada, a série passou por muitos percalços que abalaram sua linha criativa e afastaram muitos dos fãs. Sem contar as várias mudanças de horário ou as interrupções pela usual exibição do playoffs do beisebol pela Fox, o próprio show acertou um tiro no pé com sua confusa terceira temporada. Com temas mal desenvolvidos e personagens rasos e perdidos a série espantou quase metade da audiência que conseguia e chega esse ano lutando para se manter viva num antro de tubarões grandes. Se CSI não ofereceu grandes preocupações ano passado – devido a diferença de público alvo – os cirurgiões excitados de Grey´s Anatomy acabou por decretar estado de emergência em Orange County.

Tudo isso já declarava rumo certo ao cancelamento, mas nenhum fator é apontado como tão relevante para o atual cenário como a morte da patricinha problemática Marissa Cooper interpretada por Mischa Barton no final da última temporada. Pelos fóruns a fora, milhares de pessoas lamentavam e reclamavam, ameaçando nunca mais assistirem ao show caso a morte realmente acontecesse. Perde-se a conta de quantos sites ou petições foram feitas para manter a Marissa na série. Críticas à decisão do criador Josh Schwartz não faltaram. Tanto que o fizeram se explicar publicamente e mais recentemente admitir que talvez não tenha sido tão boa idéia as conseqüências do trágico acidente.

Será que The O.C. está tão morto como a Marissa? A partida dessa grande personagem fora provocada com a intenção de se dar um novo fôlego à série, que chega à quarta temporada parecendo ter bem mais anos de estrada. Mas em se tratando de qualidade, a série ressurgiu. Está mais bem produzida e acabada. Os próprios atores parecem estar levando o trabalho a sério, a ponto de nos fazer esquecer do clima de apatia do passado. As histórias estão mais centradas e com arcos bem definidos, e os fãs estão cada vez mais desesperados, lutando pela salvação da série.

Por enquanto, a emissora nos tranqüiliza quando afirma não ter desistido do show, mesmo com os baixíssimos índices de audiência. De acordo com Peter Liguori, presidente de entretenimento da Fox, em entrevista ao The Wall Street Journal, a série ainda tem muito potencial e ele será explorado com todas as armas que eles possuem. Há planos de se colocar American Idol ou até mesmo 24 Horas como lead-in em meados de janeiro, quando as demais séries estão reprisando seus episódios, a fim de se estruturar uma boa base de telespectadores. Mas a pergunta que fica é: já não será tarde demais?

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

13 Comments

  1. George

    Imagina se The OC fosse exibida logo depois do American Idol!

    A Audiencia daria uma boa subida eu acho.

  2. Chrystiano

    Eu estava desanimado com a série, mas eis que a quarta temporada me surpreendeu completamente e, apesar do início pesado e do sétimo episódio viajante, estou adorando a série novamente!

  3. Leandro

    ain q saudades da 1ª temporada
    foi a melhor sem duvidas \o/
    eu acho que seria uma boa estrategia botar depois de american idol
    mas vamos ver neh
    acho q o desinteresse ta marcado pra grande parte do publico-alvo :/

  4. Rodrigo

    Essa temporada está boa demais! Só perde pra 1º. O problema é que todos estão com preconceito só pq a série oscilou na segunda e terceira temporada…parecia que a Marissa ia fazer muita falta…coitada dela, ficou 100% melhor sem ela…agora o Ryan não tem que ficar salvando zquela bêbada toda hora…

  5. Lígia

    Hey Heitor, nossa como já disse em uma das suas reviews a morte da Marissa foi realmente um baque, mas eu admito que a série continuou muito boa! Não é fácil substituir um persionagem como o da Marissa, mas a Taylor deu conta do recado…
    ;D
    Bjuzz***

  6. alex

    ah fala sério aquele rian só sabe brigar e brigar…não ´´e a toa q a marissa trocou ele por outra mulher.

  7. Matheus

    não acho que seja tarde demais não!
    só fico p… da vida com os erros que foram cometidos para que a série chegasse a essa situação(com audiencia baixa..).
    dps de ver o teleratings dessa semana fiquei super feliz!a audiencia voltou a crescer(nao foi tanto, mas já é um começo..).foi pra 4,25 milhoes..ainda é pouco, mas já representa alguma coisa!fico até surpreso com essa decisão do presidente da fox..pra mim, ele já tinha desistido de the oc.agora, o que eu nao quero ver é a queda de qualidade para que a audiência suba…se começar a apelar, ficarei muito chateado pq essa temporada tá sendo uma das melhores escritas em the oc, apesar da fraca audiencia..

  8. Isah Mesquita

    Desculpa ligia mais talylor melhor que mischa barton perdao descordo completamente

    Axo a taylor uma personagem sem graça

    Fico tao triste quando assisto essa nova temporada e nao e nao é “excitante” igual as anteriores eu nao consigo mais assistir um espisodio por inteiro e acho ruim pois The O.C tinha tudo pra ser uma das melhores series

  9. Jussara

    Eu amooooooooo a nova temporada!!!! Fico feliz em ver q a série está se recuperando. Eu acho q o q fez a série desandar foi q eles perderam a mão em relação as histórias da Marissa, q acabou virando uma personagem q ou se amava ou se odiava, tudo era um drama, as vezes eu nem entendia de onde vinha tanto problema e rebeldia da parte dela, acabei pegando birra da personagem. Até pq a série, a meu ver, é sobre a transformação do Ryan em meio aos Cohen, esse sempre foi o ponto principal, e o mais legal da série. E eu acredito q, sem ela, isso está voltando. Parabens à série por não ter tido medo de arriscar ;)

  10. olegário

    Pelo que eu saiba, a Fox desitiu já de The OC, mas o Cw se pronunciou a comprar a serie! Saiu isso no terra!!
    Ou seja, The OC continuaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
    Ah, e nao li nad a respeito de American Idol cm lead-in de the oc, vc tem certeza disso?

  11. mayckon

    eu acho que todas temporadas foram boas mais acho que a segunda foi melhor e acho que a morte da marisa foi muito ruim porque eu achava a marisa o melhor personagem da serie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account