Log In

Especiais

Retrospectiva 2006 – IX – A CW nasce e Everwood morre

Pin it
Cenas de Everwood, Veronica Mars e Supernatural

Quando a Warner e a UPN anunciaram que iriam unir forças para formar um novo canal jovem, The CW, houve reboliço entre os fãs de várias séries, todos com a mesma preocupação. Sera o fim da nossa serie favorita?

Entre os seriados que estavam correndo risco de ser cancelada, Everwood era a que menos preocupava os fãs. A verdade é que os fãs acreditavam que pela qualidade da série, elogiada por crítica e público e pela audiencia sólida, maior do que as das outras series que corriam risco, os fãs acreditavam que ainda existiriam mais temporadas para a saga das familias Brown e Abott. Porém, dentro do projeto de rejuvenescimento do novo canal, Everwood acabou sendo a principal séries a ser canceladas. E o pior, o motivo alegado pelos executivos não fazia sentido.

Esse cancelamento acabou gerando uma incrivel revolta entre todos os envolvidos com a série – publico, atores, produtores e parte da imprensa não entendia, porque a serie havia sido cancelada. Era comum ler no TVGuide.com e até na imprensa escrita notícias falando do erro que a CW cometeu. A revolta dos fãs da serie revelava a verdade sobre o canal: a CW nasceu sem direção alguma.

A começar por renovar a combalida 7th Heaven, série que ja havia até tido um series finale e foi renovada por causa dos bons índices do seu último episódio. Atualmente a série não chega nem perto dos índice de seus melhores dias. Depois, anunciou o cancelamento de Reba, que por motivos contratuais não pode ser cancelada. O canal ainda entrou no ar com muitas séries antigas e apenas duas estréias. Apenas uma, a sitcom The Game, ganhou uma temporada completa e mesmo assim com uma audiência abaixo do desejado pelo canal. Quem chamou mais atenção foi o piloto da série do herói Aquaman, descartado pelo novo canal, mas que vazou para a Internet e ganhou admiradores.

Por último, o que acabou assinando o atestado de incompetência do canal é o fato de que as séries mantiveram quase a mesma audiência de quando estavam em canal separados. Ou seja, a união da WB e da UPN não somou as audiência dos canais. Conclusão: A CW não somou vingou nos estados unidos.

Temos que entender que por mais que ainda reste mágoas da CW, temos que se considerar que é um canal novo e quem ficou na frente da direção foram executivos da UPN – canal que tinha menos experiência com o público jovem. É provável que toda a cúpula da CW tenha aprendido a lição. E, mesmo com tantos erros, eles ainda nos proporcionam bons shows como Smallville, Supernatural, One Tree Hill e Everybody Hates Chris.

E se o canal quiser brigar por maiores índices em 2007 deve, pelo menos, tentar encontrar algum grande hit (aliás, se possivel, mais de um). Crescendo ou não, que aposte todas as suas fichas em qualidade. Everwood se foi, mas enquanto eles mantiverem no ar boas séries como Veronica Mars e Gilmore Girls nós telespectadores agradeceremos.

Séries citadas:

34 Comments

  1. Kravis

    Eu não gosto de Everwood, na verdade, odeio, mas do ponto de vista administrativo, que é daonde os executios da CW deveriam olhar, se a intenção da fusão era conquistar uma audiência maior do que a dos dois canais juntos, cancelar uma série que agradava a todos e era garantia de audiência foi uma péssima idéia.
    Realmente, um verdadeiro tiro no pé!

  2. gate7fred

    Já havia cantado essa pedra há muito tempo: The CW é um tiro no pé! E foi em cheio!
    – EVERWOOD cancelada porque a nova executiva do canal não gostava (essa é única explicação);
    – A saída dos Palladinos de Gilmore Girls;
    – renovação de 7th Heaven;
    – O fiasco Runaway;
    – A queda da audiência de Gilmore Girls;
    – E por aí segue a lista…

  3. Luca

    Uma grande falha eles terem cancelado Everwood. Isso pôde ser visto no tamanho da repercussão e na quantidade de protestos. Uma série bem escrita, com um bom número de fãs e muito bem-vista pela crítica. Adorava Everwood e pude perceber q não se tratava de uma revolta só minha com o cancelamento da série, mas uma revolta de muita gente tb.

  4. Pablo

    Eu não vejo One Tree Hill nem Supernatural [parei de ver no meio da 1ª temporada], mas Veronica Mars [minha preferida de todos os tempos], Gilmore Girls [que um dia foi BEM melhor], America’s Next Top Model e Everybody Hates Chris são o que o canal tem de melhor. Espero que eles saibam manter essas séries, antes de afundar por completo. E Everwood teve seu tempo, tava mesmo na hora da frescura Ephran-Amy-Colin-Josué-Maria-John-Lola acabar mesmo…

  5. Rubens

    Acho que o problema é da nova diretoria nao entender a cabeça de adolescente mesmo… Eu tambem nao sou mais adolescente e acho Everwood e Gilmore Girls um porre, Supernatural uma serie bem ruinzinha, Veronica Mars uma serie muito bobinha, e por aí vai. De todas essas series adolescentes, so gostei de Smallville porque me lembra minha propria infancia, quando eu lia os gibis do Superboy. E mesmo assim eu normalmente eu acho um pé no saquinho filmes de super-herois contra super-viloes (o bom de Smallville é exatamente que nao tem super-heroi de ceroula como uniforme, nem super-vilao de uniforme e super-poderes, se nao seria um porre tambem).

    Bom, o que eu quero dizer é que eu tambem nao entendo muito o gosto de adolescente. Se eu fosse um diretor da CW, cometeria os mesmos “erros” (que, para mim, estariam “certos”).

  6. anderson

    Tudo bem everwood não ser uma unanimidade..mas dizer q é serie adolescente ai é não entender de televisão. Quer dizer q everwood esta no mesmo patamar de OC ou One tree hill? pelo amor de deus. se vai falar de algo pelo menos entenda ele.

  7. paulo fiaes

    Anderson

    com certeza everwood eh uma serie diferenciada, n gosto de dizer coisas do tpo q essa serie eh a mais bla bla bla, mas everwood tinha uma qualidade q poucas series tem, consegue entreter tanto no seu nucleo adulto como teen, eu mesmo, que tenho a metade da idade de andy brown ja me vi mais de uma vez na situação dele. esse era o diferencial da serie. agora torço pra q veronica mars e one tree hill mantenham a qualidade dessa temporada e que a cw tenha bons olhos para essas duas series, n adianta qrer soh audiencia e a qualidade ficar por baixo.

  8. Victor

    como eles esperavam aumentar a audiência se as séries que eles passavam eram dramas que não fechavam a história num único episódio e já eram velhas????
    não é a toa que a unica série que ganhou audiencia foi america’s next top model.
    eles precisavam colocar séries novas que tivessem um alvo maior que jovens de 12-25 anos.

  9. Laudo Kenji

    Concordo com Luca e Paulo Fiaes

    Particularmente, eu adorava muito a série!!
    Eu considerava alguns roteiros da segunda temporada pequenas pérolas de tão bem escritos. Os dialogos entre os dois doutores eram muito divertidos também.
    Entretanto, o que me chamava a atenção era a presença da lindissima Amy!! Como ela está me deixando com saudades!!!

    Meu último consolo de assistir a série é fazer downloads dos meus capitulos favoritos, assim como estou fazendo agora… He he

    Buahhh!!! Quero minha série favorita de volta!! He he he!!!

  10. Heitor Albernaz

    Maior perda do ano : Everwood
    Indiscutível.
    Melhor e mais bem escrito drama familiar que eu já vi. Tá certo que a 4ª temp ficou atípica, mas as anteriores simplesmente marcaram minha vida.

  11. Lígia

    Sem dúvida a perda de Everwood foi terrível, era uma ótima série, acho q até o último momento eu torci para q eles voltassem atrás, afinal de contas a ressureição de 7th Heaven foi meio loucura, pq não voltar com EW? :D
    Mas tah a gente supera… como vc disse ainda nos rende algumas boas séries!!!
    Bjuzz***

  12. Luiz Alexandre

    Não via Everwood, não posso sequer dizer se era uma série boa, mas sejamos realistas, quando séries teens chegam na universidade, elas tendem a perder o fôlego, ou contam o que outros seriados já contaram, como Beverly Hills 90210 e Dawson´s Creek. Assim, tomara que a idéia de OTH avançar alguns anos no tempo vingue e que possamos ver uma série com idéias diferentes após o segundo grau dos personagens.

  13. paulo fiaes

    Ligia

    va por mim, foi dificil superar o cancelamento de everwood, eu ficava esperando q a serie voltasse em outro canal ou que a CW voltasse atras. varias vezes conversava com Marquinhos(colunista da serie nesse site) e agente passava horas falando mal da CW. mas agora eu sei q acabou, os atores ja estao em outros projetos, entao temos q nos conformar e a CW eh o canal q aposta as fichas para o publico jovem, eu gosto de algumas series teens, por isso espero q o canal me traga uma nova serie tao boa qnto ever.

    Heitor, faço das suas palavras, as minhas

  14. Laura

    Ficar sem Everwood foi uma das piores coisas de 2006 pra mim. Não há o que discutir, a série sempre foi e vai continuar sendo única!
    Num mundo onde tudo é praticamente igual a tudo, ter algo que se diferencia de todos os outros vale, no mímino, consideração. E foi isso que não tiveram com a série, consideração… com os atores, com os fãs, com todo mundo!
    Mas enfim, é hora de virar a página, né?
    Sempre sabendo que, não importa o que aconteça, nunca haverá outra série como Everwood.

  15. Sarah

    Com certeza foi a pior coisa que aconteceu nesse ano no mundo dos seriados!!! Pelo amor, cancelar uma série de altíssima qualidade e que rendia momentos ótimos para o público… até hoje não consigo me conformar. Acompanhei a série desde o começo e foi com muita tristeza que a vi acabar… sem um motivo realmente convincente. E isso me fez desanimar legal em seguir algum seriado, tirando Gilmore Girls e ER que acompanho há muito tempo.

    Espero que 2007 não tenha “surpresas” como essa!!

  16. Bernardo

    Seria uma boa eles retomarem a série (se for o caso), já que até voltaram c/ a série da Reba por causa de audiência. E como existe a possibilidade de The O.C. ser cancelada na FOX, segundo os rumores, ela poderia ir p/ a CW – aí ñ teriam o que reclamar já que ela é adequada p/ a cara “jovem” do canal.

  17. wilson

    Everwood é com toda a certeza uma das melhores series que fizeram,ter cansacelado foi uma das atitudes mais idiotas e sem nocão que se poderia ter feito.E o pior e ver series de pessima qualidade como smallville e 7h heavens que além de serem series infantis se perderam entre as temporadas sem falar que aquele chove e não entre Clark e Lana e pior que um chute no saco.
    Em fim com tantas series de baixa qualidade foram cancelar a melhor e uma das poucas series que não se sente vontade de vomitar

  18. Matheus

    amava everwood..
    tb fiquei com mt raiva da cw!
    concordo com tds que disseram que ela era uma série diferenciada..
    eu assisto the oc(que aliás, tá mt bom, apesar da audiência), one tree hill, smallville, e gosto delas todas, mas everwood era insuperável…até hj, nas reprises que passam na warner, me mato de rir das piadas do bright, e das conversas sempre irônicas de andy e harold.eu ainda continuei por mt tempo acreditando numa possível reviravolta, e algum canal acabar se interessando pela série, mas agora sei que nao tem mais volta(em grande parte pq os atores já tao envolvidos em outros projetos…).acho que quem diz que a série tava na hora de terminar nao via a série, mt menos a 4a temporada, pq tinham várias coisas ainda pra se falar, histórias pra se abordar…agora é só esperar pelo nao-cancelamento das minhas outra favoritas…smallville tá chato demais, com histórias batidas..nao sei pq a audiencia continua razoavel…e oth eu ainda nao to assistindo a ultima temporada pois prefiro ver pela tv, mas tão falando mt bem dessa temporada..enfim, na minha opiniao, assim como dawson’s creek, everwood é única e inesquecível..nao querendo desmerecer outras séries, mas everwood tratou desde o começo de temas super interessantes, de personagens que, de tão reais que eram, podiam ser confundidos com nossos melhores amigos..de pessoas que sofriam da mesma forma que nós sofremos mas viam nas pessoas que amavam motivos pra continuar..espero que no próximo ano venham mais séries teens de qualidade, pq as que estrearam esse ano sao bem ruinzinhas(vide falcon beach..putz, eu até assisto, mas o roteiro é péssimo, os atores são inexpressivos e os personagens nao conseguem me passar qualquer sentimento..só vejo msm por falta do que fazer)

  19. Rodrigo

    Concordo com o MATEUS. “Everwood” não era só uma série teen. Era uma série que falava de humanidade. Era real. A maioria dos conflitos entre Ephram e Amy acontecem na cabeça de qualquer jovem.

    O último episódio exagerou no “final feliz”, mas foi lindo!

  20. Anderson Vidoni

    Sentindo até hoje por Everwood e desejando mais sorte e vida longa a CW, porque ser rancorozo e tendo atitudes de criança, rogando praga na CW é o que eu não vou fazer.

  21. Daniel

    O que eu acho mais estranho é o fato de Everwood ter sido cancelado e One Tree Hill ter ficado. Eu confesso que não gosto de nenhuma das duas, mas Everwood tinha um público maior do que One Tree Hill na The WB, além de ser, convenhamos, uma série melhor e muito mais sofisticada. Realmente não consigo entender a decisão de cancelar Everwood, muito menos a de renovar One Tree Hill. Além disso, eu achei que seria uma tremenda sacada colocar Veronica Mars após Gilmore Girls às terças, mas parece que isso não ajudou nenhuma das séries. Gilmore Girls perdeu público da 6ª para a 7ª temporada e Veronica Mars não está mantendo a audiência de Gilmore Girls, ou seja, o público de Gilmore Girls não é o mesmo público de Veronica Mars, por incrível que pareça. Essa pode vir a ser a última temporada de Gilmore Girls. Veronica Mars vai ter uma temporada de 20 episódios (2 a menos do que uma temporada completa), e dificilmente vai ter uma quarta temporada com audiência que tem registrado. Isso tudo prova que é impossível prever o que o público de uma determinada faixa etária gosta de ver na TV. É inegável que tanto Gilmore Girls quanto Veronica Mars são duas das melhores séries da história, e ainda assim as pessoas estão cada vez mais perdendo o interesse, não só nestas séries mas na TV em geral. É triste ver o quanto os programas de qualidade são negligenciados, enquanto reality shows e CSIs da vida recebem toda a atenção.

  22. Lucas Barreto Gomes Leal

    “anderson escreveu às 24/12/2006 às 01:32 am
    Tudo bem everwood não ser uma unanimidade..mas dizer q é serie adolescente ai é não entender de televisão. Quer dizer q everwood esta no mesmo patamar de OC ou One tree hill? pelo amor de deus. se vai falar de algo pelo menos entenda ele.

    concordo PLENAMENTE
    episodios em que se discutem aborto, a existencia de Deus, pornografia e tantos outros problemas de uma visão adulta não pode ser considerado uma série Teen…e acho que Everwood não sofreria do mesmo mal de D.C (dawsons creek) pois Everwood vai alem do teen e podia se manter bem por conta disso…
    nunca havia acompanhado everwood até começar a passar no sbt…gostei mto da série mas não consegui acompanhar, este ano com uma internet boa e um pc bom puxei a primeira temporada e me apaixonei pela série (só vi a primeira temporada ainda…fiquei mto apreensivo se o Colin morria ou não mas acabei lendo na net sem querer (acho q no premio teleseries dado pra atriz q interpreta a Amy inclusive) mas ainda tenho fé q não vai morrer na mão do dr andy brown…
    mas enfim tive essa decepção de saber q a série foi cancelada e até estou demorando pra ver a segunda temporada…mas graças a deus eu poderei ver a segunda a terceira e a quarta aidna ineditsa pra mim antes de parar de ver essa série maravilhosa!

  23. Victor Fernandes Vieira

    Curiosamente, a primeira vez a que assisti Everwood foi no dia seguinte à exibiçao do último episódio, e fiquei só assistindo às reprises…
    Bom, isso não fez com que eu deixasse de me apaixonar completamente por essa série, sem dúvida uma das cinco melhores que já conheci. Impossível esquecer dos extraordinários diálogos da série, fossem entre Amy e Ephram, entre os doutores ou entre Ephram e seu pai. Infelizmente, uma história que com certeza tinha fôlego pra ir mais longe foi subitamente encerrada pela iniciante CW. Num erro atroz, eles sabotaram uma ótima série e um pedaço da audiência. Afastar Amy-Sherman Palladino de Gilmore Girls também foi um engano. Só espero que essa e outras séries que adoro também não sejam vitimadas pela inexperiência de alguns executivos, assim como a saudosa Everwood.

  24. Alex Otan

    Até hoje estou indignado com o cancelamento da série. Everwood tinha o que a grande maioria das séries não possui: conteúdo. Desde o cancelamento, nunca mais assisti o Warner Channel, pois não sobrou absolutamente nada que seja do meu interesse (às vezes assistia Gilmore Girls pois antecedia Everwood, ehehehehe)…

  25. Débora Rocha

    Assisti a série por muito tempo, mas não vi o último capítulo. Alguém poderia resumir prá mim?

    Obrigada,

  26. Michael

    ???????????
    Não entendi porque fizeram isso.
    Everwood foi a melhor série que já vi em minha vida. O conteúdo, os atores, a dramatização é tudo muito perfeito.
    Cada episódio era um momento para eu eu minha noiva, sorrirmos, chorarmos, nos emocionarmos… Enfim, ZERO A NOTA QUE DOU PARA QUEM TIROU EVERWOOD DO AR.
    Infelizmente como não tem dvd no Brasil, temos que recorrer a internet, o que é não é nada fácil de buscar.
    Estou querendo de qualquer maneira conseguir todas as temporas para quando meus filhos nascerem não perderam essa preciosidade que foi essa série.

    Eu sei que podem tá pensando que é fanatismo, mas claro que cada um tem seu gosto, e respeito, mas para uma família essa série é especialmente incrível.
    Quem não assistiu, vale a pena, a primeira temporada foi magnífica, comecem por ela.

    É isso aí meu ponto de vista, não sei como essas coisas funcionam mas se um dia everwood voltar a passar, sera gratificante para todos os fãs.

    Abraços

  27. wil

    e imprecionante a capacidade que certas pessoas tem de fazer merda e a maior prova disse foi o cancelamento da melhor serie que ja fizeram,everwood,.o canal mal entrou no ar e ja conseguiram fazer a burrada do seculo cancelando a melhor serie que tinham e deixando no ar series ultrapassadas e infantis como smallville e 7th heaven em especial o smallville que cada vez se perde mais com a historia do superman isso sem falar na constante infantilidade do protagonista mas isso nao e o importante aqui o fato eu quero parabenizar os produtores e diretores da cw pela total incompetencia jamais vista antes e o pior e que estao repetindo a dose agora que resolveram cancelar o O.C o negocio e pagar pra ver o que sera desse canal e que rumo irao tomar ja que sua primeira decisao foi tao estupida quanto a ideia de formar esse canal.

  28. Patrícia

    EU não sabia que uma amadora como a CW havia cancelado a série(Everwood)nos Estados Unidos, essa criatura não sabe apreciar uma série tão legal, instrutiva e meiga como Everwood. No inicio do ano de 2007 esperei ver as outras temporadas de everwood(2,3 e 4) no SBT,ja estamos em junho e nada.Põe no ar aí Silvio Santos, por favorrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!.Sem dúvida a perda de Everwood foi terrível, espero que o SBT atenda o meu pedido e de todos os amazonenses que curtiam, a série, e que essa CW va procurar o que fazer e deixe a série voltar.

  29. Maurão

    Todas as séries lançadas recentemente, já nasceram canceladas…
    studios 60th on the sunset strip – muito podre
    o tal de underbelly – muito fraquinho
    traveler – muito ruim

    ainda bem que só dura ate o fim do ano…
    ta loko ninguem merece…

  30. glaucia

    Minhas séries favoritas>: Gilmore Girls linda
    Veronica Mars:gosto demais
    Everwood,foi uma maravilhosa lição de vida,e que infelismente foi tirada, nossa série preciosa,ficarei feliz se fizerem um filme ,quem
    sabe? Mas por favor com os mesmos personagens.
    Como é apenas um sonho,fica aqui minha tristeza
    de terem tirado Everwood.

  31. Maurício

    Uma dúvida: Se as maiores estrelas da CW eram:

    Everwood: cancelado
    Gilmore Girls: Cancelado
    Veronica Mars: Cancelado

    O que restou?

  32. Jefferson de Oliveira Vinco

    Jefferson vinco 15 anos

    O que eu fico mas furioso é com o sbt, por que exibia everwood muito tarde, e no meio do temporada tiraram do ar.

    Podemos percerber a má administração dessa emissora .

    Assim vai de mal á pior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account