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Quero Sair Daqui: um balanço da promoção da Fox

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Foto da campanha Quero Sair Daqui

Depois de 55 horas na prisão, o ator escalado para promover a série Prison Break na avenida Berrini, em São Paulo, foi finalmente libertado na tarde desta quinta-feira (dia 31/7), encerrando a mais bem sucedida ação de marketing do canal Fox.

Ao mesmo tempo que uma operação acontecia na avenida, ela se desdobrava na Internet, no site querosairdaqui.com.br acompanhada de perto por uma dúzia de weblogs, além de movimentar debates em serviços como o Twitter e o Orkut. O objetivo de tamanha mobilização é que todos queriam fisgar um prêmio – uma televisão LCD e um home theater, para quem acertasse a senha que abriria a cela.

Segundo informações da agência Espalhe, cerca de 9.857 internautas tentaram decifrar o código, digitando um total de 184.138 senhas – até que enfim foi descoberta a senha que encerrou a promoção. O evento ainda teve seu lado Big Brother, uma vez que era possível assistir pela Internet o que o preso estava fazendo – e o vídeo em tempo real foi acessado 41.284 vezes.

O vencedor foi Gustavo Camargo, de 22 anos, participante da comunidade Prison Break – Brasil. Como morava perto da ação, no bairro Itaim-Bibi, ele acabou foi chamado para digitar pessoalmente a senha que abrir a cela.

Atenção para a senha: 1.20 (valia 1,20 ou 120 também ou ainda 1 metro e suas variações) que significava a medida do comprimento do cano na sala incendiada que dava acesso até uma tubulação. A informação estava no oitavo episódio da primeira temporada, em cena exibida entre os 25 e 55 minutos do programa.

Logo após a revelação do vencedor, o que não faltou foi reclamação. Muita gente acertou a senha – mas o Gustavo foi mesmo o primeiro. Teve muita gente reclamando das dicas, a maioria delas de pouca utilidade (o que era de se esperar, as dicas quentes só apareceram no último dia).

E, por fim, reclamaram da dificuldade para acertar. O 1,20 metro da resposta correta estaria em um diálogo do personagem Michael Scofield (Wentworth Miller) no episódio The Old Head. Só que ele fala que a medida do cano é de “4 feet” (4 pés). Quem assistiu o seriado legendado viu na tela “1,20m”. Na dublagem saiu “1 metro” e muita gente que assiste aos DVDs da série dublados ficaram indignado. A Fox, no entanto, afirmou que qualquer das duas respostas que fossem digitadas seriam consideradas corretas.

A promoção não seria boa se não causasse frustração e polêmica, não é mesma?

O TeleSéries aproveita para dar os parabéns para a Fox, a Santa Clara Nitro e a Espalhe pela sucesso e ousadia da ação.

E deixamos aqui nosso pedido para que a Fox aproveite este momento de aproximação com seu telespectador – que acessa a Internet e lê sites como o TeleSéries – para que ouça as suas sugestões e suas reinvindicações. A ação de marketing funcionou com sucesso justamente porque ela dependia justamente do diálogo. Não existe mais telespectador passivo. A Fox soube usar isto com sabedoria nos últimos três dias e deveria fazer isto durante todos os dias do ano.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

12 Comments

  1. André

    Fiquei surpreso mesmo é com o fato de que foram usados não só o TeleSéries como outros blogs da campanha 1 ano de dublagem.

  2. Davi Garcia

    Como já registrei em outro post, o resultado dessa promoção foi no mínimo suspeito. Quer dizer que quase todas as senhas anteriores não serviam para nada? Tsc, tsc…

    Sobre o assunto dublagem, a Fox teve a cara de pau de exibir o especial “Prison Break Acesso Total” parcialmente legendado antes da estréia da
    3ª temporada que como todo mundo já sabe chega com um ano de atraso totalmente e porcamente dublada… Parabéns Fox Brasil.

  3. Paulo Antunes

    Oi André,

    Achei legal você levantar este tópico. O TeleSéries foi convidado para participar da ação pela agência de marketing e não pelo canal. As agências em geral estão antenadíssimas no mercado e no poder de fogo de blogs, muito mais do que as empresas (canais de TV incluídos). Talvez em outras circunstâncias não fôssemos lembrados ou convidados.

    Em nome do TeleSéries quero dizer que pensei um milhão de vezes se participaríamos da ação ou não. Divulgar a ações do canal é claro que divulgaremos sempre porque esta é a nossa missão. Já emprestar o site para a ação de marketing são outros quinhentos.

    O que no fim pesou para o TeleSéries participar da ação foi o fato de que me pareceu que a ação era divertida, envolvente, inusitada e estava agradando aos telespectadores. Por isto entrei. No fim acredito que acabei influenciando outros colegas blogueiros a aderir também.

    Tenho também um motivo comercial para fazer – queríamos trazer para conhecer o TeleSéries alguns fãs de Prison Break e de TVs de LCD de 40 polegadas grátis. Espero que eles tenham gostado do site e que retornem!

    E realmente espero que esta decisão não faça as pessoas questionarem nossa seriadade, nosso compromisso editorial e nossa postura crítica em relação aos canais que tratam mal seus assinantes.

  4. André

    sem dúvida, Paulo. Só para deixar claro, não tava questionando a posição do site, mas sim o fato de a Fox e a agência não terem ‘filtrado’ os blogs escolhidos, o q seria uma posição muito antipática (mas vindo da Fox convenhamos que tudo é possível)
    abs!

  5. Dan Artimos (Episódios Comentados)

    concordo com o André, a ação de marketing da Fox foi muito bem bolada, e acertativa na escolha do formato, se tudo o que ela fizesse fosse pensando nos clientes, teríamos um canal de qualidade, assim como foi essa promoção…

    creio que o canal necessita de uma aproximação de seu público, para assim trazer qualidade para suas transmissões… o problema é enfiar isso na cabeça dos executivos…

  6. Rubens

    O problema é que teve gente afirmando que ja tinha digitado 120 desde o primeiro dia (o sujeito digitou todos os numeros entre 1 e 500, por exemplo), e foi dado como senha invalida. A impressao que ficou, para essas pessoas, é que a senha só passou a valer no ultimo dia (ou mesmo que a senha só foi decidida pela agencia no ultimo dia).

  7. Ivonete

    pode ser verdade o que afirma o Rubens, afinal de que valeria uma campanha de marketing como essa se acertassem a senha logo de início?

  8. Rafa Bauer

    Não acho que a dica dos 25” e 55” tenha a ver com o tempo de duração do episódio. Até porque, ao que eu saiba, um episódio não chega a ter nem 45 minutos. Pra mim, a dica foi pra chegar ao número 120, pois, considerando unidade de tempo, a soma dos dois dá 120.

    Pena que só percebi isso depois que já tinham descoberto… huahauhau

  9. Vitor

    bom, se a Fox mandou dicas para blogs, então ela também deveria ler as reclamações nesses mesmos blogs, as duas coisas quee mais me irritam na Fox, por isso parei de ver o canal:
    1- Dublagem
    2-Demora de quase 1 ano pra exibir as séries, enquanto os outros demoram 2 meses… (sendo que é possível a exibição somente com uma semana de atraso, vide American Idol)

  10. Raruiz

    Como vejo pelo Sky ainda assisto as séries legendadas, porém a Fox está demorando muito para exibir a séries por causa do processo de dublagem…Viva os downloads…

    “Sobre o assunto dublagem, a Fox teve a cara de pau de exibir o especial “Prison Break Acesso Total” parcialmente legendado…”[2]

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