Log In

Notícias

Programa de TV é multado por matar rato

Pin it

Gino D’Acampo em I’m a Celebrity...Get me Out of Here!O canal britânico ITV foi multado nesta segunda-feira (8/2), por ter sido considerado culpado pelo crime de maus tratos a animais. A emissora produz o reality show I’m a Celebrity…Get me Out of Here! (em tradução livre, “Eu sou uma celebridade…me tirem daqui!”), que, em sua nona temporada, exibida em 2009 no Reino Unido. exibiu cenas do chef italiano Gino D’Acampo e o ator inglês Stuart Manning matando e cozinhando um rato.

A sociedade de proteção aos animais da Austrália (onde o programa foi gravado) RSPCA prestou queixa contra os participantes a uma corte local.

A ITV se responsabilizou pelo incidente, retratando-se e se declarando culpada no tribunal. Na ocasião, a produção do programa autorizou D’Acampo e Manning a matarem o animal, desconhecedoras das leis australianas.

O inspetor-chefe da RSPCA David O’Shanessy argumentou que todos os animais estão protegidos pela Lei de Crueldade aos Animais (Cruelty to Animals Act) no estado australiano de New South Wales, local onde o crime foi cometido.

O rato demorou um minuto e meio para morrer depois de ter sido cortado por uma faca. O juiz considerou que a ação causou um sofrimento desnecessário ao animal e condenou a emissora. Ela recebeu uma multa de 3.000 dólares australianos (o equivalente a 2.600 dólares americanos), além de 2.500 por custos adicionais.

I’m a Celebrity…Get me Out of Here! é um reality show em que celebridades ficam confinadas em uma ilha enfrentando desafios e sendo eliminadas pelo público gradativamente. O programa faz sucesso na Inglaterra e recentemente teve uma versão norte-americana, exibida pela NBC e MTV.

E então, a decisão foi correta ou exagerada? Deixe seu comentário…

Cinéfilo assumido, também tem como uma de suas paixões os seriados de TV. É fanático por reality shows de competição, sendo o seu preferido The Amazing Race e suas diversas edições pelo mundo. Também adora Survivor, Hell's Kitchen e America's Next Top Model. Depois de entrar para o TeleSéries, passou a apreciar séries de ficção, como Being Erica, The Big Bang Theory, Glee, Dexter e principalmente, Breaking Bad.

20 Comments

  1. Guilherme

    O engraçado é que nessa temporada de Survivor (Samoa), a Natalie fez a mesma coisa, e ninguém disse nada…

  2. Bernardo SA

    Existe legislação e ela foi aplicada corretamente. Abrir exceções p/ que … “todos os animais são iguais, mas uns mais iguais que os outros” (e c/ mais direitos) é uma história que já vimos que dá errado em diversos níveis. Falha da produção do programa p/ ter verificado esse detalhe.

  3. Fernando dos Santos

    Não há duvida que a multa foi merecida.O orgão responsável por punir este tipo de excesso na Inglaterra agiu corretamente.

    “O engraçado é que nessa temporada de Survivor (Samoa), a Natalie fez a mesma coisa, e ninguém disse nada…”

    Já nos EUA parece que os encarregados de punir esse tipo de abuso não foram tão rigorosos assim.

  4. Luiz Marcelo

    Exagerada nesse contexto. Se os caras estão sozinhos em uma ilha o rato não deixa de ser um animal nocivo, que pode trasnmitir doenças com sua urina ou morde-los. São perigosos como se estivessem soltos na casa de qualquer um de nós. Eu também mataria sem pestanejar.

  5. Bernardo SA

    Ah, esse ambientes ñ são tão “desmonitorados” (sei, neologismo) assim.

    E sobre Samoa, pode ser que ñ exista tal legislação lá (ñ sei se foi na Samoa território dos EUA ou no país independente – se foi na dos EUA, engraçado os protetores dos animais ñ caírem matando, c/ o perdão do trocadilho, hehehe).

  6. Marcelo

    Nada mais do que justo!

    Achei o preço da multa muito pequeno em comparação a vida de um ser vivo

  7. Eliane Moura

    Isso é coisa que se passe na TV, matar um rato??? Já não basta a gente ter que ver leão comendo zebra toda hora no Animal planet? Pô!
    A multa foi muito barata.

  8. Bruno Piola

    Eliane, espero que seu comentário seja de teor cômico, porque é bastante natural ver animais sendo comidos no Animal Planet, né? É o ciclo da vida, afinal (Rei Leão feelings).

  9. Gabriel Paixão

    O Bear Grills no “A Prova de Tudo” mata diversos animais (um ep ele chegou a matar uma tartaruga) para mostrar como sobreviver em situações extremas e não é punido, até pela proposta do programa e neste caso eu acho correto. Se as condições foram as mesmas no reality, acho a punição exagerada. Mas se eles tinham meios de sobreviver sem precisar de matar o rato, então realmente a decisão é acertada.

  10. leandro

    ai, gente, eu não sei se concordo com isso. se a morte foi com requintes de crueldade, ok… mas se não, não vejo problema algum. daqui a pouco os insuportáveis do p.e.t.a. vão cair em cima desse pessoal do survivor então.

  11. Pingback: O que anda acontecendo nos blogs da Sociedade « Sociedade dos Blogs de Séries

  12. Andrea

    Se há lei que proteja, cabou, fim, tem que pagar mesmo. Do rato repugnante ao panda fofinho.

    Mas particularmente gostaria de saber como foi o ‘corte’, pois há grande diferença entre decapitar o tal do rato com uma cutelada (1/2 segundo, bem Maria Antonieta) e deixar o bicho guinchar e sangrar até morrer pra ‘entreter’ sub-celebridades decadentes e seus admiradores. Pois ‘diversão’ com animais tidos como inferiores diz muito sobre a tida ‘superioridade’ humana…

    O caso do Bear Grillis vem bem em conta, mas ele diz que não mata espécies protegidas, ou então os lugares que ele vai permitem certas coisas.

  13. juan carlos

    Alguma duvida se a decisão foi correta ou exagerada?? se isso é uma dúvida, mostra bem que tipo de seres humanos existem neste planeta.

    Porque o ser humano sempre se acha superior a todos? só o ser humano tem sentimentos? os ratos e qualquer outro animal ou inseto também são filhos de DEUS. Quadno o ser uhmano não domestica um animal. Só matar o rato já foi terrível, mas ainda deixou-o sofrer por um minuto e meio??

    Mas nem barata eu mato! Aliás, nem pernilongo, prefiro ficar me coçando por alguns dias do que tirar a vida dele. São todos filhos de DEUS.

  14. juan carlos

    Complementando um pedaço que ficou estranho:

    Quando o ser humano não domestica um animal, o mata. pra que caçar por exmplo? acho qeu os extraterrestres nem pensam em invadir o planeta… não vale a pena. São poucas as pessoas que realmente tem bom coração.

  15. Cristina

    nossa começou com um protesto e multa por causa do rato e deu até extraterrestres e defensores que não gostam do “animal planet”.

    Eliane, espero que seu comentário seja de teor cômico, porque é bastante natural ver animais sendo comidos no Animal Planet, né? É o ciclo da vida, afinal (Rei Leão feelings)(2).

    Que viagem o que há de errado em falar de series e filmes?

  16. Eliane Moura

    É claro que leão come zebra, pq leão não pode comer na lanchonete, ora! mas eu NÃO quero ver bicho comendo bicho!
    A propósito, eu sou vegetariana e não como carne há mais de 20 anos.

  17. Bruno

    Pra quem fica com dó de matar um rato mesmo que for de maneira cruel e tem pena dessa virose ambulante, esperimente deixar seu filho ou a si próprio entrar em contato com a urina dele pra ver o que acontece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account