Log In

Notícias

Problemas técnicos na Sony: as justificativas do canal

Pin it

Compre Sony no SubmarinoOs telespectadores do canal Sony e do AXN andaram arrancando os cabelos nas últimas duas semanas. E com razão. Uma sucessão de problemas técnicos na programação do canal tirou programas do ar, interrompeu a exibição de outros e testaram a paciência dos telespectadores.

No sábado retrasado, dia 30 de agosto, um especial do Saturday Night Live em tributo ao comediante John Belushi não foi ao ar. Já a grande final do America´s Next Top Model, no dia 28 de agosto, teve problemas de áudio (metade do programa ficou sem as vozes da apresentadora Tyra Banks e das candidatas).

Telespectadores também reclamaram de problemas com a reprise do final da temporada de Medium e com a estréia da segunda temporada do reality show The Real Housewives of The O.C. – o primeiro bloco dos dois programas entraram em loop, reprisando mais de uma vez. O mesmo aconteceu com The Amazing Race, do canal irmão AXN. Resultado: o canal fez um corte seco quando terminou a hora e não exibiu o final destes programas.

Na última semana, o TeleSéries esteve em contato com assessoria de imprensa do canal, buscando mais informações sobre os problemas e sobre as providências que estavam sendo tomadas. A melhor resposta, no entanto, acabou vindo de uma reportagem publicada este domingo pelo jornal O Estado de São Paulo. A reportagem de Ethienne Jacintho traz um depoimento de Miguel Ríos, diretor de marketing dos canais Sony para a América Latina, explicando os problemas técnicos enfrentados pelo canal:

Estamos fazendo uma mudança de sistema de armazenamento de programação – de físico (com as fitas arquivadas) para o digital.

Segundo o executivo, dentro de um período de 14 dias a situação deverá ser normalizada, resultando inclusive numa sutil melhora na qualidade da imagem do canal.

Segundo informação levantada extra-oficialmente pelo TeleSéries, a Sony estaria mudando de sede – a geração das imagens do canal, para toda a América Latina, deixará de ser feita em Caracas, na Venezuela, e passará a ser feita em Miami, nos Estados Unidos.

Em contato com a assessoria da Sony, o TeleSéries recebeu na semana passada a informação que pelo menos um dos problemas seria corrigido. O canal prometeu programar uma nova data para exibição do episódio especial do Saturday Night Live. Infelizmente, o canal reagendou a exibição do programa, mas não comunicou ninguém. O especial foi ao ar no último sábado, dia 6 de setembro. Sem qualquer divulgação, o programa certamente atingiu menos público do que merecia.

O leitor Cristiano, do weblog Highlander_Master: The Cronicles, teve ainda a sorte de assistir alguns minutos da atração. Ele escreveu:

E eu acabei vendo o especial do John Belushi pela metade. Cheguei em casa mais ou menos as 23h50, corri pra TV, ainda deu pra ver uns 40 minutos (acabou à 0h30). Mas pô, foi muita sacanagem da sony, na semana anterior eu tinha me preparado pra ver, até nem sai pra ver, esses erros são inacreditáveis.

Gisele Ramos, do weblog Na TV, na semana passada iniciou uma campanha protestando contra os erros do canal. Fez queixa no Procon, no site do canal, na Anatel e iniciou ainda um abaixo-assinado online, além de sugerir inclusive ações junto aos anunciantes do canal. O protesto pode ser lido clicando aqui.

Os apelos do telespectador podem até não estar recebendo o tratamento adequado, mas estão sendo ouvidos. Na reportagem do Estadão, Ríos não só lamentou o problema, como transmitiu ter a noção clara da força do telespectador brasileiro:

A situação fugiu do nosso controle. Tivemos problemas maiores em outros países, sem ter essa repercussão do Brasil, que é o termômetro mais sensível para nós.

Com informações do jornal O Estado de São Paulo e da assessoria do canal Sony.

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

26 Comments

  1. Ale Rocha

    Lamento, mas a mudança não justificam os problemas. Um ou dois fatos isolados podem ser aceitos. O que ocorreu foi uma catástrofe. Diante disso, o mais correto seria a suspensão do projeto para que ele fosse replanejado.

    O canal Sony, infelizmente, não merece a audiência dos assinantes. Aliás, audiência esta que vêm caindo gradativamente. Até o canal Fox, com suas criticas exibições dubladas, tem melhor desempenho.

    Outra coisa que a Sony deveria ter mais atenção é com a assessoria de imprensa, que simplesmente ignora mensagens de alguns veículos de comunicação. Não dá resposta, deixa no vazio. Essa falta de comunicação prejudica ainda mais o canal.

  2. Nanda

    Próximo alvo: as legendas da Warner. Será que vocês poderiam cobrar uma explicação do canal? Tá um horror. Erros de português, números em cima…

  3. Pablo

    Eu vi o SNL, mas não vi por completo, pois quando cheguei, já estava na metade da reprise da madrugada. Uma pena, pois pelo que eu consegui ver, foi muito engraçado!

    O canal Sony está lamentável!

  4. Cristiano (Highlander_Master)

    A lista é gigante…

    O problema foi dos canais programados pela programadora Hbo, com exceção justamente nos 10 canais HBO.

    A&E Mundo: Programas não foram ao ar, outro entraram com o som original e sem legendas, outros começavam muito atrasado, outro começavam muito adiantados.

    E!: Legendas sumiram, legendas voltavam. Naquele Wild on foi ar num dia as 21:00. Tv shopping entrou antes da meia noite. Alguns programas estão com narração em espanhol.

    History channel: Opção de legenda e audio sumiram, depois voltaram, depois sumiram. Aparentemente agora ta certo.

    Biography channel: Alguns programas sumiram a legenda.

    Animax: 2 animes numa semana entraram em loop, mostrava a abertura, o iniciozinho, iam pra propaganda, voltavam e exibiam a abertura e começinho de novo, até o final da meia hora de exibição.

    Eu que não vejo quase nada na sony atualmente, estava passando no canal e vi a falha no audio de american next top model, e foi no dia que teve mais erros nos canais.

    Esse do Snl senti na pele, como o Paulo colocou no post.

    Pelo visto os brasileiros são os que reclamam mais… Com toda razão, e ainda bem que somos assim.

    Eu nunca pensei que ia dizer isso… Estou contente com a minha operadora (Tva), que não vem apresentando problemas, e descontente com os canais, que estão cometendo erros e mais erros.

    Pelo menos a sony e a programadora hbo-la estão cientes do que andam fazendo, espero que com isso consertem os problemas.

    Ah, entrou a opção de audio na sony essa semana na tva, não sei se o mesmo ocorreu nas outras operadoras. Os 2 programas dublados do canal, a opção de audio está sim funcionando, conferi hj.

    Vamos aguardar, e torcer pra que os problemas acabem.

  5. Vitor

    o único canal que não faz cocôs na progamação é a HBO, lá é tudo perfeito (as vezes repetem 10 vezes o mesmo filme em uma semana), quanto ao Sony essa coisa de fazer mudança do sistema de armazenamento me cheira desculpa esfarrapada, e outra coisa: no AXN, semana passada, no começo dos episódios de CSI: a imagem sumia de 2 em 2 segundos…

  6. Patinha

    Semana passada as legendas de Medium sumiram. Na reprise do dia seguinte, reapareceram. E o Canal A&E Mundo tá sempre doidão. Eu gosto por causa das séries investigativas de histórias verídicas. Mas é preciso muita paciência pra tantos problemas “técnicos”. E a gente paga carão pra ter essas porcarias.

  7. Thiago

    Nesse fim de semana, o AXN exibiu Forrest Gump. Não fosse o bastante o (excelente) filme ser exibido pela milésima vez, toda vez que entra num bloco comercial, o filme começava do zero. Ridículo! Os primeiros 20min do filme foram exibidos durante todo o slot da exibição ¬¬

  8. Diego Cardoso

    E eu na semana passada tentei, em vão, assistir Watch Over Me no A&E. A reprise começou 15 minutos antes do horário previsto. E se não bastasse eu ter perdido o começo do primeiro capítulo da maratona, ainda por cima de deparo com um canal que acredita que todo telespectador fala fluentemente inglês, já que TODOS os episódios foram exibidos sem qualquer legenda! Me senti assistindo ao JBNTV!

  9. Cristiano (Highlander_Master)

    O “loop” que o Thiago falou sobre o forrest gump na axn, ta acontecendo com vários canais, e aconteceu de novo hj… Na exibição de Cryon Shin chan no animax, acho que na primeira exibição de hj, deram o primeiro bloco e foram repetindo direto.

  10. Arthur

    Hoje quando via That 70’s Show, quando o personagem ia começar a fala foi cortado pela propaganda.

  11. Rodolfo Milet

    Como não bastasse os erros citados acima, o canal AXN por exemplo mudou a programação da reprise das temporadas anteriores de CSI; não houve sequer uma chamada para que o telespectador fosse avisado da mudança; tais reprises foram adiantadas em 1 hora: CSI passou de 19 para às 18h. Então fui ver a programação da AXN no site, e para meu espanto a programação que consta ainda é de fevereiro e nós estamos em setembro! Puro descaso, o site está jogado às moscas e o telespectador que se dane.

  12. zumiro

    Interessante é que os donos do Supermercado (Sky, Net, etc), colocam na sua prateleira produtos com prazo de validade vencidos e simplesmente se eximem de culpa. Não tem nenhum fiscal para ver a validade
    – “Não somos nós que fabricamos o produto!!!” é oque sempre gritam de auto e bem som.
    Já passou da hora dos intermediadores de conteudo (ou posso dizer “atravesadores”) começarem a cobrar qualidade desses canais xôxos.
    Não é de hoje que a sony e warner erram, fazem anos!!!
    Seria mais fácil esses canais, atravéz da acessoria de imprensa (se é que eles tem!!!) nos mostrar a verdade… Todos esses canais trabalham com estagiários, claro que isso é para não pagar um salário digno e diretos trabalhistas. Encerram o semestre e mandam todos embora, só pode ser isso.
    TOMEM VERGONHA NA CARA CANAIZINHOS DE ASSUNSSION DEL PARAGUAY

  13. Natalia

    Anteontem o Biography Channel simplesmente desapareceu da grade! Ontem voltou… que bagunça!!!

  14. Marcio

    Agora, nesse instante, os canais da Sony (Sony, AXN e Animax) estão fora do ar, pelo menos aqui na Net Digital. Estava vendo o Animax quando a imagem começou a travar e engasgar até que congelou de vez. Achei até que o meu decoder é que tinha travado, mas já testei outros canais e estão todos normais, menos esses três. Agora, quando coloco neles, está só uma tela preta e sem som.

  15. Cartney

    Depois eles reclamam do pessoal baixar series na internet

    Por mais “artesanal” que seja, acaba dando menos problemas do que as transmissões “oficiais”.

    A tradução das falas para as legendas geralmente eh mais fiel do que a feita pelos canais, que supostamente tem em mãos os roteiros dos episódios.

  16. Thiago FLS

    Não sei se tem a ver com essa transição para o armazenamento digital, mas ontem a HBO saiu do ar no meio do season finale de Curb your Enthusiasm. Quando vi a reprise na HBO 2, esse problema não se repetiu, mas estavam aparecendo legendas brancas por cima das amarelas.

  17. Maria Madalena dos Santos

    O problema das legendas é muito sério: algumas vezes elas não aparecem simplesmente, de outras vêm cheias de erros, e quando o personagem fala umas três frases,eles traduzem por uma… A pergunta que não quer calar: Para acompanharmos as séries temos de fazer um curso de inglês?

  18. Vinicius Silva

    Ah sim
    Eu também estava pretendendo comentar sobre as legendas, mas eu já cansei desse assunto. A Sony tem um problema crônico de erros e de legendas que simplesmente não aparecem, ou quando aparecem na tela, somem rapidamente sem nem dar tempo de ler alguma coisa. Se eles criam legendas com média de 60 a 75 caracteres, é necessário que tenha um tempo de exposição maior na tela. Eu nem preciso citar a Fox também, né?

    Realmente, estou cansado desse assunto…

  19. Amelia

    Inacreditável…
    Sony: erros na legendagem, ANTModel SEM AUDIO (sem contar um dos episódios cujos blocos 3 e 4 foram invertidos – ou seja, no meio do programa, já se sabia a eliminada). Seriados sem o final, trechos cortados…
    Warner: “onde ele fofofofofofofofofofo-foi?”
    Sim, de alguma forma as sílabas se procriam.

    Mais de 100 reais por mês para assistir isso? Eu achava que a má qualidade da TV se resumia às TVs abertas. Ao que parece existe um benchmark ao contrário…

  20. claudia

    assisto o seriado charmed e ja faz bem 1 ano que eles dizem que vao colocar episodios ineditos e nao colocam so fazem repetir as temporadas…

  21. Ana

    Só lembrando:

    O PRAZO ESTIPULADO, NA MATÉRIA, ACABADA NESTE SÁBADO, DIA 20/09/2008.

    LOGO, SE ELES NÃO CUMPRIREM, ELES ESTARÃO EM MORA.

    Vamos fazer com que les saiam na imprensa de novo

  22. Joey

    Vários canais sem legenda alguma uma beleza, tenho um decoder o resto gatonet, chega de dar dinheiro pra essa porcaria.

  23. Gisele

    Até hoje (09/01/2009) o som some em algumas séries…
    Verdadeiro absurdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account