Log In

Preview

Primeiras Impressões – Selfie

Pin it

As redes sociais mudaram nosso modo de viver de forma significativa, e não demorou muito para essa mudança ser retratada na ficção. Selfie, nova comédia da ABC, é a primeira série a focar nesse assunto e com um grande potencial para satirizar e criticar esse novo estilo de vida.

screen shot 2014-05-13 at 5.16.11 pm

A série é uma releitura do musical My Fair Lady e conta a história de Eliza Doolie (Karen Gillan, a eterna Amy Pond de Doctor Who), uma representante de vendas de uma multinacional que é obcecada por redes sociais ao ponto de não conseguir manter relacionamentos na vida real, sejam amorosos ou de amizade, até que em um voo de negócios ela descobre que seu “ficante” é casado e num acesso de histeria faz uma cena no mínimo embaraçosa (envolvendo sacos de vômito) e todos tiram fotos suas, fazendo com que sua reputação tanto on quanto offline despenquem. Percebendo que precisa não só consertar sua imagem como também reaprender a conviver com as pessoas no mundo real, ela pede a ajuda de Henry Higgs (John Cho, franquia Star Trek), um especialista em marketing e imagem própria para que ele a ajuda a se “relançar” no mercado.

ABC-Selfie

Um dos pontos positivos da série são as referências à My Fair Lady e o modo como tentaram atualizar o tema para o século XXI, pois a história original do Professor Henry Higgins e sua tentativa de transformar Eliza Doolittle em uma dama da alta sociedade não funcionaria num contexto atual, além de terem meio que invertido os dilemas, pois a Eliza de Selfie quer tentar se livrar do superficialismo e voltar a ser uma pessoa normal.

As atuações também não deixam a desejar. Karen Gillan está excepcional como uma garota fútil, superficial e levemente desequilibrada, provando mais uma vez ser uma atriz versátil e talentosa, e com seu papel como a vilã Nebula em Guardiões da Galáxia, com certeza ela irá conseguir se sobressair à imagem de Amy Pond (apesar de nós fãs não conseguirmos mais separar as duas). John Cho também não decepciona, já tendo provado seu talento para a comédia na cancelada Go On. Um fato interessante: tanto Karen quanto John tiveram seus papéis de maior destaque em franquias de ficção científica, fato que, se aproveitado pelos roteiristas de forma correta pode render ótimas cenas.

O único grande problema de Selfie é o tom exageradamente clichê . As comédias mais recentes da TV aberta americana estão numa péssima fase; pouquíssimas conseguem se manter na programação e as poucas que conseguem tem tão pouco a oferecer que acabam ficando dispensáveis. E pelo piloto é bem possível que Selfie tome o mesmo rumo. Vamos torcer para que os roteiristas percebam o potencial do material que tem nas mãos e não deixe que ela se junte ao limbo das séries de comédias medianas atuais, o que seria uma grande ironia pois é exatamente essa falta de personalidade que a série tenta ironizar e criticar.

Selfie-Social-Cleanse

De forma geral, Selfie tem potencial para ser uma ótima série de comédia e uma igualmente ótima sátira ao uso excessivo das redes sociais. Talvez não veremos cenas tão épicas quanto Henry Higgins tentando ensinar Eliza a dizer “The rain in Spain stays mainly in tha plain”, mas com certeza podemos esperar momentos inspirados, isso se a série não se deixar cair no lugar comum. #FingersCrossed

* * *

Selfie estreia no dia 30 de setembro nos EUA, pela rede ABC. No Brasil a série estreia no dia 8 de outubro, na Warner Channel.

Séries citadas:

Estudante de Produção Multimídia, cinéfilo de coração e futuro roteirista. Obcecado pelo Reino Unido e tudo que sai daquela ilha mágica, principalmente as séries, em especial Doctor Who, Sherlock e Downton Abbey. Também é apaixonado por animação, e sonha em ser roteirista de uma série animada.

2 Comments

  1. Pingback: Rede ABC anuncia o cancelamento de ‘Selfie’ » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account