Log In

Opinião Preview

Primeiras Impressões – Enlightened

Pin it

Sabe quando você assiste uma série e pensa que ela tem tudo para dar certo mas ao mesmo tempo tem tudo para dar errado? Essa foi a impressão que Enlightened deixou para mim. No elenco temos Laura Dern que protagoniza, escreve e produz a série, e Luke Wilson. Mais dois atores “migrando” dos cinemas para a televisão. A atuação para ser o forte da série já o tema eu não sei como será recebido.

Amy (Laura Dern) tem um surto de raiva em seu local de trabalho. Chega a ameaçar um dos companheiros de morte. Temos então uma pequena passagem de tempo e descobrimos que ela foi para o Havaí onde passou por um programa de reabilitação para tratar da sua raiva para acompanharmos a partir desse ponto o seu retorno a “realidade”.

É justamente esse “detalhe” que não sei se manterá o interesse de quem assiste. Amy encara a vida como se tivesse encontrado a luz e o significado para a felicidade – a escolha do nome do seriado foi muito feliz – e resolve fazer as pazes com o mundo a sua volta mesmo que as pessoas não estejam muito interessadas nessa mudança. Cercada de livros de auto-ajuda ela tenta manter o controle dos seus sentimentos tentando encarar tudo pelo lado mais otimista possível.

Na minha opinião será necessário pesar muito bem o otimismo exacerbado em relação a vida da personagem com o cinismo das pessoas a sua volta, para que nenhum dos lados fique extremamente chatos e insuportáveis de acompanhar. O tempo na TV cada vez é mais curto e cruel não deixando muito espaço para que uma série amadureça e encontre seu público. É preciso agradar rápido a crítica e/ou a audiência para que o programa não ganhe um fim prematuro.

De qualquer maneira eu recomendo uma “olhada” no piloto. Houveram momentos divertidos e, como citei, o elenco está muito bem. Pretendo assistir o segundo episódio para decidir se continuo com a série, nem que seja apenas para ter o prazer de acompanhar mais um trabalho da Laura Dern e do Luke Wilson.


Enlightened estreou no dia 10 de outubro nos Estados Unidos, na HBO americana. No Brasil, a série estreou na segunda-feira, 21h, no canal HBO.

Séries citadas:

Pós-graduada em História Contemporânea, pretende fazer mestrado usando séries como fonte. Seriados fazem parte da sua vida desde sempre. Magnum, Casal 20, Macgyver, Super Vicky são alguns deles. Assiste aproximadamente 40 séries (incluindo algumas já canceladas). Está aprendendo a abandonar séries mas sempre acaba colocando outras no lugar.

6 Comments

  1. Pedro Paulo

    Adivinhem quem faz a mãe da Laura Dern (de novo)? Valendo 1 centavo.

  2. Luciano

    Tati, não sei se você percebu mas, o legal da série é que Amy é um vulcão, pronta para a erupção e nem ela sabe disso. Os outros percebem mas…lá vem ela toda Zen, e é capaz que eles acabem comprando essa idéia de que ela mudou, e é claro que vá acabar queimados.

  3. Pedro Paulo

    Pois é… como em centena de filmes, sempre a Diane faz a mãe da Laura. Coração Selvagem, As Noites de Rose… parece que só atuam juntas.

  4. Cristiano

    Eu assisti ao piloto e vou continuar acompanhando. Não me fisgou, mas se a série souber contar bem  as histórias da personagem na sua volta à empresa, podremos ter bons epísódios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account