Log In

Preview

Primeiras Impressões – Constantine

Pin it

Constantine estreou pela NBC dos Estados Unidos na sexta-feira, dia 24, de carona com o retorno de Grimm com sua quarta temporada. A série é baseada no personagem da história em quadrinhos Hellblazer, da Detective Comics, ou DC Comics.

No cinema, o personagem foi interpretado por Keanu Reeves (Matrix), em 2005, em um filme que mostrava um Constantine com câncer no pulmão e auxiliando uma policial a investigar o misterioso suicídio de sua irmã gêmea. O longa foi dirigido por Francis Lawrence, que também assina a direção dos filmes da saga Jogos Vorazes. No elenco também estavam Rachel Weisz (de A Múmia e O Retorno da Múmia) e Shia LaBeouf (da saga Transformers).

A série Constantine é escrita por Daniel Cerone (Dexter) e David Goyer (filmes do Batman, de Christopher Nolan, e O Homem de Aço). O seriado tem direção de Neil Marshall (Centurião e Game of Thrones). Assista o trailer da premiere da série aqui.

Constantine 1x01 Constantine Cena Final

“Meu nome é John Constantine e eu sou um exorcista. No meu trabalho, há dias em que você precisa esquecer, mas alguns você nunca irá.”
John Constantine

John Constantine (Matt Ryan, de Criminal Minds) se intitula um exorcista, mas à primeira vista mais parece um trapaceiro e um homem irreverente. Devido ao seu conhecimento sobre o mundo oculto, John torna-se uma espécie de detetive sobrenatural. O personagem, criado em 1985, foi inicialmente recorrente na Saga do Monstro do Pântano da DC Comics, antes de ganhar sua própria série de quadrinhos.

O piloto de Constantine, Non Est Asylum, mostra John em um manicômio, até que um demônio aparece com um recado para ele. Liv (Lucy Griffiths), a filha de um velho amigo de Constantine, corre risco de vida. Assim, John abandona o manicômio e, com a ajuda de Chas (Charles Halford), salva a vida de Liv diversas vezes, ao mesmo tempo em que tenta entender o que está acontecendo.

Constantine 1x01 Constantine Liv

Griffiths interpretou Liv no primeiro episódio da série e, apesar de parecer que viraria um dos personagens principais do seriado, ela já deixa o elenco. Ainda precisamos acompanhar o desenrolar da história, mas a saída dela já parece uma pena. Na estreia da série, Liv é marcada de morte por um poderoso demônio que controla a eletricidade, tudo porque ela tem o poder de ver o mundo como ele realmente é: assombrado por criaturas ocultas. Esse dom de Liv poderia ser de grande ajuda para Constantine.

Além de salvar Liv, John é atormentado por Astra, uma menina que ele não conseguiu salvar e que hoje está condenada a passar o resto da eternidade no Inferno. Constantine também é assombrado pela necessidade de encontrar a mãe, morta quando ele nasceu, e pelo fato de ter a alma condenada ao Inferno. Ao encontrar Manny, seu anjo protetor, John percebe que pode achar uma forma de livrar sua alma, ajudando os anjos a salvarem o mundo dos demônios.

Constantine 1x01 Constantine John Isqueiro

Nas histórias dos quadrinhos, e também no filme, John Constantine é um fumante inveterado que tem câncer de pulmão e é curado quando faz um trato com os demônios. Na série, devido a uma legislação americana que proíbe personagens fumando na televisão aberta, esse hábito de Constantine foi colocado de lado. No entanto, mais informações sobre isso devem ser apresentadas ao longo dos episódios. Em Non Est Asylum, John passa o tempo todo com um isqueiro, com um tique nervoso que o faz abrir e acendê-lo. No final, ele aparece apagando um cigarro no bar e logo depois usa o isqueiro para fazer aquele efeito com o fogo nas mãos, imagem muito utilizada na divulgação da série.

O ponto forte do personagem é a sua personalidade. Constantine é engraçado, não faz questão alguma que as pessoas gostem dele ou o achem um maluco, ao mesmo tempo em que ele próprio satiriza sua realidade. Com todo o seu jeito de menino mau e com a gravata largada, Constantine é um personagem inspirador. Ele traça objetivos concretos, mesmo não entendendo a grande parte dos motivos das aparições dos demônios, e larga tudo para defender a filha de um velho amigo. Constantine parece um homem insuportável, mas é cativante.

Vale ressaltar que o episódio de estreia de Constantine tem algumas diferenças para o que vazou anteriormente. Na última versão, na cena em cima do telhado onde John salva Liv, o demônio que se apossou do corpo do vigia, toma a forma do corpo de Constantine, mas uma versão bem piorada, podemos dizer. Ele tenta mostrar para John como ele vai ficar quando ir para o Inferno.

Constantine 1x01 Constantine John e Manny

Já no final, no bar, John não conversa com Liv, mas sim com Chas. A passagem de Liv pelo incidente na esquina da Avenida Edgewood, ao invés de encorajá-la a caçar demônios com John (como seria a intenção no primeiro piloto), na realidade a afasta da ação nessa nova versão da estreia de Constantine. Essa cena explica a saída de Griffiths do elenco da série. Para John, isso foi uma forma de protegê-la. No entanto, apesar de preferir agir sozinho, o final do episódio mostra – e com uma forte referência às HQs – que uma nova mulher pode aparecer na vida de Constantine logo no próximo episódio.

As adaptações dos quadrinhos para as telas da televisão e do cinema estão em alta. A DC Comics, além de Constantine, também trabalha as adaptações de Novos Titãs, Supergirl, The Flash e Gotham. Em setembro, também foi confirmada a encomenda de um piloto de Lucifer, uma adaptação da história em quadrinhos de Mike Carey sobre as aventuras do anjo caído, Lucifer Morningstar.

“Eu ando sozinho, pois, sejamos honestos, quem seria louco o suficiente pra me acompanhar?”
John Constantine.

Séries citadas:

é Jornalista, Publicitária, Gaúcha, Capricorniana de 84. Além de escrever no TeleSéries, trabalha como coordenadora de imprensa na Prefeitura de Taquari e assessora de imprensa no Campeonato Gaúcho de Rally 4x4. Fã de cinema, esportes, literatura, música e séries de televisão. Começou a assistir seriados com E.R. e Arquivo. X. Gostaria de ter estudado em Hogwarts, jogado quadribol e tomado cerveja amanteigada, mas se contenta com um gol do Grêmio e uma Heineken. Nunca ganhou um prêmio importante, mas já levou pra casa um Kikito de chocolate de Gramado/RS.

Website: http://www.alineben.blogspot.com

  1. Pingback: Destaques na TV – sexta, 7/11 » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account