Log In

Preview

Preview: Psych

Pin it

James RodayEstréia nesta quarta-feira no Universal Channel a série Psych. Grande sucesso da mid-season nos Estados Unidos, ela estreou em julho com a incrível audiência de 6,25 milhões de telespectadores, recorde do ano para uma série de ficção em um canal de TV paga com comerciais.

Vamos conhecer a série então. Shawn Spencer (James Roday, Miss Match), possui uma capacidade de observação incrível, que possui desde pequeno e foi desenvolvendo. Seu pai, policial, foi o grande incentivador porque queria que seu filho seguisse sua carreira. Mas Shawn não gostava dos exercícios que seu pai insistia em lhe aplicar. Um deles é mostrado na cena de abertura, onde ele pede para seu filho fechar os olhos e dizer quantos chapéus tem na lanchonete e suas respectivas características, ou ele não comerá seu bolo.

Shawn é um cara que não consegue passar muito tempo num mesmo emprego, mas acaba descobrindo numa situação adversa uma maneira de utilizar sua capacidade única para resolver crimes. Se torna um psíquico e passar ajudar a policia, o que é obviamente uma grande sátira com outras séries sobrenaturais.

Mas como ele se tornou um psíquico, começou a ver fantasmas e a ver o futuro? No episódio piloto ele acaba resolvendo um crime apenas vendo uma entrevista na TV. Os policiais não acreditam. Ele então é acusado de ser o co-autor do crime, Shawn desesperado vendo que seria preso, acha a única explicação plausível para a situação, dizer que é um vidente! Nessa hora vemos uma amostra de seu poder de observação, ao fazer comentarios sobre vários policiais na delegacia.

E nessa hora começam também os transes dele, que são simplesmente super-engraçados por serem espalhafatosos e pela cara de surpresa dos que vêem. Um dos policiais estava ensaiando sozinho numa sala uma dança, qual o pensamento lógico do Shawn?

Um, dois, três, um, dois, três, um dois… Quando é o casamento?

Depois de um grande esforço para convencer os policiais, ele consegue que acreditem nele. A chefe interina da policia ainda está desconfiada, mas também desesperada com um grande caso, ao qual não consegue encontrar a solução. Então resolve contratar o Shawn como um teste – e se ele for uma farsa irá preso.

Dulé HillÉ ai que entra o seu melhor amigo Gus (Dulé Hill, The West Wing), que é um nerd que trabalha na industria química. Shawn faz de tudo para arrastá-lo junto com ele para resolverem o caso. Gus está sempre irritado e cético com relação ao Shawn, e seu mau-humor, medo e incredibilidade com relação ao seu amigo é o que o faz super engraçado. Mas ele também tem a língua bem afiada e possui ótimas tiradas, como numa hora que uma pessoa pergunta se ele já foi preso:

Claro! No banco imobiliário.

Ao final do episódio, Shawn surpreende seu amigo e resolve criar sua própria agência de investigação, Psych. Finalmente terá um emprego estável e de que gosta, usando seu dom. Na verdade ele será sócio de Gus, já que colocou o nome dele na escritura do aluguel.

Nos próximos episódios eles investigarão um misterioso crime numa encenação da guerra civil americana e um misterioso seqüestro numa convenção de quadrinhos, entre outros. Todos imperdíveis.

Roday está muito bem no papel, ele possui um carisma incrível, é impossível não gostar dele logo no incio, seus transes são excelentes. Às vezes um pouco exagerados, mas nada que incomode, é até um charme. Já Dulé, fazendo um personagem um pouco diferente daquele de West Wing, está excelente, muito engraçado e seu jeito meio irritado com tudo é bem divertido. Falam que ele está cotado a receber uma indicação ao Emmy pelo papel. E ele está bem e seria merecido, mas eu não acredito que o indiquem. Mas uma coisa é inegável, a química entre os dois é incrível.

No elenco temos o pai do Shawn, interpretado pelo Corbin Bernsen (JAG, Boston Legal), que irá aumentando sua participação ao longo da série; e o detetive Carlton, Timothy Omundson (CSI), que interpreta o policial de uma forma meio caricata, mas que cai muito bem no papel.

Na série há duas coisas fixas, a abertura e o final. Na abertura sempre é mostrado Shawn pequeno e seu relacionamento com seu pai. No fim, na parte dos créditos, sempre tem uma palhaçada da dupla de protagonista, erros de gravações, ou eles fazendo uma performance, ou mesmo cantando, sempre muito divertidas.

Um fato curioso que aconteceu é que a personagem que fazia a parceira do detetive Carlton recebeu uma avaliação negativa no teste de audiência do episódio pioto e foi removida. No segundo episódio há uma nova personagem que se torna parceira do detetive. O legal é que os criadores encontraram uma justificativa plausível para a troca.

Outro destaque é a música tema da série, que é muito legal. Ela foi feita pela banda The Friendly Indians, a banda do criador da série Steve Franks.

E como foi noticiado aqui mesmo, a série foi renovada antes mesmo de encerrar sua temporada. Lembrando que o USA dividiu a primeira temporada em duas partes e só exibirá os episódios restantes em janeiro de 2007. Os oito primeiros já foram exibidos no EUA e em janeiro irão ao ar mais oito, completando temporada.

Cum uma hora e meia de duração, o piloto é bem divertido e nos introduz a todos os personagens e não é cansativo, pelo contrario, ele passa num instante. Ela, ao lado de Saved, foram a salvação da mid-season americana e é pra mim, desde já, uma das grandes estréias do ano.

Confiram esta noite se estou certo ou não.

***

Psych, Universal Channel, quarta, 23h.

Séries citadas:

39 Comments

  1. Eric Fernandes

    Excelente texto Vidoni. Você disse absolutamente tudo que eu acho da série.

    Vida longa a Psych!

  2. Osório Coelho

    Eu estava aguardando essa estréia, mas na programação da Universal de hoje estava o filme “Zoolander” às 23:00…esquisito.

  3. Hoje não poderei assitir, quando será a reprise? Estou ansiosa por esta, Studio 60 e The Nine.

  4. Anderson Vidoni

    Ósorio, o filme é as 21:00.

    Rô aqui vai os horarios das reprises:

    Quinta – 01:30h (só o piloto, depois será as 01:00)
    Sábado – 18:00h
    Domingo – 19:00h

    É isso ai Eric, vida longa a Psych!

  5. Prue**

    Antes de mais nada… Anderson, Parabens pelo texto….eu já estava animada pra ver a serie, mas vc deu um “Q” a mais hahahahaha
    Eric.. chegou o dia!!!! vamos ver se vc tem razão viu???? se nao tiver pode correr, pq vou te caçar hahahahaha

  6. Valeu Anderson.
    E os horários de reprises são muito bons.
    Abraços,

  7. João Nilson

    A Universal é doida
    Os horarios d Psych e d House são horriveis, e os programas do horario nobre são tão ruins quanto esses horarios

  8. Anderson Vidoni

    João, não acho o horário ruim, 23h não é o melhor, mas ta longe de ser ruim. Além disso tem bastante reprises e em horários bem legais.

  9. Eu concordo com o Anderson. Tá certo que certos dias 23 hs é muito tarde por causa do sono, mas a repise é num fim de semana e em 2 horários bem bacanas. Pior é começar o horário nobre as 19:30. Nesta hora eu estou no trânsito ainda.

  10. Paulo Antunes

    Anderson, teu texto faz 100% justiça ao que foi o piloto: bacana, taí uma série bacana.

    Eu pessoalmente gostei da detetive. Ela é mais séria que o resto do elenco, mas até por causa deste contraste (a seriedade dela em relação ao astral cômico dos outros personagens, incluindo do seu parceiro e da chefe de polícia) eu achei ela interessante. Não precisavam trocar a atriz…

  11. Anderson Vidoni

    Só corrigindo depois que vi o episódio no Universal. Eu havia colocado:

    “No fim, na parte dos créditos, sempre tem uma palhaçada da dupla de protagonista, erros de gravações, ou eles fazendo uma performance, ou mesmo cantando, sempre muito divertidas”.

    E não passou aqui no Universal, então me desculpem. São cenas exclusivas do USA Network, mas não tinha como saber.

  12. Anderson Vidoni

    Paulo, eu também gostei dela, não precisavam mesmo trocar. Mas a atriz que entrou no lugar dela é nesta mesma linha que descreveu, não dá nem pra estranhar a troca.

  13. Eric Fernandes

    O que é uma pena né Anderson. Os erros (ou palhaçadas) deles no final são hilários. E a atriz que entrou é tão bom qto.

  14. Fer

    oi, Anderson. consegui ver a série ontem, gostei bastante. essa bem q podia ser a próxima série das tuas reviews, hein? ;-)

    bjs

  15. Anderson Vidoni

    Eric, seria bem legal se continuassem com os erros, é sempre bem legal ver os atores se descontraindo.

    Fer, tava pensando nisso já, sua sugestão novamente pode ser o incentivo que faltava, vou analisar ;)

  16. isabel

    Eu vi a série e n~~ao achei grande coisa, vou esperar o segundo episodio………..

  17. Pingback: TeleSéries » Vídeo da Semana: Psych-outs

  18. Rita Zico

    Realmente,depois de Monk esta é uma das melhores séries que eu assisti.Ela é muito engraçada.
    Bjos 1000!

  19. Claudio

    vlw mas ja consegui..
    c alguem quiser ela é “I Know You Know”..
    abraços..

  20. Mariana

    A serie é d+++++!!! Estou amando!!! Uma das series mais engraçadas que eu ja tive o prazer de assistir!
    Espero que tenha sorte la fora tmb, nao quero perder mais uma serie!
    Obs.: Obrigado Claudio por passar o nome da musica, estava “que nem louca” pra descobrir!

  21. Anderson Vidoni

    Mariana, ela já foi renovada para uma segunda temporada e a primeira ainda vai continuar em Janeiro por lá. Ainda vamos nos divertir muito com o pessoal da série.

  22. nicker

    olha cara adoro psych se alguem souber onde eu baixo a musica de abertura me contate

  23. demigaucha1

    otima serie…mas por ser tao engracada, boa, deveria passar mais cedo…

  24. demigaucha1

    otima serie…mas por ser tao engracada, boa, deveria passar mais cedo…

  25. Anderson Vidoni

    Muita gente reclama mesmo do horário, mas pelo menos as reprises são num bom horário.

  26. José Alberto

    “I Know You Know”
    falaram aqui que essa era a musica de abertura só que eu não estou conseguindo achar ela em lugar nenhum!
    alguém pode me dizer pelo menos o artista q canta ela?

  27. Anderson Vidoni

    José, “Outro destaque é a música tema da série, que é muito legal. Ela foi feita pela banda The Friendly Indians, a banda do criador da série Steve Franks.”

    Se procurar no emule: Friendly Indians, achará a música. Pode procuar também, Psych theme song.

    E o nome é esse mesmo, I Know You Know.

  28. leticia ribeiro

    realmente este seriado e muito divertido e gente vou tentar achar quem canta a musica do psych!! beijos james roday!

  29. juliana costa clemente

    eu nao tenho tv por assinatura mais amo assistir psych é mt interessante o modo como shawn desvenda os crimes o ruin é que passa mt tarde se começasse as 11 ainda dava , o importante é assistir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account