Log In

Preview

Preview: Lie to Me

Pin it

Lie to Me - Piloto
Até onde a mentira pode te levar? Lie to Me responde.

Para um dos mais importantes filósofos da história da humanidade, o alemão Immanuel Kant, a mentira é o mais eficaz alicerce da sociedade em que vivemos. Para o Dr. Cal Lightman, de Lie to me, série que estréia nesta terça-feira, dia 29, no canal Fox, a existência da mentira é inaceitável dentro da vida social. A verdade, segundo o protagonista, está escrita no rosto. Tentar esconder as expressões feitas com os olhos, boca, nariz é um trabalho impossível de ser feito.

Com 13 episódios da primeira temporada exibidos nos Estados Unidos também pela Fox, Lie to Me se propõe a desvendar crimes como um típico procedural, em que um problema é apresentado, trabalhado e resolvido dentro de um mesmo episódio. Mas a substância da série consegue alcançar terrenos mais profundos do que a superfície da tela da TV.

A atuação do ator inglês Tim Roth como Dr. Lightman, assim como o desempenho de sua colega de trabalho e fiel escudeira Dr. Gillian Foster, interpretada pela atriz Kelli Williams, começa morna, mas ganha consistência e um certo tom sarcástico ao longo da temporada, que remonta, não raras vezes, à maneira como Dr. House, da série House, trata seus casos e sua equipe de protegidos.

Lie to Me - PilotoUm dos pontos altos do drama é a busca por referências no mundo não ficcional para exemplificar casos que acontecem dentro da série. Por exemplo, quando certa personagem faz algum gesto corporal que evidencia uma mentira, Dr. Lightman mostra Michelle Obama, lady Diana, Marilyn Monroe e o ex-presidente George W. Bush em situações semelhantes.

Com uma segunda temporada estreando esta semana nos Estados Unidos, a série não está preocupada em fazer julgamentos morais a cerca das mentiras. Ela está interessada em evidenciar que mentir é um ato universal e que quem mente são as palavras, não as expressões corporais que as acompanham. Em Lie to Me, Tim Roth nos ensina que do mais pobre ao mais rico, da criança ao mais velho, do inofensivo ao mais esperto, a mentira não vai nos levar muito longe. Pelo menos enquanto ele e a Lightman Group existirem.

* * *

Lie to Me vai ao ar nas noites de terça-feira, às 22h, no canal Fox. Reprises nas quartas-feiras, às 4 de madrugada e 10h da manhã e aos domingos, às 16h.

Ao mesmo tempo que estreia na Fox, a série acaba de ser lançada em DVD no Brasil, com o título Engana-me, se Puder.

Séries citadas:

25 Comments

  1. Lucía

    Estou no terceiro capítulo e estou gostando bastante… recomendo!!

  2. henrique

    Assisti o piloto e achei a premissa da série super interessante. Talvez baixe toda a primeira temporada, já que é curta.
    Ah, belo texto!

  3. Ivonete

    Já assisti a temporada inteira, começa devagar mas depois melhora muito!
    Como já disseram, uma premissa bastante interessante, Tim Roth empresta um tom sarcástico e divertido ao personagem.

  4. Rodrigo B.

    Eu assisti até a metade da primeira temporada e a minha avaliação é de que “faltou alguma coisa” pra série, mas que eu não sei bem explicar o que é. A falta de carisma do Tim Roth conta, é claro, mas talvez a premissa, por mais interessante que seja, não consiga se manter tão interessante assim com o passar do tempo(pelo menos na minha opinião).

  5. Bruno A.

    Gostei muito da série, principalmente por abordar os mais diferentes temas (até a NASA aparece). A relação entre os personagens é bem interessante, já que todos são experts em descobrir a mentira no outro.

    Talvez seja SPOILER: contudo, não gostei muito da mudança de tom que aconteceu no fim da primeira temporada. Mas vamos ver como fica.

  6. Nairon lee

    Alguém poderia me dizer se a Fox no Brasil passa a série com dublagem?

  7. Tiago Pacheco

    Rodrigo, acompanho seu pensamento. Acho que faltaram histórias paralelas envolvendo os detetives, para conhecermos um pouco mais de cada um. Ficou muito sem sal essa 1ª temporada.

    Nairon, a fox provavelmente disponibilizará tanto dublada quanto legendanda. Pelo menos é o que costuma fazer com todas as suas séries.
    E, se vc ainda não acostumou com a voz do Tim Roth, recomendo assistir à versão dublada. É muito legal quando você está atento o suficiente para perceber as expressões que o Cal Lightman tanto fala.

    ;)

  8. Lu

    Com certeza a Fox vai passar dublado, o que é lamentável. Tava torcendo pro Universal ou o AXN comprar essa, mas não deu.

  9. Claudemir Antonio Zamproni

    “Talvez seja SPOILER: contudo, não gostei muito da mudança de tom que aconteceu no fim da primeira temporada. Mas vamos ver como fica.”

    Assino embaixo, a série começa bem: “um dos pontos altos do drama é a busca por referências no mundo não ficcional para exemplificar casos que acontecem dentro da série”. Até o meio (episódios sete e oito), as coisas até funcionam, mas, depois, não sei porque (audiência???), essas referências, que até então eram o ponto forte e criativo da série, começam a rarear e a série cai no mais profundo lugar comum, equipara-se às séries investigativas já existentes, e perde muito, para todas, na comparação. Tenho toda a temporada no meu arquivo, mas não consegui assistir os dois últimos episódios, tamanha a decepção!!! Em virtude disso, pra mim, é uma série que não deveria ter sido renovada, devido pelo que apresentou. Perdou o frescor, a graça, a dignidade. Não tenho interesse nenhum, nem mesmo pela segunda temporada, que estreou ontem dia 28, nos U.S.A.

  10. Carlos Souza

    Esse negocio de detector de mentiras, não teve uma outra série que tinha essa ideia ?
    Os olhos de Angela, passava na A&E mundo se não me engano, era legalzinha e a atriz, era gata !!

  11. Raquel

    O título em português condiz bem com essa mania do Brasil em sempre nomear do jeito mais cafona e didático de uma forma constrangedora as coisas, como se fôssemos todos retardadados mentais.
    Fico me perguntando de onde vem isso..

  12. Sophia

    Acabei de assistir na Fox e mesmo dublado(e olhe que eu odeio filme dublado!)Adorei a série,vou continuar acompanhando e vou ver no que dá!!

  13. André

    dublado, ninguém merece…

    será que eu vou estar mentindo se eu disser que o Cal tem cara de macaco? =p

  14. Flávia

    Show!!! Assisti toda primeira temporada e achei excelente. Recomendo.

  15. Regina Monteiro

    Vi o primeiro episódio na Fox e gostei. Aliás quero registrar que várias séries que vão estrear por aqui vão me poupar o trabalho do download.

    Rafael
    Se eu não tivesse visto o episódio ia colocar a série na lista pra baixar, assim como Apresentando Erica. Seus textos são ótimos. São um convite.

  16. Debora..

    Dublado ninguem merece msm ..
    estava ansiosa por assistir mas não era bem aquilo que esperava nem terminei de assistir o episodio .

  17. bia mafra

    A Fox errou feio na apresentação da série, mostrava um cara grosso numa série séria demais. mas tive uma grata surpresa, ele tem um lado cômico sarcástico, que eu adoro, ele tem a insatisfação de ver que o mundo mente e a dor de saber disso. gostei muito mais do que imaginava.

  18. sonylena

    Assisti ontem e gostei, pricipalmente do ator, pena que é dublado…acho o Tim Roth perfeito para este papéis, ele sempre faz papéis um pouco diferenciados….

  19. Vincent

    Eu assisti ao primeiro episódio na Fox e gostei muito do que vi. Eu também não curto muito assistir série dublada, contudo, como Tiago Pacheco disse, quando se assiste a versão dublada dá para perceber bem as expressões faciais que Lightman tanto fala.

  20. Cyosier

    tem como ver na net?????????????????????????????????????????????????

  21. valy

    Adorei a série, sei que pessoas as vezes se entregam em sua mentiras mas não sabia o quanto podemos decifrar o comportamento do ser humano , estou fascinada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account