Log In

Opinião Preview

Preview: Knight Rider. O Cavaleiro Negro está de volta!

Pin it

Knight Rider em três tempos

E um dos carros mais famosos da TV está de volta. E desta vez não vem na cor vermelha e muito menos é pilotada por uma mulher… Não sabe do que estamos falando? Já chegamos lá!

A Super Máquina (Knight Rider nos EUA), foi uma série produzida por Glen A. Larson (que também fez outras séries como Battlestar Galactica, Duro na Queda e Magnum) e produzida pelo Universal Studios. O seriado estreou em setembro de 1982 e terminou em maio de 1986, totalizando quatro temporadas e 84 episódios. A série, estrelada por David Hasselhoff fez grande sucesso junto ao público. Na história, o ex-policial Michael Knight recebe de um milionário um novo instrumento de trabalho para o combate ao crime: um carro computadorizado e indestrutível, dotado do computador KITT. O computador dotado de inteligência artificial comandava todas as funções do carro.

Este é um resumão da série, que por sinal, tinha uma das melhores músicas de abertura de seriados da época. Bem, a década de 80 é um show a parte.

Depois do final da série, algumas mentes criativas resolveram trazer o antepassados dos cilônios de volta (oras, nunca perceberam que o visor do KITT é o mesmo dos latinhas de Galactica?), em um longa chamado A Super Máquina 2000.

Michael Knight está de volta a ativa após 10 anos afastado da Fundação, e instala a CPU de KITT (que havia sido desmontado e desativado) em seu Chevy Bel Air 1957. Mas o antigo chip de Kitt acaba indo parar na cabeça de uma policial – não pergunte como… até parece uma mistura de Robocop -, vivida por Susan Norman, que depois disso praticamente não fez mais nada. A Fundação prepara um novo carro, o Knight Industries Four Thousand (KIFT ou Indústrias Knight 4000, em portugês), que é um Pontiac Banshee vermelho ano 1988, onde posteriormente foi instalada a CPU de KITT, deixando Michael aposentado, e Susan Norman no volante (?). A Super Máquina 2000 passou no SBT, no Universal Channel e na Rede Globo.

E posso adiantar: não assistam, é péssimo!

E chegamos ao século XXI. Para os que pensam que este é um remake, podem guardar seus modelos do KITT na garagem, pois não é. O novo Knight Rider, que estreia esta semana na Warner Channel, é continuação direta da série dos anos 80, com uma rápida (mas ótima) participação especial de David Hasselhoff, de volta no papel de Michael Knight.

E se você está na dúvida, já que a série não é um remake, mas sim uma continuação da série, pode ficar tranquilo também. Durante o episódio, não temos nenhuma referência a antiga série, nem mesmo durante a temporada.

O filme que dá “origem” a nova série é eletrizante. Para começar pelo novo modelo escolhido para o carro, um Mustang Shelby GT-500 KR, por sinal, o mesmo utilizado em Transformers. E desta vez, o bom e velho KITT, agora dublado por Val Kilmer, mais conhecido por seus papéis como Jim Morrison em The Doors e Batman em Batman Eternamente, é uma verdadeira máquina!

Além de manter o charme, o carro agora pode se transformar em outros dois modelos (vocês irão ver) e está totalmente atualizado para o novo século – e bem mais atualizado do que se pode imaginar.

A trilha sonora de abertura, é praticamente a mesma. Mas modificada para a nova geração, o que não irá desagradar em nenhum pouco a velha guarda.

Knight Rider - O FilmeO ator que interpreta o novo Michael, aqui chamado de Michael Traceur, também não deixa a desejar. O ator Justin Bruening, que fez algumas pontas em séries como CSI:Miami e Cold Case, é o anti-herói e parceiro que o Kitt precisa. E olha que desta vez o ator consegue chamar mais a atenção do que o carro. Não pela aparência, mas pelo jeito irônico e o passado misterioso do personagem. Seu par romântico, é a atriz Deanna Russo, também desconhecida do público em geral, mas que fez pontas em séries como Charmed e CSI. Ela vive Sarah Graiman, a responsável pelo KITT e todos os seus novos updates, além de ser a filha do criador do carro.

O filme traz muita ação, mistério, e o velho e bom Homem vs. Carro, no qual todos já sabem no que irá dar.

A Super Máquina não é uma das melhores séries atuais, tanto que não deverá ganhar uma segunda temporada. Dos 22 episódios que uma série costuma ganhar por temporada, a NBC resolveu encurtar e terminar a primeira no 17º episódio, que foi ao ar em março nos Estados Unidos. Mas se ela já foi ou será cancelada, até o momento a emissora não se pronunciou oficialmente.

Mas a série é boa. Uma série light para ser vista com toda a família. Algo dificil nos dias de hoje, em que séries como Heroes, Lost, 24 Horas, True Blood, CSI, Battlestar Galactica, entre outras, muitas vezes abusam da violência e do sexo.

Knight Rider até tenta resgatar um pouco da estética dos seriados anos 80, quando podíamos sentar depois de um longo período estressante no trabalho e no trânsito, para simplesmente curtir uma série sem compromisso. Mas, nos dias de hoje, o que manda é o dinheiro.

E que suba o letreiro! Até a próxima.

* * *

Knight Rider – O Filme vai ao ar nesta sexta-feira, dia 3 de abril, às 23h, na Warner Channel.
Reprisa no domingo, dia 5, às 17h.
A série Knight Rider estreia no mesmo domingo, dia 5 de abril, às 20h, na Warner Channel.

Texto publicado originalmente no Aumanack.

Séries citadas:

16 Comments

  1. Marcio

    E a Net está anunciando o filme errado no seu guia. Está listando como se fosse Super Máquina 2000 :)

    Resposta do Editor: É verdade, saiu errado na Monet. Mas creio que a confusão nasceu na própria Warner. A gente aqui também descobriu tardiamente que o filme seria exibido.

  2. José Lucas

    Acho que a série tem seus pros. Vou assistir o filme hoje com uma grande ansiedade e depois irei assistir a série, e…

    A Warner pode ter seus erros mas exibe bastantes séries boas, pelo menos as séries geralmente não tem um ano de atraso (como a FOX) e não são dubladas (como a FOX).

    Ps: É uma covardia apenas algumas TVs pagas terem legendas para o publico quando o canal tem sua programação toda dublada (como SKY, NET…), eu tenho sky, mas quem não tem esses ai? PEDE PRA SAIR!

  3. Sol

    Ótimo! Estava na dúvida se iria assistir ou não. Agora já sei que irei. É sempre dificil assistir a um remake. Qndo começou Galactica, ODIEI, mas depois de um tempo, comecei a gostar. Prefiro ainda o original, mas a nova tem as suas virtudes.

  4. Antonio Ubiratan

    Eu já assisti todos pela net e vou rever eles, a série tem muita ação e comédia. Depois da reviravolta lá pelo ep. 12 melhora mais ainda a qualidade. Estou aguardando muito a renovação dela.

    Ficamos na torcida!

    Vale a pena ver para quem gosta da antiga série.

  5. Fernando dos Santos

    Eu estava me lembrando que nos anos 80 o Glen A. Larson produziu diversas séries mas a partir da década seguinte ele meio que tomou chá de sumiço.
    Lembro de apenas de duas produções dele no período pós-anos 80,Nightman(ou Nightmare?) seriado de super-herói e Team Knight Rider derivado de A Super-Máquina mas que assemelha mais a seriados japoneses tipo Powers Rangers.A primeira é tão tosca e trash que faz Hercules e Xena parecerem mega-produções.A segunda é tão ruim quanto o longa Super Máquina 2000.

    Eu acho que o grande obstáculo para a nova versão ter emplacado nos EUA foi justamente o clima retrô remetendo aos anos 80,isto deve ter afastado o publico mais jovem que é sempre o mais visado pelas emissoras.

  6. Renato A. Azevedo

    Aí, grande co-editor, mandou bem?
    Pois é, séries despretenciosas, é o que falta hoje.
    O novo Kitt ficou sensacional, quero um desses!
    E fica o convite pro povo ir conferir nosso trabalho no Aumanack.
    Parabéns e abraços.

  7. Prof. Xavier

    A Super Máquina era um dos seriados que eu mais gostava…há alguns meses, numa garagem perto de minha casa, vi um carro vistoso, preto, típico “muscle car” americano, sendo mexido… mas quase dei um salto e um berro (de alegria) quando vi que a frente deste carro tinha uma luz vermelha que percorria a parte superior do parachoque de um lado para o outro… sim, algum fã “transformou seu carro em um Kitt… fã é assim, não mede esforços pela sua paixão!
    Que venha o novo Kitt… e deixemos os fãs decidirem!

  8. Alberto N. Jr.

    Boa noite, como consigo a trilha sonora da antiga e atual serie Knight Rider – A Super Maquina? Abraço e obrigado. Alberto

  9. João Paulo

    Amigo Alberto vai no 4sharde e escreve knight rider q aparece a musica. Agora não concordo com a critica que a considera fraca, axo muito legal, inteligente e pra familia assisti. Só faltou o dublador original do Kitt q era fera, sarcastico e mau humorado rsrsrs. Sem falar que a Sarah Graiman é uma princesa e aquela japonesa é uma gracinha

  10. laurian

    eu adoro a nova supermáquina adoro a sarah e principalmente o mike ele é uma gracinha!!!!!
    amo o Kitt ele é um carro exelente!!!amaria falar
    com o justim mas eu nao acho meios de me comunicar
    mas pesso para quem tivar contato com ele para que falem que eu amo ele que ele é muito lindo!
    estao de parabens por essa serie incrivel!adeus

  11. ALINY APARECIDA DE GODOI

    OIIIIIIIIIIIIII SOU FÃ DE VOCES NAO PERCO NENHUM
    CAPITULO.
    SARAH( DEANNA)VOCÊ É MUITO BONITA, VOCÊ É DEMAIS DE ADORO,MESMO
    VOCÊ É INCRIVEL.
    MIKE(JUSTIM BRUENING) VOCÊ É UM GATO DE
    CORAÇÂO.
    KITT VOCÊ É D EU ADORO VOCES.
    DR:CHARLES(BRUCE DAVISON)MINHA MAE ACHA VOCÊ UM GATO.
    CARRI(SIDNEY POITIER) TE ADORO EM FIM SOU SEUS FÃ
    HA EU QUERIA UMA FOTO COM VOCES TODOS,E ATRAS SEUS AUTOGRAFO MEU ENDEREÇO É RUA LAGOA DE ESMORIZ
    NUMERO 276 EU ADORO TODOS VOCEISSS UM BIG BEIJOS
    XAUUUU

  12. KARINY DAMIANA DE GODOI

    OIII MEU NOME É KARINY TENHO 15 ANOS EU SOU MUITO FÃ DE VOCEIS EU SOU IRMÃ DA ALINY.
    SARAH (DEANNA RUSSO) VOCÊ É MUITO BONITA EU GOSTO MUITO DE VOCÊ.
    KITT É VOCÊ É D .
    ZOE (SMITH CHO) KARANBA VOCE É MUITO DOIDA, DOIDA MESMO.
    ALEX TORRES (YANCEY ARIAS) VOCÊ É D .
    DR:CHARLES GRAIMAM (BRUCE DAVISON) É SEM COMENTARIO VOCÊ É DOIDÃO.
    MAIKE TRACEUR (JUSTIM BRUENING) VOCÊ É MUITO BONITO E DOIDO.
    BILLY MORGAN (PAUL CAMPBEL) É VOCÊ TAMBEM É BONITO
    E CARRIE RIVAI (SIDNEY TAMIIA) VOCÊ É MUITO BONITA.
    EU NAO, PERCO NENHUM CAPITULO DA SERIE A NOVA SUPER MAQUINA.
    É EU QUERIA UMA FOTO COM VOCEIS TODOS. E ATRÁS DA FOTO OS SEUS AUTÓGRAFO, É EU FICARIA MUITO FELIZ SE EU RECEBECE ESSA FOTO. MEU ENDEREÇO É RUA LAGOA DE ESMORIX 276 SÃO PAULO SP BRASIL.
    XAUUU E MANDA UM SALVE PARA A PRODUÇÃO. EUU SOU FÃ DE VOCEIS TODOS, TODOS MESMO. MAIS DA DEANNA E DO KITT E DO JUSTIM EU SOU MAIS POR QUE ELES (A) SAÕ DE MAISSS XAUU.E UM BIG BEIJOS PARA TODOS. FUUUUI

  13. carla

    que seja a mesma e não mudi porque eu gosto muito,
    bem porque é é muito radicaul e eu adoro
    so

    fim

  14. helena carlos camargo

    olá amigos ! gostaria de saber o canal e horario do filme SUPER MAQUINA a serie original . Grata e um forte abraço a tds

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account