Log In

Preview

Preview: Chuck

Pin it

Cena do piloto de ChuckAos que tiveram o desprazer de ver Duro de Matar 4 neste ano, será quase inevitável não lembrar do filme ao assistir ao piloto de Chuck. O nerd do filme de Bruce Willis é basicamente o mesmo desta nova série, do mesmo criador de The O.C. A boa notícia é que Chuck tem um piloto excelente, diferentemente do filme de um certo senhor careca.

Eu não sei se é caso de guilty pleasure, mas vendo o episódio, é como ver uma coisa que começa e termina bem, e deixa um futuro promissor no ar. Eu já vi os pilotos de quase todos os (aspirantes a) pesos-pesados da temporada, e nenhum me agradou tanto quanto este. Não, este não é tão maduro quanto o de Mad Men. Não, não é tão esteticamente excepcional quanto o de Pushing Daisies. E não, não tem uma super performance como a de Glenn Close em Damages. Mas, em contrapartida, tem um personagem central que poderia dar margem aos vários e conhecidos clichês – a grande maioria deles fincados pelo cinema -, só que, ao invés disto, conquista o telespectador e surpreende.

A comparação inicial com Duro de Matar 4 serve para facilitar o entendimento imediato do enredo – trata-se de um nerd (Chuck), que tem uma vida ordinária como atendente da seção de eletrônicos numa loja de departamentos, e de repente descobre que sua vida paralela em frente ao computador (ele próprio vira um computador, ao ver fotos que um conhecido de tempos mandou) virou motivo de interesse da CIA e NSA. O piloto é o impacto disso na vida do personagem, e quase todo ele prima pelo bom humor e desenrolar responsável da trama.

Cena do piloto de ChuckO protagonista é interpretado por Zachary Levi, que é a cara do John Krasinski, e que corresponde a cada pedido do roteiro. Sua interpretação não vai ser indicada ao Emmy, nem ao Globo de Ouro, mas vai – espero – fazer de Chuck uma série bem sucedida, porque a série depende dele, e ele não falha. Essa ausência de pretensão está em todo o piloto da série, e são os personagens que mais ganham com isso, porque desenvolvem o necessário e são redondinhos.

É possível (Lei de Murphy) que a delícia do piloto perca-se com uma enxurrada de clichês, e esse é o maior perigo para a série. Intuitivamente, acho difícil acontecer. Pra mim, o negócio é o seguinte: se ao fim da temporada, Chuck tiver funcionado apenas como guilty pleasure (porque o hype ainda não se formou completa e definitivamente), já estará de bom tamanho.

***

Chuck estréia na Warner Channel nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, às 20h.

Texto publicado originalmente no weblog Entrei de Gaiato

Séries citadas:

19 Comments

  1. Gilberto

    Essa série eu vou acompanhar sem falta. Só não entendi a crítica a Duro de Matar 4, ainda não assisti mas até agora só ouvi criticas boas a respeito.

  2. Ricardo Lacerda

    Pretendo acompanhar a série. E gostaria de registrar que vi Duro de Matar 4, o filme tem a profundidade de pires raso, ainda assim é divertidíssimo e não deixa a desejar em relação aos outros filmes da série.

  3. Cris

    Adoro Chuck porque é uma série despretenciosa, mas que sabe entreter com uma mistura de ação, comédia e romance.
    Agora não sei da onde tiraram que o Zachary lembra o John Krasinski. Tudo bem que os dois são “dorks”, “geeks” e são super carismáticos, mas eles tem jeitos bem diferentes.
    Quem gostar de Chuck, entra lá no fórum da série:
    http://z3.invisionfree.com/Chuck_Brasil

  4. WampaOne

    nao tinha intencao de acompanhar, ai me mostraram uma foto do chuck ao lado de uma gostosa fantasiada de Leia Slave…nao tem como perder. Espero que nao entre em conflito com Supernatural que ainda nao tenho certeza que horas vai ao ar.

  5. Fer Funchal

    Gus, eu vi três episódios de Chuck. achei legalzinho, bem feito, mas não me conquistou. mas sei de várias pessoas que estão assistindo e gostando, então o problema provavelmente é comigo.

  6. Gustavo,

    Você não gostou de Duro de matar 4? Não acredito!!!

    O filme é muito bom… claro com todos os exageros que hollywood tem direito… mas é muito bom.

    Já chuck… não consigo mesmo ver a ligação com o filme. Este me parece mais uma comédia chata que não vai pegar.

  7. Cristiano (Highlander_Master)

    Eu achei fraquissimo duro de matar 4, é pura explosões sem história nenhuma. E eu não tinha assistido nenhum dos outros 3, e fui assistir o 1 umas 2 semanas depois de ter visto 4, sem comparações o 1 é muito melhor, tinha história, te deixava preso acompanhando a história. Já o 4 é explosão, explosão, explosão… Ainda não sei se eu vou dar chances pra Chuck amanhã, ou na reprise no fim de semana, ou em horário nenhum… Não me entusiasmei muito com as sinopses até agora. Amanhã com certeza eu vou dar chances a Ugly Betty e Moonlight.

  8. Paulo Fiaes

    Sinceramente,

    achei a série fraquissima, na boa mesmo. parei no piloto. fala sério, tem q ser nerd q nem o ator da série pra assistir isso. mas eu sou um dos poucos q pensa isso. acho que o problema sou eu tb. abraços!

  9. Lucas "Gandalf" Leal

    deprazer o filme do careca?!?!eu adorei Die Hard 4.0
    fã é fã e apesar dos exageros e da trama fraca o filme atingiu em cheio quem gosta de John McClane
    e quem gosta de ótimas cenas de ação…

    e Chuck piloto excelente???totalmente sem sal e achei fraquissima, tb parei no piloto como o Fiaes…de series nerds estamos mto bem com The Big Bang Theory…eu até pensei em dar mais uma chance a Chuck mas não deu não…pelo jeito não foi só vc não Fiaes e nem só a Fer o problema não é de vcs não é com a série mesmo hehehe

  10. Paulo_Fiaes

    Lucas,

    eu na verdade achava q o problema n era comigo mesmo, o piloto da série é mto, mais mto fraco mesmo. na verdade, pra mim, Chuck junto com i hate my 30’s foram as piores estreias da fall season americana q eu acompanhei.

  11. Gustavo Cruz

    Para constar: eu tenho a impressão de que Chuck é atualmente a segunda série mais baixada do EZTV, depois de Heroes. Confiram. Pelo menos da última semana, foi.

  12. Pingback: TeleSéries » Destaques do dia: Quarta-feira, 7/11/2007

  13. Lucas "Gandalf" Leal

    ah Gustavo pra vc ver o nivel então Heroes a primeira!?!?!?realmente só podia vir Chuck em segundo
    hehehe
    brincadeiras a parte teve muita gente que gostou de Chuck, eu simplesmente detestei…
    e Paulo I Hate My 30’s acho que é unanimidade…se alguem gostou daquilo perde meu respeito!!!

  14. Manuel Reis

    O Die Hard 4 é talvez dos melhores filmes do ano… Pode não ser tão bom como o primeiro (mas que filme é que será tão bom como o primeiro Die Hard?), mas é daqueles que até dá vontade de ir ver ao cinema. Mesmo.

    Quanto a Chuck, estou a acompanhar a série e apenas tenho uma coisa para dizer: ESPECTACULAR! É mesmo das melhores séries da temporada, e creio que irá ganhar um Emmy nas categorias técnicas…

  15. edson

    E duro ler criticas idiotas…

    Eu sou um que nao dava um centavo por duro de matar 4… paguei com a lingua o filme diverte…

    Nao e um filme que eu va colocar na minha lista de top 1000 melhores filmes que ja vi… mas diverte.

    O filme tem roteiro simples, cliches, coisas absurdas (aquela do aviao prando no ar…) e bobo…

    mas isso nao tira o merito do filme… e sim uim bom filme de acao.

  16. Luciana

    Aqui é pra falar do filme ou da série Chuck??

    Enfim, gostei mt do piloto, espero que mantenha o bom nível e com mais destaque pro amigo doido dele, Morgan!

  17. Pingback: TeleSéries » Review: Ugly Betty - Piloto

  18. Ralph

    Lucas “Galdalf” diz: “e Paulo I Hate My 30’s acho que é unanimidade…se alguem gostou daquilo perde meu respeito!!!”. Cara, fala sério, como se seu respeito valesse alguma coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account