Log In

Preview

Preview: Burn Notice

Pin it

A Burn Notice is an official statement issued by one intelligence agency to other agencies. It states that an individual or a group is an unreliable source of information.

Cena de Burn NoticeTraduzindo: burn notice é a declaração oficial feita por uma agência de inteligência para outras agências, declarando que um individuo ou um certo grupo não é uma fonte de informação confiável. Pegando o título da série e o significado, entendemos melhor o que acontece com o espião, já que ele foi “burn”, o que na gírias deles quer dizer que ele foi demitido. Porém, demitir simplesmente um espião não é tão fácil. Eles congelam a conta bancária do agente, o mandam para a lista negra de todas as outras agências governamentais e também cancelam seu cartão de crédito. Pensando assim já é meio forte, porém tudo isso se complica quando vemos que isso ocorre durante uma arriscada missão e é aí que começa o episódio.

Nessa primeira cena já temos um gostinho de como será o seriado: um pouco de ação, comédia e também não se levar tão a sério. Apesar disso, o seriado também tenta mostrar um outro lado da vida dos espiões, um lado um pouco diferente de Alias e outras séries. Até algumas referências a McGyver e seus famosos chicletes que serviam de matéria prima para bombas encontramos por aqui. Eles tentam mostrar como não é glamouroso esse mundo, como muitas vezes é tedioso. Em certo momento o protagonista fala como é chato ficar de tocaia dentro de um carro esperando algo acontecer, horas sem fazer nada, vontade de ir ao banheiro e etc. Estras referências que temos ao longo da série são muito interessantes e até divertidas.

Ao longo dos episódios iremos ver a busca do protagonista para saber quem o demitiu e o porquê. Porém, enquanto isso, ele vai ter que se estabelecer novamente em sua cidade natal, Miami. Lá ele terá que lidar com sua ex-namorada, sua mãe, além de seu amigo e nas horas vagas irá ajudar algumas pessoas com problemas como forma de conseguir algum dinheiro. Aqui o seriado se torna mais esquemático, com um caso diferente toda semana.

A série é narrada em primeira pessoa pelo protagonista. Além disso, a produção do programa fez um ótimo trabalho na construção do ambiente em que vemos tudo ocorrer. Desde a fotografia, até o figurino e locações, então mesmo que estejamos em um local longe da praia o clima que sentimos na tela é de que realmente se está em Miami.

Mas isso tudo não seria nada se não tivéssemos bons atores em cena. Temos um grupo pequeno, mas extremamente eficiente e melhor de tudo, muito carismáticos. Começamos com o protagonista, Jeffrey Donovan, conhecido de muitos por ter participado de Touching Evil e Crossing Jordan. Apesar de normalmente não ser o melhor em cena, ele conseguiu criar uma figura crível, fazendo de Michael Westen um espião que sempre está pensando no serviço e com pouca predisposição para atividades sociais. Isso além de uma quase inexplicável obsessão por iogurtes.

Outro nome importante no elenco é Bruce Campbell, de Hercules e Xena, entre outros. Aqui ele é Sam Axe, amigo de Michael e ex-militar, designado pelo FBI para ficar de olho no ex-espião. Devido a proximidade dos dois, Sam dá diversos privilégios e informações para o amigo, porém ele também precisa passar informações para o outro pessoal e isso irá criar algumas intrigas. E ele nunca dispensa uma boa bebida.

Cena de Burn NoticeAlguém conhece o filme Perfume de Mulher? Pois bem, desde esse filme eu comecei a gostar da Gabrielle Anwar. Ela esteve sumida esses últimos tempos – apesar de que se você fez diferente de mim e viu The Tudors, deve ter visto ela em cena. Aqui ela faz Fiona Glenanne, ex-namorada de Michael e também ex-integrante do exército republicano irlandês (IRA). Sua aparência um pouco frágil pode enganar a primeira vista, mas se preciso ela mostrará suas habilidades e a coisa ficará feia. Eles tem um assunto mal resolvido no passado, mas isso não a impedirá de tentar um novo relacionamento com ele.

Apesar dos homens estarem muito bem no seriado, as mulheres são quem roubam a cena. Acima já falei da Gabrielle Anwar e ela está excelente e sempre que pode se destaca nos episódios. Porém há outra mulher no seriado e na vida de Michael, sua mãe, Madeline Westen. Interpretada Sharon Gless, de Os Assumidos, ela mesmo com pouco tempo em cena consegue se destacar dos demais. A mãe do espião sempre está com um cigarro nas mãos e pronta para se fazer de coitada quando preciso. Ela não sabe muito do trabalho do filho, mas ele costuma dizer que dependendo da situação ela sabe mais ou menos.

Se chegou até aqui e ainda não sabe se verá o seriado, vou dar uma noticia boa e uma ruim sobre o piloto. A ruim é que ele possui 65 minutos de duração, apesar de que isso pode não ser uma coisa ruim se o episódio for bom. A boa é que o Ray Wise participa dele, eu como fã do cara adorei sua participação. Além disso, temos como bônus o ator David Zayas também participando aqui, a maioria o conhece como o Angel da série Dexter.

A primeira temporada foi um surpreendente sucesso para o canal USA, tendo quase todos os episódios entrado no Top 10 de audiência da TV a cabo americana. Esse fato levou o canal a encomendar 13 novos episódios. Então já estão avisados: assistam!

***

Burn Notice estréia nesta terça-feira (2/10), às 21h, no canal FX.

Texto publicado originalmente no weblog Série Maníacos

Séries citadas:

20 Comments

  1. Jeison

    Anderson Vidoni, concordo com tudo que você disse, porém, exceto com relação à atuação de Jeffrey Donovan. É exatamente pela atuação dele que a série faz muito sucesso. Ao mesmo tempo em que ele demonstra seu lado mais sério mostra também seu grande talento para o gênero cômico. Na minha opinião ele é o destaque da série e não sei se ela seria a mesma se fosse protagonizada por outro ator. Jeffrey mostra em Burn Notice o que é realmente um bom ator, com uma interpretação convincente e não apenas se mantendo em foco por estética como ocorre com outros aspirantes à atores em outras produções.

  2. Anderson Vidoni

    Jeison, se só discordamos nesse ponto, ótimo. É só uma questão de preferência mesmo. Concordo com o que falou sobre o Jeffrey, porém ainda acho que a Madeline Westen e Gabrielle Anwar conseguem um desempenho um pouco melhor que ele. Mas nada gritante e que chame a atenção. Todos estão ótimos.

    E Matti, diga o que achou depois.

  3. Eric Fernandes

    Eu concordo com o Jeison. Nada na série funcionaria se não fosse pelo talento do Donovan. A Westen e a Anwar estão ótimas? Sim, mas ele é melhor. Seu carisma e sua a versatilidade, para cenas dramáticas e momentos cômicos, são sensacionais. Ele rouba a cena semama pós semana.

    Jeffrey Donovan é para Burn Notice o que o Hugh Laurie é para House, Kyle Chandler para Friday Night Lights, Kiefer Sutherland para 24 Horas…

  4. Larissa

    Olha…me deu até vontade de ver..
    Pena que se eu gostar vou acabar pedindo pro Paul trazer os episódios…não consigo mais sentar na frente da tv toda semana no mesmo horário e aguentar as propagandas….sorte que a minha internet hoje é banda larga…

  5. Christiane

    A série estreou ontem e adorei. O tom sarcástico, a fotografia e a atuação do Donovan são excelentes! Uma série que, pelo jeito, será divertida e diferente das do mesmo gênero. Não percam, vale o tempo na frente da TV.

  6. Olga Nogueira

    Eu também gostei! Vou passar Torchwood para as sextas 18hs e continuar acompanhando Burn Notice!

  7. Anderson,
    Valeu a dica. Gostei! Boa diversão do começo ao fim. A narração sarcástica é o melhor.

  8. Giselle Bauer

    Também gostei.Já entrou na minha listinha de séries preferidas.A atuação do Donovan é ótima.E fazia tempo que eu não via a Gabrielle Anwar mas achei pelo menos neste primeiro episódio que ela fez muitas caras e bocas.E o Bruce Campbell me lembro dele em Uma noite alucinante nos três filmes.O primeiro mesmo foi o filme de terror mais trash que eu já na minha vida.

  9. Almirante

    Não estava muito empolgado e ia assistir apenas o primeiro episódio pra ver se prestava… fiquei positivamente surpreso. Muito bom episódio.

    Ainda bem que a Raposa deixou essa pra FX então dá pra assistir sem ter que baixar tudo.

  10. Skinner

    Gostei do piloto, mas não me empolgou tanto quanto esperava. Talvez seja o Jeffrey Donovan, sei lá… Como protagonista, falta carisma nesse ator. Quem sabe ele se firme nos próximos episódios, não é?

    Legal mesmo foi a “tia dos Assumidos” e o Bruce Campbell, sempre impagável!!!

    Abraços.

    ps: Já viram a ponta que o Bruce Campbell fez em Arquivo X??? Muito legal.

  11. Marcia

    Gostei muito dos 3 episodios e acho q o Jeffrey está muito bem, principalmente qdo ele faz aquelas caretas ironicas!
    Vou continuar assistindo, pois é um lado de Miami diferente de CSI.
    É só não começarem a avacalhar e dublar o seriado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account