Log In

Opinião Preview

‘Preamar’, as primeiras impressões da nova série da HBO

Pin it

Preamar - O Mergulho
Uma reportagem de Elisangela Roxo na edição deste domingo da Folha de São Paulo me deu a chave que faltava pra entender Preamar, a nova série brasileira da HBO, que estreou neste domingo na televisão. O texto diz que a série nasceu de um convite da HBO ao diretor Estêvão Ciavatta para apresentar a proposta de um show que tivesse as praias cariocas como cenário. E a minha impressão após a exibição do primeiro episódio de Preamar foi justamente esta: primeiro pensaram nas imagens, só depois pensaram na história.

A série da Pindorama Filmes é a mais visual e mais bonita produção que a HBO já produziu com a grana da Ancine por aqui. Com a praia de Ipanema como cenário – seja da areia, ou do alto de uma cobertura na Vieira Souto, Preamar transborda brasilidade em cada take. Deus criou o Rio pra ser filmado em Full HD. Mas a beleza do cenário precisa estar a serviço de uma história – e é aqui que Preamar falha. E falha profundamente.

A série chega para narrar a história de um tubarão do mercado financeiro que caiu em desgraça. O plot não é ruim – é basicamente o mesmo de uma das minhas séries favoritas do ano que passou, a comédia canadense Living in Your Car. O tema, portanto, é redenção (aos pés do Redentor, nada mais oportuno). O problema de Preamar então não é de plot, mas de realização. Falta timing, diálogos convincentes pra costurar o roteiro e, no primeiro episódio, um pouquinho mais de cada ator.

Preamar - O Mergulho
Ao longo dos flashbacks do primeiro episódio, vemos como João Velasco (Leonardo Franco) era profissionalmente antes de perder tudo. O episódio sequer deixa claro se ele é inocente ou culpado de sua desgraça. E fica a impressão que isto provavelmente não será mostrado – já que é o passado da história, e o texto deixa evidente uma falta de domínio dos roteiristas pras coisas do mercado financeiro. O objetivo é o que vem pra frente – como Velasco sairá da maré baixa para uma nova maré alta, provavelmente construindo uma nova carreira na beira da praia. Mas é isto justamente que falta ao piloto: aquele segundo de intimidade que nos faça sentir um pouco de dó, de pena, de identificação com Velasco. Veja bem, a série quer que sigamos o personagem e sua família ao longo de 13 semanas, por que deveríamos acompanhar a vida deste homem por outras 12? Só por causa das imagens do Rio de Janeiro em alta definição?

Preamar é visualmente bela e, não duvido, possivelmente se torne a mais famosa produção da HBO internacionalmente – mas não deveria, já que tem um piloto bem mais fraco que suas antecessoras, como Alice e Mulher de Fases.

Nacionalmente, não vejo muito buzz que Preamar poderá gerar – aliás, a HBO já foi melhor de marketing, parece ter investido pouco pra promover o show (especialmente entre blogueiros e nas redes sociais). Mas a série até merece discussão. Preamar se dispõe a mostrar um Rio de Janeiro, e por tabela um Brasil, em que nada é preto no branco como as pedras do calçadão. É uma série que não faz julgamento moral, colocando em cena personagens movidos por dinheiro, poder, aparência (e a partir do segundo episódio também deverá abordar o jeitinho, a informalidade, o tráfico). No making of, alguém diz que a personagem da jovem atriz Jessika Alves, a Manu, filha de Velasco, é a única totalmente “do bem” do programa. É isto. E é assim mesmo que são os dramas adultos desde Família Soprano. Mas, como brasileiro, me dá uma certa dor angústia ver este Brasil que a série mostra sendo exibido no Emmy Internacional, na Mipcom, na HBO Latina e ganhando o mundo afora. Confesso que me senti assim também quando vi Rio, do Carlos Saldanha, o que significa que este não é um problema de Preamar.

Até porque ser realista e querer ter personagens multifacetados definitivamente não é o maior problema de Preamar. O maior problema é que faltou a Estêvão Ciavatta e seu time de roteiristas a noção do que é um piloto, e do que é uma série. Uma série de 13 episódios não é um filme grandão cortado em 13 pedaços de 50 minutos. TV é indústria; piloto é protótipo. Mesmo que o slogan seja “It’s Not TV, It’s HBO”. A HBO não está imune da regra de mercado. É preciso conquistar no piloto – até porque o sinal aberto de cortesia da HBO dura apenas uma semana. Depois deste piloto, tão vago, tão sem ritmo, quantos telespectadores seguirão Preamar?

* * *

Preamar estreou no domingo, 6 de maio, às 21h na HBO. Os episódios inéditos da série serão exibidos aos domingo, 21h, na HBO. O piloto está disponível gratuitamente na internet por duas semanas no endereço www.hbomax.tv/preamar/net

Preamar - O Mergulho

Séries citadas:

É jornalista, pós-graduado em Jornalismo Digital pela Pucrs e trabalha com produção de conteúdo para Internet desde 1995. É editor de internet do Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Fundou o TeleSéries em agosto de 2002. Na época, era fã de The West Wing, The Shield, Família Soprano e Ed. Atualmente é viciado em The Good Wife, NCIS, Game of Thrones e Parks and Recreation.

31 Comments

  1. Dieter Klaus

    Parabéns pela review, Paulo. Fiquei bem decepcionado com este piloto. Achei muito amadorismo. Bom,  vou dar mais uma única chance vendo o 2º episódio.

  2. Edu

    Tenho que concordar. A chamada da HBO foi tão bem feita que fui com sede ao pote achando que ia achar dramaturgia real. Achei uma versão 2.0 de Alice, outro seriado chato, sem enredo onde nada de interessante acontece. Até agora, só Filhos do Carnaval merece ser chamada de uma série legitimamente HBO. 

  3. Edu

    Alias, achei pelos trailers que seria uma série ágil, uma versão nacional de Weeds (disfunção familiar, pessoal vendendo drogas, morando no submundo). Darei chance ao episódio 2, mas me decepcionei muito com esse piloto. 

  4. Raquel Perez

    Paulo, grande review. Achei esse piloto superficial, vazio e com roteiro quase indigente de tanta falta de originalidade. Está muito mais para uma propaganda das belezas do Rio e muito mais pra uma novela da Globo do que para HBO. Ao contrário do Dieter e do Edu acho que não vou dar uma segunda chance, não.

  5. Brandao Fernanda1506

     Na
    minha opinão Boardwalk Empire é uma
    das melhores series que eu já vi. Nela encontro um excelente elenco, enredo,
    figurino, cenario…além de uma super historia, a máfia que envolvia os EUA na
    época da lei seca.

  6. Synara Fagundes

    Fiquei também muito decepcionada com a série. Sem ação, sem movimento, sem foco. Muito ruim. Assisti ao primeiro episódio, achei horrível, insisti assistindo a mais 3 para ver se eu me sentia mais atraída pela trama, mas desisti assim que percebi quão fracos são os personagens, suas relações e a própria história em si. Preamar é uma propaganda enjoativa do Rio de Janeiro. Quem escreveu o roteiro, não se esqueceu de tecer longos e chatos elogios ao Rio, o que dá um impressão de bairrismo exagerado e menospreza as outras regiões do País que são tão ou mais belas que Copacabana e Ipanema. Em um dos episódios o Xerife comenta com seu subordinado: “Sabe qual é a melhor coisa de Niterói? A visão que se tem do Rio de Janeiro”. Nada mais nauseante.

  7. Pedro

    Estou gostando muito de Preamar. As cenas estao lindas.
    Os diretores estão de parabens.
    A musica chave (Rio de Janeiro, pode…) e sempre uma delicia de ouvir.
    Os personagens são bem talentosos, e com visual lindo. Confesso que me incomoda sim, a ideia de mostrar nosso Brasil deste jeito. Em especial o Rio de janeiro. Mas a serie mostra um enrredo retirado de vidas reais, e que pode haver debates=
    Quantas familias deixam seus filhos de lado pelo trabalho…
    Quantoss filhos de familias ricas se drogam ou traficam drogas…
    Muitas muheres vivem em suas cupulas de vidro, longe da realidade…
    Muitos homens vão a falencia…
    Ja assisti a 4 episodios e estou bem curiosa para assistir ate o final. Achei bem legal a HBO colocar os capitulos agrupados no sabado, para que as pessoas que não tiveram ainda a oportunidade de assistir a todos, registrar o andamento da estoria.

  8. Rodrigocmagalhaes

    Estou gostando bastante do Preamar. Uma produção bela, trilha aconchegante, história muito interessante e realista.

  9. Romério

    É a melhor série que assisti nos últimos tempos. Finalmente algo fora da baboseira das séries americanas.

  10. Silvelena

    Muito boa esta série da HBO!!!! Além do prazer de ver um produto nacional à altura dos internacionais, gostei e recomendo!!!!

  11. Clarice

     Tive o prazer de assitir todos os episódios da série e concordo que o primeiro deixou um pouco a desejar,porém continuei olhando e ficava ansiosa esperando para ver os próximos.
    Espero que continuem na próxima temporada!

  12. Silas

    Assisti hoje ao último capítulo. Preamar foi excelente e todos em casa esperávamos para ver. Valeu a pena.

  13. hélio

    Os primeiros comentários parecem partir de exigentes dramaturgos (ou de quem quer se passar por isto). A série é envolvente e plasticamente bela. Querem tanta profundidade de um seriado? onde se encontra isso, nos seriados americanos? quais? Tô gostando e dou valor à falta de maniqueísmo, aos diálogos leves mas eficientes, e o trabalho excelente de alguns atores. O mais é americanice. Quanto à imagem do Brasil, o que esperavam? censurem os jornais do mundo todo então.

  14. OCTAVIOWERTHER

    MUITO BOM BOM TRABALHO PARABENS A PRODUCAO
    RIO DE JANEIRO ,E ESPETACULO

  15. Rafael Abreu Coelho

    Eu estava preparando um comentário, mas o Helio disse TUDO, pessoal la em cima disse e redisse o que ja foi dito por quem escreveu o artigo, praticamente papagaios. A série é ótima.

  16. Allanjau

    Gostei da serie, embora o primeiro capitulo nao tenha agradado muito, vale apena continuar assistindo!!!

  17. Giovani Luz

    gostei da serie, vi os 13 episodios, e espero logo a segunda temporada…… mto melhor que o besteirol que a globo anda exibindo em horario nóbre, com absurdos que nunca aconteceria realmente, e mto bobo para assistir, ainda bem que existe a tv paga…..

  18. Alexandre

    SIMPLESMENTE MUITO BOM! CRÍTICOS DE MERDA QUE NÃO SABEM NADA!

  19. Aline

    Adorei a série a melhor já produzida no Brasil,tô ansiosa pra segunda temporada,E afinal o que fazem estes críticos idiotas,que nunca produziram nada só reclamam ,pra ter tudo que querem ia ficar uma chatice quem ia querer ver?

  20. vinicius

    poxaa eu adoro a serie,queria mt achar a trilha sonora da serie,ma sn acho em lugar nenhum (tem um som de fundo no ep 07 q é o inico de alguma musica e n acho de jeito maneira :/)(essa musica toca antes de cmç o protesto na praia e dps da conversa da isabel com a manu)

  21. Ivonete

    essa música é soul do samba do Marcio Local, vc ouve no youtube.

  22. Uska

    Paulo Serpa, você disse tudo. Estou vendo a série, já cheguei ao sexto episódio, e tenho a sensação de que nada acontece… moro no Rio de Janeiro, portanto, o cenário não me diz nada. Os atores não convencem. O texto é ruim, e a trama, pobre. Chato, porque eu realmente resolvi assistir na expectativa de ver algo bacana. Que decepção…

  23. patricia iglesias

    É um dos piores roteiros que já vi, parece que estou escutando a conversa do meu filho traduzida pelo meu pai, as gírias são forçadas, antigas, não retrata de forma alguma o Rio de Janeiro e a vida dos jovens daqui.

  24. Marlize Vignoli

    Foi perfeito..um elenco da maior categoria, uma fotografia linda…merece uma 2a. temporada…volta PREAMAR ?!
    Aguardo ansiosa pela segunda temporada.
    Ta demorando muito viu ?! O que falta pr rolar ?!

  25. Marlize Vignoli

    Ahhhh fala sério Paulo Serpa, vc não tem bom gosto…a série é um sucesso !! Perfeita, um elenco de primeira.

  26. Netto

    Adorei Preamar. Achei de um bom gosto extremo. Coisa rara no Brasil. Acabei vendo vários capítulos na Internet porque dificilmente estava em casa no domingo. Adorei a história e a sutileza com que ela é contada. Nada de texto dramalhão mexicano. Gostei dos diálogos, dos personagens e da fotografia. Além disso, a trilha musical é maravilhosa. Trilha que me fez conhecer a música SALVEM AS BALEIAS, do Paraphernália. Um jazz fusion sensacional. Parabéns aos produtores e idealizadores. Estou na expectativa da segunda temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account