Log In

Especiais

Plano de Aula – Análise combinatória em ‘Friends’

Pin it

Plano de aula desenvolvido em colaboração com Grace Da Ré Aurich, professora de  Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Maria Ferraz – CIEP.

Objetivos

  • Identificar e reconhecer elementos de análise combinatória;
  • Relacionar modelos matemáticos de análise combinatória e estabelecer estratégias de resolução de situações do cotidiano.

Público-alvo

Alunos do Ensino Médio.

Conteúdo trabalhado

Análise Combinatória.

Atividade proposta

A atividade proposta a seguir deverá ser aplicada após a turma já ter conhecido e ter trabalhado com os conceitos de permutação, arranjo e combinação. São atividades de aplicação dos conceitos de análise combinatória em situações possíveis do cotidiano.

1) Explique a sinopse do seriado Friends e descreva brevemente a biografia de cada um dos seis personagens principais da série. Depois oportunize condições aos alunos para que assistam ao episódio The One with Ross’s Wedding (parte II), da quarta temporada. Obs.: pode sugerir que assistam em casa, anteriormente, mas dê preferência para que todos assistam na aula.

2) Ao final do episódio, proponha a organização de um casamento coletivo, sugerindo as  seguintes questões:

a) Quantos casamentos seriam possíveis realizar entre os seis personagens principais da série, levando em consideração que Ross e Monica são irmãos?
b) Quantos casamentos seriam possíveis considerando que todos casais fossem heterossexuais?
c) E considerando que todos casais fossem homossexuais?
d) E quantas possibilidades  decasais teríamos se Pheebs não quiser casar com o Ross?
Obs.: Observe a turma no item b e c. Caso seja necessário, promova o debate de forma espontânea. Caso saiba de casos sobre bulling na turma, converse com a orientadora educacional, estabeleça parceria, para mais informações sobre cada aluno para uma melhor preparação para um possível debate. Aproveite a oportunidade de tratar a questão do preconceito sexual.

3) Analisar cada situação,  identificar  e estabelecer o modelo combinatório adequado e correspondente com cada situação a ser solucionada.

Sugestões e dicas

Depois da realização das atividades propostas, distribua desafios diferenciados (permutações, arranjos e combinações)  de complexidade crescente, sempre que possível e conforme o nível da turma. Tente com outras séries de grande elenco ou de interesse dos alunos. Varie propondo atividades envolvendo um ou mais episódios, envolvendo uma série ou mais, de acordo com o desenvolvimento do trabalho e motivação dos alunos.

Tempo estimado (Carga horária)

Aproximadamente 1h30min ou 2h/a.

Avaliação

Avaliação realizada através de observação e análise do debate realizado em aula, além dos modelos matemáticos sugeridos pelos alunos para resolução de cada situação proposta.

Referências

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contextos & aplicações. São Paulo: Ática, 2002.

Séries citadas:

Os textos assinados pela Redaçao TeleSéries são textos de autoria coletiva ou notícias escritas por um redator anônimo, mas sempre revisadas com a máxima precisão jornalística.

1 Comment

  1. Pingback: Dia dos Professor – Como usar seriados em sala de aula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account