Log In

Notícias Programação EUA

Pesquisa revela o perfil da audiência americana

Pin it

The Mod SquadE mais uma vez a pesquisa que as agências de publicidade americanas realizam nos EUA para traçar a média de idade do público que assiste à TV confirma: idade média de 50 anos. Não importa o quanto eles desejem, não importa o quanto eles trabalhem para modificar este quadro, desde os anos 70 que a média de audiência da TV americana está na faixa etária acima da desejada pela publicidade, que é entre 18 e 49 anos, na teoria, mas 18 a 35 anos na prática.

A definição da audiência alvo foi criada no final dos anos 60 com o sucesso da série Mod Squad que, semanalmente, trabalhava a contracultura americana de forma séria na televisão. Os jovens deram à esta série a audiência e a popularidade tão sonhada pelas agências de propaganda e foi ela, entre outras questões, que fez as agências de publicidade definirem a faixa etária alvo entre 18 e 49 anos.

De acordo com a Magna Global, que realizou a pesquisa, a média de idade para a rede CBS é de 54 anos. Para a rede ABC é de 50 anos e para a NBC é de 49 anos. Já para o canal Fox, a média etária é de 44 anos. Para o canal CW, é um pouco mais baixa: 34 anos.

A pesquisa também aponta que esta é a média de idade do público que assite à programação da TV no momento em que ela é exibida. A média de idade para o público que assiste à programação gravada para ser vista mais tarde, é de dez anos menos.

Executivos da televisão acreditam que uma das formas de baixar a faixa etária é produzir mais programas voltados à ficção científica, à temáticas adolescentes, ou temas ligados a situações de escapismos e intrigas complicadas.

A pesquisa também apontou alguns dos programas que são mais visados pelo público jovem e pelo público “velho”. One Tree Hill, da CW, tem a audiência mais jovem da média, que é de 26 anos. American Dad e Family Guy, dão para a Fox sua audiência mais jovem, que é de 26 anos. A já cancelada Canterbury´s Law, dava à Fox sua audiência mais velha, que era de 55 anos (principal motivo pelo qual foi cancelada).

Já para a NBC, sua audiência mais jovem é a série Scrubs, que tem uma média de 34 anos, seguida de The Office, que conquista a faixa média de 35 anos, e American Gladiators, com uma média de 36 anos. A série Monk, do USA, exibida pela NBC durante a greve de roteiristas, deu ao canal sua audiência mais velha, que foi uma faixa etária média de 58 anos.

Para o canal CBS, How I Met Your Mother tem sua audiência mais jovem, que é de 45 anos. O programa jornalístico 60 Minutes, é a audiência mais velha do canal: 60 anos na média. Para o canal ABC, Supernanny traz a audiência mais jovem, 41 anos de idade, seguida por Lost que dá uma audiência média na faixa etária de 43 anos. Women´s Murder Club dava para o canal sua audiência mais velha, que era de 57 anos (e deve ter sido cancelada por este motivo). Dancing with the Stars, um grande sucesso de audiência do canal ABC dá uma média etária de 55 anos de idade.

Alguns apontam a Internet como um fator de concorrência para a TV na faixa etária abaixo dos 35 anos. Mas, a verdade é que os jovens nunca foram o público médio da TV, embora sejam seus alvos.

Texto publicado originalmente no weblog Revista TV Séries.

Séries citadas:

9 Comments

  1. Márcia Braga

    Eu fiquei pensando nessa coisa de faixa etária, audiência, e lembrei que a atriz Shannon Doherty saiu do seriado Charmed dizendo que não lhe interesava uma audiência de média de 12 anos de idade que assistia a série!!! E eu até gostava da série e tô longe dos 12…

    quem pesa mais a idade ou número de pessoas que assistem?

  2. Paulo Antunes

    Acho curioso isto da publicidade e da emissoras estarem perseguindo uma idéia de juventude que não é mais a realidade da população americana. É simples assim, a maioria dos Baby Boomers já tem mais de 50 anos e os EUA estão se tornando uma nação idosa.

    E o Brasil está seguindo o mesmo caminho. Especialmente entre a classe média que é público dos canais de TV paga – estamos todos mais velhos e tem cada vez menos jovens se sentindo atraídos pela programação de TV.

  3. Fernanda Furquim

    Márcia, o que pesa mais é a idade, seguido do número de pessoas que assistem. Isso porque é a idade que atrai anunciantes.

    O número de pessoas que assitem pode ser “fabricado” ou seja, uma campanha publicitária em peso pode elevar o número de pessoas que assistem a um programa se for a faixa etária desejada. A exemplo temos “Dawson´s Creek”.

    Existem exemplos de séries ao longo das décadas que foram canceladas apesar do número de pessoas que assiste ser elevado, mas era o público errado; a exemplo temos “Assassinato por Escrito/Murder She Wrote” que durou mais de dez anos e foi cancelada com altos índices de audiência, mas já estavam cansados da audiência dessa faixa etária. Queriam uma audiência mais jovem para aquele horário que a série era exibida.Outra série que foi cancelada apesar de ter audiência que se justificava foi “Joan of Arcadia”, cuja média era de 50 anos.

    Uma série começa e termina pelo anunciante, seguido da faixa etária, seguido de quem estrela, seguido da qualidade. Um está atrelado ao outro, mas nesta ordem.

  4. Junim

    Acho bobagem. A maioria das pessoas que conheço nos EUA e Canadá ainda assistem tv. Sei que saber disso não é algo decisivo, mas já conta pra algo.

    De qualquer forma, acho inválido.

  5. Victor Hugo

    Mas recente aconteçeu com “Close To Home” que tinha mais de 10 milhões de telespectadores mas era considerada uma serie de “old pleople”… era uma pena… eu adorava essa série….

  6. Gustavo

    Nossa… e depois reclamam que os jovens assistem muita TV! Eles nem assistem TV!

  7. Márcia Braga

    Valeu Fernanda, mas tudo é muito doido!!!É como pessoas de mais de 40 anos, terem de torcer para que os mais jovens gostem de suas séries para não verem elas serem canceladas… injusto

  8. Darth Cesar

    Realmente não entendo quanto as series scifi, se são os mais de 50 que dão audiencia, e eles querem fazer mais series scifi para atrair os jovens, quem é então que manteve no ar por 10 anos Stargate SG1 ou Arquivo X, agora Atlantis, e tanto que mais uma Stargate esta chegando, Universe…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account