Log In

Notícias

Patrick McGoohan morre aos 80 anos

Pin it

Patrick McGoohan em O PrisioneiroFaleceu na última terça-feira (13/1) o ator Patrick McGoohan, astro de uma das séries mais cultuadas da história da TV: O Prisioneiro (The Prisoner).

McGoohan, que tinha 80 anos, faleceu em Los Angeles, depois de um breve período doente. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira por seu cunhado, Cleve Landsberg.

Criada e estrelada por McGoohan, a série O Prisioneiro mexeu com o imaginário de muitas gerações, com uma narrativa que misturava espionagem, mistério, ficção científica e drama psicológico. O ator fazia o papel de um ex-agente britânico que se torna prisioneiro em uma pequena vila, onde os habitantes são chamados por números.

Apesar de ter apenas 17 episódios exibidos entre 1967 e 1968, o seriado permaneceu na memória ao longo das décadas – se perpetuando através de reprises na televisão, histórias em quadrinhos, jogos de computador e RPGs e até mesmo de uma participação de McGoohan em Os Simpsons. Um remake da série para televisão foi gravado em 2008, com Jim Caviezel e Ian McKellen no elenco. A estréia acontecerá este ano.

McGoohan possuí ainda no currículo dois prêmios Emmy, por participações especiais na série Columbo.

Com informações da Associated Press.

Séries citadas:

Os textos assinados pela Redaçao TeleSéries são textos de autoria coletiva ou notícias escritas por um redator anônimo, mas sempre revisadas com a máxima precisão jornalística.

9 Comments

  1. Fernando dos Santos

    Alguém sabe se o ator estava envolvido de alguma forma com o remake que estréia este ano na tevê americana?
    Eu li algum tempo atrás que durante anos ele tentou produzir uma adaptação de Prisoner para o cinema.Gostei muito do episódio de Os Simpsons que homenageia a série.

  2. Paulo Bona

    Vale lembrar que a série era tão cultuada por lá que é tema de duas músicas do Iron Maiden: a óbvia “The Prisoner”, do álbum The Number of the Beast, de 1982, e a música “Back In the Village”, do álbum Powerslave, de 1984.

  3. Reinaldo

    Excelente série. Foi uma pena que só teve uma temporada. Estou terminando de reve-la após muito tempo de ter sido exibida na tv aberta.

  4. Luciano Cavalcante

    Desculpem, não dá para resistir: “He was a man, not a number”

  5. Patricia E.

    Verdade, Kravis. No mesmo dia (14/01), inclusive. Tinha 88 anos.

    Montalban, pra quem não conhecia, ficou mais famoso por aqui pelo seu papel de Sr. Roarke em Ilha da Fantasia.

    Para os fãs de Jornada nas Estrelas ele era Khan Noonien Singh, um dos grandes inimigos de Kirk na série clássica — seu personagem retornou anos mais tarde no segundo filme, considerado por alguns um dos melhores da franquia.

  6. Luis

    O Montalban como Khan lembrava o Serguei (aquele rockeiro brasileiro maluco-beleza que teve o privilégio de transar com a Janis Joplin…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account