Log In

Especiais

Parabéns, querido repórter!

Pin it

Ele está sempre metendo o nariz onde não é chamado, fazendo perguntas que muita gente não quer responder e, não raramente, coloca a vida em risco em nome de uma só coisa: o furo de reportagem. Vida de repórter não é fácil. O repórter, diariamente, corre contra o tempo para cumprir o deadline (o prazo) da matéria, fica debaixo do sol forte e de chuva incessante, para, no final do mês, receber um salário curto e fazer contorcionismo com as contas. Não que isso importe. O repórter – e seu senso de justiça nato – é dos profissionais mais apaixonados. Por isso, nada mais justo que ele tivesse um dia só para ele. E é hoje! Nesse sábado, dia 16 de fevereiro, é comemorado o Dia do Repórter, no Brasil.

Jornalismo é a atividade, no ramo da comunicação, que lida com as notícias, fatos e a divulgação informativa dos mesmos. O Jornalista pode atuar em várias áreas e em vários veículos de imprensa, tais como jornais, televisão, rádio e afins. A ideia de transmitir informações é antiga, já mostrando seu papel de importância desde antes de Cristo, com o Acta Diurna, o mais antigo jornal conhecido, da época de Júlio Cesar.

Como forma de uma singela homenagem, o TeleSéries criou uma lista com alguns queridos jornalistas/âncoras/repórteres atuais e antigos da nossa TV.

Nome: Ted Baxter (Ted Knight)
Série: The Mary Tyler Moore Show
Idade: 60 e poucos anos
Local de trabalho: WJM-TV
Características principais: Falou em Ted Baxter, falou em sátira! Modelo cômico de jornalista, Baxter escondia sua habilidade jornalística atrás de seu estilo e aparência. Narcisista como era, ele se alimentava com a ilusão de grandes aparições na TV, quando, na verdade, nas telas, ele não passava de um grande palhaço. Contudo, aí que estava a real graça. Mesmo com seus equívocos e, digamos assim, incompetência, Baxter foi o único que permaneceu na empresa em que trabalhava no episódio final.

Nome: Nora Wilde (Téa Leoni)
Série: The Naked Truth
Idade: 30 e poucos anos
Local de trabalho: The Comet
Características principais: Fotógrafa, Nora enfrenta um divórcio e procura novos caminhos, parando em um desprezível tablóide de celebridades chamado The Comet. Lá, Nora enfrenta várias situações indesejáveis para escrever matérias, como roubar urina de uma modelo para teste de gravidez e muito mais. Mas não só no trabalho que Nora encontra dificuldades. Em casa, ela ainda tem que lidar com seu perturbado gerente do edifício em que vive, Sr. Donner.

Nome: Murphy Brown (Candice Bergen)
Série: Murphy Brown
Idade: Aproximadamente 40 anos
Local de trabalho: FYI
Características principais: Experiente e conceituada, Murphy Brown era bonita, bem-sucedida mas também tinha seus pontos fracos. A jornalista do FYI (For Your Information) precisou até se internar para tratar de seu vício pelo cigarro e pela bebida. Quando Murphy decide criar seu bebê sozinha – fruto de um relacionamento com seu ex-marido -, a protagonista torna-se o exemplo de mãe solteira no horário nobre da TV. No final da série, Murphy teve câncer e sua história ajudou a divulgar a instituição The Susan G. Komen Breast Câncer.

Nome: Rory Gilmore (Alexis Bledel)
Série: Gilmore Girls
Idade: 20 e poucos anos
Local de trabalho: Vários
Características principais: Uma menina meiga, inteligente e boa filha que, ainda no colegial, já demonstrava suas aptidões para o Jornalismo no periódico da escola. Vai para Yales, uma das melhores universidades dos Estados Unidos, e escreve Yale Daily News, onde se torna editora. Rory também tem passagem pelo Stamford Eagle Gazette. No episódio final, já com o diploma na mão, ela vai cobrir as campanhas presidenciais de Barack Obama. Nossa Little Gilmore cresceu!

Nome: Will McAvoy (Jeff Daniels)
Série: The Newsroom
Idade: 50 e poucos anos
Local de Trabalho: News Night
Características Principais: Will McAvoy é âncora e editor chefe do News Night e se considera um republicano moderado. Nas telas ele segue o perfil sério, comum de um âncora, mas fora delas assume um caráter um pouco rude. Ele se tornou popular por “não incomodar ninguém” com suas matérias e antes de ser âncora, Will trabalhava como promotor. Mas a vida do jornalista não é tão fácil assim. Ele tem seu mundo virado de cabeça para baixo quando sua ex-namorada, MacKenzie, entra mais uma vez na sua vida.

Nome: Lois Lane (Teri Hatcher)
Série: Lois & Clark: The New Adventures of Superman
Idade: 30 e poucos anos
Local de trabalho: Planeta Diário
Características principais: Uma versão mais madura daquela apresentada em Smallville e que viveu um amor mais direto com Clark Kent e seu alter-ego Superman – sendo considerado por muitos, até, um triângulo amoroso. Lois Lane sempre foi uma repórter destemida e com sede de justiça, envolvida em situações perigosas, em que terminava salva nos braços do Superman.

Nome: Lisa Miller (Maura Tierney)
Série: Newsradio
Idade: Mais ou menos 25 anos
Local de trabalho: WNYX
Características principais: Repórter, produtora e diretora de notícias, Lisa Miller é daquelas pessoas que possuem um plano detalhado de vida e se gaba de seus números na TV. Lisa, que faz cálculos matemáticos complexos instantaneamente, inicia a série – e permanece assim por um tempo – em contato com seu ex-namorado, dando a ideia que eles ainda estariam apaixonados. Mas no final das contas, ela acaba de casando com outra pessoa.

Nome: Mattie Storin (Susannah Harker)
Série: House of Cards
Idade: 20 e poucos anos
Local de trabalho: Cronicle
Características principais: Uma jornalista investigativa que se foca na política para subir na carreira. Ela é uma jovem bonita, obstinada e talentosa, que está determinada a compreender a forma como o Parlamento britânico funciona – mais do que escrever manchetes. Ela acaba envolvida com o chefe do Partido Conservador, Francis Urquhart, e vê de perto como conspirações políticas podem colocar a vida dela e de pessoas queridas em jogo.

Nome: Zoe Barnes (Kate Mara)
Série: House of Cards (nova versão)
Idade: Mais ou menos 25 anos
Local de trabalho: The Herald Washington, agora Slugline
Características principais: Uma repórter bonita, jovem e ambiciosa, é assim que podemos definir a jornalista da nova versão de House of Cards. Zoe Barnes chega até a fazer um obscuro negócio com Frank Underwood, um democrata representante dos Estados Unidos. E o motivo desse acordo vocês já podem imaginar. Zoe precisa de informações para avançar em sua carreira jornalística.

Nome: Ryan King (Matthew Perry)
Série: Go On
Idade: 30 e poucos anos
Local de Trabalho: The Ryan King Show
Características Principais: Engraçado, extrovertido e simpático, esse é o Ryan King que nós conhecemos! Após perder sua esposa em um acidente de carro, o comentarista esportivo resolve voltar ao trabalho, achando estar preparado psicologicamente para a volta. No entanto, seu chefe o manda para um grupo de apoio, que no princípio Ryan disse não precisar. Porém, é nesse grupo de apoio que ele se descobrirá, fará novos amigos e voltará a animar as rádios de esporte.

Nome: Lois Lane, Clark Kent e Chloe (Erica Durance, Tom Welling e Allison Mack)
Série: Smallville
Idade: 20 e poucos anos
Local de trabalho: Planeta Diário e The Torch
Características principais: Lois e Clark viviam paixões intensas, mas sempre com empecilhos. No profissional, Lane era uma mocinha determinada e destemida, tendo puxado ao pai general. Ela gostava de se aventurar em reportagens investigativas perigosas, sem avisar ninguém. Clark, no entanto, aparecia para salvá-la, entre um deadline e outro. Já Chloe Sullivan, prima de Lois e melhor amiga de Clark, foi editora e repórter do The Torch, o jornal estudantil da época em que estudavam. Ela inspirou Lois para essa área e já trabalhou no Planeta Diário.

Nome: Robin Scherbatsky (Cobie Smulders)
Série: How I Met Your Mother
Idade: 33 anos
Local de trabalho: Vários locais
Características principais: A canadense Robin é uma mulher, sem dúvida nenhuma, de personalidade forte, entre charutos e bebidas ela encara qualquer desafio. Sua carreira começou quando mudou-se para Nova York e começou como repórter no Word Wide News, mesmo com pautas questionáveis sempre levou seu trabalho a sério, e entre alguns problemas como colegas não-profissionais e tropeços ao vivo, ela conseguiu sair por cima. Passando pelo programa Come On, Get Up New York! nas madrugadas da tv hoje ela é uma respeitada jornalista em uma das principais redes de TV.

Especial produzido com a colaboração de Ana Botelho, Gabriela Pagano, João Paulo Freitas e Júlia Berringer.

 

Séries citadas:

Os textos assinados pela Redaçao TeleSéries são textos de autoria coletiva ou notícias escritas por um redator anônimo, mas sempre revisadas com a máxima precisão jornalística.

2 Comments

  1. M

    Vocês se esqueceram de Cal McCaffrey (John Simm) na minissérie State of Play.

  2. Botelho (:

    Nós fizemos uma seleção. Queríamos por todos, claro, eles merecem ser lembrados. Mas como é uma lista, uns – infelizmente – ficam de fora. Mas obrigada pela observação :))

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account