Log In

Notícias

Os vencedores dos Emmys 2011 – Edição Comentada

Pin it
Nós comentamos o Emmy para você!


A cerimônia de entrega do 63ª edição do Emmy Awards teve um ar de aconchego. Com a atriz Jane Lynch no comando, a premiação voltou a ser como nos velhos tempos quando ainda era divertido assistir o “Emmy”, “Oscar”, Golden Globe… Sem exageros e na medida certa, a TV pode celebrar com seus astros o dia da escolha dos melhores em suas categorias.

Exatamente às 17h (horário local), o Nokia Theater foi palco  da consagração da comédia da ABC Modern Family, da escolha inusitada de Melissa McCarthy como melhor atriz de comédia, do reconhecimento de Julianna Margulies, do adeus em alto estilo de Friday Night Lights, e de Charlie Sheen!

Os espetáculos mirabolantes que aconteciam entre um prêmio e outro foram substituídos por um coral e rápidas piadas. As categorias eram representadas por clipes que homenagearam as séries, atores, atrizes e roteiristas. Destaque para a apresentação, já na abertura, que levou a apresentadora Jane Lynch ao “maravilhoso mundo da televisão”.

A premiação durou em torno de 4 horas, com rápidos intervalos e muitas trocas de roupa. Entre os apresentadores, o time da Fox – canal que transmitiu a premiação nos Estados Unidos – marcou presença com  Zooey Deschanel, Lea Michelle, David Boreanaz, Anna Torv entre outros. A aparição ‘surpresa’ de Charlie Sheen durante o anúncio dos melhores na categoria de Melhor Ator em Série de Comédia causou tensão, surpresa e uma mistura de sentimentos que não pode ser expresso nem nos aplausos calorosos da plateia, nem no discurso politicamente correto do ator. Ele desejou “sorte” para os colegas de Two And a Half Men e mostrou que está pronto para voltar ao círculo das celebridades de Hollywood.

Com a festa bem encaminhada, restou ao público acompanhar a leitura dos nomes dos ganhadores da estatueta, vibrar por alguns e descordar de outros, e ainda, tentar entender porque Melissa McCarthy levou o prêmio e não a atriz Amy Pohler.

Confira a lista dos ganhadores do Emmy e os comentários da equipe do TeleSéries nas principais categorias.

ELENCO

Melhor Ator em Série de Comédia
Jim Parsons – The Big Bang Theory
Johnny Galecki – The Big Bang Theory
Matt LeBlanc – Episodes
Louis C.K. – Louie
Steve Carell – The Office
Alec Baldwin – 30 Rock

Comentário: O maior feito de Jim Parsons nesses últimos tempos foi ter assumido sua sexualidade perante uma Hollywood ávida por rumores. O Emmy de melhor ator comediante de longe foi merecido, em uma categoria que tinha Louis C. K., Steve Carell, e o ótimo Matt LeBlanc. O ex-ator de Friends tem sido uma grata surpresa em Episodes, mas é Louis C.K. que tem roubado as atenções nessa temporada. Emmy injustificável apesar da boa performance de Parsons em The Big Bang Theory.

Melhor Ator em Série Drama
Steve Buscemi – Boardwalk Empire
Michael C. Hall – Dexter
Kyle Chandler – Friday Night Lights
Hugh Laurie – House
Timothy Olyphant – Justified
Jon Hamm – Mad Men

Comentário: Kyle Chandler (sim, aquele mesmo que explodiu em pedacinhos no “episódio bomba” de Grey’s Anatomy) garantiu o 1° Emmy da carreira. O ator, que interpretou o Treinador Eric Taylor nas cinco temporadas de Friday Night Lights, levou o Emmy de melhor ator em série de drama. O prêmio foi um tanto inesperado, já que Steve Buscemi (Boardwalk Empire), Michael C. Hall (Dexter) e Hugh Laurie (House) eram mais cotados para levar a estatueta para casa. Talvez o prêmio foi dado pela chance miníma que Chandler teria de repetir o feito.

Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme

Edgar Ramirez – Carlos
Greg Kinnear – The Kennedys
Barry Pepper – The Kennedys
Idris Elba – Luther
Laurence Fishburne – Thurgood
William Hurt – Too Big To Fail

Comentário: Merecido. Principalmente se você levar em consideração que os concorrentes da categoria eram mesmo Greg Kinnear e Barry Pepper. Apesar da excelentíssima atuação de Idris Elba em Luther, a América ama seus presidentes, e The Kennedys  se configurou como a favorita nesta categoria. Barry Pepper interpretou Bobby Kennedy, irmão mais novo do presidente Jack Kennedy, e soube dosar o espírito cheio de vida do ex-político democrata.

Melhor Atriz em Série de Comédia
Laura Linney – The Big C
Melissa McCarthy – Mike & Molly
Edie Falco – Nurse Jackie
Amy Poehler – Parks And Recreation
Martha Plimpton – Raising Hope
Tina Fey – 30 Rock

Comentário: Com direito a quebra de protocolo, Melissa McCarthy recebeu os aplausos da plateia e também provocou indignação aos fãs de Amy Pohler e Laura Linney – as duas atrizes que realmente concorriam ao prêmio. Essa foi uma demonstração da politicagem do sindicato e uma mensagem para àqueles que critícaram o casal “de peso” da série Mike & Molly. Em suas participações em Samantha Who e Gilmore Girls, a atriz era facilmente ofuscada pelas atrizes principais. Agora, estando a frente de uma série, ela ainda não se mostrou como merecedora de um prêmio.

Melhor Atriz em Série Drama
Connie Britton – Friday Night Lights
Julianna Margulies – The Good Wife
Kathy Bates – Harry’s Law
Mireille Enos – The Killing
Mariska Hargitay – Law & Order: Special Victims Unit
Elisabeth Moss – Mad Men

Comentário: “A boa esposa” Julianna Margulies confirmou seu favoritismo e levou para casa o Emmy de melhor atriz em série de drama, por sua interpretação de Alicia Florrick. É o segundo Emmy de Juliana. O primeiro ela venceu em 1995, na categoria de melhor atriz coadjuvante em série dramática, pela sua interpretação de Carol Hatawhay, em ER. The Good Wife está entre aquelas categorias de “melhor série que você não vê e deveria estar assistindo”.

Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme
Diane Lane – Cinema Verite
Elizabeth McGovern – Downton Abbey (Masterpiece)
Kate Winslet – Mildred Pierce
Taraji P. Henson – Taken From Me: The Tiffany Rubin Story
Jean Marsh – Upstairs Downstairs (Masterpiece)

Comentário: Merecidíssmo. O que esperar da ganhadora do Oscar, Kate Winslet? A atuação brilhante em Mildred Pierce nos faz querer transformar a minissérie de 5 episódios em uma temporada com 50. No papel de Mildred Pierce, uma mulher além do seu tempo, Winslet fez o que faz de melhor, deixar todo mundo boquiaberto com sua atuação. Na leitura do seu nome, durante o anúncio, a atriz foi amais plaudida. Essa foi a segunda nomeação ao prêmio. Ela mereceu o Emmy e o beijo em Hugh Laurie.

Melhor Ator Coadjuvante em Comédia
Chris Colfer – Glee
Jesse Tyler Ferguson – Modern Family
Ed O’Neill – Modern Family
Eric Stonestreet – Modern Family
Ty Burrell – Modern Family
Jon Cryer – Two And A Half Men

Comentário: Em uma categoria cheia de “Modern Family”, o difícil foi escolher o melhor entre os melhores.

Melhor Ator Coadjuvante em Drama
Peter Dinklage – Game Of Thrones
Josh Charles – The Good Wife
Alan Cumming – The Good Wife
Walton Goggins – Justified
John Slattery – Mad Men
Andre Braugher – Men Of A Certain Age

Comentário: Peter Dinklage venceu o Emmy de melhor ator coadjuvante de série de drama pela sua interpretação de Tyrion Lannister, de Game of Thrones, a superprodução da HBO. A premiação não foi surpreendente, já que Peter era um dos favoritos ao Emmy. Surpreendente foi Game of Thrones não ter faturado mais prêmios.

Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Tom Wilkinson – The Kennedys
Guy Pearce – Mildred Pierce
Brian F. O’Byrne – Mildred Pierce
Paul Giamatti – Too Big To Fail
James Woods – Too Big To Fail

Comentário: Peter Dinklage venceu o Emmy de melhor ator coadjuvante de série de drama pela sua interpretação de Tyrion Lannister, de Game of Thrones, a superprodução da HBO. A premiação não foi surpreendente, já que Peter era um dos favoritos ao Emmy. Surpreendente foi Game of Thrones não ter faturado mais prêmios.

Melhor Atriz Coadjuvante em Comédia
Jane Lynch – Glee
Betty White – Hot In Cleveland
Julie Bowen – Modern Family
Sofia Vergara – Modern Family
Kristen Wiig – Saturday Night Live
Jane Krakowski – 30 Rock

Comentário: Confirmando o favoritismo de Modern Family, Julie Bowen levou a estatueta pelo prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em Comédia. Essa foi a única categoria que eu senti que todas deveriam ganhar de alguma forma. Jane Krakowski e Jane Lynch são veteranas na premiação, Betty White está afiadíssima em Hot in Cleveland, já Vergara era a segunda opção na categoria e Kristen Wiig precisa sair do SNL e se juntar ao ‘hall’ de melhores atrizes comediantes que produzem suas próprias séries.

Melhor Atriz Coadjuvante em Drama
Kelly Macdonald – Boardwalk Empire
Archie Panjabi – The Good Wife
Christine Baranski – The Good Wife
Margo Martindale – Justified
Michelle Forbes – The Killing
Christina Hendricks – Mad Men

Comentário: Ficou com Margo Martindale o Emmy de melhor atriz coadjuvante em séries de drama. A atriz interpretou Mags Bennet em Justified, da FX. Foi o segundo prêmio da atriz no ano, já que ela levou o Critics’ Choice Television Award pela mesma categoria. Foi uma das surpresas da noite.

Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme
Maggie Smith – Downton Abbey (Masterpiece)
Evan Rachel Wood – Mildred Pierce
Melissa Leo – Mildred Pierce
Mare Winningham – Mildred Pierce
Eileen Atkins – Upstairs Downstairs (Masterpiece)

Comentário: Talvez porque não houve espaço para encaixar Maggie Smith na categoria de atriz principal. As minisséries sempre contam com o melhor da televisão. As atrizes de Mildred Pierce não podem se sentir injustiçadas.

Melhor Ator Convidado em Comédia
Idris Elba – The Big C
Nathan Lane – Modern Family
Zach Galifianakis – Saturday Night Live
Justin Timberlake – Saturday Night Live
Matt Damon – 30 Rock
Will Arnett – 30 Rock

Comentário: Sem comentários.

Melhor Ator Convidado em Drama
Bruce Dern – Big Love
Beau Bridges – Brothers and Sisters
Michael J. Fox – The Good Wife
Paul McCrane – Harry’s Law
Jeremy Davies – Justified
Robert Morse – Mad Men

Comentário: Paul McCrane deixou a concorrência para trás e levou para casa o Emmy de melhor ator convidado em série dramática. Ele interpreta, recorrentemente, o excêntrico Promotor Assistente Josh Peyton no drama legal Harry’s Law. Outro Emmy merecido.

Melhor Atriz Convidada em Comédia
Kristin Chenoweth – Glee
Dot-Marie Jones – Glee
Gwyneth Paltrow – Glee
Cloris Leachman – Raising Hope
Tina Fey – Saturday Night Live
Elizabeth Banks – 30 Rock

Comentário: Sabe quando uma atriz convidada ofusca o elenco principal e todos se perguntam qual a quantidade de dinheiro que será preciso para mantê-la no elenco regular? Não sabem? Provavelmente só os produtores de Glee pensaram nisso. Os dois únicos episódios da segunda temporada que valem a pena assistir são os que Gwyneth Paltrow aparece. Emmy esperado.

Melhor Atriz Convidada em Drama
Mary McDonnell – The Closer
Julia Stiles – Dexter
Loretta Devine – Grey’s Anatomy
Randee Heller – Mad Men
Cara Buono – Mad Men
Joan Cusack – Shameless
Alfre Woodard – True Blood

Comentário: Loretta Devine venceu o Emmy de melhor atriz convidada pela sua interpretação de Adele Webber. Depois de sete temporadas participando de Grey’s Anatomy, a atriz levou para casa o prêmio. Merecido, já que a interpretação de Loretta foi destaque no final da sétima temporada do drama médico.

Melhor Apresentador de Reality Show
Phil Keoghan – The Amazing Race
Ryan Seacrest – American Idol
Tom Bergeron – Dancing With The Stars
Cat Deeley – So You Think You Can Dance
Jeff Probst – Survivor

PRODUÇÕES

Melhor Comédia
The Big Bang Theory
Glee
Modern Family
The Office
Parks and Recreation
30 Rock

Comentário: A categoria de melhor comédia estava equilibrada. Tirando The Big Bang Theory e Glee, todas as séries tinham chances de ganhar. Com certeza, Modern Family era a melhor entre as melhores. As duas temporadas da série  a transformaram a série em grande favorita para tudo na qual concorrer. 

Melhor Drama
Boardwalk Empire
Dexter
Friday Night Lights
Game Of Thrones
The Good Wife
Mad Men

Comentário: atro temporadas exibidas, quatro Emmys de melhor série de drama. E isso tudo em seqüência: desde que Mad Men estreou, ninguém mais levou o prêmio. Com o Emmy conquistado na noite passada, a produção da AMC se igualou, em número de Emmys consecutivos, à Hill Street Blues (1981-1984) e The West Wing (2000-2003). Resta saber se a série terá fôlego para se tornar a 1ª série a vencer cinco Emmys na seqüência, já que a 4ª temporada foi a mais controversa, em termos de qualidade.

Melhor Minissérie ou telefilme
Cinema Verite
Downton Abbey (Masterpiece)
The Kennedys
Mildred Pierce
The Pillars Of The Earth
Too Big To Fail

Comentário: Nem a mais popular (The Kennedys), nem a com o melhor elenco (Mildred Pierce), levou a melhor e desconhecida Downtown Abbey. A série inglesa é impecável e conta a história de uma família de aristocratas nos anos que antecedem a I Guerra Mundial. A série foi transmitida pela PBS nos Estados Unidos e está em seu segundo ano.

Melhor Programa de Variedades, Música ou Comédia
The Colbert Report
Conan
The Daily Show With Jon Stewart
Late Night With Jimmy Fallon
Real Time With Bill Maher
Saturday Night Live

Melhor Série de Não Ficção
American Masters
Anthony Bourdain: No Reservations
Biography
Moguls & Movie Stars
Pioneers Of Television
30 For 30

Melhor Programa de Realidade
Antiques Roadshow
Deadliest Catch
Hoarders
Kathy Griffin: My Life On The D-List
MythBusters
Undercover Boss

Melhor Reality Show de Competição
The Amazing Race
American Idol
Dancing With The Stars
Project Runway
So You Think You Can Dance
Top Chef

Melhor Desenho Animado
The Cleveland Show – Murray Christmas
Futurama – The Late Philip J. Fry
Robot Chicken: Star Wars Episode III
The Simpsons – Angry Dad The Movie
South Park – Crack Baby Athletic Association

Melhor Curta de Animação
Adventure Time – It Came From The Nightosphere
Disney Prep & Landing: Operation Secret Santa
Regular Show – Mordecai And The Rigbys
Robot Chicken – Robot Chicken’s DP Christmas Special
SpongeBob SquarePants – That Sinking Feeling

CATEGORIAS TÉCNICAS

Melhor Seleção de Elenco para Comédia
The Big C
Glee
Modern Family
Nurse Jackie
30 Rock

Comentário: Se era para Glee levar um prêmio, bem que poderiam ter encaixado a série em outra categoria. Esse deveria ser mais um prêmio para Modern Family.

Melhor Seleção de Elenco para Drama
Boardwalk Empire
Game Of Thrones
The Good Wife
The Killing
Mad Men

Comentário: A categoria foi das mais concorridas. A CBS conseguiu a indicação de The Good Wife. A HBO emplacou Game of Thrones e Boardwalk Empire. Já a AMC viu The Killing e Mad Men serem indicadas. O Emmy ficou com Boardwalk Empire. Vitória merecida.

Melhor Design de Títulos de Abertura
Any Human Heart (Masterpiece)
Boardwalk Empire
Game Of Thrones
Rubicon
Too Big To Fail

Melhor Direção de Arte para Série com Múltiplas Câmeras
The Big Bang Theory – The Love Car Displacement / The 21-Second Excitation / The Agreement Dissection
Hot In Cleveland – Sisterhood Of The Traveling SPANX© / I Love Lucci: Part Two / LeBron Is Le Gone
How I Met Your Mother – Subway Wars / Natural History
Mike & Molly – Piloto
Rules Of Engagement – Last Of The Red Hat Lovers / Singing And Dancing / The Set Up

Comentário: Yes! Mil vezes yes!

Melhor Direção de Arte para Série com uma Câmera
Boardwalk Empire – Piloto
The Borgias – Lucrezia’s Wedding
Mad Men – Public Relations
Modern Family – Halloween
True Blood – Beautifully Broken / It Hurts Me Too / Trouble

Melhor Fotografia para Série com Múltiplas Câmeras
How I Met Your Mother – Hopeless
Pair Of Kings – Return Of The Kings
Retired At 35 – Rocket Man
Rules Of Engagement – Uh Oh It’s Magic
Two And A Half Men – Hookers, Hookers, Hookers
Wizards Of Waverly Place – Dancing With Angels

Comentário: Oi?

Melhor Fotografia para Série com uma Câmera
Boardwalk Empire – Piloto
Boardwalk Empire – A Return To Normalcy
The Borgias – The Poisoned Chalice/The Assassin
The Good Wife – Double Jeopardy

Melhor Direção para Série Drama
Boardwalk Empire – Piloto – Martin Scorsese
Boardwalk Empire – Anastasia – Jeremy Podeswa
The Borgias – The Poisoned Chalice/The Assassin – Neil Jordan
Game Of Thrones – Winter Is Coming (Piloto) – Tim Van Patten
The Killing – Piloto – Patty Jenkins

Comentário: O multipremiado Martin Scorsese Woody Allen levou para casa o Emmy de melhor direção em série dramática pelo episódio Pilot, que estreou – em grande estilo – a aclamada Boardwalk Empire. A categoria estava concorridíssima, e qualquer que fosse o resultado, o Emmy estaria em boas mãos.

Melhor Música e Letra Original
Family Guy – Road To The North Pole (Canção: Christmastime Is Killing Us)
Robert Klein: Unfair & Unbalanced (Canção: An American Prayer – Hymn II?)
Saturday Night Live – Host: Jeff Bridges (Canção: I Just Had Sex)
Saturday Night Live – Host: Justin Timberlake (Canção: Justin Timberlake Monologue)
Saturday Night Live – Host: Tina Fey (Canção: Jack Sparrow)
Saturday Night Live – Host: Justin Timberlake (Canção: 3-Way (The Golden Rule))

Melhor Música Tema de Abertura
Any Human Heart (Masterpiece)
The Borgias
Camelot
Episodes
The Kennedys
Mildred Pierce

Comentário: O canto gregoriano dos Borgias impressiona ao primeiro contato, mas depois de alguns episódios você começa a achar que é uma nova roupagem do tema de Arquivo X.

Melhor Roteiro para Série de Comédia
Episodes – Episode 107
Louie – Poker/Divorce
Modern Family – Caught In The Act
The Office – Good-Bye Michael
30 Rock – Reaganing

Comentário: Nessa categoria Modern Family não era a favorita. The Office corria sério risco de levar o prêmio. Mas não se pode negar que  Caught In The Act foi o episódio mais hilário de toda a história da série. Claire e Phil tendo que compensar de alguma maneira os filhos, depois que eles pegaram o casal fazendo sexo rendeu muitas gargalhadas.

Melhor Roteiro para Série Drama
Friday Night Lights – Always
Game Of Thrones – Baelor
The Killing – Pilot
Mad Men – The Suitcase
Mad Men – Blowing Smoke

Comentário: O Emmy de melhor roteiro de série dramática ficou com Jason Katims, de Friday Night Lights, que se despediu na última Fall Season após cinco temporadas. O episódio Always levou a melhor sobre Baelor (Game of Thrones), Pilot (The Killing) e The Suitcase e Blowing Smoke (Mad Men). O prêmio dividiu opiniões, e muitos fãs de seriados ficaram com a impressão de que foi uma espécie de “homenagem póstuma” à FNL.

Melhor Roteiro para Série de Comédia, Música ou Variedades
The Colbert Report
Conan
The Daily Show With Jon Stewart
Late Night With Jimmy Fallon
Saturday Night Live

Melhor Roteiro para Especial de Comédia, Música e Variedades
Colin Quinn: Long Story Short
Louis C.K.: Hilarious
Night Of Too Many Stars: An Overbooked Benefit For Autism Education
The Real Women Of SNL
64th Annual Tony Awards

Ontem, fizemos um chat ao vivo com os leitores, e foi muito prazeroso assistir ao Emmy com vocês. Até o próximo ano, e fiquem de olho nos possíveis concorrentes de 2012.

Séries citadas:

Os textos assinados pela Redaçao TeleSéries são textos de autoria coletiva ou notícias escritas por um redator anônimo, mas sempre revisadas com a máxima precisão jornalística.

11 Comments

  1. Flávia Ribeiro Varsano

    Adorei o Emmy comentado.
    Mas, ei, Kyle Chandler ganhou porque criou um coach Taylor absolutamente crível, de enorme empatia e muita força dramática ao longo de cinco temporadas! Hugh Laurie e Michael C. Hall já tiveram dias melhores em House e Dexter, e o Buscemi é bom, mas meio careteiro. Foi merecidíssimo!

  2. Cleide Pereira

    eu torci bastante pela Julianna Margulies e pelo Jim Parsons e fiquei feliz
    apesar de que os outros prêmios eu não ter acertado me agradou bastante as premiações, fiquei bem emocionada com a Melissa e com Kyle
    a noite poderia ter sido bem mais prazerosa se The Good Wife tivesse ganhado como melhor série pois era a mais justa a ganhar

  3. Mariela Assmann

    Ficou ótimo o post! E foi ótimo participar do chat, também! Parabéns ao TeleSéries e a toda sua equipe pela cobertura da premiação!

  4. anderson

    “Talvez o prêmio foi dado pela chance miníma que Chandler teria de repetir o feito.” se isso fosse um argumento válido Hu(r)gh Laurie ja rinha levado o seu né?

  5. Bianca Mafra

    no geral gostei, a unica coisa que ainda queria era o ator convidado para michal j. fox, ate porque achei o personagem do crane meio que parecido com o do fox, e para mim, antiguidade eh posto. 
    fora isso, so mesmo a falta de alguns e os excessos me deixam irritada (mad man e modern family) mas muito feliz por outros premios, principalmente da Margullies e da Margo

  6. Cláudio

    Merecidíssimos os prêmios para Friday Night Lights. Kyle Chandler foi espetacular com seu Coach Taylor e a Connie Britton deveria ter ganho tbm. Ambos os atores compuseram personagens verossímeis, nos quais é possível acreditar. Essa série é sensacional, conseguiu tratar de dramas e de adolescentes sem cair na mesmice que impera na maioria das séries com esse tema. Falando nisso, alguém sabe quano estréia a 5ª temporada no Brasil?

  7. Thiago FLS

    Justin Timberlake “sem comentários”? Sacanagem, ele sempre faz um excelente trabalho toda vez que apresenta o SNL. E digo isso como alguém que não gosta nem um pouco da música dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account