Log In

Notícias

‘Os Simpsons’: Turquia multa canal por exibir episódio em que Deus toma café com o Diabo

Pin it

O RTUK (sigla para o Alto Conselho do Audiovisual Turco) aplicou uma multa de 22.600 euros ao canal CNBC-E. Isso aconteceu pelo fato de que o canal foi acusado de exibir um episódio da série Os Simpsons no qual Deus aparece servindo uma xícara de café ao Diabo. O conselho justificou sua decisão dizendo que o episódio “tira sarro de Deus”. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, na história, Deus também encoraja os jovens a consumir álcool durante o Ano Novo, bem como mostra que a morte acontece por “ordens divinas”.

Para as autoridades que alegaram a inadequação do episódio “a Bíblia é publicamente queimada e Deus e Satã são mostrados sob a forma de humanos”. O porta-voz do RTUK afirmou que “a decisão foi tomada pelos devidos motivos já anunciados”, uma vez que esta provavelmente será anunciada na próxima semana. Já a CNBC-E disse que vai comentar sobre o assunto quando este for anunciado oficialmente.

O primeiro episódio de Os Simpsons foi ao ar em 1989 e é a série mais longa dos Estados Unidos que ainda é exibida. O seriado é exibido em mais de 100 países e a CNBC-E tem colocado o programa no ar há aproximadamente uma década.

“Eu fico me perguntando o que os escritores da série vão fazer quando eles souberem que as piadas que eles têm feito no show estão sendo consideradas como algo sério na Turquia”, afirma Mehmet Yilmaz, colunista do jornal Hurriyet. “Talvez eles adicionem um personagem barbado da RTUK na série”, complementa Yilmaz ao reafirmar um dos estereótipos de quem apoia o governo da Turquia.

Em 2011, o RTUK também tomou outras decisões polêmicas, como no caso de condenar outro canal de televisão que mostrou o capitão Haddock (personagem que faz parte do desenho Tintim), fumando um cachimbo.

Com informações de Folha de S. Paulo e Reuters.

Séries citadas:

22 anos, jornalista formada pela Unesp de Bauru. Suas primeiras séries foram: Lois & Clark, Veronica Mars, Gilmore Girls e Smallville. Atualmente acompanha: The Big Bang Theory, The Middle, além dos Top Chefs e Master Chefs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account