Log In

Notícias

Os Simpsons podem ser censurados na Argentina

Pin it

Carl CarlsonDepois de fazer piada do Brasil, o desenho animado Os Simpsons decidiu debochar da história política da Argentina. E está gerando muitas críticas no país, segundo informações da agência AFP.

Em episódio exibido em janeiro nos Estados Unidos, chamado E. Pluribus Wiggum, o personagem Carl Carlson afirma que o ex-presidente Juan Domingo Perón foi um ditador e que ele foi responsável pelo desaparecimento de pessoas. Seu amigo Lenny completa a piada, dizendo que Perón foi casado com Madonna – em referência ao musical Evita, estrelado pela cantora.

O diálogo, rápido, certeiro e com o aparente tom inocente típico da série, pode levar a sériea ser censurada no país. O ex-deputado peronista Lorenzo Pepe pediu a proibição da exibição do episódio ao Comitê Federal de Radiodifusão e Televisão (Comfer), por considerar a piada lesiva à memoria do presidente.

A cena foi reproduzida pelo YouTube, com legendas em espanhol. Confira:

O brasileiro Túlio Pires, que vive em Buenos Aires, lembra em seu weblog chamado Aires Buenos (leia aqui) que na Argentina, Os Simpsons fazem ainda mais sucesso que no Brasil, o que deve amplificar a polêmica. O canal Fox tem presença forte no país e é líder em audiência.

Na semana passada, Os Simpsons foram banidos do horário diurno na Venezuela, considerado pelas autoridades do país como inapropriado para o horário.

Séries citadas:

Os textos assinados pela Redaçao TeleSéries são textos de autoria coletiva ou notícias escritas por um redator anônimo, mas sempre revisadas com a máxima precisão jornalística.

9 Comments

  1. Bernardo

    Só um diálogo? Antes fosse como no caso do Brasil, que foi esculachado um episódio inteiro … .

  2. João da Silva

    É patético ver um povo (como o nosso e o argentino) que não aceita sátira ou crítica.

  3. juliet

    Que estupidez! Então os Simpsons também teriam que ser banidos nos EUA, porque estão sempre a gozar com coisas de lá! lololol As pessoas perderam o sentido de humor e não aceitam críticas! Que estupidez…

    Os Simpsons são os melhores desenhos animados DE SEMPRE!!!

  4. Darth Cesar

    Gosto dos Simpsons e sátira tem que ser aceita, afinal vivemos numa democracia, mas eu queria ver não sei se ja aconteceu) os roteiristas dos Simpsons terem bala na agulha pra brincar com alguns países do oriente médio e s/ uma certa personalidade idolatrada por lá.

  5. João da Silva

    Não sei o que é pior: o governo argentino querer fazer censura, ou o governo argentino defender a memória de um pilantra como o Perón.

    É triste que os latino-americanos não entendem os conceitos de democracia e liberdade de expressão.

  6. Thiago Sampaio

    Não entendo essa de ficar tirando uma do governo argentino por causa dessa censura (que é mesmo idiota) enquanto que o nosso governo fez um papelão tão grande, que por várias vezes, Homer disse em alguns episódios q não volta ao Brasil pois está tendo problemas com os macacos…

  7. Fernando dos Santos

    É um absurdo os argentinos ainda olharem Juan Peron como um herói.Entre outras coisas ele tinha em seu staff pessoas ligadas ao nazismo.
    Pelo menos nós aprendemos com o tempo a olhar Getulio Vargas de uma maneira bem crítica.
    Se censurarem Os Simpsons na Argentina vai ser pior que o caso na Venezuela pois lá foi apenas por inadequação ao horário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account