Log In

Notícias

Os indicados ao Oscar nas séries

Pin it
Os 10 indicados ao Oscar de Melhor Ator e Atriz já estiveram em séries de TV. Conheça seus trabalhos.

Com a proximidade da 83ª edição Oscar, a premiação entregue anualmente pela da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, é normal ver os cinéfilos correndo para tentar assistir o maior número de longas indicados nas diferentes categorias do prêmio. O que nem todos sabem é que a maioria dos atores e atrizes que estão concorrendo são velhos conhecidos também dos fãs de seriados de TV. Não acredita? Confira o nosso especial com os 10 indicados a melhor ator e atriz.

Jesse Eisenberg - A Rede Social e Get Real
Jesse Eisenberg, 27 anos, que concorre por A Rede Social, já atuou na série Get Real, de 1999. A produção, que teve apenas 22 episódios, contou também com a participação de outra estrela em ascenção: Anne Hathaway. Alguém aí lembra disso?

Colin Firth - O Discurso do Rei e Orgulho de Preconceito
O favorito ao prêmio, Colin Firth, 50 anos, que concorre por O Discurso do Rei, acumula participações em diversas séries, todas produzidas há muitos anos e que vai requerer uma boa memória dos leitores mais antigos. Firth esteve em Performance, série inglesa de época produzida pela BBC em 1994; nas minisséries Orgulho de Preconceito, de 1995, e Nostromo, de 1996; em Ruth Rendell Mysteries, de 1994; de The Play on One, de 1991; e em telefilmes da série Hallmark Hall of Fame, em 1987.

James Franco - 127 Horas e Freaks and Geeks
O galã James Franco, que concorre por seu papel no longa 127 Horas, ficou conhecido pelo papel de Daniel Desario na série cult Freaks and Geeks, de 1999. No elenco estavam ainda Seth Rogen, Linda Cardellini e Jason Segel, de How I Met Your Mother. O ator também deu as caras em Pacific Blue, em 1997; Profiler, em 1999; e de um episódio da saudosa Arquivo X, em 2001.

Jeff Bridges - Bravura Indômita e Sea Hunt (na foto, ao lado do pai)
O sessentão Jeff Bridges, que está indicado este ano por Bravura Indômita, começou a carreira, ainda criança, em televisão mas há décadas não aparece em uma série de TV. Segundo o IMDB, sua última participação em produções do gênero foi em 1983, no programa infantil Faerie Tale Theatre. A carreira de ator começou com o apoio da família – ele foi coadjuvante de duas séries de TV estreladas pelo pai, Sea Hunt, de 1960, e The Lloyd Bridges Show, de 1963.

Javier Bardem em Biutiful e poster de Segunda Enseñanza
O espanhol Javier Bardem, 41 anos, maridão da bela Penelope Cruz, interpretou papeis inesquecíveis no cinema. Nas telinhas das séries, fez algumas participações inéditas no Brasil. Entre elas em Nova ficció, de 1997; em Crónicas del mal, de 1992; Tango, também de 1992; e Brigada Central, em 1990; e Segunda Enseñanza, de 1986. O espanhol está indicado ao prêmio da Academia este ano por seu papel no longa Biutiful.

Com as artistas indicadas à categoria de Melhor Atriz não é diferente.

Annette Bening - Minhas Mães e Meu Pai e Miami Vice
A veterana Annette Bening, 52 anos, que concorre por Minhas Mães e Meu Pai, esteve no longa Beleza Americana, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2000 e cujo autor foi Alan Ball, criador de A Sete Palmos e True Blood. Mas a ligação com os seriados não para por aí. Em 2002, Annette deu voz à personagem da série infantil Liberty’s Kids: Est. 1776, em episódio que explicava a revolução americana. A atriz também foi coadjuvante em Wiseguy, série policial que durou quatro temporadas, de 1987 a 1990; e na célebre Miami Vice, em 1987 (em episódio que ainda tinha participações do Lou Diamond Phillips e Viggo Mortensen).

Natalie Portman -  Cisne Negro e Sesame Street
Natalie Portman, 29 anos, indicada ao Oscar por sua excelente atuação em o Cisne Negro, tem um tímido histórico de participações em séries. Em 2007, Natalie deu voz a personagem Darcy, em um episódio de Os Simpsons. Ela também apareceu no infantil Sesame Street, em 2004.

Nicole Kidman - Reencontrando a Felicidade e Bangkok Hilton
Nicole Kidman, 43 anos, que concorre por Reencontrando a Felicidade, também não possui um curriculo muito extenso quando o assunto é séries de TV. Sua última participação em produções do gênero foi na minissérie Bangkok Hilton, em 1989. Antes disso, Nicole esteve em Vietnam, de 1987; Five Mile Creek, de 1885; Winners, de 1985; e em A Country Practice, de 1984.

Michelle Williams - Namorados para Sempre e Dawson's Creek
Quem não lembra de Jen Lindley, a bad girl da extinta série Dawsons Creek? Michelle Williams, 30 anos, ficou mundialmente conhecida por seu papel na série extinta em 2003, que também contava com a participação de colegas não menos conhecidos como Katie Holmes, Joshua Jackson e James Van Der Beek – dos quatro, apenas Jackson segue com presença contínua em séries de TV, no caso, Fringe. Antes do sucesso de Dawsons Creek, Michelle, que concorre ao Oscar por Namorados para Sempre, fez pontas em séries como Home Improvement, sitcom americana de sucesso nos anos 90; Raising Caines, de 1995; e em Step by Step, em 1994. O primeiro papel da moça foi na inesquecível Baywatch, em 1993.

Jennifer Lawrence - Inverno da Alma e The Bill Engvall Show
A jovem Jennifer Lawrence, 20 anos, indicada pelo longa Inverno da Alma, reúne pequenas participações em séries de TV em sua, por enquanto, breve carreira. A bela americana estrelou a sitcom The Bill Engvall Show, inédita no Brasil e cancelada em 2009 após três temporadas pela rede TBS. Fãs de Medium viram sua rápida participação em dois episódios em 2007 e 2008. Jennifer também esteve em Cold Case, 2007; e em Monk, 2006.

Séries citadas:

É jornalista e se considera íntimo amigo dos personagens das séries a que assiste. Fã confesso de Grey's Anatomy, True Blood, Dexter, The X-Factor, Will and Grace e mais, no mínimo, algumas dezenas de séries.

9 Comments

  1. Tati Leite

    Meu Deus, Ivan. Eu achava que só eu lembrava de Get Real. Eu amava a série e fiquei arrasada porque cancelaram rsrsrs

  2. Pingback: Tweets that mention Os indicados ao Oscar nas séries -- Topsy.com

  3. Luly

    Pow, nem vem me lembrar de Colin Firth em “Orgulho e Preconceito”. Demais. Perfeito. Aff

  4. Fernando dos Santos

    A Annette Bening também fez uma participação especial em The Sopranos.Foi num episódio da quinta temporada intitulado The Test Dream onde a atriz aparece como ela mesma em um sonho de Tony Soprano.Aliás eu considero aquele um episódio bem interessante, onde a sequência do sonho dura mais ou menos uns 20 minutos.
    No entanto essa participação não consta na filmografia dela no imdb.

  5. Chelsea

    Eu amava F&G! E Daniel Desario era O cara, eu amava ele se fazendo de pobrezinho sendo que só fazia besteira. Jamais me esqueci do discurso dele, falando que: “Quando eu tinha 12 anos, falaram que iria ter 3 turmas na escola: uma pras criancas inteligentes, outra para as normais e outra para as burras. Adivinha pra qual eu fui? Sim, para a das burras. Agora pensa em voce, com 12 anos de idade e as pessoas falando que voce é burro…”
    E, ainda falando em F&G, nao é apenas o Jason Segel que faz séries. O John Francis Daley, que fazia o Sam, irmao mais novo da Lindsey, agora está em Bones, como o Dr. Sweets.

  6. Thiago FLS

    Eu também gostava dessa série, que passava na Fox com o título “Caindo na Real” (que, curiosamente, foi o título que a Globo deu a Arrested Development). Quando Anne Hathaway começou a fazer filmes, eu lembro que pensava “que legal, a menina de Get Real ainda está conseguindo trabalho”. O mesmo vale para Jesse Eisenberg.

    Como eu não era de prestar atenção em créditos na época, eu nem sabia que Get Real foi criada por Clyde Phillips, que também criou Parker Lewis e foi o showrunner de Dexter até a quarta temporada.

  7. Anônimo

    As séries passaram a ter um status de respeito. Quem hoje se refere a elas com desprezo não sabe o que está falando. Além disso, signfica um mercado de tabalho de muita importância para atores e profissionais do ramo: Glenn Close, por exemplo: não recebia convites para filmes; fez um belíssimo trabalho em The Shields, e ainda continua fazendo uma magnífica Patty, em Damages. E incontáveis outros excelentes atores – que não são blockbuster de bilheterias – estão trabalhando nas séries, para nosso deleite.
    Hoje em dia, basicamente só vejo séries. Os filmes que vi, quase todos foram de mediocres para ruins. Ah, The social network até que foi mais ou menos, mas dá para contar nos dedos os realmente bons… aliás, não me lembro de nenhum para citar… humm, isso fala por si mesmo.

  8. Ana Carolina

    Eu tb adorava Get Real e F&G, pena que cancelaram … Tb concordo que os atores estão tendo melhores papéis em séries do que nos filmes …

  9. Pcastilho2000

    Puxa, chamar a Anne de “a menina de Get Real”, hoje você deve se surpreender com ela, né?

    Garnde atriz, indicada a Oscar inclusive.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account