Log In

Gastronomia

Os brownies da bruxa em Buffy, A Caça-Vampiros

Pin it

Buffy Summers:
“Então Mamãezinha Querida é realmente… Mamãezinha Querida.”

Willow Rosenberg:
“Existe mesmo uma tendência amarga – mas Amy é legal. Nós costumávamos ser amigas no ginasial. Quando a mãe dela entrava na dieta da sopa Amy ia até minha casa e nós nos empanturrávamos de brownie.”

O terceiro episódio da primeira temporada da série Buffy, A Caça-Vampiros estreou nos EUA no dia 17/3/1997 e seu título é Witch – razão pela qual figura na coluna de hoje, véspera do Dia das Bruxas. Buffy e sua mãe são novas na cidade de Sunnydale, localizada numa interseção sobrenatural em que todos os tipos de seres sobre-humanos acabam dando uma passadinha uma hora ou outra. Nos dois primeiros episódios foram demônios e vampiros; desta vez a futura Scooby Gang deverá lidar com uma bruxa.

A mãe de Buffy mudou-se para Sunnydale depois que a filha foi expulsa do último colégio. Buffy é a Caçadora de Vampiros de sua geração e, dentro das suas atribuições profissionais, por assim dizer, acabou pondo o ginásio da antiga escola abaixo. Para segurança da família e dos amigos, Buffy não pode revelar a sua condição, mas em sua nova escola conhece o bibliotecário e Vigilante Mr. Giles, que tem a missão de treiná-la e instruí-la. A adolescente reluta em dedicar sua vida a caçar e matar vampiros e demônios, ansiando por uma vida normal – por isso decide tornar-se lider de torcida.

Buffy A Caça Vampiros - Witch

Buffy Summers:
“Pelo menos terminou. Sabe o que eu acho que devíamos fazer? Estourar de comer brownies. Minha casa, agora.”

Além de Mr. Giles e do misterioso e elusivo Angel, ela também tem o apoio de Willow Rosenberg e Xander Harris, estudantes do segundo colegial que acidentalmente descobriram seu segredo e se dispuseram a ajudá-la desde então. Eles foram torcer por Buffy nos testes para líder de torcida e acabam testemunhando os estranhos eventos que foram eliminando garota atrás de garota, até que Buffy torna-se o próximo alvo da bruxa até então inominada.

Rupert Giles:
“Precisamos de uma prova conclusiva, de qualquer forma. Deve existir um – sim! O teste de mergulho. Nós a jogamos na lagoa, se ela flutuar é uma bruxa; se se afogar, inocente. [Fecha o livro] Algumas das minhas fontes estão um pouco ultrapassadas. [Olha outro livro] Ah, sim, isto deve funcionar. Precisarão de um pouco de cabelo dela, prata viva e aguaforte.”

Willow Rosenberg:
“Isso é só mercúrio e ácido nítrico, podemos conseguir no laboratório de ciências.”

Rupert Giles: [Lendo]
“’Aqueça os ingredientes e aplique na bruxa; se um feitiço foi lançado nas últimas quarenta e oito horas a pele da bruxa ficará azul.’ Oh, e vocês vão precisar de um pouco de olho de salamandra.”

Buffy A Caça Vampiros - Witch

Calma, a receita de hoje não é o revelador de bruxa e não leva olho de salamandra, nem orelha de morcego, pó de fada, nada disso. É uma receita até prosaica, na verdade, e que foi citada pelo menos três vezes neste episódio – o que evidentemente me deixou com desejo de comer no final. O brownie é um quitute que nasceu nos EUA muito provavelmente no Estado da Nova Inglaterra, quase certamente em Boston, no final do século 19. Embora tenha o formato de bolo, é considerado um “biscoito em barra”. O nome deriva da sua cor marrom e existe uma versão sem chocolate que batizaram de blondie.

O famoso brownie do catálogo da Sears [1897] na verdade é uma referência aos brownies folclóricos, uma espécie de duende doméstico das lendas escocesas e do norte da Inglaterra. O brownie ianque tem duas versões, uma mais sequinha e outra cremosa. A receita de hoje é da versão fudgey, como eles dizem.

A receita – Brownie

Ingredientes:
225 g de manteiga derretida
500 g de açúcar
1 colher [sopa] de essência de baunilha
4 ovos
200 g de farinha de trigo
100 g de cacau em pó
1 colher [chá] de sal
1 xícara [chá] de gotas de chocolate meio amargo
1/2 xícara [chá] de nozes picadas

Buffy A Caça Vampiros - Witch

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180 ° C. Unte e enfarinhe uma assadeira retangular de 23×33 cm.

Em uma tigela grande misture a manteiga derretida, a baunilha e o açúcar. Em uma tigela menor, bata um ovo e misture à massa, incorporando bem. Repita a operação ovo a ovo até que a massa esteja uniforme.

Em uma tigela bem seca misture a farinha, o cacau e o sal. Adicione essa mistura à massa aos poucos, até que tudo esteja incorporado. Acrescente as gotas de chocoate. Espalhe a massa homogeneamente na assadeira e salpique as nozes por cima.

Asse no forno preaquecido por 35 a 40 minutos, até que você espete um palito de madeira e ele saia limpo. Coloque a assadeira numa grade para esfriar completamente antes de cortar em quadrados.

Notas pessoais: Esta receita tem grau de dificuldade médio e rende 24 unidades. Pode-se substituir as gotas por chocolate meio-amargo picado sem problema [=uma barra de 180 g], e as nozes por pecãs, amêndoas, castanhas etc. Quem não curte um lanchinho excessivamente doce pode substituir metade da porção de açúcar branco pelo mascavo.

O brownie fica achatado mesmo, como se fosse um bolo em que o fermento não funcionou, então não se preocupe quando ele não crescer. Pra quem comentou antes dos bolos solados, é uma alternativa ótima!

Amy Madison:
“Na próxima noite de sábado ele quer ficar em casa e fazer brownies. Bem, os brownies foram ideia minha.”

Este post atende à sugestão da Mica. Leia também a coluna Minha Primeira Série: Buffy, A Caça-Vampiros, de Mirele Ribeiro, publicada aqui.

Séries citadas:

9 Comments

  1. Paulo Serpa Antunes

    Agora me ocorreu que se um dia faltar tema pra coluna posso obrigar a Naomi a partir pro lado outlaw e passar uma receita de Special Brownies inspirada em That ’70s Show.
    Brincadeira!

  2. Paulo Serpa Antunes

    A propósito, esta atriz que faz a bruxa Amy (nem vou falar no que ela vira depois, pra não estragar a série pra Naomi) é muito linda. O nome dela é Elizabeth Anne Allen. Só que depois de Buffy ela não fez mais nada relevante em TV.

  3. Anônimo

    Hahahahaha!!!
    Aliás, nessa linha, rolou um special banana bread em Life Unexpected outro dia.

  4. Anônimo

    a mica até riu da minha cara porque fiquei toda entusiasmada quando vi o ator que faz o xander, que é o namorado da garcia em criminal minds. :oD

  5. Anônimo

    flávia, daqui umas semanas deve rolar banana bread, mas na versão careta.
    ;o)

  6. Pingback: Domingueiras « Pensamentos de Uma Batata Transgênica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account