Log In

Reviews

Once Upon a Time – The Stranger

Pin it
Série: Once Upon a Time
Episódio: The Stranger
Número do Episódio: 1×20
Exibição nos EUA: 29/04/12
100
5
1

Esqueçam todos os outros episódios vistos até hoje. Este foi certamente o melhor de todos. Tivemos o privilégio de ver a cena que todos estavam ansiosos para assistir, com direito a flashbacks do episódio piloto e também flashbacks do que aconteceu depois da maldição!

Quando August mostra a árvore para Emma e ela não acredita, ele apela para sua perna de madeira que, infelizmente, Emma não vê. Ela não acredita. E numa das cenas que mostraram a melhor interpretação de Jennifer, ela disse:

“Está dizendo que sou responsável pela felicidade de todos? Besteira! Não pedi isso! Não quero isso! [Quando August menciona a luta por Henry] Eu luto por ele! Pois é o que posso agüentar agora! E nem estou fazendo um bom trabalho. E agora está dizendo que tenho que salvar todos? Isso é mais que ridículo. Não quero isso. [Quando August menciona que ela é a única esperança de todos] Então vocês estão ferrados”.

Que Emma simplesmente não iria acreditar nos contos de fada era algo que já saberíamos, afinal de contas, se fosse com cada um de nós, seria muito difícil também. Mas a verdadeira questão é que Emma não tem forças para salvar as outras pessoas, já que a própria considera que suas forças são limitadas demais até para lutar por Henry. Emma sai de sua atuação como mulher valentona que passa por bois e cavalos, e simplesmente se mostrou uma criança frágil que foi deixada pelos pais e agora tenta consertar o mesmo erro que a própria cometeu. Como todos podem depositar a fé em uma mulher que não sabe nada sobre o mundo da fantasia? E como ela quebrará esse feitiço, já que todos sabem que tanto James quando Branca, não possuem nenhum DNA de magia. Emma é humana acima de tudo. Como ela vai lutar contra uma bruxa? É claro que a Dimensão dos Humanos não existe magia, mas isso não impede de Regina se encontrar em outra dimensão e adquiri – lá de novo. Isso só é questão de tempo.

Estou errado em achar que August não teve tanta culpa nisso? Vejam só o contexto como um todo. Tudo começou com Branca destruindo a felicidade de Regina. Depois o pai de Branca morreu e Regina se virou contra Branca tentando matá-la. E mesmo depois de todas as tentativas, a raiva foi acumulando dentro de Regina que simplesmente quis descontar em todos da Dimensão dos Contos de Fada. E Gepeto, simplesmente queria salvar seu filho, já que ele tinha isso em seu alcance. Não é muito pedir para uma criança cuidar de um bebe, sem saber ao certo o que existe na Dimensão dos Humanos? Vemos um Pinóquio aflito quando vê um avião passando e por medo, ele tenta voltar para sua dimensão, mas é impedido pelo poder da árvore. E quando ele abandona Emma, ele não sabia o que fazia. Será mesmo que ele a deixou para trás e nunca mais voltou?

Os roteiristas construíram uma heroína do povo. Uma pessoa como nós. Que luta contra as pessoas que ama, mas não pode controlar os sentimentos e os piores temores que se encontram dentro de si. A verdade é que Emma precisa ver para acreditar, ou simplesmente algo terrível precisa acontecer para que seus olhos deixem de ver a casca, para finalmente ver a realidade.

Acertei em cheio em August ser o Pinóquio, mesmo não tendo aquela sensação de revelação momentânea no episódio. E Regina finalmente percebeu que não pode separar Mary de David. Seu amor é entrelaçado pelo destino e isso não muda.

Com dois episódios para o fim da temporada, creio que o adeus está próximo, mas um novo destino está perto. Em uma entrevista, Robert afirmou que o último episódio – denominado A Land Without Magic – será a melhor ‘uma hora’ que todos terão. Isso nos cria uma crise existencial! Será que Storybrooke explodirá e o reino dos contos de fada surgirá no lugar? Será que as memórias de todos voltaram? Será que o reinado da bruxa se estenderá para a Dimensão dos Humanos? Será que Emma terá a loucura de levar Henry para longe? Creio que os dois episódios finais decidiram não só o futuro da série, mas também decidirá o futuro da vida desses personagens que entraram em nossas vidas e ficarão para sempre. Não poderia terminar a review, se não citando a frase da única pessoa que acreditou desde o início que a maldição será quebrada dizendo para ninguém menos que sua mãe adotiva:

“Não importa o que você faça, a Branca de Neve terá seu final feliz. Ela e o Príncipe Encantado ficarão juntos. A maldição acabará e o bem triunfará!”

Contagem regressiva Oncers: dia 13 de maio será o grande dia!

Séries citadas:

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade São Judas Tadeu. Nasceu em São Paulo, Brasil, no ano de 1993. Trabalha com desenvolvimento de software na Foster, empresa afiliada a WPP, estuda teatro e desenvolve vários experimentos em seu Laboratório. Assiste Once Upon a Time, Nashville, Downton Abbey e muitas outras.

Website: http://www.mariomadureira.com.br

8 Comments

  1. Mariela Assmann

    Episódio perfeito. Mal posso esperar pelos dois últimos!

  2. biancavani

    Acho que no fim da temporada – talvez no último zerézimo de segundo – Emma vai acreditar no conto de fadas. E o tema da segunda temporada será o seu empreendimento para voltarem ao mundo dos finais felizes. Mas tomara que não seja isso: nada como uma boa surpresa, dessas que a gente fica de queixo caído por uma semana.

    É mesmo, Mário, eu já havia pensado nisto: lá ninguém realmente tem culpa.Talvez um pouco a Rainha, pois sua motivação é a vingança (algo considerado nada nobre entre nós), Mas Ram, não, tadinho, pois além de estar possuído pelo feitiço da espada (Power is everything!), e ter articulado todos os eventos que culminaram na Rainha lançando a maldição, se redime porque seus atos foram ditados pelo desejo de reencontrar o filho.

    E pensar que eu quase perdi esta série, achando que fosse algo bobinho, “tipo” um filme recente em que a princesa caia no mundo da realidade. Foi aqui no Teleséries que, lendo a review, passei a assistir. Que bom!

  3. Bruna

    Posso falar? O August é lindo demais hehe

    Não sou fã de Pinóquio, mas adorei o jeito que os autores amarraram a estória da Branca de Neve com ela. Fiquei mal de ver o August tentando de todos os jeitos convencer a Emma que contos de fadas existem em vão.

    Só eu achei meio perturbador esse “interesse” repentino da Regina pelo David? Será que a Rainha gostava do Princípe ou algo assim?

    No começo da série foi falado que os personagens não podem sair de Storybrooke. Então como o August conseguiu? Fiquei intrigada agora. OUAT tá cada vez melhor.

  4. Mônica Almeida

    Essa série está cada vez melhor. Amo muito! Louca pelos próximos episódios. E não falaram nada sobre renovação, falaram? Quanto suspense!

  5. Mario Madureira

    Na verdade, a Regina quer separar a Branca do James de qualquer jeito! E já que o suposto assassinato da Kathyrin não deu certo, ela tentou outro jeito que no caso era jogando charme para o David. Mas como vimos não deu certo, não foi a toa que ela jogou o copo no espelho. Ela está encurralada. Sem poderes e sem planos. Mas algo maligno está por vir – Season finale chega logoooo!!

  6. Pablo

    Certamente será renovada já que, devido ao sucesso de OUAT a ABC já encomendou um piloto de uma série que vai contar a história de “A Bela e a Fera”. Gosto do seriado, ams de longe aind anão é o meu preferido. Vide The Walking Dead e Game of Trones

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account