Log In

Reviews

Off-Topic: Nosso colunista de Smallville comenta Superman O Retorno

Pin it
cena de Superman O Retorno

Superman é um dos super-heróis mais complicados de se trabalhar no cinema. Se com outros personagens, é possível apresentar uma história sobre o adolescência (Homem-Aranha), uma fábula sobre o preconceito (X-Men) ou até mesmo uma versão moderna de Dirty Harry (Batman Begins); com o Homem de Aço isso não é tão simples. Grande parte dessa dificuldade vem da (in) vulnerabilidade do personagem. Se em estado normal ele é invencível, quando se acrescenta kryptonita, o Super se torna o mais frágil dos seres. Como resolver esse dilema? Transformar os filmes do Azulão em um romance. Um romance disfarçado de blockbuster.

A idéia do diretor Bryan Singer nem é tão original assim – Richard Donner já fez a mesma coisa em Superman – O Filme de 1978. É possível definir O Retorno como uma declaração de amor de Singer ao trabalho de Donner. Há diversas referências distribuídas pelo longa. Uma foto de Glenn Ford – o Jonathan do longa original – no Rancho Kent, alguns diálogos que nos remetem ao filme clássico (“Estatisticamente falando, voar ainda é o jeito mais seguro de se viajar”) – além das “dicas” de que o Superman seria uma versão moderna de Jesus Cristo – se hoje em dia, ele cai na Terra com os braços abertos em formato de cruz, em 78 ele mostrou ser onipotente e girou a terra ao contrário para salvar sua amada. E qualquer adaptação que coloque Marlon Brando como o pai do salvador, já tem o meu respeito garantido.

Singer sabe como filmar bonito. A seqüência em que ele tenta impedir a queda de um avião é deslumbrante. Outro exemplo disso é a cena em que ele voa pelos céus de Metrópolis com Lois. Ela é belíssima, nem precisa de diálogos para se fazer entender. Imagens dizem tudo. O diretor adicionou ainda alguns toques de humor negro, como nas piadas envolvendo os cachorros – uma no começo e uma no fim do filme, além de uma manchete de jornal estarrecedora que, para a alegria dos fãs, revela-se uma grande fraude.

A trilha sonora de John Ottman basicamente reutiliza os temas clássicos de John Williams e se sai muito bem. Quem não ficou arrepiado ao escutar o tema de abertura clássico da série?

O elenco é muito competente. Brandon Routh conseguiu desenvolver seus dois personagens de maneira convincente. O seu Clark Kent é menos “bobalhão” do que o de Reeve. Sinal dos tempos. Em pleno século XXI, quem torceria por um protagonista tão loser? Kate Bosworth cumpriu com destreza a tarefa de interpretar uma personagem mais velha que ela. E ainda por cima, sua Lois Lane é muito mais bonita do que a de Margot Kidder – embora ela não tenha a potência de uma Erica Durance. Outro ator que se destaca é James Marsden. Vivendo um personagem muito parecido com o feito por ele em Diário de Uma Paixão, Marsden mostra que ser o antagonista do mocinho em um triângulo amoroso não implica em ser necessariamente uma pessoa de má índole.

Já Kevin Spacey parece ter encontrado o tom certo para seu Lex Luthor. Fugindo da caricatura do trabalho de Gene Hackman na cinessérie original, Spacey adiciona uma aura mais ameaçadora ao personagem. Não é à toa que sua discussão com Lois Lane foi incluída no trailer. O problema de Luthor como personagem tem como culpado o roteiro. Eu não gosto da origem dessa origem que o personagem tem no cinema, de gênio do mal. Ela é muito pobre, fica parecendo algo “sou mal porque sou mal”. Agrada-me muito mais a abordagem usada em Smallville, por exemplo, onde Clark e Lex se conhecem desde a adolescência, ela confere mais complexidade e credibilidade ao vilão – o tornando uma espécie de Darth Vader pós-moderno.

O filme possui uma reviravolta em sua segunda metade – a cena onde tal informação é confirmada se revela uma das melhores da fita*, que cria uma elipse em relação ao início do filme – e conseqüentemente ao original de 78. Muito tem se discutido sobre ela. Eu gostei. E quero ver como esse acontecimento será trabalhado nas seqüências vindouras.

Eu, fã de Smallville que sou, até tentei catar algumas referências à série. Mas não achei quase nada. Em uma das cenas mais divertidas do filme, Clark e Jimmy estão em um bar, tomando café, quando o noticiário anuncia que a cidade está em perigo. Olsen se vira para comentar o fato com o colega, mas encontra o assento ao seu lado vazio – na reprodução de uma das gags mais clássicas da série. O desfecho de Lex no filme também nos remete ao destino de seu correspondente televisivo, no final de uma das temporadas (não vou revelar qual delas pra não estragar a surpresa).

Por falar em séries, a seqüência envolvendo a queda de um avião me remeteu diretamente ao piloto de outra série de grande sucesso – precisa dizer qual? E por mais competente que Frank Langella seja ao interpretar Perry White, eu fiquei muito curioso em saber como Hugh Laurie (House) – a primeira escolha para o papel – trataria o personagem.

Ah, e antes do filme começar, na sala onde assisti, foi exibido o trailer de Sentinela – que promete ser um thriller bem interessante – e que conta com as presenças de Kiefer Sutherland (24 Horas) e Eva Longoria (Desperate Housewives) no elenco.

A bilheteria aquém do esperado pode ser explicada no fato de que o filme não investe apenas na ação desenfreada. Antes de qualquer coisa, O Retorno conta a história de duas pessoas apaixonadas, que não sabem como lidar exatamente com os sentimentos que sentem um pelo outro. E é aí que reside sua grandeza. E que venha logo o próximo filme da série!

* meu momento Rubens Ewald Filho.

Séries citadas:

50 Comments

  1. Victor Regis

    Muito boa a crítica Juliano!Infelizmente ainda naum vi o filme, honestamente por grande falta de interesse minha.Mas é muito legal ler uma matéria sobre um filme aqui no teleseries.Agora só falta uma coluna sobre música!!

  2. Daisy

    Adorei sua crítica.
    Tive uma reação conflitante com o filme, pois esperava mais ação, ao mesmo tempo que adorei o tom romântico em que ele foi feito. Muito bom.

  3. Márcio Lopes

    Eu não gostei do filme(num todo, porque também tem algumas coisas legais). Achei a história fraca e muitas coisas não tiveram coerência. O Luthor foi um fanfarrão e o seu plano foi muito infantil. Esse filme é o popular muito barulho por nada. Pra mim foi uma refilmagem disfarçada do primeiro filme do Reeve(que é muito superior a esse por sinal). A Kate foi a pior Lois Lane live action que eu já vi(não dá pra acreditar que a Lois Lane tem a carreira que tem sendo a Kate. O Jason parecia o seu irmão mais novo e não um filho).Achei ela muito sem sal, naõ chega na sola da Erica Durance e da Teri Hatcher. A trilha sonora ficou legal, assim como os efeitos especias. O Jimmy Olsen ficou muito legal também,o cara é um ótimo ator.Em tempo: Não só o Superman I, como também um bom episódio de Smallville são melhores que esse filme(na minha opinião).

  4. Eric

    Provavelmente não verei Superman – O Retorno pq odeio td que tem esse nome. (Samallville, e os Supermans da vida). Sou sincero.

  5. Lucas Santana

    Adorei o filme e acho O Retorno muito melhor que o de 78, pelo amor de Deus, Superman- O Filme é muito entediante e sinceramente, ODEIO. Mas O Retorno mostrou um Superman mais maduro e menos… herói. O Retorno pode ser comparado sim a franquia Spiderman sem problemas. Superman voltou na hora certa, o momento em que os filmes de super-heróis mereciam mais poetismo…

  6. Mônica

    Juliano, adorei sua crítica.
    Assisti ao filme ontem e amei. Prefiro um filme como esse, que tem uma estória de fundo, como o mal resilvido romance dos personagens principais, do que um que só tenha ação do começo ao fim.
    Se bem que tenho que admitir. As cenas de ação são de tirar o fôlego.
    Quanto aos atores, eu achei todos competentes. Confesso que fiquei surpresa com a atuação do Brandon Routh. Ele mostrou que não é só um rostinho (e corpinho, diga-se de passagem) bonito. Sempre gostei da Kate Bosworth e, embora ela tenha usado uma peruca horrorosa, ela se saiu bem no papel de mãe e jornalista. Os outros atores também são ótimos, inclusive o garotinho que faz o Jason. Muito fofo!
    Que venham os próximos filmes!

  7. Luciel

    Asssiti o filme e uso as palavras de minha irmã, QUE FILME + FOFO, hehehehehe
    Concordo a Kate não tem a potencia de Erica Durance!!!!

  8. Camila

    Gostei da crítica e do filme também. Gostei da história, tem ação e romance na medida certa, e as cenas são muito bem filmadas. As atuações também não deixam a desejar. Me surpreendi com o Brandon Routh, gostei muito da atuação dele como Clark e como Superman.

  9. Camila

    Gostei da crítica e do filme também. A história tem ação e romance na medida certa, e as cenas são muito bem filmadas. As atuações também não deixam a desejar. Me surpreendi com o Brandon Routh, ótima atuação dele como Clark e como Superman.

  10. Germana

    Adorei a sua crítica e adorei o filme. Amei a forma como o superman foi interpretado, só achei que Clark apareceu muito pouco, mas tudo bem.

  11. João da Silva

    O filme Piratas do Caribe 2 é bem superior a Superman. Sobre a Lois, eu gostei mais da Kate Bosworth no papel que da Erica Durance em Smallville.

    Achei o filme fraco, com um vilão apalermado, e diversos absurdos como… (ver spoilers abaixo)

    O filho da Lois, que aparentemente é filho do Super, o plano absurdo do Lex Luthor (esperava-se mais de um vilão como ele), e o Super conseuger carregar ocontinente mesmo estando cercado por kriptonita, quando momentos antes ele ficou vulnerável por causa de um mero “punhal” de kriptonita que o Luthor estava segurando.

    Fim dos spoilers.

  12. Cristiano Vieira

    Bah Juliano! Estou de cara com a sua crítica! Que crítica sensacional, bem escrita, contundente! Mesmo que eu não concorde em alguns aspectos. Parabéns total!!!

    Minha visão desse filme foi meio morna. Eu que outrora escrevi aqui incentivando a galera a ir ver esse filme fiquei meio, meio decepcionado é meio forte.
    Achei o filme com um ritmo lento. Não! Não, não sou aquele cara que exigia ação desenfreada e sem cérebro, muito pelo contrário, queria uma história mais coesa, um roteiro mais trabalhado. A parte do Lex Luthor chega a ser uma piada. Esse tipo de vilão caricato a warner devia deixar para o “Pink & Cérebro”. O filme tem um começo arrasador, dos caracteres a queda do avião e não tem um climax digno do início. Erguer aquela ****** não me convenceu, é fraco perto da sequência do avião. E o pior…
    O pior. Todo mundo sabe que sou um chato de galocha, mas é que eu odeio clichês e “cama” de hospital está no meu TOP 5 de clichês finais. Só perde para tribunal e correr para o aeroporto.
    É vomitável aquele drama final que não leva a nada. Queria esmagar a cara desses roteiristas que ganham muito para escrever uma joça daquela.
    A parte do Brandon Routh com a Kate funciona, o segredo é legal, a linha romantica é boa, mas faltou ritmo, o filme é grande demais, cenas desnecessárias, homenagem demais ao primeiro filme, quase uma releitura, o Lex de Smallville ainda é a melhor personificação do personagem até hoje na telinha e o filme não decola. Uma pena. Batman Begins funcionou melhor.

  13. Pedro Schmitt

    O filme no geral é bom, prende a atenção, tem cenas impressionantes explorando tudo o que a tecnologia de efeitos atual pode oferecer mas…senti falta de mais participação dos personagens secundários: os capangas do Luthor p/ex…não tinha ninguém engraçado, genial, maníaco ou medroso (ver Piratas do Caribe, cheio de grandes personagens no elenco de apoio). E no Planeta Diário, o chefe do Clark e o Jimmy foram um total desperdício..nada acrescentaram so filme, à trama, à descoberta de qualquer coisa, não ajudaram, não atrapalharam..só estavam ali “batendo o ponto”.
    A Lois sem dúvida arrasou no quesito beleza, mas até a Margot Kidder fez uma muito melhor encarnado
    os ideais da personagem: chata, combativa, bisbilhoteira, tagarela…A da Kate B. estava mais para manequim-modelo..
    Bem, agora vamos esperar a continuação com o Super-man Jr.

  14. jessy lois lane n. de alcantara

    eu gostei do filme,do ator”lindão”,mas a historia ficou um tantinho fraca,pois acho que do exesso de aventuras do superman antigo,bem que eles poderiam colocar os outros vilões do super man e ate mesmo talvez unir uma só vez a liga da justiça com ele,seria demais,o filme tambem deveria realçar mas o fisico tanto dele quanto da lois e dos vilões,e o garoto poderia crescer logo,bem agora o que nos resta esperar que o segundo seja melhor ainda!

  15. WampaOne

    Esta resenha está muito boa mesmo.

    Eu fui na onda de um colega meu fã dos filmes originais, e assiti o 1 e o 2 antes de ir ver esse O Retorno e não me arrependi nenhum pouco.

    Apesar dos originais terem envelhecido pacas, tê-los fresquinhos na cebaça enriqueceu profundamente este O Retorno. Ficou claro tb na minha opiniao que este filme é continuação dos dois primeiros. Em fim, ótimo filme, alguns furos, alguns exageros, concordo tb que alguns personagens não acrescentaram muito, mas devem crescer em relevancia nos próximos da série.

  16. Artur Eduardo

    Concordei com quase tudo o que foi comentado. Realmente, Superman, o retorno, foi um bom filme. As referências feitas a Jesus Cristo, de fato, são nítidas. No original, na verdade, ele não faz com que a terra gire ao contrário. Ele voa, supostamente, mais rápido do que a luz, e volta ao passado, uma impossibilidade física, mas teorizada pela Relatividade einsteniana. Mas, sinais de onipotência estão muito mais presentes no novo filme, como o fato do super-homem ficar no céu, ouvindo o clamor dos homens, e voando para ajudar-lhes. Creio que os próximos filmes da nova franquia, de fato, explorarão muito os mesmos e outros personagens.

  17. thiago amaral

    Fala serio. o Filme parece bom, mas é uma merda. Aquela Lois Lane é uma adolescente meiga oposta a que conhecemos, a fantasia com enchimento e plastificada ficou forçada, o filme é completamente yuppi e só se salva pelos efeitos. Fraco, fraco fraco……O cara não sabe voar….

    filme honesto, bem intencionado, uma declaração de amor como vc falou mas muito fraco. Típico do tempos modernos. O casting é infeliz, o super-homem ficou burro e ao sair do cinema fica o gosto de verniz na boca. Uma pena. o de 78 dá de um zilhão a zero.

    acho que o resumo é esse:

    parece bom, mas é uma merda.

  18. AltaGid

    Hello! Help solve the problem.
    Very often try to enter the site, but says that the password is not correct.
    Regrettably use of remembering. Give like to be?
    Thank you!

  19. Cleafetyboale

    I’ve got an Amazon gift certificate burning holes in my pocket,
    and I want to get the most bang for my buck.

    Enter the Secret Amazon Web Pages:

    http://tinyurl.com/38sojf

    This is where you’re going to find the “latest sales, rebates, and limited-time offers” from
    Amazon, and you can score some pretty deep discounts if you’re a savvy shopper.

    Next, there’s the special Sale link. This is open every Friday, and ONLY on Fridays.

    You can find the same good discounts here as you would in hidden Deals, although some
    Fridays you can really get lucky and make off like an Amazon bandit – I’ve seen discounts
    there as low as 75% off sticker price.

  20. ReenrekdakHam

    There’s one special secret Sale link on Amazon:

    http://tinyurl.com/2r7ldr

    This is open every Friday and ONLY on Fridays!

    You can find very good discounts here, although some Fridays you can really get
    lucky and make off like an Amazon bandit – I´ve seen discounts there as low as 75%
    off sticker Price.

  21. XRumakTheBest

    XRumer Platinum Edition is the best program for advertisement!
    It’s have CAPTCHA recognizer, email verificator, and a lot of other functions…

    But. I forgot link to it :(

    Can you give me URL to the XRumer description? screenshots, etc.

    Thanks

  22. ???????

    ??? ??????? ??????
    ??? ??????? ????? ????????? ?? ??? ???? – ?????????? ? ??????????????.
    ???????, ????????????, ??? ????? ???? ?? ???????????? ??????.

    ? ???? ??????? ?????????????? ?????? ????? ???? ??? ???????? ?????????, ??? ? ??????????? ???????????? ??? ???????. ???????? ???????, ??? ?? ??? ??????, ??????? ?? ?????? ??????? ? ????????? ???? (?? ?????? ?????, ????? ??????, ??????), ??? ???, ??? ??????? ???? ????, ??? ?? ????????. ???????? ??? ?? ???????? ? ?? ?????????? ??????????? ????. ?????? ???????? ???????? – ??? ????????, ?? ???????? ?????? ??????. ??? ??????? ????? ????????????? ?? ??????, ?.?. ??? ?????? ?????????? ?????.

    ??? ????? ?????? ??????? ????????, ? ?? ???? ????? ????? ???????, ???? ?? ??????????????, ?? ?? ??????? ?????? ????????? ? ???? ???? ?????????? ???????. ???????, ????? ????? ??? ???????? ?? ??????? ?????? ????, ??? ??? ????? ? ????? ????????? ???????? ??? ???????, ????? ??? ????? ???? ?????????, ??? ???????? ? ?????? ????? ????? ????? ????????? ???? ?????????? ?????.

    ?????? ????? ????? ???????? ????? ????????? ????? ??? ????????.
    ?????????????? ???????:

    ????????????? ???????

    ??? ???? ?????????? ???????:

    ?????
    ??????????

    ?????????? ?? ?????? ?????? ?????? ???? ?? ???? 40 ??. ??? ??????????? ??????? ????? ???????? ?????? ??????? 50 ?? ? ?????. ??????? ???? 40 ?? ???????? ??? ????????? ?????????????? ?? ??????? ??? ?? ???? – ?????????? ? ????????? ?????? ??????? ??????????, ? ??????? ?? ??? ?????.

    ?????????? ????? ?????????, ?? ??????????? ????????, ??? ??? ???????, ??? ? ????? ?????? ? ????? ?????????. ? ??????? ?? ???????, ???????? ????????? ?????? ?? ?????.
    ?????? ???????????? ???????? ? ??????? . ??? ????? ?????? ????????.

    ?????
    ????? ??? ?????? ????? ???? ???????????? ??? ?????????????. ???????? ??????????? ????????????, ? ? ??? ?? ????? ????????? ?????. ????? ????? ???? ? ????? ???????? ?????????? ???????? ???????? ??? ? ??????????? ??????????. ?????? ??????? ?????, ??? ??? ? ???? ??????? ????????? ????? ?????? ?????, ? ???????? ?????? ??? ?????? ???? ?????????? ????? ?????? ??? ???????. ?????????, ????? ??????? ???? ????? ??? ??????. ?????????? ??????? ?????? ???????? ?????? ???? ???????? ??????? ? ?????? ???????????? ?? ??????? ?????.

    ?????? ??? – ????????????????? ????? – ????? ??????????? ?????? ? ?? ???? ????? ????? ?????? ???????????, ???? ?? ??????? ?????????, ????????? ???????????? ????. ??? ??????, ???? ?? ?? ?????? ??????? ????? ??? ??????????? ?????? ?????? ?? ???????.

    ???????????? ????????? ????? ?????? ???????? ????????? ???????????: ?????? ??????????? ? ?? ??????? ??????????? ??????? ? ?????? ??????, ??? ??????? ??????? (??? ?????????? ??????????? ?????????? ????? ???????, ??????? ????????).

  23. TypeTymmekGex

    Ðåãèñòðàöèÿ â Áåëûõ Êàòàëîãàõ 8931 êàòàëîã – 30$
    Ïî âñåì âîïðîñàì ñòó÷àòü â ICQ 374551957

    Registratsija v Belyh Katalogah 8931 katalog – 30$ ICQ 374551957

  24. lokerman

    Good day

    It’s a interesting video I compiled to show off the dervishs dance from the guildwars Nightfall weekend.
    The dance the Dervish does is the same one that Christoper Walken did in the video for Fatboy Slims’ – Weapon of choice music video (hence the music used)

    Post your comments please

    Mine
    youtube.com/watch?v=j_aONMdkzxU

    Original for those that may not have seen it
    youtube.com/watch?v=0WW8flwpH-Q

  25. ICQManZ

    Prodaiy ICQ za 12$ za vse.Ïðîäàþ ICQ 12$ çà âñå.
    274-693
    324-994
    564-567
    605-800
    695-769
    985-425
    132-335
    478-575
    Sviaz so mnoi ICQ 458411483. Ñâÿçü ñî ìíîé ICQ 458411483

  26. TubrekbrakE

    ???? ??????!!!

    ???? ? ??? ???? ????? ?????? ? ???????????? ??????????, ? ????? ??????? ????????, ??????????? ? ??????????, ??? ? ??. ?. ???????????!

    ???.: (495) 939-44-89 ???????!!!

    ??????????!!!

  27. RachaccireLic

    I’m sorry if this is off-topic, but I need some feedback. Do you think extended auto warranties a good deal?
    Thanks in advance for your input.

  28. weEsilleple

    Hi all!

    [url=http://top100ringtones.freezoka.com/c231232231-downloadable-motorola-ringtone.html]cinderella motorola t725 ringtones alcatel mono ringtones vinden count five t mobile ringtone[/url]
    Bye

  29. ANDREWHIHELLO

    I just want to find new friend’s I’m 14 years old and i’ from uzbekistan

    Hello peoples

  30. maniaringsq

    Dude, I Wish My Phone Had A Ringtone Like That!

    Truth be told, there’s no reason for anyone to suffer with the standard, boring, century-old traditional telephone ringtone that is standard on most cellular phones. Through the miracle of the internet, anyone can access great cell phone ringtones to showcase their own unique style, hobbies, and interests.

    Where Cell Phone Free Ringtones Come From?
    There are actually a ton of places where you can get cell phone ringtones. If you’re really technologically talented, you can copy songs and load them onto your cell phone yourself. Most of us, though, don’t have the knowledge or the patience for that. Most of us are best off hitting the internet for unique ringtones. The internet gives you access to literally thousands of cell phone ringtones—everything from rude noises to exhaust sounds to classical music or your favorite tune.

    On the internet, ringtones are available both for free and for a small fee. Either way, there is little expense involved in getting a unique ringtone for your cell phone, and the minimized effort is usually well worth the minimized price.

    Why A New Cell Phone have no many Ringtone?
    It’s true that all cell phones come standard with a free ringtones. Many even come with a few ringtone options. So why bother replacing your ringtone with one (or more) you download online?

    Here are some of the top reasons to get a new cell phone ring tone:

    • Personal ringtones let you personalize your sound, so your phone is more recognizable in a crowd (this answers the question—is that you or me?)

    • Several cell phone ringtones allow you to set one specific ringtone for each of your most common callers; that way, you never have to look to see who is calling or decide whether to hit ‘send’ or ‘silence’.

    • Personal ringtones let you show off your tastes and styles without ever having to say a word.

    • A variety of cell phone ringtones allow you to change your ringtone to suit your mood (or your company).

    • Customized ring tones allow you to replace bothersome, annoying ringtones with more appealing and/or soothing sounds.

    • New cell phone ringtones are just plain fun!

    Now what better reason could there be than that? Whatever your reason, there is a huge selection of cell phone ringtones available on the internet for little or no money. These are tones that you can use to personalize your sound, show off a bit, or just play around with. Custom ringtones are all the ‘rage’ right now, and their popularity has made easy access to unique ringtones simple. more on – [url=http://nokia.free-cool-polyphonic-ringtones4u.com]free ringtones[/url]

  31. sergio

    sei nao, editor.
    O Kevin esteve meio contido, meio morno. Fez bem ele em tangenciar o lex de 78, genial, meio megalômano, meio cômico, meio louco, meio criminoso. Pra mim esse plano insosso e cretino combinado a um roteiro meia sola derrubou sua atuação. Já a Lois, muuuuito fraquinha, namorada de super herói tem de estar à altura, com personalidade e gênio para a tarefa (a comparação com a gatíssima erica durance é sempre fatal, após smallville).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account