Log In

Gastronomia

O suculento barbecue de ‘House of Cards’

Pin it

Um novo ano sempre é carregado de expectativas. E se tem uma série que entrou muito bem em 2015 foi House of Cards.

Para começar, nada como a notícia de que fevereiro promete a estreia de mais uma temporada do eletrizante drama produzido pelo Netflix. E para completar o pacote, no início do mês, Kevin Spacey levou para casa nada mais nada menos do que a estatueta de Melhor Ator em Série de Drama por sua impecável performance na pele do protagonista Francys (‘Frank’) Underwood.

Com tanta novidade boa, a cozinha do Teleséries não poderia deixar de fazer um banquete de comemoração para iniciar os trabalhos gastronômicos do ano. E você é o convidado de honra para deliciar, junto com a gente, o icônico sabor de House of Cards no primeiro teste de cozinha de 2015.

HouseOfCards2

Acompanha-me para um churrasco?

Mas antes de falarmos de comida e servirmos os pratos, alguma introdução é necessária. Dono de frases impactantes e sem medo de fazer cabeças rolarem, Frank literalmente joga as cartas para obter todos os seus objetivos. Depois de uma juventude humilde na Carolina do Sul, a ambiciosa carreira política, construída ao longo de toda a vida, o tornou um dos homens mais ricos e influentes do Congresso Norte-americano. Nome de peso em Washignton D.C., Frank entra na disputa das aparências e, com golpes certeiros, elimina obstáculos, manipula decisões e, na maioria das vezes, sai impune e dono da glória. Um cara durão. E sem escrúpulos. Afinal, por que ter medo de ver o sangue jorrar?

Para garantir que uma boa parte do público compre as duvidosas brigas de Frank e ainda torça para um sujeito nada inocente como ele, Kevin Spacey conduz a série com uma atuação incrível. Cheio de caras e bocas, com um estilo elegante e um ar de poder, o personagem de Spacey é marcado por peculiaridades e um estilo único. Conhecedor das possibilidades, obcecado por competência e um analisador calculista das ações das outras pessoas, Frank tem um leque vasto de relações, mas conta nos dedos aqueles que lhe oferecem lealdade cega.

HouseOfCards3

‘Aperte com a sua mão direita, mas segure uma pedra com a esquerda.’

Dentre os bravos companheiros do deputado, está o criador do especial de cozinha de hoje. Freddy (Reg E. Cathey), dono do Freddy’s BBQ Joint, é um amigo de longa data de Frank, um cozinheiro especializado em atender a fome de um lobo que se aproxima. Independente da hora e do local, seja no início da manhã em seu pequeno estabelecimento, seja em um jantar de gala para pessoas importantes em meio a uma festa improvisada, Freddy ganha Frank pela barriga com uma boa costela ao molho barbecue – um luxo da época de infância do deputado que se tornou o seu secreto e prazeroso calmante. Apresentado lá no primeiro episódio da série, Chapter 1 (s01e01), em 2013, o famoso prato de House of Cards é a nossa pedida de hoje. E já garanto: vai ser difícil para quem provar não se tornar fiel às suas comidinhas.

HouseOfCards4

O avental de Freddy entrega: vai ter molho barbecue!

Costelas com molho barbecue de ‘House of Cards’

Ingredientes:

Costelinhas de porco com osso

Sal e temperos a gosto

Óleo vegetal ou manteiga

Molho barbecue (veja uma receita caseira super fácil lá no Panela de Pau)

Modo de fazer:

1. Tempere as costelas em uma mistura de sal, temperos secos (ex: pimenta, páprica, orégano, salsa), suco de um limão e azeite. Lambuze bem cada costelinha e deixe-as marinando no tempero por cerca de 1h (na geladeira).

2.  Após a 1h, esquente um pouco de óleo (ou manteiga) em uma frigideira antiaderente. Sele as costelinhas até que fiquem bem douradas. O tempo necessário será de mais ou menos 5 minutos para cada lado da carne.

3. Enquanto prepara as costelas, esquente bem o molho barbecue em outra panela.

4. Quando as costelas estiverem douradas, adicione o molho aos poucos. Deixe o molho apurar com a carne por cerca de 10 minutos, sempre misturando bem para que as costelas absorvam o molho durante o cozimento.

5. Sirva quentinho!

HouseOfCards5

Irresistível!

Gente, é de se lambuzar comendo! Juntos, o molho barbecue, com seus sabores cítricos, salgados, doces e picantes, e a suave carne do porco criam uma combinação espetacular. Vale dizer que o molho acompanha muito bem vários tipos de carne, mas a escolha do porco realmente é sensacional.

O legal deste prato suculento é comer com as mãos, assim como faz o Frank. Além do tempero gostoso, a carne da costela é muito deliciosa, pois é próxima do osso, o que faz dela um corte de sabor muito interessante. Para acompanhar, uma cervejinha gelada cai super bem. E, para não desperdiçar nem mesmo a rapinha do molho da panela, passar um pãozinho no final é um momento de glória.

E aí, prontos para testar?

Eu sim. Parafraseando o Frank, “I’m feeling hungry today“. (Estou faminta hoje). :D

Séries citadas:

formada em jornalismo, trabalha como revisora e, sempre que tem oportunidade, adora falar, escrever e estudar sobre comida. Nas horas vagas, também gosta de exercitar os talheres e os copos. Compartilha suas receitinhas caseiras no blog Panela de Pau. Saudosa irreparável de Friends e Barrados no Baile, atualmente acompanha Homeland, Suits e House of Cards.

Website: http://paneladepau.com.br

1 Comment

  1. Pingback: Até logo, Teleséries! Foi uma delícia cozinhar com você! » TeleSéries

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account