Log In

Estilo

O sorriso é o superpoder de Charlie Cox, o ‘Demolidor’!

Pin it

tirinha1

[Tic-tac, tic-tac…] Era outono em Nova Iorque e o calendário quase alcançava meados de outubro. O ano, 2014. O palco: a Comic Con da cidade, onde o elenco da série Demolidor aparecia, junto, pela primeira vez. O painel caloroso, a longínquos seis meses da estreia, já antecipava as altas expectativas do público perante o novo projeto.

[Clap! Clap! Clap!] Charlie Cox, um rapaz de altura mediana, barba por fazer e vestido com uma despojada camisa jeans, entra batendo palmas e acenando para a plateia, carismaticamente. Em troca, ele é ovacionado por ela. Algo raramente esperado para um ator de carreira tão singela nas telas; quase um desconhecido. Talvez, a efusiva plateia ainda estivesse motivada por uma história que Jeph Loeb, diretor de TV da Marvel, tinha contado pouco antes. Ou, mais provavelmente, porque Cox tinha mesmo um sorriso avassalador; era impossível não se render a ele.

tirinha2

Charlie Cox – caso você ainda não saiba ou não tenha percebido – é o “Demolidor, ele mesmo”, o protagonista da série da Netflix. Segundo Jeph Loeb contou no painel, Cox foi escolhido para viver o personagem quando a Marvel sequer detinha os direitos do herói nos cinemas ou na televisão (até 2013, eles eram da Fox). É que Joe Quesada, chefe de redação da editora de quadrinhos, viu o ator em um papel coadjuvante na série Boardwalk Empire, da HBO, e simplesmente se encantou com o trabalho dele. Naquele momento, Quesada decidiu: o Demolidor iria voltar para a Marvel e Charlie Cox interpretaria o vigilante!

Aconteceu, dois anos mais tarde. E olha que Charlie Cox nem possuía os mesmos adjetivos conferidos ao personagem dos quadrinhos, que é descrito como ruivo, alto e atlético. Moreno, com modestos 1,78 metros de altura e então pesando 72,5 quilos, o franzino ator teve apenas um mês para entrar em forma para o seriado.

demolidor1

Mesmo sendo o “queridinho ao personagem”, Cox passou por testes. Ele recebeu o roteiro de um “projeto sem título”, com descrições de um personagem que seu agente acreditava ser o Demolidor. Charlie não conhecia o universo e foi surpreendido quando, às vésperas das audições, um amigo lhe perguntou se o Demolidor era cego. “Não, cara. Tenho certeza de que teriam me dito se ele fosse”, respondeu.

demolidor4[Blá blá blá]

Quando foi anunciado, oficialmente, como o novo Demolidor – doze anos depois de uma trágica experiência nos cinemas com Ben Affleck -, Charlie dividiu opiniões. Quem conhecia o trabalho do ator, que esteve com Claire Danes no filme Stardust e participou do piloto de Downton Abbey, confiou na escolha dele. Quem não estava tão familiarizado assim, nem tanto. Ele foi acusado de não ser suficientemente alto e até de interpretar personagens sorridentes demais; o Demolidor é sombrio.

demolidor3

A conclusão desse suspense foi feliz. Depois da estreia do seriado, no dia 10 de abril, Charlie foi aclamado pela crítica e público, que o consideraram perfeito para o papel. Não demorou muito para que a série conquistasse alguns superlativos: seriado mais bem avaliado da história da Netflix, seriado mais assistido da Netflix, e segunda série mais pirateada em sua semana de estreia (ficando atrás de Game of Thrones). Ah! Os brasileiros foram os que mais piratearam…

daredevilcrying

tirinha3

Eu assisti ao seriado um mês depois da estreia, mais precisamente há dois finais de semanas. Com exceção dos filmes do Homem-Aranha, na adolescência, quando ele ainda era interpretado por Tobey Maguire, e dos filmes do Batman, ainda na infância, nunca fui uma grande consumidora dos super-heróis. Nem vi nenhum dos filmes da Marvel lançados nos últimos anos. E, assim como Charlie, sequer sabia que o Demolidor era cego (I know, shame on me). Assisti à produção por causa da insistência de vários amigos, e, já que a série estava sempre ali nas sugestões do aplicativo da Netflix, achei que o universo conspirava para que eu desse uma chance, mesmo que tardiamente, a ela. Ainda bem que o fiz.

demolidor6

Demolidor é, verdadeiramente, uma série incrível e o fato de Matt Murdock não ter superpoderes – ao invés disso, uma deficiência – facilitou as coisas para mim. Matt Murdock caminha mais próximo da morte do que qualquer outro super-herói. E isso é empolgante! Charlie Cox, por ser ele mesmo uma graça, também caiu nas graças do público. Ele é, com toda a certeza, um dos maiores responsáveis pelo sucesso do programa. E como (quase) todo mundo já conhece o novo personagem do Demolidor, a coluna Estilo deste mês apresenta, agora, o homem por trás da máscara! Charlie Cox – que teve um cachorro cego na infância e também foi criado no catolicismo – parece ter mais diferenças do que semelhanças com seu personagem famoso. Uma coisa é certa: ele tem um estilo e um sorriso que, como dizem por aí, é de demolir forninhos…

Ele é inglês e gosta de história

demolidor2

Na série, Matt Murdock possui uma paixão fervorosa por Nova Iorque, principalmente pelo bairro em que foi criado, Hell’s Kitchen. Charlie Thomas Cox nasceu em Londres, na Inglaterra, e se considera “muito inglês”. Ele, que tem 32 anos e é o mais novo entre cinco irmãos (a diferença de idade entre o quarto filho e ele é de 10 anos), adora caminhar pelas ruas históricas de sua cidade. Para gravar o seriado, teve de se mudar para os Estados Unidos e disfarçar seu charmoso – e pesado – sotaque britânico.

Tem senso de humor

sorrindo

Por não ter o tipo físico de um super-herói, nunca imaginou que seria chamado para viver um. Apesar do personagem em questão ser o Demolidor (Daredevil, em inglês, quer dizer “destemido”, “atrevido”), na infância, Cox acreditava, piamente, ser outro super-herói. “Quando eu tinha uns cinco anos, minhas mãos ficavam suadas e eu conseguia escalar o batente da porta. Pensei ‘Uau! Talvez eu seja o Homem-Aranha!’”, relatou o ator, aos risos, durante uma entrevista.

Por falar sorrindo. Digo, por falar em sorriso…

demolidor11

Enquanto Matt Murdock está sempre tenso, Charlie (até o nome é simpático) tem um sorriso largo e constante. Sim, ele fala sorrindo! O tempo todo. <3 E acho que ainda não inventaram nada mais chique do que sorrir… sempre!

Aqui não, Homem-Aranha!

demolidor12

Mas se tem algo que tira o sorriso do rosto do ator são as aranhas. Ele já revelou que não gosta nenhum pouco delas. Algo irônico se considerarmos que, nos quadrinhos, o Homem-Aranha é um dos melhores amigos do Demolidor e os dois combatem diversos vilões juntos. Na vida real, Andrew Garfield (que interpretou Peter Parker nos últimos filmes do personagem) também é um amigo próximo do ator.

O homem sem com medo

O Demolidor é conhecido como “O homem sem medo”. Charlie Cox vai na contramão e se considera pouco autoconfiante. Ele tem medo de altura e jamais andaria pulando de um prédio para o outro, como seu personagem. O ator também não se sente muito à vontade em público. E quem se sente? “Não confio em pessoas que não ficam assustadas quando estão em frente a grandes plateias”, disparou.

Lentes coloridas, sim!

demolidor4

Nem pense que Cox e Murdock não têm nada em comum. Eles têm! Na série, Matt Murdock aparece, frequentemente, usando seus óculos escuros hippies, daqueles do tipo os que Ozzy Osbourne usa. Charlie Cox, diferentemente, quase não aparece com o acessório em público. Ainda assim, a gente sabe que, tal como Murdock, ele prefere os modelos com lentes coloridas.

Máscara X Chapéu

demolidor5

Na série, o Demolidor usa uma mistura de lenço com máscara para proteger sua identidade. Na vida real, Cox é adepto do chapéu e fica muito bem nele! Tanto que ele investe no adereço nas mais diversas situações: seja em filmes, editoriais de moda ou premières.

De tirar o chapéu

demolidor6

Mas se Charlie Cox tem algo “de tirar o chapéu” – e, só dessa vez, não estou falando no sorriso dele -, é o cabelo! De fazer inveja a Gisele Bündchen (okay, nem tanto…). E, ainda que chapéu seja superestiloso, é até pecado uma pessoa com esse cabelo escondê-lo embaixo de qualquer coisa que seja.

demolidor7

No início da carreira, ele usava o cabelo mais compridinho. Nos filmes O Mercador de Veneza (2004), em que atuou com ninguém menos do que Al Pacino, e em Casanova (2005), Charlie tinha ares de Don Juan DeMarco…

Tatuagens

demolidor8

Mesmo com essa carinha de menino, Charlie não faz apenas a linha “príncipe encantado” ou “conquistador romântico”. O ator tem seu lado, digamos, cheio de atitude, com direito a algumas tatuagens no braço. Consegue imaginar Matt Murdock tatuado?demolidor9

Couro… couraça!

Na série, o Demolidor adquire um uniforme feito com couraça, para proteger seu corpo durante as lutas com os vilões de Hell’s Kitchen. Coincidentemente, Charlie Cox é adepto das jaquetas de couro!

demolidor10

Verdade seja dita: a gente está ansioso mesmo para vê-lo na já confirmada segunda temporada da série. Eis o superpoder para abrir o nosso sorriso. Não é não? ;)

Séries citadas:

É jornalista formada pela Unesp e pós-graduanda em Gestão Cultural. No TeleSéries, escreve mensalmente a coluna Estilo. Aficionada pelas histórias de terror, sobrenaturais e de mistério, também não dispensa aquela comediazinha romântica... Pushing Daisies, Jeannie é um Gênio, A Feiticeira, Riget, Lost in Austen, Wonderfalls, Samantha Who?, Copper, Harper's Island e Hannibal estão entre suas séries preferidas de todos os tempos! :)

5 Comments

  1. Tamires

    Nossa, pensei que fosse só eu que AMAVA o sorriso dele. Tipo, nunca nem tinha visto ele, mas comecei a assistir a série pq num vídeo eles colocaram essa foto dele sorrindo (4º gif que tem na matéria). Sorriso mais lindo da vida

  2. Gisele Santos

    Ele faz bem tudo que se propõe a fazer…^^…que continue como Daredevil pra sempre !!!

  3. Giulia

    Esse homem é muito casável! Sério. Eu amo tudo nele. Sempre sorridente e muito gentil. Obrigada por criar Charlie Cox, Senhor! ?

  4. Daniella

    Gostei muito da sua matéria a respeito de Charlie Cox. Ele é charmoso, lindo, encaixoi perfeitamente no papel de Demolidor. Estou apaixonada ??????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In or Create an account